quarta-feira, 23 de junho de 2010

Glossário dos Termos Técnicos de Tecnologia


802.11b, 802.11g ou 802.11n: Distintos padrões de comunicação em redes sem fio (veja também Wi-Fi). O padrão 802.11b (mais antigo) prevê velocidades de conexão até 11 Mbits/segundo. O padrão 802.1g prevê velocidades de conexão até 54 Mbits/segundo. O padrão 802.11n prevê velocidades de conexão até 300 Mbits/segundo.

Armazenamento: Um computador pode armazenar informações de duas maneiras. As informações armazenadas em RAM são de curta duração e desaparecem quando o computador é desligado ou o programa associado é fechado. As informações armazenadas no disco rígido, drive flash, CD, DVD ou dispositivo de armazenamento similar são de longa e estarão disponíveis na próxima vez que o computador for ligado.

Bateria/Duração da Bateria: Baterias recarregáveis feitas de lítio-íon ou hidreto de metal níquel são tipicamente utilizadas em notebooks quando não estão recebendo alimentação de energia de uma tomada. Essas baterias contêm de 4 a 16 células; quanto mais células uma bateria tiver, mais voltagem ela pode produzir. As baterias com mais células propiciam maior duração da bateria, ou seja, a quantidade de tempo que ela pode funcionar sem precisar ser recarregada. O Recurso de Uso Inteligente de Energia Intel® aumenta a duração da bateria em notebooks capacitados pela Intel® desativando partes do processador e do cache quando não estão sendo utilizadas, resultando em maior eficiência em energia.

Blu-ray*: Uma tecnologia de disco a laser que permite uma experiência de mídia muito mais rica e interativa. Esse formato oferece uma resolução de imagem 6x maior, qualidade de som superior e cinco vezes a capacidade de armazenamento dos atuais DVDs. Os aparelhos de Blu-ray* também reproduzem os DVDs normais.1 Com um aparelho Blu-ray* DVD em um desktop ou notebook da Intel®, os clientes poderão assistir a vídeos com a mais alta qualidade.
*Os outros nomes e marcas podem ser considerados como de propriedade de terceiros.

1Site dos Estados Unidos do Blu-ray Disc*. Whatis Blu-ray? (2008).

Bluetooth: Uma tecnologia de comunicações sem fios que permite aos dispositivos se comunicarem em curta distância. Um telefone celular utilizado como fone de ouvido em viva voz é um exemplo. O envio de um documento de um notebook habilitado para Bluetooth para uma impressora é outro exemplo.

Barramento Frontal do Sistema: O caminho para todas as transações para e do processador. O Barramento Frontal do sistema, ou FSB, conecta o processador ao hub controlador da memória (MCH) ou ao que é normalmente referido como Northbridge. Em um sistema com múltiplos processadores, o FSB é compartilhado pelo MCH e todos os processadores do sistema.

Cache: Uma área de armazenamento temporário em um computador para informações acessadas frequentemente. O cache reduz o tempo para o acesso a essas informações, facilita a carga de trabalho da memória principal e aumenta a velocidade geral dos aplicativos.

Clock: Velocidade da capacidade de processamento interno do processador que estabelece a rapidez com que o processador pode processar os dados e realizar tarefas. A velocidade do clocké medida normalmente em GHz (gigahertz, ou bilhões de pulsos por segundo).

Display: O monitor do computador, a área de visualização denominada de tela. A resolução se refere ao número de quadrados minúsculos, ou pixels, visíveis na tela. Ter uma tela de resolução maior significa visuais mais nítidos e exibição de vídeo mais realista.

Drive de CD/DVD: Esses drives reproduzem músicas e filmes e permitem que novos softwares sejam instalados em um computador. Se um drive tiver uma designação RW (leitura/gravação), os clientes também podem salvar arquivos digitais em discos. Os drives CD-RW são utilizados frequentemente para armazenar arquivos de músicas (MP3s) e documentos. Os drives DVD-RW, embora mais caros, armazenam aproximadamente 10 vezes mais informações por disco. Isso os torna ideais para backup de grandes arquivos de multimídia, como fotografias e vídeos.

Disco Rígido: Um dispositivo interno ou externo de armazenamento onde os clientes podem salvar seus programas de computador e arquivos de dados. É como um grande armário onde arquivos, filmes, fotografias e software são armazenados. Sua velocidade afeta o tempo necessário para iniciar o computador e carregar os programas. A maioria dos computadores permitem que os clientes se conectem a um disco rígido externo. Esses dispositivos portáteis e com preço razoável permite aos clientes fazer backup de fotografias, filmes e outros arquivos. Isso mantém o disco rígido do computador organizado e trabalhando com mais eficiência.


E-SATA ou eSATA :
conector que permite a interconexão de discos rígidos externos aos PCs usando a mesma velocidade de transferência de informações que os discos internos até a velocidade de 3.0 Gbits/segundo. Veja também SATA.

Hardware: Os elementos físicos do computador como o processador, disco rígido, teclado e display. O hardware é projetado para tarefas específicas enquanto o software pode
ser criado, adaptado ou removido para atender às necessidades individuais do usuário.

Modem: Um dispositivo utilizado para se conectar à Internet utilizando cabo ou linhas telefônicas. Os modems podem ser utilizados para estabelecer uma conexão à Internet via discagem, DSL de alta velocidade ou cabo. Os modems atuais também comprimem as informações que transferem, tornando-os muito mais rápidos do que as versões mais antigas.

Núcleos/Múltiplos Núcleos: Os processadores são compostos de núcleos. Os processadores com múltiplos núcleos são chips individuais que contêm dois ou mais processadores diferentes ou núcleos de execução no mesmo circuito integrado. Cada vez mais o software exige que o computador execute múltiplas instruções simultaneamente para manter a rapidez necessária para as tarefas de computação complexas e numerosas de hoje.

Placa Gráfica: Um componente interno do hardware dedicado exclusivamente a apresentar gráficos como fotografias ou filmes. Ela determina o número de cores, a taxa de restauração e a resolução do display do computador. Uma placa gráfica melhor significa melhor qualidade ao assistir a vídeos ou disputar jogos. Existem dois tipos. Uma placa integrada é mais barata e utiliza menos energia. Uma placa dedicada ou discreta é mais poderosa e tem memória incorporada. Ela é utilizada para gráficos, jogos e multimídia mais ricos.

Reprodução de vídeo aprimorada, imagens mais nítidas e suporte para os displays de HD mais recentes estão disponíveis sem a adição de uma placa gráfica a Tecnologia Intel® Clear Video.

Placa de Som: Também chamada de placa de áudio, ela processa sinais de áudio e permitem aos usuários ouvir através dos alto-falantes do computador. As placas dedicadas, em oposição às integradas, são recomendadas para edição de vídeo, jogos e composição de música. Assim como alto-falantes de alta tecnologia, uma placa de som dedicada pode suportar som surround.

Placa-Mãe: A placa de circuito principal do computador. Todos os componentes internos são ligados ou conectados de alguma maneira à placa-mãe. Ela contém o processador, o barramento, os soquetes de memória, os conectores de expansão e outros componentes. Ela atua como um conduíte para a energia e garante que os vários componentes possam se comunicar.

Porta:As portas permitem que dispositivos periféricos externos, como impressoras e câmeras digitais, se conectem ao computador. Elas também possibilitam que os computadores funcionem em rede. Dois dos tipos mais comuns de portas, USB e Firewire, são plug-and-play. Isso significa que iniciam a comunicação com o computador no momento em que são conectadas.

Processador: O cérebro do computador. Também conhecido como CPU, ou unidade central de processamento, é responsável por controlar a funcionalidade e a velocidade de cada programa. Os processadores mais rápidos melhoram a capacidade do usuário de executar aplicativos criativos, de entretenimento, comunicações e produtividade.

RAM: Memória de Acesso Randômico (RAM) é a memória de curta duração do computador. Ela armazena informações à medida que os programas estão sendo utilizados. A memória RAM contribui para um melhor desempenho, principalmente quando múltiplos aplicativos estão sendo utilizados ao mesmo tempo, porque o computador não precisa acessar o disco rígido.

Roteador: Um pequeno dispositivo que conecta múltiplos computadores, permitindo-lhes se comunicarem entre si e com redes externas. Os roteadores de banda larga, como cabo e DSL, conectam redes locais à rede de longa distância da Internet.

Roteador: Um pequeno dispositivo que conecta múltiplos computadores, permitindo-lhes se comunicarem entre si e com redes externas. Os roteadores de banda larga, como cabo e DSL, conectam redes locais à rede de longa distância da Internet.

SATA : Padrão de comunicação entre os discos rígidos (e também drives de DVDs mais modernos) e a placa mãe do PC. Suporta atualmente velocidades de transferência de até 3.0 Gbits por segundo.

Tecnologia de Processador: Um conjunto complementar de tecnologias (processador, chipset, rede e software, por exemplo) incluído em um único encapsulamento. Esses componentes são especificamente selecionados e testados para funcionarem juntos para proporcionar uma experiência direcionada.


USB: Veja também Porta – conexão “universal” que permite a interligação do PC ou notebook com dispositivos diversos como mouse, impressoras, scanners, smartphones, MP3 players, webcams, discos externos, pendrives, etc. É capaz de prover energia para os periféricos até determinado nível de consumo. Para conectar um dispositivo de USB, simplesmente encontre o conector adequado e faça a conexão. O sistema operacional do computador detectará o dispositivo e permitirá que ele funcione sem reiniciar o computador.

Wi-Fi: Uma tecnologia popular de comunicações sem fios que permite a notebooks, equipamentos móveis e outros dispositivos portáteis acessarem a Internet. A maioria das principais cidades e um número crescente de empresas privadas oferecem "hotspots", ou pontos de acesso, Wi-Figratuitamente ou através de assinatura. Em casa, os usuários podem estabelecer um "hotspot" para se comunicarem sem fios com um roteador de banda larga.

Os notebooks com comunicações sem fios com a tecnologia de processador Intel® Centrino® são otimizados para se conectarem facilmente a "hotspots" Wi-Fi. A maior largura de banda propicia aos usuários a mais avançada experiência em computação móvel.

2 comentários:

  1. Eu não sabia que os termos do glossário de Blu-ray, disco rígido, eSATA, mas depois de ler o seu blog i conhecido todos esses termos.

    FAMO BRAZIL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro FAMO BRAZIL obrigado por sua participação e comentário!! E pela força dada ao meu site!!

      Excluir