domingo, 6 de junho de 2010

DELL Inspiron 14 i 1428-200 – avaliação completa


Este documento complementa e fundamenta a avaliação já publicada do notebook DELL Inspiron 14 modelo i1428-200. A avaliação segue uma metodologia desenvolvida especialmente para esta seqüência de testes. Foram feitos 22 testes que incluem benchmarks sintéticos (que medem apenas um aspecto do desempenho do equipamento) e testes compostos (que medem um grande conjunto de capacidades e recursos). Complementam os testes as experiências de uso efetivas em situação real de uso, com aplicativos do dia a dia, usam de Internet (sites, portais, redes sociais), uso de recursos multimídia (música, fotos, filmes), tarefas de manutenção regular do PC (antivírus, stand-by, hibernação e duração de bateria). Complementando a avaliação foi testado o suporte técnico da empresa. Os resultados aqui apresentados fundamentam as conclusões apresentadas na avaliação final do produto apresentada na versão reduzida da avaliação - que pode ser vista clicando aqui.



Glossário

O Inspiron 14 foi recebido em meado de maio de 2010 e submetido aos testes detalhados abaixo. Cada uma das avaliações individuais será apresentada, detalhada e interpretada e o protocolo do teste explicado.

Avaliação do Suporte Técnico.Tão importante quanto características do próprio equipamento o suporte oferecido pelo fabricante é essencial. A documentação que acompanha o produto traz com algum destaque o telefone para suporte, número para São Paulo e 0800 para o resto do Brasil. Por sua vez no site da DELL é bastante difícil achar o telefone para suporte. Este está “escondido” após seis telas a partir da página inicial do site. Mas isso é compreensível uma vez que a empresa quer estimular o uso do próprio site como instrumento de auto-atendimento. O protocolo do teste previa ligar para o atendimento e simular um problema para aferir a agilidade e a capacidade do atendente resolver a dúvida e o problema. Mas acabou sendo necessário ligar para o suporte para esclarecer uma dúvida real. Foi sentida a falta de luzes indicativas de atividade de disco e de maiúsculas travadas (luz de CAPS LOCK). Havia dúvida se estas existiam e estavam queimadas (apesar do notebook ser novo) ou se não existiam mesmo. Após ligar para o suporte, esperei por 4 minutos para ser atendido, mas antes disso foi necessário percorrer cinco níveis de menu no sistema automatizado de suporte (URA) da DELL que por muitas vezes sugeria o auto-atendimento pelo site. O atendente ouviu minhas questões e sabia a resposta : “este equipamento não dispõe destes leds, foi projetado e concebido desta forma”. Fiquei satisfeito com a segurança do atendente, mas mesmo assim ele pediu alguns segundos para confirmar a informação tendo ido consultar na documentação técnica específica do modelo. No dia seguinte recebi um e-mail solicitando que o atendimento fosse avaliado. Atendimento correto, bem executado, com segurança e precisão.

Testes sintéticos – sistema de vídeo. A capacidade da placa gráfica do PC ou notebook lhe confere maior ou menor agilidade para lidar com programa que demandem fortemente de recursos gráficos, notadamente jogos e programas multimídia mais avançados. Algumas atividades do dia a dia também são aceleradas por bons sistemas gráficos uma vez que Windows Vista e Windows 7 conseguem usar estes recursos para incrementar seu desempenho. Diversos testes gráficos foram feitos para aferir estas capacidade do DELL Inspiron 14.

3DMARK03 – resolução 1024x768

>
É um benchmark bastante popular principalmente capaz de avaliar a capacidade de bem desempenhar aplicativos que usam DirectX 8, padrão usado em jogos mais antigos. A resolução escolhida (1024 x 768) foi especificamente associada com a resolução mais semelhante ao LCD deste notebook (1280 x 800). Este número bem como de qualquer benchmark não tem significado algum quando analisado sozinho. Deve ser visto comparativamente. Nosso PC referência obteve neste mesmo teste 32850 3Dmarks evidenciando que o DELL Inspiron 14 tem cerca de 10% do desempenho neste ponto.

3DMark06 - resolução 1024x768

Este popular benchmark avalia a capacidade do sistema gráfico frente às exigências de aplicativos e jogos DirectX 9, usado em jogos não tão antigos. O PC referência apresentou 12166 3DMarks, que também evidencia que o DELL Inspiron 14 tem cerca de 10% do desempenho neste particular tópico sendo avaliado.

3DMark Vantage – resolução 1024x768
Avalia o desempenho de aplicativos ou jogos que usem o DirectX 10. Não foi possível executar e obter índice 3DMark Vantage para o DELL Inspiron 14 pois não rodou com sucesso neste equipamento.


Testes Compostos – benchmarks conjugados – várias funcionalidades. Procuram classificar um PC ou notebook frente a diversas solicitações como acesso a disco (seqüencial ou aleatório), sistema de vídeo, processamentos matemáticos diversos (compressão de dados, decodificação de vídeo, acesso à memória), etc. São muito úteis como forma de comparação rápida entre diferentes PCs.

IEW (índice de experiência do Windows)

É o mais simples do benchmarks compostos. Apura 5 aspectos do desempenho global do PC. Rodado no Windows Vista apresenta valor máximo de 5.9 para cada tópico e até 7.9 no Windows 7. São compatíveis entre si as pontuações do Vista e do 7 apenas o valor pode ser maior no 7 por considerar hardwares mais sofisticados só disponíveis mais recentemente. Interpretando os resultados se vê que processador, memória e disco obtêm índices bem “evoluídos” e o sistema gráfico que “freia” este PC. O IEW é sempre limitado pelo menor índice individual e por isto o DELL Inspiron 14 ficou limitado a 3.4 enquanto nosso PC referência obteve IEW 5.9.

Passmark Performance Test 7.0

Este benchmark composto avalia um conjunto maior de aspectos do PC inclusive diversos detalhes em cada um deles. Um índice final é obtido e pode ser usado para comparações. O DELL Inspiron 14 obteve índice de 730 enquanto nosso PC referência foi aproximadamente 53% mais rápido com índice de 1122.

PCMARK Vantage Professional 1.01

Este benchmark também inclui diversos aspectos ao analisar o desempenho, mas tem apresenta maior concentração de avaliações em aspectos multimídia do PC. O DELL Inspiron 14 obteve índice final de 3389 enquanto o PC referência obteve 4987, aproximadamente 47% mais rápido.


Testes sintéticos – benchmarks específicos – teste de únicas funcionalidades. Procuram classificar um PC ou notebook frente a uma específica capacidade. A forma como os PCs e notebooks são construídos, seus componentes, disco, processador, memória podem favorecer determinados tipos de operações. Assim os testes sintéticos avaliam cada um destes sutis e diversos cenários onde o PC é bastante solicitado.

DVD Shrink 3.2

O DVD Shrink não é um programa de benchmark e sim um programa gratuito para realizar cópias de DVDs não protegidos contra cópias. Como muitos DVDs têm tamanho de 8.9 Gbytes o programa o comprime para caber em um DVD comum de 4.7 Gbytes. Isto demanda forte capacidade de processamento, decodificação e codificação de vídeo. O DELL Inspiron 14 efetuou a tarefa (em DVD padrão sempre usado neste teste) em 34 minutos e 46 segundos (2086 segundos) enquanto o PC referência fez a mesma tarefa em 21 minutos e 37 segundos (1297 segundos).

WPRIME 2.0

O WPRIME realiza um conjunto extenso de operações matemáticas em dois níveis de profundidade (32M e 1024M). Este benchmark se beneficia de múltiplos processadores caso o PC os tenha. O DELL Inspiron por usar o processador Pentium Dual Core T4300 apresenta dois núcleos que permite que programas assim dobrem sua capacidade de lidar com estas complexas operações. O PC referência realizou as operações em 807 segundos enquanto o DELL Inspiron 14 levou 1322 segundos.

SisSoftware SANDRA – Processor Arithmetic

O SisSandra Arithmetic Test também estressa a capacidade de processamento numérico do PC obtendo os índices Dhrystone e Whetstone que combinados resultam em um 16.62 GOPS (giga operations per second). O PC referência obteve no mesmo teste 21.11 GOPS (27% mais rápido).

SUPER PI MOD 1.5

O SUPERPI é um clássico entre os benchmarks sintéticos e usa apenas um dos núcleos dos processadores. É importante este tipo de teste, pois a grande maioria dos programas ainda não se aproveita de múltiplos núcleos dos processadores atuais. O programa calcula o número irracional PI com diversas casas decimais de precisão. O foco do teste é o tempo necessário para calcular PI com 4 milhões de casas decimais. O DELL Inspiron 14 realizou esta tarefa em 2 minutos e 30 segundos, 150 segundos, enquanto o PC referência realizou em 87 segundos

HD TUNE 2.5

O HD Tune apura a velocidade o disco rígido, seu taxa de transferência de informações e seu tempo de acesso (quão rápido o disco se posiciona para ler uma informação). É considerada a taxa média de transferência uma vez que um disco rígido com tecnologia mecânica de pratos giratórios tem tempos distintos na borda do prato magnético e no interior. A agilidade do disco interfere diretamente na percepção de agilidade (ou não) quando se carregam os programas. O disco do DELL Inspiron 14 apresentou uma taxa de transferência média de 54.6 MB/s e tempo de acesso médio de 18.4 ms (milissegundos). O PC referência obteve 60.8 MB/s e 11.8 ms nos mesmos teste.

SisSoftware SANDRA – Physical Disks Test

O SisSoftware SANDRA também apura as informações de tempo de acesso e taxa de transferência de dados. Para rechecar os valores obtidos no HD TUNE as medidas são feitas também com este software que resultaram em 49.4 MB/s de taxa de transferência e 19.6 ms de tempo de acesso. As medidas são ligeiramente diferentes daquelas feita usando o HDTUNE, mas confirmam a mesma ordem de grandeza de valores.

ANTIVIRUS – Microsoft Security Essentials

PCs e notebooks podem vir com algum antivírus pré-instalado. Mas para equalizar o teste consideramos o uso de um mesmo software para medir e comparar diferentes equipamentos. O MS Security Essentials foi escolhido por ser acessível e gratuito para Windows XP, Vista e Windows 7. O teste consiste em vasculhar por vírus uma pasta de arquivos pré definida, com 7 Gbytes de tamanho contendo 45709 arquivos divididos em 1657 subpastas. O DELL Inspiron 14 levou 12 minutos e 10 segundos, 730 segundos, enquanto o PC referência demorou 8 minutos e 41 segundos (521) segundos para a mesma tarefa.

Stress Multi Tarefa – Antivirus e Passmark Performance Test.

Todo PC atualmente executa diversas operações ao mesmo tempo, sejam programas do próprio usuário ou mesmo processos executados pelo próprio sistema operacional. Uma situação “forçada”, mas razoavelmente comum é o PC vasculhar por arquivos infectados por vírus enquanto outras operações são efetuadas ao mesmo tempo. Para sistematizar e tornar reprodutível (e comparável) esta situação misturamos dois testes ao mesmo tempo, o do antivírus com o Passmark Performance Test. É de se esperar alguma queda de desempenho no Benchmark pelo fato do antivírus estar rodando ao mesmo tempo. O DELL Inspiron obteve 614 pontos no Performance Test, 84% do índice original (perdeu 16%) enquanto o PC referência obteve 649 pontos no Perfomance Test, 58% do índice original (perdeu 42%).

Battery Eater - Consumo de Bateria

Por se tratar de notebook a duração da bateria é essencial, precisa ser conhecida a para que o consumidor questione a adequação deste equipamento frente às suas necessidades. O teste consiste em de forma padronizada e controlada submeter o notebook a uma situação de stress na qual o disco rígido é acessado de tempo em tempo e um processamento gráfico pesado é realizado 100% do tempo desenhando e rotacionando uma figura na tela. Nesta situação de demanda intensa e constante a bateria de 6 células do DELL Inspiron 14 durou 1h 59min e 37 segundos até que o notebook entrasse em modo de hibernação. Este é um uso extremo, cujo perfil de uso é muito improvável no dia a dia, mas é útil para descobrir o “pior cenário” possível. Por outro lado foi feita a medida da duração da bateria do notebook em “repouso total”, ou seja, ligado mas sem executar tarefa alguma. Nesta situação resultou em 3h 57 minutos e 2 segundos de duração. Assim se pode afirmar que este notebook permitirá que seu proprietário use entre 1h59min e 3h57min sem precisar ligar o equipamento à tomada dependendo do perfil de uso do mesmo neste período.

Consumo de Energia
Usando um medidor externo de consumo foram medidos os respectivos consumos de energia para a situação de repouso, ou seja, notebook ligado, tela ligada, mas nenhuma ação sendo realizada e o máximo consumo obtido em todos os testes realizados. O DELL Inspiron teve mínimo consumo de 22 Watts e durante os testes de máxima exigência oscilou entre 42 Watts e 60 Watts. O máximo consumo foi obtido no programa SisSandra Arithmetic Test.


Execução de Vídeos em Alta definição (FullHD 1920 x 1080)


O objetivo deste teste é identificar a capacidade do PC ou notebook na decodificação e execução deste tipo de conteúdo digital, bem como avaliar o grau de exigência e consumo de recursos nesta situação. O painel LCD do DELL Inspiron 14 tem resolução de 1280x800 e por isso mesmo não leva ao máximo a exigência para exibir o filme (mas este tem que ser processado do mesmo jeito). Ligando-se um monitor externo ao notebook obtivemos vídeo em resolução FullHD. Nestas duas situações o consumo de recursos (uso de CPU) oscilou entre 16% e 34% que é um nível ainda bastante adequado. PCs despreparados para manipular conteúdos FullHD podem consumir 100% de CPU com bom resultado ou mesmo apresentar o vídeo de maneira insatisfatória. O DELL Inspiron 14 exibiu de forma correta e com pouco uso de recursos.



Aplicativos do dia a dia, Office, Internet, etc.
Este teste é subjetivo, mas não menos importante. Consiste em usar por alguns dias seguidos todas as ferramentas que são de uso corriqueiro entre os usuários de PCs e notebooks. Os aplicativos Word 2007, Excel 2007, Power Point 2007 e Outlook 2007 foram usados de forma intensa e simultânea no DELL Inspiron 14. Muitas vezes com vários documentos abertos, dois ou mais documentos de Word, duas ou mais planilhas de Excel, tudo isso com uso do Outlook ao mesmo tempo. Também algumas janelas do Internet Explorer 8.0 estavam abertas durante o teste do “dia a dia”, que de fato era um uso normal do PC como se fora o meu PC principal. No uso de Internet foi feito uso de diversos sites entre eles portais de informações, Terra, Globo.com, UOL, ForumPCs, Facebook, Youtube, Twitter, Google, Google Docs, Orkut, Blogger, etc. A experiência de uso atendeu 100% às expectativas mesmo com diversas sessões (abas) do Internet Explorer abertas simultaneamente. Este notebook atende completamente às necessidades de quem no dia a dia faz uso deste conjunto de aplicativos no dia a dia.

Jogos – Alguns PCs ou notebooks podem ser mais ou menos apropriados como plataformas para jogos. Os testes que foram submetidos avaliam o desempenho em jogos que exigem de fato do processador e também do sistema gráfico do PC, responsável pela sensação de “fluidez” e conforto no ato de jogar. Jogos como Paciência, Xadrez, Copas, Campo Minado e vários jogos online não exigem praticamente nada do sistema gráfico/processador e obviamente qualquer PC minimamente configurado roda com perfeição estes jogos mais simples. O que se pretende é avaliar o PC com um conjunto mínimo de programas que vão do mais simples e não tão moderno ao mais exigente e assim aferir se o equipamento pode ser considerado apropriado como plataforma para jogos mais elaborados.

O fator que determina a qualidade do jogo, a “jogabilidade” é o número de “quadros por segundo” (ou frame rate) que se obtém. É o número de vezes por segundo que a tela é redesenhada. Como referência o cinema trabalha com 24 quadros por segundo. Os jogadores freqüentes citam 30 quadros por segundo como o mínimo para ter boa qualidade. Alguns falam até em 60 quadros por segundo. Isso para quem joga muitas horas por dia. Um usuário menos assíduo vai se contentar com 20 quadros por segundo, sem problemas. Nos testes a seguir foi usado o programa FRAPS para capturar esta informação e avaliar a adequação dos jogos ao equipamento.

Flight Simulator X – 1024 x 768 Medium High


O Flight Simulator X é um jogo de 2006, mas que ainda tem milhões de fãs. É um jogo particularmente muito útil para testes uma vez que tem uma quantidade imensa de opções para sofisticar o nível de apresentação e visual e também muito “moldável” ao PC sendo usado. Foi usada a resolução 1024x768 e nível de detalhes “Medium High” e “Ultra High”. No nível Medium High foram obtidas taxas que variavam entre 18 fps (frames por segundo) e 26 fps. No modo Ultra High as taxas variaram entre 12 fps e 14 fps. O nível Medium High está no limite da boa jogabilidade, mas jogadores mais exigentes vão recusar este nível de quadros por segundo e vão preferir reduzir o nível de detalhes do jogo. Mas dessa forma ficarão insatisfeitos com o visual do mesmo. É uma escolha pessoal. No nível mais baixo de detalhes o Flight Simulator X pode ser jogado no DELL Inspiron 14.

FIFA 2010 1024x768

FIFA 2010 é um jogo moderno, com visual rebuscado, mas sem exageros e de grande popularidade. Foi usado o nível de detalhes ALTO e resolução 1024x768. Nestas condições o número de quadros por segundo oscila entre 18 e 21 no momento do começo da partida. Parece bom, mas no transcorrer da partida, principalmente quando ocorre um gol, quando há diversas imagens, repetições, câmera lenta, etc. esta taxa cai para 9 a 11 fps. FIFA 2010 é jogável no DELL Inspiron 14 se usado na resolução 1024x768, mas com nível de detalhes médio ou baixo, ou resolução 800x600, situação na qual se obtém no início do jogo entre 25 e 29 fps.

CRYSIS – 1024x768


Crysis é o vilão extremo entre os jogos, pois tem um uso de recursos extremamente alto, tanto do processador como de placa gráfica. Não são muitos os PCs que permite jogar Crysis com elevada qualidade. O protocolo deste teste define que deve ser avaliado o programa na resolução 1024x768 (baixa), mas em qualidade High (há também a qualidade Ultra High). Nesta situação obteve-se 3 quadros por segundo que é totalmente inaceitável para ser jogado. Fora do protocolo do teste reduzi a qualidade para a mais baixa possível (Low) e mantida a resolução (também baixa) de 1024x768 e desta forma obtive 12 quadros por segundo, um pouco melhor, mas ainda inadequado para uma mínima experiência de jogo com este programa. Definitivo, Crysis no DELL Inspiron 14 é completamente inviável, mesmo na resolução mínima. Mas isso não é demérito, pois muitos PCs não têm também condições de uso deste programa bastante exigente.


Outras considerações e conclusão
Todo equipamento testado tem peculiaridades que chamam a atenção. Podem sem detalhes mínimos, mas que podem fazer a diferença para o consumidor. Já foi citada na avaliação do suporte técnico a falta dos leds de atividade do disco rígido e falta de led de CAPS LOCK. O teclado ligeiramente diferente, com a necessidade de usar a combinação de teclas [Alt Gr] para obter os caracteres “?” e “/”, relativamente bastante usadas. Por outro lado o DELL Inspiron 14 me surpreendeu com uma Webcam de ótima qualidade e que é móvel, ou seja, permite que sua inclinação seja alterada sem que o painel LCD seja movimentado. A carcaça do notebook é muito robusta, transparece resistência embora não seja particularmente bonita, não foi esta a intenção da DELL ao projetar este notebook. Sua tampa por sua vez apresenta o acabamento “Black piano”, um pouco mais elaborado. Não são muitos os notebooks que contam com quatro portas USB e tampouco 4 Gbytes de memória. Um correto disco rígido de 250 Gb e bom conjunto de softwares que o acompanham complementa este bom equipamento que se destaca pelo custo benefício (preço obtido em 28/05 R$ 1699,00).

Classificação final e Desempenho



Índice geral de performance: 6171 nFXs (índice para notebooks)


Galeria de Fotos


Visão geral do Inspiron 14


Visão geral do Inspiron 14


Visão traseira e da capa do Inspiron 14




Lateral esquerda, portas e conexões


Lateral direita – porta e conexões


Etiqueta com a configuração completa


Detalhe do teclado e “?” e “/” que precisam da tecla AltGr


Tecla AltGr usada para obter outros caracteres


Leds do Inspiron 14


WebCam 2.0 Mp com inclinação ajustável

24 comentários:

  1. Flavio,

    Li esse post inteiro e gostei muito, gostaria de uma opinião, existe no mercado esse modelo com uma configuração um pouco superior a essa testada com Core2Duo, 4GB e 320HD. Na sua opinião, é um legitimo dell? você indicaria a compra desse produto o i1428-500?

    celsofelixx@yahoo.com.br

    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo apoio Celso. O i1428-500 tem como você disse o HD maior, é uma máquina também muito boa. Cabe apenas você avaliar se a diferença de preço cabe no seu bolso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Tambem li esse post inteiro,muito bom ,tenho um modelo i1428-221P que veio com processador T4500,estou muito satisfeito.

    ResponderExcluir
  4. Também tenho um modelo dell i1428-221P T4500 dual core, win 7 ultimate 64 bits, porém mesmo depois de formatado, continua dando os seguintes erros : internet explorer parou de funcionar; o gerenciador de tarefas parou de funcionar e tela azul. Por favor, alguém pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  5. Caro Anônino isso parece ser alguma "doença" do próprio Windows. Daquelas que ou se investiga por dois ou três dias até encontrar o real motivo ou reformata o PC com o disco de recuperação do fabricante (após fazer um backup dos seus dados).

    ResponderExcluir
  6. Estou para fechar uma compra de um modelo um pouco mais moderno que esse avaliado, gostaria de saber se na opinião de vocês este modelo terá uma boa jogabilidade ou não e se o preço estaria razoável ou não... vou postar o modelo e a configuração da máquina:

    Processador: Processador Intel® Core™ i3-380M (2.53GHz, 4Threads, 3M cache)

    Sistema operacional: Windows® 7 Home Basic Original 64-bit em Português

    Anti-vírus: McAfee Security Center - 30 dias

    Inspiron N4030 (Arsenal Arrandale): Inspiron 14 Notebook - BRH7131

    Memória: Memória 4GB DDR3 1333MHz (2x2GB)

    Tela: Tela True Life WLED (1366x768) de 14 polegadas com Webcam 0.3MP

    Placa de Vídeo: Placa de video integrada Intel HD Graphic HM57

    Disco Rígido: Disco Rígido SATA de 320GB (5400RPM)

    Placa de Som: Áudio de Alta Definição 2.0

    Placa Wireless: Dell Wireless™ 1501 Half Mini Card (802.11n)

    Bateria: Bateria de 6 células

    E também vem com alguns outros programas instalados, ele estaria saindo por 1699,00

    Desde já muito obrigado, abraços!

    ResponderExcluir
  7. Caro Anônimo esta configuração que você publicou dois fortes diferencais em relação ao DELL que eu testei. O processador Core i3 e o vídeo Intel HD Graphics. São dois pontos de grande evolução. Mas se você olhar outros testes que eu fiz e publiquei neste site mesmo estas duas ótimas evoluções não transformam este notebook em "máquina para jogos". Continua sendo uma máquina para jogos casuais e não pesados mas por outro lado para o uso do dia a dia um notebook super ágil. Notebook e jogos não combinam. Conta-se nos dedos de apenas uma mão os notebooks que servem psra jogos pesados e ainda sim muito raros e caros.
    Mas para uso geral esta máquina que você mostrou é SHOW.

    ResponderExcluir
  8. Po muito obrigado mesmo, mas assim, sou bem leigo no assunto e uso realmente será mais para o uso no dia a dia e alguns jogos..
    Eu vi no teste que o FIFA 2010 no seu teste teve algumas limitaçoes, com essa configuração o PES 2010 por exemplo, conseguiria ter uma jogabilidade boa?
    E quanto ao valor, realmente será uma boa compra levando-se em conta ae o custo benefício?obrigado

    ResponderExcluir
  9. Caro Anônimo este notebook com o sistema de vídeo Intel HD Graphics tem melhor desempenho e o caso do FIFA 2010 dá para jogar até que razoavelmente bem. Então para uso habitual e estes tipos de jogos (como o FIFA 2010 e mais simples) esta máquina será bem adequada. Abs

    ResponderExcluir
  10. flavio, tenho este notebook da dell. quando eu e minha esposa compramos eu não tinha aintenção de jogar entretanto pelos valores que estam sendo cobrados nos videogames da atualidade, e pelos principais jogos tb serem lançados para a plataforma pc, reavaliei,ainda mais que em um jogo no pc alterações podem ser feitas como o idioma por exemplo, e vc pode jogar em pt-br., basta baixar o patch na internet.
    Quando eu comecei autilizar o notebook, ele tinha aconfiguração de fábrica que vinha com o win basic 64 bits e preferimos trocar pelo win7 ultimate pois no anterior ele passava lentidão em processos do dia-a-dia e com o ultimate ficou bem melhor.
    Em relação aos jogos, existe driver que possa de certa forma complementar o desempenho deste notebook em jogos pesados como digamos Resident Evil 5? Só para constar um fato que foi interessante: antes de comprar o jogo RE5, fui a uma loja aqui em Salvador-BA ( SM Store) e perguntei ao vendedor de informática se o jogo rodaria, e ele disse não pois o jogo precisa de uma memória grafica dedicada, e fui a mais 3 outras lojas tb importantes deste segmento e obtive a mesma resposta, sendo que mesmo assim comprei e rodou, é claro que não tenho como jogar com todas as configurações no máximo, mas basta por exemplo desligar a sombra e diminuir outros, mas da pra jogar legal. vc pode me explicar o porque ele poda eafinal ele tem ou não tem placa 3D?
    Desde já agradeço aatenção Flavio, Otima matéria.

    ResponderExcluir
  11. Caro Kanpaz obrigado por seu comentário.
    Muito legal o seu testemunho sobre rodar o jogo RE5 neste notebook. Claro que roda, mas tem que aliviar as configurações, menor sofisticação. Mesmo o CRISYS, muito aliviado também dá para jogar. Obrigado por seu testemunho, poderá ajudar muitos outros leitores. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado à você, Flavio por ter criado este espaço e ter dividido conosco seus conhecimentos.Sucesso com o Blog.
    Kanpaz.
    (Paulo F.A. Marques)

    ResponderExcluir
  14. Boa Tarde Flavio!! Obrigada por toda a sua informação sobre o Dell foi muito instrutória para mim. Tenho um note Inspiron i1428-200, mas gostaria de aumentar o HD (250GB) e a Memória (4GB). Será que posso fazer isso?? E qual posso usar. Agrdeço.

    ResponderExcluir
  15. Caro Anônimo este tipo notebook com certeza permite estas expansões. O HD tem que ser trocado (não dá para adicionar HD). E quanto à memória alguns modelos têm 2 GB na placa mãe o um slot para ampliação, ou dois slots com 1 GB em cada. Neste caso você teria que comprar 2 módulos de 2 Gb.
    Super obrigado por suas palavras e por participar das discussões!! Abraços

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Caro Flavio.
    Gostaria de sua ajuda. Estou com o note da Dell inspiron 1428, onde tento formatar o mesmo de todas as formas e sistemas operacionais.
    Verifiquei na net que a bios pode estar bolqueando, mas não achei nada como desbloquear a mesma. O HD está vazio. No setup está com boot pelo cd/dvd.
    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  18. BOA TARDE, ENTÃO, ESTOU COM O NOTEBOOK DELL INSPIRON I1428-200 PRECISO DA PLACA MÃE, VOCÊ TERIA DISPONÍVEL NO MOMENTO. AGUARDO O SEU RETORNO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, ESTOU COM O NOTEBOOK DELL INSPIRON I1428-200 PRECISO DA PLACA MÃE, VOCÊ TERIA DISPONÍVEL NO MOMENTO. QUALQUER NOVIDADE, SÓ REPASSAR PARA O E-MAIL:lisboarmando@gmail.com. OBRIGADO!

      Excluir
    2. Olá! Bom dia Armando. Agradeço seu comentário e participação. Eu faço avaliação de produtos, sou um jornalista de tecnologia e não um técnico que conserta notebooks e também não tenho estoque de peças, muito menos de um equipamento de exatamente 10 anos atrás. Sinto não poder ajudar você!

      Excluir
    3. a imagem do dell inspiron 1428 tem cores vivas ja tive varios notebook é a melhor imagem que ja vi melhor que essa tela só oled mesmo

      Excluir
  19. Preciso placa mãe Dell inspiron I1428-200

    ResponderExcluir
  20. Flávio, parabéns. Obrigada por seu excelente trabalho e ajuda, mesmo com essa ferramenta com 10 anos de existencia.

    ResponderExcluir
  21. Dell é o pior aparelho que existe no mercado brasileiro, firma desonesta e nefasta com o consumidor brasileiro, fabricam aqui um produto de inferior qualidade em comparação do que é fabricado em outros países, pelo fato do Brasil não possuir um mecanismo de defesa ao consumidor efectivo, temos as leis mais elas por si próprio não adianta se não houver ações efetivas de combate à firmas multinacionais como a Dell que por esse motivo subestima o consumidor brasileiro fabricando um produto de péssima qualidade e com sistema de garantia e conserto somente através da assistência remota dificultando a assistência técnica para o consumidor em geral!!! #DellNuncaMais

    ResponderExcluir