terça-feira, 30 de novembro de 2010

HP G42-214BR – Avaliação completa


Este documento complementa e fundamenta a avaliação já publicada do notebook HP G42-214BR. A avaliação segue uma metodologia desenvolvida especialmente para esta seqüência de análises. Foram feitos 22 testes que incluem benchmarks sintéticos (que medem apenas um aspecto do desempenho do equipamento) e testes compostos (que medem um grande conjunto de capacidades e recursos). Complementam os testes as experiências de uso efetivas em situação real de uso, com aplicativos do dia a dia, uso de Internet (sites, portais, redes sociais), uso de recursos multimídia (música, fotos, filmes), tarefas de manutenção regular do PC (antivírus, stand-by, hibernação e duração de bateria). Complementando a avaliação foi testado o suporte técnico da empresa. Os resultados aqui apresentados fundamentam as conclusões apresentadas na avaliação final do produto apresentada na versão reduzida da avaliação - que pode ser vista clicando aqui ou em http://www.fxreview.com.br. Recomendo a leitura da versão resumida antes de ler este texto.

Glossário.

Recebi o HP G42-214BR em outubro de 2010 e foi submetido aos testes abaixo. Cada uma das avaliações individuais será apresentada, detalhada e interpretada e o protocolo do teste explicado.


Avaliação do Suporte Técnico.
É muito importante a qualidade do atendimento e do suporte pós venda. O produto veio com uma documentação simples, dados de garantia e suporte. Está em destaque o telefone, número para São Paulo e 0800 para o resto do Brasil. A mesma informação também está facilmente acessível no site da HP O protocolo do teste previa ligar para o atendimento e simular um problema para aferir a agilidade e a capacidade do atendente resolver a situação.

Ao começar a usar o notebook fiquei ansioso porque não conseguia ver a luz de atividade do disco rígido. Este recurso ajuda o perceber se o PC está ainda em atividade, carregando algum arquivo, processando algo. O G42-214BR tem luzes de apoio muito úteis como a que registra se o Wi-Fi está ativo ou não (na própria tecla). Como não achava esta luz pensei estar queimada. Liguei para o suporte técnico com esta dúvida.

 Após ligar esperei por pouco mais de 2 minutos para ser atendido, e percorri antes disso três níveis de menu no sistema automatizado de suporte (URA)  da HP. O atendente ouviu minha questão e pediu um tempo para confirmar a resposta e consultar a documentação técnica modelo. Após alguns segundos ele informou com firmeza que este produto não dispõe de luz para monitorar a atividade do HD. Não era um problema de fato, apenas uma característica do notebook.

Fiquei satisfeito com a segurança do atendente.  No dia seguinte recebi um e-mail solicitando que o atendimento fosse avaliado. Atendimento correto, rápido, bem executado, com segurança e precisão.

Testes sintéticos – sistema de vídeo.
A capacidade da placa gráfica do PC ou notebook lhe confere maior ou menor agilidade para lidar com programa que demandem fortemente de recursos gráficos, como jogos e programas multimídia mais avançados. Algumas atividades do dia a dia também são aceleradas por bons sistemas gráficos uma vez que Windows Vista e Windows 7 conseguem usar estes recursos para incrementar seu desempenho. Diversos testes gráficos foram feitos para aferir estas capacidades do HP G42-214BR.



3DMARK03 – resolução 1024x768

É um benchmark bastante popular principalmente capaz de avaliar a capacidade de bem desempenhar aplicativos que usam DirectX 8, padrão usado em jogos um pouco mais antigos. A resolução escolhida (1024 x 768) foi especificamente associada com a resolução mais semelhante ao LCD deste notebook (1368 x 768). Este número bem como de qualquer benchmark não tem significado algum quando analisado sozinho. Deve ser visto comparativamente. Nosso PC referência obteve neste mesmo teste 32850 3Dmarks  evidenciando que o HP G42-214BR tem cerca de12% do desempenho neste ponto, evidenciando que jogos sofisticados é seu fraco.

Por outro lado, quando comparado com notebooks da geração anterior houve um ganho de mais de 80% no desempenho. É uma ótima evolução, que resultou em testes de reprodução de vídeos HD muito bons, mas não ainda o suficiente para rodar jogos sofisticados.

3DMark06 - resolução 1024x768

Este popular benchmark avalia a capacidade do sistema gráfico frente às exigências de aplicativos e jogos DirectX 9, usado em jogos um pouco mais atuais. O PC referência apresentou 12166 3DMarks, que também evidencia que o HP G42-214BR tem cerca de 14% do desempenho neste particular tópico sendo avaliado. Confirma a falta de talento para jogos deste equipamento. Também como o teste 3DMARK03 indicou, houve um ganho de 80% em relação à geração anterior, fato que não pode ser esquecido.

Este ganho de 80% em relação aos notebooks com processadores de 2009 se devem ao fato da placa gráfica ter sido integrada ao processador e não mais ao chipset.

3DMark Vantage – resolução 1024x768
Avalia o desempenho de aplicativos ou jogos que usem o DirectX 10. Não foi possível executar e obter índice 3DMark Vantage para o HP G42-214BR pois não rodou com sucesso neste equipamento.


Testes Compostos – benchmarks conjugados – várias funcionalidades. Procuram classificar um PC ou notebook frente a diversas solicitações como acesso a disco (seqüencial ou aleatório), sistema de vídeo, processamentos matemáticos diversos (compressão de dados, decodificação de vídeo, acesso à memória), etc. São muito úteis como forma de comparação rápida entre diferentes PCs.

IEW (índice de experiência do Windows)
É o mais simples do benchmarks compostos. Apura 5 aspectos do desempenho global do PC. Rodado no Windows Vista apresenta valor máximo de 5.9 para cada tópico e até 7.9 no Windows 7. São compatíveis entre si as pontuações do Vista e do 7 apenas o valor pode ser maior no W7 por considerar hardwares mais sofisticados só disponíveis mais recentemente. Interpretando os resultados se vê que processador, memória e disco obtêm índices bem evoluídos (elevados), bons de verdade. O sistema gráfico que “freia” um pouco este PC. Mesmo assim 4.4 é para gráficos é 50% melhor que o índice obtido pela geração anterior de notebooks. O IEW é sempre limitado pelo menor índice individual e por isto o HP G42-214BR ficou limitado a 4.4 enquanto nosso PC referência obteve IEW 5.9.


Passmark Performance Test 7.0



Este benchmark composto avalia um conjunto maior de aspectos do PC inclusive diversos detalhes em cada um deles. Um índice final é obtido e pode ser usado para comparações. O HP G42-214BR obteve índice de 862 enquanto nosso PC referência (um desktop poderoso) foi apenas 29% mais rápido com índice de 1122.

Ótimo resultado para este HP com processador Core i3 M350 de 2.26 Ghz.

PCMARK Vantage Professional 1.01

Este benchmark também inclui diversos aspectos ao analisar o desempenho, mas tem apresenta maior concentração de avaliações em aspectos multimídia do PC.

O HP G42-214BR obteve índice final de 4414 enquanto o PC referência obteve 4987, aproximadamente 12% apenas mais lento, resultado MUITO BOM.


Testes sintéticos – benchmarks específicos – teste de únicas funcionalidades. Procuram classificar um PC ou notebook frente a uma específica capacidade. A forma como os PCs e notebooks são construídos, seus componentes, disco, processador, memória podem favorecer determinados tipos de operações. Assim os testes sintéticos avaliam cada um destes sutis e diversos cenários onde o PC é bastante solicitado.

DVD Shrink 3.2
O DVD Shrink não é um programa de benchmark e sim um programa gratuito par realizar cópias de DVDs não protegidos contra cópias. Como muitos DVDs têm tamanho de 8.9 Gbytes o programa o comprime para caber em um DVD comum de 4.7 Gbytes. Isto demanda forte capacidade de processamento, decodificação e codificação de vídeo. O HP G42-214BR efetuou a tarefa (em DVD padrão sempre usado neste teste) em 33 minutos e 27 segundos (2007 segundos) enquanto o PC referência fez a mesma tarefa em 21 minutos e 37 segundos (1297 segundos).

WPRIME 2.0
O WPRIME realiza um conjunto extenso de operações matemáticas em dois níveis de profundidade (32M e 1024M). Este benchmark se beneficia de múltiplos processadores caso o PC os tenha.

O HP G42-214BR por usar o processador Core i3 M350 apresenta dois núcleos que permite que programas assim dobrem sua capacidade de lidar com estas complexas operações. Além disso, por causa da tecnologia HT 4 tarefas de cálculo podem ser executadas ao mesmo tempo. O PC referência realizou as operações em 807 segundos enquanto o HP G42-214BR levou 701 segundos, um resultado INCRÍVEL que mostra o poder de cálculos deste processador neste notebook  !!

SisSoftware SANDRA – Processor Arithmetic

O SisSandra Arithmetic Test também estressa a capacidade de processamento numérico do PC obtendo os índices Dhrystone e Whetstone .

O HP G42-214BR obteve o índice combinado de 27,5 GOPS (giga operations per second). O PC referência obteve no mesmo teste 21.11 GOPS, assim o HP foi 30% mais rápido. O recurso HT (até 4 tarefas ao mesmo tempo) foi essencial. Fiz o mesmo teste forçando apenas UMA tarefa por vez e o resultado ficou quase um terço (perto de 11 GOPs). Mais um teste que reforça a qualidade do processador Core i5 usado neste notebook.

SUPER PI MOD 1.5

O SUPERPI é um clássico entre os benchmarks sintéticos e usa apenas um dos núcleos dos processadores, ou seja, executa apenas uma tarefa por vez. É importante este tipo de teste, pois a grande maioria dos programas ainda não se aproveita de múltiplos núcleos dos processadores atuais. O programa calcula o número irracional PI com diversas casas decimais de precisão. O foco do teste é o tempo necessário para calcular PI com 4 milhões de casas decimais.

O HP G42-214BR realizou esta tarefa em 1 minutos e 40 segundos, 100 segundos, enquanto o PC referência realizou em 87 segundos. Ótimo resultado. A eficiência da arquitetura Core i3 mostrou suas virtudes! O PC referência é de 3.0 Ghz enquanto o HP com Core i3 de 2.26 Ghz chegou bem perto.

HD TUNE 2.5

O HD Tune apura a velocidade o disco rígido, seu taxa de transferência de informações e seu tempo de acesso (quão rápido o disco se posiciona para ler uma informação). É considerada a taxa média de transferência uma vez que um disco rígido com tecnologia mecânica de pratos giratórios tem tempos distintos na borda do prato magnético e no interior. A agilidade do disco interfere diretamente na percepção de agilidade (ou não) quando se carregam os programas.

O disco do HP G42-214BR apresentou uma taxa de transferência média de 72.0 MB/s e tempo de acesso médio de 17.1 ms (milissegundos). O PC referência obteve 60.8 MB/s e 11.8 ms nos mesmos testes. O desempenho do disco deste notebook é de bom nível refletindo em tempo de boot e carga de programas sensivelmente rápidos.

SisSoftware SANDRA – Physical Disks Test


O SisSoftware SANDRA também apura as informações de tempo de acesso e taxa de transferência de dados. Para rechecar os valores obtidos no HD TUNE as medidas são feitas também com este software que resultaram em 73 MB/s de taxa de transferência e 17 ms de tempo de acesso. As medidas são ligeiramente diferentes daquelas feita usando o HDTUNE, mas confirmam a mesma ordem de grandeza de valores e a qualidade do HD deste notebook.




ANTIVIRUS – Microsoft Security Essentials
PCs e notebooks podem vir com algum antivírus pré-instalado. Mas para equalizar o teste consideramos o uso de um mesmo software para medir e comparar diferentes equipamentos. O MS Security Essentials foi escolhido por ser acessível e gratuito para Windows XP, Vista e Windows 7. O teste consiste em vasculhar por vírus uma pasta de arquivos pré definida, com 7 Gbytes de tamanho contendo 45709 arquivos divididos em 1657 subpastas.

O HP G42-214BR levou 10 minutos e 20 segundos, 620 segundos, enquanto o PC referência demorou  8 minutos e 41 segundos (521) segundos para a mesma tarefa.

Stress Multi Tarefa – Antivirus e Passmark Performance Test.
Todo PC atualmente executa diversas operações ao mesmo tempo, sejam programas do próprio usuário ou mesmo processos executados pelo próprio sistema operacional. Uma situação “forçada”, mas razoavelmente comum é o PC vasculhar por arquivos infectados por vírus enquanto outras operações são efetuadas ao mesmo tempo. Para sistematizar e tornar reprodutível (e comparável) esta situação misturamos dois testes ao mesmo tempo, o do antivírus com o Passmark Performance Test. É de se esperar alguma queda de desempenho no Benchmark pelo fato do antivírus estar rodando ao mesmo tempo.

O HP G42-214BR obteve 544 pontos no Performance Test, 64% do índice original (perdeu 36%) enquanto o PC referência obteve 649 pontos no Perfomance Test, 58% do índice original (perdeu 42%), que é um resultado de destaque para este notebook. Mesmo sob forte carga a perda de desempenho não foi grande.

Battery Eater - Consumo de Bateria
B
Por se tratar de notebook a duração da bateria é essencial, precisa ser conhecida a para que o consumidor questione a adequação deste equipamento frente às suas necessidades. O teste consiste em de forma padronizada e controlada submeter o notebook a uma situação de stress na qual o disco rígido é acessado esporadicamente e um processamento gráfico pesado é realizado 100% do tempo desenhando e rotacionando uma figura na tela.

Nesta situação de demanda intensa e constante a bateria de 6 células do HP G42-214BR durou 1h 43 min e 21 segundos até que o notebook entrasse em modo de hibernação. Este é um uso extremo, cujo perfil de uso é muito improvável no dia a dia, mas é útil para descobrir o “pior cenário” possível. Por outro lado foi feita a medida da duração da bateria do notebook em “repouso total”, ou seja, ligado, mas sem executar tarefa alguma. Nesta situação resultou em 3h 47 minutos e 12 segundos de duração. Assim se pode afirmar que este notebook permitirá que seu proprietário use entre 1h43min e 3h47 min sem precisar ligar o equipamento à tomada dependendo do perfil de uso do mesmo neste período. É um bom resultado, cuja autonomia permite ao usuário bom tempo de trabalho desconectado de tomadas.

Consumo de Energia
Usando um medidor externo de consumo foram medidos os respectivos consumos de energia para a situação de repouso, ou seja, notebook ligado, tela ligada, mas nenhuma ação sendo realizada e o máximo consumo obtido em todos os testes realizados.

O HP G42-214BR teve mínimo consumo de 18 Watts e durante os testes de máxima exigência oscilou entre 30 Watts e 44 Watts. O máximo consumo foi obtido no programa WPRIME.

Execução de Vídeos em Alta definição (FullHD 1920 x 1080)
O objetivo deste teste é identificar a capacidade do PC ou notebook na decodificação e execução deste tipo de conteúdo digital, bem como avaliar o grau de exigência e consumo de recursos nesta situação. O painel LED do HP G42-214BR tem resolução de 1368x768 e por isso mesmo não leva ao máximo a exigência para exibir o filme (mas este tem que ser processado do mesmo jeito). Ligando-se um monitor externo ao notebook obtivemos vídeo em resolução FullHD.

Nestas duas situações o consumo de recursos (uso de CPU) oscilou entre 4% e 9% que é um nível sensacional. Quanto menos CPU é usada para processar vídeo mais sobra para o PC. PCs despreparados para manipular conteúdos FullHD podem consumir 100% de CPU com bom resultado ou mesmo apresentar o vídeo de maneira insatisfatória. O HP G42-214BR exibiu de forma correta e com mínimo uso de recursos. A evolução da plataforma gráfica (Intel HD Graphics) é o grande responsável por este bom resultado.



Aplicativos do dia a dia, Office, Internet, etc.
Este teste é subjetivo, mas não menos importante. Consiste em usar por alguns dias seguidos todas as ferramentas que são de uso corriqueiro entre os usuários de PCs e notebooks. Os aplicativos Word 2007, Excel 2007, Power Point 2007 e Outlook 2007 foram usados de forma intensa e simultânea no HP G42-214BR. Muitas vezes com vários documentos abertos, dois ou mais documentos de Word, duas ou mais planilhas de Excel, tudo isso com uso do Outlook ao mesmo tempo. Também algumas janelas do Internet Explorer 8.0 ou Google Chrome ou Firefox 3.6 estavam abertas durante o teste do “dia a dia”, que de fato era um uso normal do PC como se fora o meu PC principal. No uso de Internet foi feito uso de diversos sites entre eles portais de informações, Terra, Globo.com, UOL, ForumPCs, Facebook, Youtube, Twitter, Google, Google Docs, Orkut, Blogger, etc. A experiência de uso atendeu 100% às expectativas mesmo com diversas sessões (abas) do Internet Explorer abertas simultaneamente. Este notebook atende completamente às necessidades de quem no dia a dia faz uso deste conjunto de aplicativos.

Jogos – Alguns PCs ou notebooks podem ser mais ou menos apropriados como plataformas para jogos. Os testes que foram submetidos avaliam o desempenho em jogos que exigem de fato do processador e também do sistema gráfico do PC, responsável pela sensação de “fluidez” e conforto no ato de jogar. Jogos como Paciência, Xadrez, Copas, Campo Minado e vários jogos online não exigem praticamente nada do sistema gráfico/processador e obviamente qualquer PC minimamente configurado roda com perfeição estes jogos mais simples. O que se pretende é avaliar o PC com um conjunto mínimo de programas que vão do mais simples e não tão moderno ao mais exigente e assim aferir se o equipamento pode ser considerado apropriado como plataforma para jogos mais elaborados.

O fator que determina a qualidade do jogo, a “jogabilidade” é o número de “quadros por segundo” (ou frame rate) que se obtém. É o número de vezes por segundo que a tela é redesenhada. Como referência o cinema trabalha com 24 quadros por segundo. Os jogadores freqüentes citam 30 quadros por segundo como o mínimo para ter boa qualidade. Alguns falam até em 60 quadros por segundo. Isso para quem joga muitas horas por dia. Um usuário menos assíduo vai se contentar com 20 quadros por segundo, sem problemas. Nos testes a seguir foi usado o programa FRAPS para capturar esta informação e avaliar a adequação dos jogos ao equipamento.

Flight Simulator X – 1024 x 768 Medium High e High





O Flight Simulator X é um jogo de 2006, mas que ainda tem milhões de fãs. É um jogo particularmente muito útil para testes uma vez que tem uma quantidade imensa de opções para sofisticar o nível de apresentação e visual e também muito “moldável” ao PC sendo usado.

No HP G42-214BR foi usada a resolução 1024x768 e nível de detalhes “Medium High” e “Ultra High”. No nível Medium High foram obtidas taxas que variavam entre 34 fps (frames por segundo) e 42 fps. No modo Ultra High as taxas variaram entre 19 fps e 25 fps.  O nível Medium High permite boa jogabilidade. Jogadores mais exigentes que optarem pela qualidade “Ultra High” não vão aceitar este nível de quadros por segundo. Mas dessa forma ficarão insatisfeitos com o visual do mesmo. É uma escolha pessoal. No nível de detalhes “Medium High” o Flight Simulator X pode ser jogado no HP G42-214BR com boa cadência e fluência dos gráficos.

FIFA 2010 1024x768

FIFA 2010 é um jogo moderno, com visual rebuscado, mas sem exageros e de grande popularidade. Foi usado o nível de detalhes ALTO e resolução 1024x768. Nestas condições o número de quadros por segundo oscila entre 15 e 22 no momento do começo da partida. É satisfatório, mas no transcorrer da partida, principalmente quando ocorre um gol, quando há diversas imagens, repetições, câmera lenta, etc. esta taxa cai para 13 a 16 fps.

FIFA 2010 é jogável no HP G42-214BR se usado na resolução 1024x768, mas melhor resultado no nível de detalhes médio ou baixo, ou resolução 800x600, situação na qual se obtém no início do jogo entre 32 e 40 fps.

CRYSIS – 1024x768



Crysis é o vilão extremo entre os jogos, pois tem um uso de recursos extremamente alto, tanto do processador como de placa gráfica. Não são muitos os PCs que permitem jogar Crysis com elevada qualidade. O protocolo deste teste define que deve ser avaliado o programa na resolução 1024x768 (baixa), e em qualidade High (há também a qualidade Ultra High). Nesta situação obteve-se 3 quadros por segundo que é totalmente inaceitável para ser jogado. Fora do protocolo do teste reduzi a qualidade para a mais baixa possível (Low) e mantida a resolução (também baixa) de 1024x768 e desta forma obtive 14 quadros por segundo, um pouco melhor, mas ainda inadequado para uma mínima experiência de jogo com este programa. Definitivo, Crysis no HP G42-214BR é completamente inviável, mesmo na resolução mínima. Mas isso não é demérito, pois muitos PCs não têm também condições de uso deste programa bastante exigente.

Outras considerações e conclusão
Considero o G42-214BR é um notebook “bem resolvido”. Conta com um processador moderno, rápido e que comprovou forte talento para processamento numérico. A propósito seu desempenho se aproximou de recente notebook testado com Core i5 (que evidencia a qualidade da solução da HP – placa mãe e integração com chipset e processador). Seu visual é sóbrio, mas não por isso lhe falte um bom acabamento. Sua capa cinza prata com detalhes em relevo proporcionam boa sensação tátil e boa aparência. Conta com três  tipos conexões : USB (diversos periféricos), VGA (monitor externo) , HDMI (para uso com grandes TVs LCD). Não traz conexões eSATA ou FireWire como alguns outros notebooks.

No aspecto muito importante, a autonomia, saiu-se bem no teste (entre 1h43m e 3h47m – pior e melhor cenários). O suporte técnico uma vez acionado por telefone, funcionou muito bem, com atendimento rápido, preciso e seguro. Estranhei o tochpad, pois ao contrário de outros notebooks não tem região explicitamente delimitada, que causa estranheza inicial, mas funcionou muito bem. Seria útil te forma de desativá-lo (botão) como alguns notebooks recém testados, para quando se usa um mouse externo USB e não quer interferência da palma de sua mão no andamento da digitação. Não traz modem (para quem ainda precisa de conexão Internet discada – mesmo que em viagens), rua rede é Ethernet 10/100 Mbps e sua rede sem fio é padrão “n” (até 300 Mbps).  Traz também uma Webcam de boa qualidade embora resolução VGA (640x480 – suficiente para bate papo online).

O destaque mesmo fica por conta da tela de LED (1368x768) com ótima qualidade (viva e brilhante) e o ótimo processador Intel Core i3 com gráficos integrados.  Este “dueto” fez o G42-214BR sair-se muito bem nos programas de testes, percepção de agilidade no uso diário e mesmo sem ser seu talento, rodar alguns jogos ainda de forma divertida. O desempenho no uso de vídeos FullHD foi ótimo pois nesta situação o “peso” do processamento gráfico foi mínimo (entre 5% e 9% apenas).. Também conta com Norton Internet Security válido por 60 dias e Micosoft Office 2007 Standard também válido por 60 dias (mas que podem ser licenciados online caso o usuário assim desejar).

Pelos resultados obtidos pode-se dizer que este notebook tem ótimo custo benefício custando R$ 1599,00 (preço obtido em 30/11/2010).

Classificação final e Desempenho

Índice geral de performance: 7684 nFXs (índice para notebooks)




Galeria de Imagens


Visão geral do HP G42-214BR


Visão geral do HP G42-214BR


Visão da tampa e detalhes do acabamento





Gerenciador de dispositivos


Detalhes do processador – programa CPUz

Flavio Xandó

118 comentários:

  1. Muito bom, adorei! Não só o notebook, como também o post em si.. amanhã estarei comprando um!

    Parabéns pelo site, já favoritei! ;)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Rachel muito obrigado pela força. Vou fazer (se tudo der certo) uma longa sequência de avaliações. Fico contente de saber que tem valido para as pessoas se informarem. Como cito no começo cada teste tem dois textos, um simplificado (um resumo do texto em poucas palavras) e o detalhado que explica e mostra passo a passo o teste.

    A propósito, mate minha curiosidade, como você chegou até este site?? Google, Twitter, indicação, outra forma? Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Este notebook tem sim a luz de indicação de atividade no HD. Fica do lado esquerdo do notebook, do lado direito do leitor de cartões.
    Ao menos assim é com o meu modelo, o g42-212br.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Tem uma luz branca ao lado esquerdo. Eu já estava certo que não tinha mesmo. Muito dez :)

      Excluir
  5. Oi Renan!! Obrigado por seu feed-back.
    Sabe que estou testando um outro notebook da HP o Pavillion dv5-2050br. Este tem a luz do HD no local onde você falou. A propósito um lugar não muito confortável para monitorar. O G42-214BR PARECE QUE NÃO TINHA. Eu já encerrei o trabalho com ele. O seu é o modelo 21br, né? Então, vou ficar bem ligado agora nos próximos modelos. Super obrigado pela dica e pelo seu comentário!!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o seu trabalho!!! Já estou aguardando o meu chegar, e agora com toda a certeza de qualidade, pois você deu otimas referencias. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Olá Fábio, achei sua analise excelente, vai ajudar muito na minha decisão. Tenho apenas uma dúvida, gosto muito de jogos e pelo que vi não me indicaria esse Not para esses fins. Mas acha mesmo para jogar Call of duth, War Craft, Etc, esse Not não me serviria ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro amigo se seu lance jogos nao procure por um intel e sim por um amd que as configuração sao mais confiavel e mais baratas para voce ok

      Excluir
    2. Tanto INTEL como AMD têm ótimas soluções. Basta comprar uma configuração apropriada ao tipo de uso!! Eu tenho vários testes publicados sobre produtos com AMD também!! Abs

      Excluir
  8. Caro Fábio muito obrigado por suas palavras encorajadoras. É bom saber que meus textos têm ajudado as pessoas a decidir melhor.

    ResponderExcluir
  9. Caro Anônimo, se sua prioridade é jogos, não compre este notebook. Aliás quase NENHUM notebook serve para jogos sofisticados. Um ou outro super configurado (e caro), talvez.
    Mas isso não quer dizer que não dê para jogar nesta máquina. Desde que você use resoluções mais baixas (1024x768 ou 800x600) e não escolha as opções de máxima definição/qualidade de imagem você vai conseguir jogar jogos análogos aos que eu testei e descrevi no texto.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado esta será sem dúvida minha compra de natal (vou esperar um pouco pra ver se há baixa nos preços). Testes objetivos e bem abordados.

    ResponderExcluir
  11. Caro Flavio, muito boa a resenha. Tenho um desse modelo e confirmo a informação do Renan, o LED fica localizado ao lado da entrada para cartão.

    Porém acrescento mais uma informação. Tenho verificado com algumas pessoas que possuem o mesmo modelo, e ele possui uma certa deficiência em relação a taxa de uso do CPU, o que gera alguns travamentos momentaneos. Na maioria das vezes, ele trabalha com o CPU A 100%

    ResponderExcluir
  12. Bom review.
    Acrescento que o touchpad tem como desligar sim.Basta dar dois toques no led do touch que ele ficará laranja que significa que esta desligado.
    Pericles, os travamentos dele não esta relacionado com o uso 100% do processador e sim do controlador do HD.Quando ocorrer um travamento, vá direto ao log do windows na parte de sistema e verá que deu erro no processo iaStor.
    Para resolver este problema, precisará editar o registro do windows.Para maiores detalhes, visite meu blog e lá postei como fazer.
    O endereço é www.cristec.wordpress.com.

    ResponderExcluir
  13. Caro Cristiano, ótima a sua intervenção!! Ajudou a mim a ao Péricles.

    São em detalhes assim que é importante ter ajuda. O Caso do processo IASTOR é bem interessante, vi solução no seu blog. É uma solução simples e critiva , inativar a chave parametes do IASTOR. mas uma vez obrigado por sua colaboração.

    ResponderExcluir
  14. Olá... Belo review...

    Comprei o meu 214BR há uns 5 meses atrás... Confesso que quando comprei esperava muito mais que um C2D, mas não é tanta diferença assim... Sem falar nos problemas que apresenta de vez em quando... Como, por exemplo, o citado acima... Travamentos inesperados mesmo quando o Note está sem executar nenhuma tarefa... Ontem mesmo aconteceu duas vezes... Outro problema é ventoinha ligada ao máximo desnecessariamente... Super aquecimento em determinados momentos que parece que o note vai explodir...
    E por fim um que descobri semana passada... Comprei minha primeira TV LCD FULL HD... Como gosto de assistir muitas series e com legendas amarelas, e nem a TV nem o BD reproduz legendas assim (em MKV), a solução foi ligar o Note na TV via HDMI para assistir... Solução nada, pq o video no exato momento que coloca o video em tele cheia começa a dar lags...
    Tenho todos codecs atulizados (Windows 7 codeck pack, ffdshow, haali, codecs mkv, etc), drivers de vídeo também... Testei com MEDIA PLAYER CLASSIC HOME CINEMA, WINDOWS MEDIA PLAYER, VLC e nada faz funcionar direito...
    E olha que os videos que tentei executar nem são FULL HD (1080p), são apenas HD (720p)...

    To super chateado com isso...

    ResponderExcluir
  15. Oi André. Olha o que eu posso te dizer é que na unidade que eu testei estes problemas todos não aconteceram. Como sua máquina tem apenas 5 meses você tem TODO O DIREITO a ter um atendimento exemplar em garantia. Não sei se você tem direito a atendimento "on site" (se o técnico vai até sua casa). Nem o problema da ventoina sempre ligada, nem os travamentos nem o vídeo "engasgando" em 720p. Eu usei uma versão do STAR TREK (2009) em FullHD e ficou ótimo neste notebook. Garantia, exerça seu sagrado direito à garantia!! É minha sugestão.

    ResponderExcluir
  16. Se não utilizar o windows de fábrica ele pode ter muitos problemas como uso de cpu 100%, queda de internet, cooler trabalhando no máximo e barulhento, entre outros problemas, comprei um e estou insatisfeito até porque a hp disse que não dá suporte aos problemas citados quando se está utilizando outro sistema que não seja o de fábrica. Fiquem espertos galera.

    ResponderExcluir
  17. Lucas foi muito bom você ter falado isso. POde ser a explicação para estas queixas que alguns citaram. Embora não vejo como o Windows versão de prateleira possa ser diferente do Windows OEM da HP. O que eu acredito é que os DRIVERS podem ter a ver com isso. Instalando o Windows de varejo todo o hardware pode ser reconhecido e usar os drivers nativos do Windows/Microsoft enquanto ao usar o "Windows HP" os drivers instalados podem ser otimizados e mais apropriados. Seria esta a diferença.

    Raciocinando assim pode valer a pena as pessoas que tiveram estes problemas tentarem baixar TODOS os drivers do site da HP e substituir aqueles (todos) reconhecidos pelo Windows.

    ResponderExcluir
  18. Na minha opinião não tem nada a ver... Pq antes de formatar fiz backup dos drivers e softwares pre-instalados no Note (os arquivos de instalação vêm numa pasta do Sistema)... E quando formatei instalei estes, e já acontecia os mesmos problemas... Só depois é que fiz as atualizações para os drivers mais atuais...

    ResponderExcluir
  19. Olha André uma vez a Microsoft comentou comigo como são geradas as cópias OEM do Windows. Eles têm um arquivo de nome especial que ao ser inserido na pasta I386 do CD/DVD faz com que este arquivo seja processado na hora da instalação adicioanando os drivers "preferenciais" ou de uso compulsório. É só isso. O fabricante NÃO TOCA, NÃO ALTERA o Windows, no máximo insere alguns arquivos. Tem também o logotipo e coisas assim. Por isso que te falei sobre minha desconfiança em relação ao que foi dito sobre um "Windows do fabricante" ser diferente. Diferente só os drivers.

    ResponderExcluir
  20. Excelente review. Adquiri o hp G42-214br que é o mesmo notebook, mas com 2GB de memória. Parabéns, continue escrevendo. Também adicionei aos favoritos.


    abraço

    ResponderExcluir
  21. Obrigado por suas palavras Fernando. Legal saber que pude te ajudar na sua escolha. Apareça sempre por aqui!!!

    ResponderExcluir
  22. O problema citado pelo André tem ocorrido com uma certa frequência com as pessoas que adquiriram esse notebook. Uma solução foi encontrada pelos usuários, inclusive comigo que também comprei esse note. O que você tem que fazer é instalar a BIOS F17a que pode ser encontrada no próprio site da HP, as versões mais atuais da BIOS estão causando esse problemas no G42-214br, tais como, os travamentos, o cooler girando sempre no máximo, etc. Com a instalação da BIOS F17a o Note funcionou normalmente sem nenhum desses problemas.

    Como segue nos comentários do FORUM: http://forum.clubedohardware.com.br/notebook-hp-g42/828779/140

    Link do Download da BIOS F17A:
    http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareDownloadIndex?softwareitem=ob-85695-1&lc=pt&dlc=pt&cc=br&os=4063&product=4210321&sw_lang=

    ResponderExcluir
  23. O leitor CLEITON deixou um comentário MUITO IMPORTANTE mas que por algum motivo desapareceu. Vou replicar o que ele tinha escrito pois há muita informação importante :

    =================================================
    O problema citado pelo André tem ocorrido com uma certa frequência com as pessoas que adquiriram esse notebook. Uma solução foi encontrada pelos usuários, inclusive comigo que também comprei esse note. O que você tem que fazer é instalar a BIOS F17a que pode ser encontrada no próprio site da HP, as versões mais atuais da BIOS estão causando esse problemas no G42-214br, tais como, os travamentos, o cooler girando sempre no máximo, etc. Com a instalação da BIOS F17a o Note funcionou normalmente sem nenhum desses problemas.

    Como segue nos comentários do FORUM: http://forum.clubedohardware.com.br/notebook-hp-g42/828779/140

    Link do Download da BIOS F17A:
    http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareDownloadIndex?softwareitem=ob-85695-1&lc=pt&dlc=pt&cc=br&os=4063&product=4210321&sw_lang=

    ==================================================

    ResponderExcluir
  24. Olá, Flávio...

    Eu esqueci de citar isso nos primeiros posts...
    Já havia feito isso, pois acompanho o tópico do Note no Clube do Hardware... Inclusive foi de lá que cheguei ao seu blog...
    Essa versão da BIOS apenas minimiza os problemas, não os resolve por completo...
    Continuam acontecendo, porém com menos frequencia (pouca diferença, mas menor)...

    Dizem que essa semana saiu uma versão nova F32 e que está melhor que essa F17... Mas ainda não testei!!!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  25. Parabéns Flavio, Otímo analise sobre o HP G42-214BR, estou decidindo comprar um e sua analise acabou me influenciando positivamente. Acho que tem apenas um detalhe que você não se atentou, você comentou que seria legal se tivesse um botão para desativar o touch num foi?! e ele tem na verdade. tem um furinho bem pequeno na parte superior do touch que serve para desativar. é porque é bem discreto mesmo. Mais uma vez parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir
  26. Hamilton muito obrigado por suas palavras, é ótimo saber que pude ajudar. Quanto ao "pequeno furo" que desativa o touchpad, eu cochilei mesmo. Embora seja discreto. E com este seu excelente comentário eu retiro a observação que fiz sobre o assunto no texto. Apenas talvez pudesse ser mais visível e documentado. Se tivesse uma figura talvez ajudasse - algo como um desenho do touchpad com um X sobre ele (indicando o desligamento)

    ResponderExcluir
  27. Flavio estou pensando em comprar um 214, o preço tá ótimo e é só para trabalhar e editar arquivos do worl,baixar arquivos da internet, e alguns filmes.E a outra opção é o Dv5-2040, que tem um preço muito mais alto.Eu não entendo muito de informática.Então o que você me aconselha?

    ResponderExcluir
  28. Caro Anônimo para o que você falou o 214 é mais que suficiente, você vai gostar. O DV5 é ótimo,uma máquina mais forte e mais cara. Você também se daria muito bem com ela, mas na minha opinião, você usará melhor o seu $$$$ com o 214 pelo tipo de uso que fará. Com a diferença de preço você compra um HD externo para backup e talvez uma bateria sobressalente, um acessório que julgo importante.

    ResponderExcluir
  29. Muito obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pelo post!

    Gostei da análise e comprovei na prática!Tenho um HP G42-214BR e correspondeu a todas as minhas expectativas relativas a um bom notebook!

    Passarei a acompanhar os post deste site!

    parabéns

    ResponderExcluir
  31. Oi Thais, obrigado pleo comentário. É sempre uma ótimo ter este super apoio. E conto com você em novas publicações.

    ResponderExcluir
  32. Olá Flávio, pela experiência que teve com o notebook você saberia me informar se o mesmo rodaria sem problemas os aplicativos do pacote Adobe CS4, Dreamwaver, Fireworks e Flash. Sendo que trabalho com os três abertos.

    ResponderExcluir
  33. Eu tinha comentado no post da versão resumida que estava na espera do meu G42 chegar. Pois bem, estou usando ele a alguns dias e posso dizer que estou extremamente satisfeita! Já estou adorando o meu e achando ele super rápido, porém só faço coisas mais simples, jogos não são a minha praia. O visual dele é lindo também, apesar de ser uma linha intermediária da HP nesse quesito ele fica bem acima comparado a outras algumas marcas da mesma faixa de preço. Por enquanto não notei nenhum problema que vi o pessoal comentando no orkut e em fóruns... superaquecimento, cooler barulhento, touchpad ruim, NADA. Pra mim tá perfeito! O que deixa a desejar é o Windows Home Basic que vem instalado, ele é básico DEMAIS, nada personalizavel! Não dá pra por temas nem mudar as cores. E eu com medo de perder a garantia acho que não vou instalar outro sistema. =\

    E novamente, parabéns pelo blog e suas resenhas incríveis!

    ResponderExcluir
  34. Cara Aline que bom que sua expectativa foi atendida. Para isso que faço estes testes. Para que as pessoas possam avaliar se os equipamentos estão adequados ao modelo de uso da própria pessoa e assim poderem ter elementos para escolher.

    Em relação à troca da versçao do Windows que você gostou, não me parece que isso faça perder a garantia. Meu notebook atual foi comprado em Julho de 2009 e veio com o VISTA (arhhg). Quando o 7 foi lançado eu não pensei duas vezes e troquei e o meu notebook tem garantia de 3 anos. E usei uma vez. Embora a solução tenha sido por telefone, uma tecla que parou de funcionar quando instalei o 7 e o atendente já sabia e me indicou um driver para fazer a tal tecla funcionar de novo.

    E muito obrigado por seu elogio ao meu texto e avaliações!!

    ResponderExcluir
  35. estou em dúvida entre o HP G42-214BR e o acer aspire 5741? Qual dos dois é melhor para quem quer um note apenas para acessar internet, ver filmes e ouvir musicas? Obrigado

    ResponderExcluir
  36. Caro Anônimo é difícil precisar qual é melhor, eo precisaria ter feito o mesmo teste que fiz com o HP.
    Mas comparando as configurações o HP é ligeiramente mais mais rápido (pelo clock do processador) de resto tudo igual, rede , rede sem fio, tamanho do HD, memória... Só não vi os preços (que pode ajudar a definir).

    ResponderExcluir
  37. Olá Flávio belo review, o conhecia do forumpcs, estou pra comprar entre o HP g42 e o Acer com processador turion II p540, há muita diferença entre eles? Fico com um pé atras na HP pois dizem que o suporte em caso de defeito é horroroso. Obrigado

    Parabéns pelo blog, muito legal.

    ResponderExcluir
  38. Um problema que volta e meia acontece e ultimamente com mais frequencia (sempre) é o audio começar a travar, e depois trava todo o pc durante execução de videos do youtube... Pesquisando na net vi que parece ter ligação com o flash...
    Sempre mantenho atualizado...

    ResponderExcluir
  39. Rodrigo de Carvalho Pereira19 de fevereiro de 2011 10:46

    Oi Flávio, Eu comprei esse note recentemente, e ele atende muito bem ao que preciso diariamente.
    Eu liguei a ele minha pedaleira de guitarra Boss ME-25, que torna-se uma interface de audio externa e ele atendeu com sobras as gravações que fiz nele. Eu também gostaria de deixar aqui duas informações:

    En jogos MMORPG ele apresentou desempenho excelente (World of Warcraft com graficos High e Lord of The Rings Online no Ultra, esse desenpenho foi escolhido pela avaliação do próprio game em DX9 =D);

    E sobre o mouse, eu achei interessante o touchpad e existe sim uma forma de desativar ele, existe uma bolinha (pequeno LED) na parte superior esquerda e basta tocar duas vezes nele que ele ativa a luz (bloqueio) e aparece na tela que ele está desativado.

    Abraço minha gente.

    Rodrigo
    webrod@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Caro Rodrigo muito obrigado por seu feed back quanto ao uso do notebook, da experiência com os jogos que testou e principalmente a descoberta da forma para desabilitar o touch pad que me passou desapercebido. Obrigado.

    ResponderExcluir
  41. Bom dia flavio, Eu comprei esse note recentemente e ele possui sim um Led para monitorar o uso do HD ele fica na lateral esquerda do notebock ao lado doda entrada de cartao SD de uma olhada vc vai ver.

    Abraços

    douglaoliveiras@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Caro Douglas, muito obrigado. Por isso que é FANTÁSTICO escrever neste blog, esta interação não tem preço!! Eu não tinha visto o tal led. Embora em um local meio ruim, mas TEM!!! Obrigado.

    ResponderExcluir
  43. Ótimo review. Estava atrás do review desse notebook faz um tempão. Fez eu decidir minha compra. Guardarei o site de vocÊs para futuras pesquisas. Só um observação. A última imagem é referente a um Core i5 e não Core i3 que vem equipado no notebook.

    ResponderExcluir
  44. Caro Diogo legal você ter dado o seu depoimento em relação a este notebook!! E obrigado pela visita ao meu modesto blog e pelo toque , eu troquei mesmo as imagens do CPUZ com Core i3 e Core i5. Obrigado.

    ResponderExcluir
  45. Muito bom o post, extremamente completo, faz um otimo ´´resumo`` sobre o noot. Posso dizer que, ler este post, foi determinante na minha compra do mesmo.

    Obrigado !

    ResponderExcluir
  46. Caro Anônimo obrigado por seu encorajador comentário!! Isso me anima a fazer outros testes parecidos. E legal ter podido te informar a ajudar você na sua decisão.

    ResponderExcluir
  47. Caro Flávio. Meus parabéns pelo excelente review. Estava vendo as especificações desse modelo e só se sabe que ele usa a placa gráfica "Intel HD", o que complica qualquer comparação com modelos da Ati ou Geforce. Sendo assim, pergunto-te: Analizando apenas a parte gráfica, será que outro G42, um que vem equipado com vga HD 4250, não seria mais interessante? Outra coisa, oq vc julga ser melhor (deixando de lado outras configs, suponhamos que de resto td é igual): um com HD de 500gb a 5400rpm ou um com 320 a 7200rpm?

    Mais uma vez, parabéns.

    ResponderExcluir
  48. Bronsted obrigado por suas palavras!! Quanto ao sistema de vídeo, o Intel HD Graphics é muito bom, bem melhor que vídeo integrado de gerações anteriores. Mas se você vai mesmo querer usar programas como jogos, um notebook com placa gráfica discreta, como a Radeon HD 4250 é melhor. Mas só vale a pena se você precisar mesmo de processamento gráfico diferenciado.

    Quanto ao HD eu nem penso. O HD 7200 é sensivelmente mais rápido e assim é o meu preferido, salvo tenha uma demanda real muito grande por espaço, que neste caso o de 500 Gb é recomendável.

    ResponderExcluir
  49. Flávio,
    comprei a poucos dias um G42 214BR e sim, ele possui a luz de processamento ao lado do leitor de cartão. Gostei muito do tópico e já add aos favoritos. Esclareceu muitas duvidas.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  50. Oi Pedro, obrigado por sua dica. Já tinham me falado, mas de toda forma com sua explicação quem está lendo este tópico em meu blog fica ainda melhor informado. Obrigado por suas palavras e visite sempre que possível!! Abraços.

    ResponderExcluir
  51. E a questão dos problemas que começam com áudio travando e zoando, e prossegue com travamento geral do Note ao se reproduzir videos do youtube???
    Alguma solução???

    ResponderExcluir
  52. Amigo verifique a bios do notebok e coloque a versão F17.a ela é para resolver seus problemas caso não resolva mande para ssistencia tccnica. Meu fazia um grande barulho fiz isso a maquina ficou perfeita.

    ResponderExcluir
  53. Andre quando liguei para hp eos tecnicos me informaram que já é um procedimento padrão da HP instalar uma versão anterior a bios F17a , caso o mesmo contiuace com mesmos problmeas deveriam ser enviados a assistencia tecnica segundo fabricio da parte tecnica da HP. Certamente seu not esta aquecendo quando roda videos pode estar o processador trabalhando 100% e não tendo boa refrigeração . Baixa o programa espedd fan para ver a temperatura e o real temp e coloque o video para ver o trabalho do processador. Fica a dica mas creio que seu caso seja mandar para assistencia tecnica. Este modelo esta com problema de serie a hp não consegue lancar um BIos estavael. Então funciona assim se vc quer para uso diario use f17 onde coler e mais estavel , mas se quer para trabalhar com programas e videos pesados e graficos use a f32 ele fica muito barulhento mas refrigerado. O jeito e esperar a hp lançar uma biso estavel se lançar pois as reclamsções são demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandar qualquer coisa para a assistência da HP é a pior coisa que uma pessoa pode fazer... além deles autorizarem grandes gambiarreiros e irresponsáveis, como aliás a Sharp fazia na década de 80 com som, você pode nunca mais ver seu equipamento de volta! E quando ligar para o call center ter a impressão que eles se divertem com o sumiço do seu aparelho numa das assistências técnicas picaretas deles! Não resolvem nada. Solução para HP é não comprar nada dela! Notebook é ASUS!

      Excluir
    2. Que coisa surpreendente!! Inacreditável!! Espero que resolva sua situação com a HP e seu notebook!!

      Excluir
  54. Show de bola a análise do note, parabéns mesmo!
    Mas estou em dúvida entre escolher o HP G42-214 e o HP G42-271. Seria pra utilizar pacote office, downloads, internet e musicas/filmes.
    O segundo é R$300,00 mais barato, ao invés de core i3 vem com ADM dual core, memória 2gb. Em compensação o windows é de 64bits e tem placa Radeon HD 4250.
    Minha dúvida é se a memória de 2gb e o processador AMD dual core vão dar MUITA diferença em relação ao HP modelo 214???

    Espero que possam me ajudar...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  55. Caro Flávio,

    Comprei um hp g42-214BR e estou com um probleminha. Gravei do meu laptop antigo alguns cds e dvds com arquivos que gostaria de colocar no novo laptop. Porém, quando coloco para ler no meu hp novo e tento copiar os arquivos no hp o leitor da problema, ele para de ler e a transferencia do cd para o lap trava e as janelas param de responder (o resto funciona, mas as pastas do cd e do local onde eu estava copiando os arquivos travam e param de responder). Saberias o que pode ser? Se sim, o que eu deveria fazer para arrumar isto?

    Grato pela atenção

    Abraço

    ResponderExcluir
  56. Caro Christian eu não perderia tempo com mais testes. Na minha opinião você foi pego por um golpe de má sorte e o CD/DVD de seu notebook está com defeito. Não vejo outra explicação. Exerça o seu sagrado direito da GARANTIA e exija o reparo do notebook e do CD/DVD.

    ResponderExcluir
  57. Caro Anônimo muito obrigado por suas palavras.
    Quanto à sua dúvida, o modelo da HP com processador AMD também é muito bom. Mas 2 Gb de memória a menos podem fazer falta. Mesmo com a placa de vídeo 4250, a diferença para o Intel HD Graphics é muito pequena pois a solução da Intel integra o chip gráfico com o processador e isso fez com que o desempenho praticamente se igualasse aos notebooks com 4250. Se estes R$ 300 puderem ser gastos, é um bom investimento para levar um Core i3 com 2 Gb de memória a mais. É minha opinião.

    ResponderExcluir
  58. Opa, obrigado pela ajuda! Meu nome é Alessandro aqui de Curitiba, fiz um poste como anônimo ontem as 22:42.
    Só mais uma coisa, qual a diferença em ter o windows 32bits no g42 214br e o windows 64bits no g42 271br? Me falaram que pelo segundo modelo (aquele do AMD dual core, 2gb memoria, 320hd) possuir o win64bits, não ficaria atrás dos 3gb de memória do g42 214br aqui analisado.... pelo fato da melhor distribuição de tarefas com 64bits. O que é verdade nisso ?
    Mais uma vez, obrigado!

    ResponderExcluir
  59. Oi Alessandro, 64 bits x 32 bits diz respeito à capacidade de memória que o Windows consegue gerenciar. Um Win 7 64 bits em um notebook com 2 Gb RAM não é nada frente a um notebook de com Win 7 de 32 bits com 3 Gb. O de 32 bits será melhor. A diferença só aparece se um deles tiver 4 Gb ou mais pois o Win 7 de 32 bits só gerencia 3.2 a 3.5 Gb de RAM no máximo. Assim o de 64 com 2 Gb é pior que o de 32 bits com 3 Gb, entende??
    Só será vantagem para a versão de 64 bits se você colocar 4 Gb ou mais de memória nele. Com 2 Gb ele não tem vantagem alguma.

    ResponderExcluir
  60. Flavio, estou com dúvida a qual comprar ou g42 212br ou g42271br com o processador vision amd
    meu nome eh Higo
    queria saber qual eh o melhor já que o 212 eh de 3gb hd 320
    e o 271 eh de 2gb de ram ?
    se puder responder ficarei grato!!!

    ResponderExcluir
  61. falando sobre o status do HD, ele está numa luz muito pequena ao lado do leitor de cartões do notebook :D

    ResponderExcluir
  62. Adorei o note,bonito e lindo com I3,um bom custo benefìcio eu vou comprar,pena que terei que pagar 250 reais para trocar a versão para Home premium,muito bom o post!

    ResponderExcluir
  63. Caro Higo (ou seria Hugo?) não recomendo notebooks com 2 Gb porque a diferença de preço não vale a pena. COmpre com 4 Gb. Em relação a INTEL ou AMD digo que para uso normal os DOIS são ótimos sendo que para aplicações específicas um pode ser melhor. O INTEL vai melhor para codificar vídeo enquanto para jogos alguns AMDs são melhores, mas por pequenas margens. O que é realmente importante é o conjunto de recursos, HD, etc.

    ResponderExcluir
  64. Cara "Família Mendes" obrigado pelo comentário. De fato eu não vi este led quando testei o notebook por estar em um local não muito comum.

    ResponderExcluir
  65. Caro Lukas obrigado por suas palavras de apoio ao meu texto/blog. A ideia é tentar ajudar provendo informações para auxiliar as pessoas a tomarem decisões.

    ResponderExcluir
  66. Flávio, primeiramente parabéns pelo post, ficou muito bom e muito fácil de entender mesmo pra quem não entende muito de informática.

    Tenho um 214br e estou com um problema - não sei se é virus, mas tenho a msm reclamação de um amigo que possui o mesmo notebook. Ele roda normal, aí chega uma hora que ele fica SUPER lento, até o áudio dele fica muito lento e travando, apesar de continuar com a mesma velocidade de internet e continuar realizando todas as tarefas. Tentei passar o antivirus MS Essencials no modo completo, mas ele não encontrou nada. Será que é esse mesmo rpoblema da BIOS que andei lendo? Se for, qual a solução mais prática? Ou vc acha que devo passar pra assistência técnica?

    Obrigada mais uma vez!!

    ResponderExcluir
  67. Oi Bianca super obrigado por suas palavras!!
    Este comportamento que descreveu não aconteceu no teste que fiz deste equipamento que sugere ser algo ou do seu notebook ou de uma série se for problema de BIOS. Geralmente quando o PC ou notebook tem "crise de lentidão" está associado com deficiência de refrigeração pois os processadores são preparados para irem diminuindo a velocidade se estão aquecendo demais. É meu palpite.

    Sugiro COM CERTEZA que procure a assistência da HP principalmente se ainda estiver na garantia (um ano). Não me parece ser vírus, embora um vírus que provocasse hiperatividade poderia fazer isso (que não é comum).

    ResponderExcluir
  68. Olá Flávio, muito obrigado pela avaliação do 214br, ficou mto bem explicado cada parte, detalhes e tudo mais, tá de parabéns!

    Andei lendo alguns posts do pessoal ai pra cima, e percebi que tiveram alguns (vários) problemas com esse notebook, você acha realmente que ele é uma boa opção de aquisição ?
    Se NÃO ou SIM, qual você me recomendaria também nessa faixa de preço (R$1500 - R$1800) ?

    Continue assim. Abraço.
    ( PS: meu nome é Vitor, AsTriiX é apelido ;p )

    ResponderExcluir
  69. Oi Vitor!! Olha eu posso falar sobre o que testei. Usei o G42 por quase 20 dias e neste período não aconteceu comigo problema algum. Se outras pessoas tiveram problemas poderia indicar certa não uniformidade na qualidade do notebook saindo da linha de produção, mas não penso isso não. Nesta faixa de preço o G42 ainda me parece uma ótima opção. Abraços

    ResponderExcluir
  70. Olá Flávio,
    Comprei um HP G42 214BR Core I3, HD 320, 3GRAM, com Windows Basic, e gostaria de saber se compensa instalar o WINDOW 7 PROFESSIONAL?

    Obrigado,
    Tiago

    ResponderExcluir
  71. Caro Anônimo mudar para o W7 Pro ou não depende apenas do tipo de uso para o seu notebook. Se for predominantemente doméstico não faz diferença o W7 Pro. Se for também usar na empresa, acesso à rede corporativa (Active Directory), uso do XP Mode (para compatibilidade com programas antigos) etc. será essencial.

    ResponderExcluir
  72. Obrigado pela agilidade na resposta!

    ResponderExcluir
  73. Oi Tiago que bom que pude ajudar! Abraços

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde Sr Flávio!
    Gostaria de uma opinião do Sr. Comprei um G42-124br e ganhei um win7 Premium para trocar o win7 Basic.Acontece que gostaria de aumentar a memória em 1gb( pelo menos ) e instalar o OS de 64 bit.Na sua opinião isso é possível e em caso positivo compensa ou não, já que utilizo o note apenas para uso básico como internet,e-mail etc...
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  75. Caro Marcelo, aumentar mais 1 GB é possível, você terá de trocar um módulo de 1 GB por outro de 2 GB (e guardar - sem uso o de 1 GB que sobrou). Este GB a mais só será manuseado pelo Windows com a versão 64 bits como você bem falou. Vale a pena SIM se você mesmo usando apenas Internet, e-mail e uso básico, tiver o hábito de abrir muitos programas ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  76. Olá! Comprei um este note há pouco tempo, mas desde o início notei que ele é muito barulhento. Utilizo outro note da HP que é silencioso, por isso faço a comparação. Ele faz um ruído de como se estivesse preparando para abrir um programa ou se resfriando. Não consigo explicar direito. Mas ele faz este ruído o tempo todo. Você notou algo quando fez os testes? Ou tem alguma idéia do que seja?

    ResponderExcluir
  77. Fran nos meus testes o barulho não foi algo que percebi. Teria percebido se tivesse acontecido. Não tenho como olhar de novo pois o notebook não está mais comigo. Pelo que você está falando parece ser o sistema de ventilação que está funcionando 100% do tempo. Se ainda está na garantia sugiro que ligue para o suporte da HP.

    ResponderExcluir
  78. gostaria de saber onde aixo o driver do bluetooth para fazer o download.

    ResponderExcluir
  79. Caro Anônimo sendo o notebook da HP seria natural que procurasse na área de suporte do site da HP que aliás é super completo. Seria o primeiro lugar a olhar.

    ResponderExcluir
  80. Olà Flàvio!
    Muito bom a anàlise,completa,objetiva e compreensiva.
    Agora não me resta dùvidas que este è o notebook certo,muito bom o review,parabèns!

    ResponderExcluir
  81. Caro Lukas, legal que este texto pode te ajudar. Depois não deixe de passar aqui de novo contando da sua experiência real com o notebook!!

    ResponderExcluir
  82. Bom, trabalho dentro do suporte técnico da HP. Pra mandar um produto com menos de 1 ano de compra pra reparo o produto tem que apresentar uma falha física, que seria hardware com defeito. Sem a falha física vou tem que entra em contato com suporte via telefone, chat ou e-mail (tem no site os contatos). Oque acontece com o G42? Bom a engenharia da HP não teve sucesso com esta versão pois eles aquecem ou ficam lentos e travando, não tem como ficar 100%, você escolhe: Lento, travando e barulho no cooler ou aquecimento. Para resolver o problema de lentidão use a versão da BIOS F17. Para resolver o problema de aquecimento atualize a BIOS para uma mais recente. vale apena também usar o Diagnostic que tem na BIOS pra fazer o teste de memória e HD. É isso pessoal G42 é ruim não tem oque fazer e parece que HP vai lançar a nova série do G, G44 ou G43 se não me engano e rezumindo vão só trocar o nome do produto porém vai ter o mesmo problema.

    ResponderExcluir
  83. Caro Anônimo, eu discordo de você. A começar por colocar uma opinião "contundente" e nem se identificar, parece não ser uma atitude correta. E em segundo lugar o G42 é um mega campeão de vendas, há mais de um ano no topo entre os mais vendidos. Se houve atualizações de BIOS, ótimo. Todo equipamento tem ao longo de sua vida. Agora dizer que por isso é um "condenado". Tem uma grande distância. Eu te aconselho a resolver suas diferenças com a HP diretamente com ela e não buscando forums e blogs por aí para falar mal apenas por falar. Eu mesmo conheço 6 pessoas que têm o G42 igual ao que eu testei e estão muito satisfeitos. E da próxima vez identifique-se. Falar mal acobertado pelo anonimato é "fácil" e pouco digno. E se eu falo isso tudo é apenas porque quero opiniões REAIS e SINCERAS em meu blog e não por causa de algum revanchismo nada nobre.

    ResponderExcluir
  84. sabe me dizer se esse note pode substituir o processador por algum amd de 4 nucleos? tenho um desse com processador amd athlon II 2.2GHZ.
    se puder me respode poor e-mail.
    jonofg3@gmail.com

    desde ja obrigado!
    p.s: post otimo!

    ResponderExcluir
  85. caro Jhon Loopes, posso te garantir, com 100% de certeza, de que este notebook não permite a troca do processador por outro fabricado pela AMD pois a placa mãe é diferente. Com certeza há outros modelos da HP que têm processador AMD caso seja o de sua preferência. Abraços.

    ResponderExcluir
  86. carissimo Flávio, cheguei ate seu blog através de uma pesquisa no google sobre esse mesmo note, o qual acabei de comprar (ontem - 26/10/2011), queria saber opiniões sobre o mesmo !!! foi muito legal encontra-lo e melhor ainda saber que na intuição (e um pouquinho mesmo de conhecimento) não fiz uma má compra. E gostei muito dos seus testes realizados no G42 - 214BR. Tá de parabens.
    Um abraço -
    Miranda - Jundiai - São Paulo

    ResponderExcluir
  87. Caro Pedro, que legal você ter vindo aqui dar o seu testemunho em relação a este equipamento!! É uma máquina da qual eu gostei muito!! Acho que você terá uma boa experiência com ela. Muito obrigado por suas gentis palavras!! Abraços

    ResponderExcluir
  88. Flavio, eu também tenho esse Notebook e ele por acaso aguentaria o jogo GTA 4?

    ResponderExcluir
  89. Caro Anônimo, eu não testei com o GTA 4, mas e mesmo o CRISYS dá para jogar, em baixa resolução e sem detalhes gráficos, deve dar para jogar o GTA 4 também. Se quiser alta qualidade gráfica este notebook não se aplica. Obrigado por sua participação. Abraços

    ResponderExcluir
  90. Prezado Flávio,

    fiquei super feliz de encontrar um blog e um post, com tal qualidade, vericidade e imparcialidade. Os testes são sólidos, e as análises muito bem estruturadas e bem mescladas ao seu conhecimento. Tenho uma máquina dessas a um ano, realmente ela me surpreendeu em quase todos os aspectos. De fato a única falha dessa máquina é quanto o cooler e sua temperatura, ou você tem uma máquina barulhenta ou uma máquina que superaquece. Outro fato é que também existe um fórum dentro do próprio site da HP com 25 páginas sobre uma solução a esse problema e nessa parte a HP falhou. Pois em momento algum ela se manifesta em frente ao problema exposto. Meu nome é Isac Rodrigues - MG. Grande abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
  91. Caro Isac, muito obrigado por seu comentário e por suas palavras! Estes problemas de barulho, velocidade do cooler, etc. geralmente são resolvidos com uma simples atualização de BIOS. Imagino que tenha sido isso que você acabou fazendo para resolver. Eles HP poderiam ser mais ativos na divulgação destes casos. Eu te agradeço por trazer esta informação para este blog e o testemunho de seu uso deste HP. Abraços.

    ResponderExcluir
  92. como eu faço pra ativar e desativar a web cam?

    ResponderExcluir
  93. Caro Anônimo não vi forma de desativa por um botão ou software específico. Mas se você for no GERENCIADOR DE DISPOSITIVOS, você ali acha a Webcam e manda inativar o driver. Assim ela não vai funcionar até ser reativada. Não é a forma mais simples do mundo, mas funciona. Abraços

    ResponderExcluir
  94. eu tenho um g42 240br acho muito bom so nao estou satifeito com osistema de refrigeração,e o video e na verdade ruim comparado as tecnologias mas recentes merecia video muuuuuuiiiiitttooooooooo melhor ,e desculpe mas todos os modelos que conheço g42 tem led que indica atividade do hd localizada ao lado do letor de cartões.

    ResponderExcluir
  95. nao consigo desativar o meu touchpad na luz q fica no mouse emcima do lado esquerdo, como faço?

    ResponderExcluir
  96. Caro edjAlbAs algumas pessoas por aqui se queixaram de excesso de barulho do sistema de refrigeração deste G42. Quando eu o testei não percebi este problema. E quanto ao led do HD eu que "cochilei" pois não olhei na lateral do notebook, pois este tipo de led não costuma ficar "de lado" e sim em cima a na frente do notebook. Errei.
    Obrigado por participar das discussões. Abraços

    ResponderExcluir
  97. Oi Tárcia, pena que não tenho mais o G42 comigo, não consigo te ajudar. Mas será que algum leitor, que tenha o G42 pode dar a dica para você?? Obrigado por enriquecer a conversa aqui no blog. Abraços

    ResponderExcluir
  98. Tárcia,

    Para desativar o touchpad basta dar um duplo clique na região de entorno do led indicador do mesmo.

    Quando o touchpad está desativado o led fica acesso (laranja) e para desfazer basta dar um novo duplo clique.

    Assim que o touchpad é ativado/desativado surge na tela do note uma imagem mostrando o estado que o touchpad se encontra.

    ResponderExcluir
  99. Caro Bruno muito importante a sua dica. Veja que eu mesmo tive alguma dúvida com isso ao testar este HP. E eu acho essencial poder desligar o Touchpad para que não haja interferência na digitação. Obrigado por sua colaboração.

    ResponderExcluir
  100. Nunca mais compro HP, tenho um G42 214br que funcionou perfeitamente durante 5 mese, e estou a mais de 3 meses esperando a HP resolver o problema que teve nele. HP eca!

    ResponderExcluir
  101. Caro JoxJr muito obrigado por seu depoimento. Bom ou ruim o bom é podermos interagir e trocar ideias. O que de fato aconteceu com o seu G42??

    ResponderExcluir
  102. Xandó,

    Só hoje descobri seu blog procurando opiniões sobre o G42 no Google, mas já conhecia suas colunas no ForumPC e sempre as lia atentamente.

    Pois bem, possuo também um Notebook G42, mas o modelo 250BR, com 4 GB de memória e Windows 7 Home Premium, já fez 1 ano que o comprei e estou 100% satisfeito com o mesmo.

    Nunca deu nenhum problema, o cooler funciona normal, só o ouço quando rodo programas mais pesados. O seu uso é pra trabalho, tenho um outro computador desktop para jogos, com uma placa de video "de verdade" e portanto posso atestar aqui a minha satisfação com o produto, sua durabilidade ( continua em ótimas condições, não descascou teclas, manchou ou descascou ) e confiabilidade.
    Nunca precisei acessar o suporte da HP porque nunca deu problemas, até o momento recomendo esse notebook pra quem o precisa pra trabalhar e usar no dia a dia.

    ResponderExcluir
  103. Caro Xracer obrigado por prestigiar meus textos também aqui no meu blog!!

    Super obrigado por seu depoimento. É importante as pessoas que têm o que falar darem suas opiniões, boas ou más. Grande abraço

    ResponderExcluir
  104. OLá amigo, desejo saber se é possivel instalar o win XP e se o seu funcionamento fica bom! abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leno, obrigado por sua participação!
      Não vejo problema algum em usar o XP se você quiser. Embora o 7 rode muito bem neste notebook. Abs

      Excluir
  105. Desde quando comprei esse notebook só tive problema. Já foi três vezes para a garantia. E estou aguardando retornar mais uma vez. Utilizo o equipamento para trabalho e sempre fico na mão. Agora eu recebi uma nota da garantia declarando o valor da manutenção em 2.900.00 rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Thiago estou abobado de ver que a assistência técnica cobrou R$ 2900 pelo conserto de algo que custa R$ 1000 a menos!! Bizarro!!
      Eu não tive estes problemas com este modelo, muito pelo contrário, mas agradeço seu depoimento do caso e da cobrança absurda!! Inacreditável!!

      Excluir
  106. Caro amigo Flávio,
    Baseado nas informações aqui dua sua página e nas soluções dos nossos amigos, principalmente pela informação precisa do CLEITON, já digo para não perdemos tempo.
    Vou passar as dicas totalmente mastigado aqui.
    Baixando no Link acima, a BIOS F.17, realizando esse Downgrade da BIOS, no término da instalação, o computador desliga automaticamente. Ligue-o novamente e como nossos amigos disseram, o problema está na REDE depois. Mas agora não tema, vou disponibilizar um Link do Controlador de Rede [10ec-8171] [nodb] que no caso, após desatualizar a BIOS, o mesmo nao instala mesmo que baixe do site da HP.
    Para instalar este driver, primeiro baixe no site:
    http://www.4shared.com/zip/kaJMZ25H/controlador_de_rede_10ec-8171_.html
    Em seguida:
    Clique com botão direito em Meu computador > Propriedades
    Clique ao lado esquerdo em Gerenciador de Dispositivos.
    Encontre o Controlador de Rede com uma exclamação amarela.
    Dois cliques em cima, vá até Atualizar Driver > Procurar Software de Driver de Computador
    Clique logo abaixo em "Permitir que eu escolha em uma lista ..." e clique em Avançar.
    Clique Com Disco > Procurar e encontre a pasta Win7x86, selecione o arquivo e vá avançando.
    Ao instalar o driver, reinicie seu computador.
    PRONTO MEUS AMIGOS! Mais um problema resolvido para aqueles que perderam algumas horas e os que ainda estão sofrendo com o problema atual. Conselho: Leiam bastante e juntem as informações, além de ser direcionado para sua solução, também adquire conhecimento próprio. Até mais ver Flavio e bom trabalho na sua página. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro UNKNOW sua colaboração foi de GRANDE VALIA!! Obrigado por suas detalhadas e importantes informações!!

      Excluir
  107. Olá Xandó, parabéns pela análise detalhada, sei que a matéria é antiga mas é só uma observação minha sobre o produto. Sou desenvolvedor web. Sempre trabalhei em agencias e empresas de tecnologia e sempre tive um mac pra realizar meus trabalhos, que obviamente é a melhor maquina/plataforma para se trabalhar na minha área.

    Eu tenho esse HP G42014br comprei em Out/2010 é meu notebook principal até hoje :) eu adoro ele, nunca me deixou na mão, nunca deu problema, (apenas troca da bateria) uso ele para meus freelas e projetos pessoais e muitas vezes é mais rápido do que o mac da agencia, mas eu explico, fiz algumas atualizações ao longo dos anos. Está com 8GB de RAM e coloquei um SSD de 120GB. Depois que instalei o Windows 10 a maquina vôa :D. Na época não tinha visto sua análise e hoje concluo que realmente é uma otima maquina no custo beneficio!

    ResponderExcluir