quarta-feira, 31 de outubro de 2018

PAPOFÁCIL #279 Yaman Qualidade de Sofware e eficiência para o negócio

Andrey Coelho, CEO, descreve o processo usado pela empresa para garantia de qualidade no desenvolvimento de projetos de software composto por um ciclo virtuoso das etapas planejamento, codificação e integração, operações e testes, experimentação e feedback do cliente e novamente se repete o ciclo, um processo contínuo de melhoria. Fala também dos serviços de otimização de desempenho dos aplicativos.

Gravado dia 26/09/2018  

PAPOFÁCIL #279 Yaman Qualidade de Sofware e eficiência para o negócio
  





Jornada DevSecOps: viabilização da implementação de uma esteira de entrega contínua de software com qualidade.


“Para a iniciativa de DevSecOps ser bem-sucedida, é necessário avaliar e testar sistematicamente o desempenho de toda a jornada das aplicações, dos requisitos até a implementação para, de fato, garantir aplicações de alta qualidade, velozes, confiáveis, seguras para os clientes digitais e sem bugs. Esse é o nosso conceito para que as aplicações dos clientes não irritem os seus clientes no ambiente digital, originando o nosso sistema de esteira com funcionamento contínuo”, destaca o CEO da Yaman, Andrey Coelho.
 
Segundo o CEO, enquanto as empresas focam na transformação dos seus negócios, a Yaman implementa e opera a esteira de tecnologias, suportada pelo que ela denomina de Squad Full Stack e Bots, para realização de testes em todo o ciclo de desenvolvimento, da forma mais automatizada possível, permitindo que o negócio possa evoluir todos os dias, sem deixar de ser testado. “Na era digital, a necessidade de atualizações e novas versões nos sistemas cresce a cada dia, o que torna, praticamente impossível, fazer e refazer testes manuais. Por isso, automatizamos o que chamamos de esteira de desenvolvimento e o processo de testes”, explica Coelho.

Diferencial: soluções simples e eficientes

As soluções da Yaman integram as áreas de Negócios, Desenvolvimento, Segurança e Operações (DevSecOps), automatizando todo o processo operacional, com a realização de testes dos pontos de vista: funcional, incluindo questões de usabilidade e acessibilidade; de desempenho, identificando lentidão ou indisponibilidade dos sistemas, considerando a experiência do cliente digital; e de segurança, certificando que o sistema não apresente vulnerabilidade, de forma a manter a segurança dos dados dos clientes.
 
“Com o DevSecOps da Yaman é possível gerenciar a esteira de tecnologia de forma integrada, tendo os Squads, equipes dedicadas e exclusivas, ao longo de todo o processo, enquanto a aplicação flui automaticamente do build para a produção, com rastreabilidade e escalonamento para as equipes responsáveis, caso algo saia fora do esperado”, afirma o CEO.

“Nossa estratégia de atuação contempla testes em toda a cadeia. Ou seja, desde as ideias até o sistema pronto, o que chamamos de Shift to left. Não adianta encontrar um bug após horas e horas de desenvolvimento, quando a aplicação deveria estar pronta para lançamento. Por experiência, observamos que os ‘defeitos’ mais caros de serem corrigidos são os de requisitos. Comparo isso com a construção de uma casa. Consertar o defeito após a casa estar construída sai muito mais caro. Depois do sistema no ar, continuamos investigando, sistematicamente, possíveis problemas e comportamento dos clientes, em curto, médio e longo prazo. Dessa forma, conseguimos realizar a manutenção preditiva, evitando incidentes e indisponibilidade, racionalizando, ainda, os custos de infraestrutura de TI por meio de uma solução de machine learning e analytics, denominada Predictor, a fim de encontrar desvios sistêmicos ou por mudança de infraestrutura”, destaca o CEO.

Sobre a Yaman:

A Yaman Tecnologia LTDA é uma empresa brasileira fundada em 2011, sediada em Barueri (SP), no bairro de Alphaville. A empresa nasceu com o propósito de prover soluções para melhorar a experiência de uso das aplicações pelos clientes finais e também aumentar a eficiência das áreas de tecnologia. Nesse cenário, as soluções de Perfomance, QA, Segurança e Automação são orientadas à jornada do cliente digital, sendo utilizadas de ponta a ponta na esteira de produção de software, desde a ideia até quando já está em uso, convergindo dessa forma na satisfação dos clientes das aplicações, o que assegura: maior eficiência da TI, aceleração e automatização de processos e atuação preditiva para aumentar a disponibilidade dos ambientes. Esse direcionamento define o conceito do portfólio de produtos e serviços intitulado #NÃOIRRITEOCLIENTE, personalizado para eliminar irritações com: aplicações lentas, bugs e falhas de segurança.

Para mais informações, acesse: www.yaman.com.br.
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