sexta-feira, 13 de abril de 2012

Desembaraçando sua rede sem fio! Ufa!!

WiFi é largamente usada em todos os lugares hoje em dia. Várias empresas por adotarem notebooks abraçaram completamente este forma de conexão. E tudo funciona muito bem até que um dia... Eu passei por esta experiência e foi relativamente traumática (para não dizer muito traumática). A história que vou contar vai me obrigar a ser um pouco mais técnico desta vez. Sinto por isso. Mas é uma boa história. Na conclusão serei resumido e didático para que todos entendam a essência do problema e da solução.


No começo são poucas pessoas e apenas um ponto de acesso é suficiente para todas as pessoas. Apesar de alguns roteadores WiFi terem a capacidade teórica de permitir conexão de até 250 pessoas, isso é absolutamente impraticável. Se dividir uma banda de Internet de 8 Mbps (boa conexão) por 40 pessoas, sobra muito pouco para cada um. Mas não é só isso. Mesmo o acesso às pastas de rede, de um computador central ou servidor, começa a ficar muito comprometido com o aumento do número de pessoas.

O cenário da história real que conto agora é bastante comum. No começo eram cerca de dez pessoas, um único ponto de acesso. Era mais que suficiente. Com o aumento de funcionários, prevendo problemas de desempenho, instalei mais um roteador WiFi. Para resumir a história, chegamos no começo de 2012 com 110 pessoas e OITO (8) pontos de acesso sem fio. Não tinha como ficar ruim, certo? Errado!!! Apesar de ter apenas em média de 12 a 15 pessoas conectadas em cada ponto de acesso, certos momentos do dia o desempenho da rede (independentemente da Internet) era horrível!!

Roteadores melhores foram adquiridos. Houve melhoria, mas não como esperado. A propósito, aí vai a primeira dica do texto, que foi também uma primeira pista. O roteador escolhido foi um ASUS RTN56U, ótimo dispositivo, mas que tem um recurso fundamental! Ele além de suportar os padrões “b”, “g” e “n”, tem duas bandas de rádio, de 2.4 Ghz e de 5.0 Ghz. Dos notebooks que estão no mercado, poucos suportam conexão em 5.0 Ghz por limitação do adaptador interno WiFi. Meu Lenovo T400 que vai fazer 3 anos suporta!! E enquanto todos tinham problemas gigantes de desempenho de rede meu Lenovo “voava” na rede entre 10 e 15 vezes mais rápido na cópia de arquivos.


Roteador WiFi ASUS RTN56U dual band 2.4 Ghz e 5.0 Ghz

A seguir veio a segunda pista para resolver o problema. Acompanhávamos a quantidade de pessoas conectadas em cada roteador para garantir o equilíbrio. Um belo dia uma “ala” inteira da empresa se ausentou (evento externo) e ficaram as mesmas 12 a 15 pessoas conectadas no mesmo roteador WiFI, mas... Neste dia a rede começou a “voar”, ficou ótima!!!

Que coisa estranha!! Com a mesma quantidade de pessoas conectadas ficou tudo muito melhor. O que mudou foi a ausência de todo um grupo de pessoas que usavam o OUTRO roteador WiFi!! OPA!!!! Aqui tem cheiro de interferência entre as redes!!

Cada ponto de acesso deve ter o seu próprio “canal” ajustado de tal forma que não cause conflito com outro ponto de acesso. Mas há bem mais sobre o assunto do que simplesmente configurar pontos de acesso com canais diferentes. Os dispositivos que trabalham a 2.4 Ghz dispõem normalmente de 11 canais distintos. Mas o que é pouco conhecido é que estes canais têm “interpenetração”, ou seja, o final de um canal se sobrepõe ao começo do outro. A figura abaixo mostra de uma forma mais simples isto. Veja que são poucos os canais que não conflitam uns com os outros.


 Diagrama de frequências coincidentes para WiFi 2.4 Ghz

A primeira recomendação, se precisa de 2 ou 3 pontos de acesso, usar os canais 5 e 10, 4 e 9, 3 e 8, 2 e 7 e 1, 6 e 11. Nestes casos não existe área de conflito. E explica o que aconteceu na referida empresa. Quando havia 15 pessoas usando cada um dos roteadores, os clientes se “espalhavam” com óbvio conflito de frequências, causando retransmissões e grande perda de desempenho. Veja por exemplo canais 1 e 2, quase que coincidem. A figura abaixo repete a primeira, mas é um pouco mais detalhada e técnica, com as faixas de frequência de cada canal, ilustrando ainda mais as coincidências. Canais 12, 13 e 14 não são normalmente usados nos aparelhos WiFi.


Diagrama detalhado de  frequências coincidentes para WiFi 2.4 Ghz

Mas a referida empresa tinha 8 pontos de acesso. Só existem 3 pontos que não há conflito algum!! Como fazer?? Descoberto o problema, resolver até este ponto foi relativamente fácil. Bastou trabalhar com “pares afastados”. Se eram 8 pontos, havia boa distância entre eles. Assim usei em determinado local canais 1 e 6. No extremo oposto usei 2 e 7 (que teria conflito mas pela distância não causavam interferência um com o outro), e assim por diante. Dessa forma tive que montar o “quebra-cabeças” escolhendo para cada roteador canais mais “distantes” um do outro!!

Apenas esta redistribuição foi responsável por uma melhoria estelar na velocidade de rede sem fio, mesmo nos casos de todas as pessoas presentes na empresa ao mesmo tempo. E era algo tão simples... Mas uma das redes não teve melhoria tão significativa. Por quê??

Será que havia algo mais a atrapalhar? Provavelmente sim. Não sei se todos sabem, mas a frequência 2.4 Ghz é usado por um sem número de dispositivos além de WiFi. É usada por telefones sem fio, forno de micro-ondas, Blutooth, sensores de movimento de alarmes de segurança, etc. Pensando nisso e pesquisando um pouco o assunto um amigo (obrigado Bruno!!) descobriu um maravilhoso programa chamado PASSMARK WIRELES MONITOR. É uma pequena joia para quem precisa ajustar redes sem fio. Existe uma versão “trial” (30 dias de uso com plena funcionalidade), que usei para ilustrar a matéria e estudar o local daquela empresa. Veja na tela abaixo mais detalhes sobre o tal programa.


Passmark Wireless Monitor – riquíssimo recurso

São muitas informações ricas. Dá para saber quantas redes sem fio há nas redondezas. Descobrimos quais são os canais mais utilizados, a intensidade do sinal naquele ponto de cada rede (potencial de interferência), etc. só para citar algumas poucas (e importantes) informações. Vejam que neste local os canais 1, 6 e 11 são os mais usados. As redes com sinal mais forte usam canais 6 e 11.

A tela acima foi capturada na sala de embarque do aeroporto de Teresina (estou aproveitando a espera para escrever este texto). Mas na tal empresa, situada em bairro de escritórios em São Paulo, vocês não podem imaginar a IMENSA quantidade de redes nas proximidades. E não por acaso havia mais de 15 redes próximas usando canal 6. Adivinhe qual era a rede ainda um pouco problemática?? Não precisa ser gênio para saber que o roteador ASUS que estava com o canal 6 era o que não tinha melhorado tanto. A saber, o canal 6 é o eleito (não sei porque) por todos os fabricantes como o canal padrão de seus roteadores WiFi. Se ninguém mudar nada, é com o 6 que ele trabalha.

Mais um tempo quebrando a cabeça, fomos capazes de escolher os canais menos usados, com nível de sinal mais fraco, sem interferências de seus vizinhos “amigos” (roteadores da própria empresa).


Conclusão

Se você tem problemas com sua rede sem fio, principalmente se usa vários pontos de acesso, saiba que existe uma forma de “balancear” os dispositivos para melhor resultado. No caso apresentado o primeiro problema era o “fogo amigo”, um roteados da própria empresa atrapalhando o outro. Conhecendo como se dá a interferência entre eles é possível redistribuir o seus canais de rádio para acabar com o problema.

Mas por vezes outros aparelhos como telefones sem fio, eletrodomésticos, bluetooth bem como redes dos vizinhos também atrapalham. O valioso programa Passmark Wireless Monitor é um achado para descobrir e sanar estas situações!!

Mesmo em sua casa, onde existe apenas um ponto de acesso WiFi, se sua rede não é tão boa como você esperaria, pode se necessário avaliar estas interferências. Nas empresas com mais pontos de acesso o problema se torna exponencial. Já faz mais de um mês que o referido trabalho de balancear a rede sem fio foi feito e nunca mais houve queda de desempenho. Convém também destacar que os roteadores que suportam rede de 5.0 Ghz, embora mais caros, são ótimos para mitigar estes problemas por dois motivos. Apesar de poucos notebooks terem WiFi que suporta, pode-se usar até 23 canais que não se sobrepõem. E criam uma “nova rede” em outra frequência (sem interferência). Importante destacar que por motivos técnicos-eletrônicos o alcance é um pouco menor com 5 Ghz.  


O importante é que WiFi é algo super simples, que se compra na “papelaria”, liga-se na tomada em casa e sai usando. Ainda bem que é simples assim. Mas em casos de problemas de desempenho, os motivos são os expostos aqui e 99% dos casos terá solução.


PS: se o assunto rede sem fio re interessa, publiquei recentemente outro texto "Levando sua rede sem fio para mais longe, fácil, fácil"

Outros textos de minha autoria sobre WiFi:
Enterasys viabiliza acesso WiFi para 68000 pessoas em estádio
Desembaraçando sua rede sem fio! Ufa!!
Levando sua rede sem fio para mais longe, fácil, fácil!
Levando a sua rede sem fio para mais longe ainda mais fácil!
WiFi 4.0 – quanta diferença!

148 comentários:

  1. Olá Flávio, e os roteadores q tem a opcao "auto channel"? da pra confiar nele ou é melhor fazer manual?
    E neste caso, desculpe a ignorancia heim, os pontos de acesso são interligados entre si por cabos ou os cabos saem de um switch cada um pra um ponto de acesso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo obrigado pela sua participação!!
      Eu já usei este auto channel e não tive sucesso. Eu tentei pesquisar o assunto e achei este texto:
      http://www.pcmech.com/article/dont-trust-your-wi-fi-routers-automatic-channel-switcher/
      Parece mesmo que não é uma boa opção pois usa um algoritmo muito simples e que erra muito.
      Para "alimentar" com sinal de rede o melhor é levar via CABO, sem dúvida alguma. Mas no caso desta empresa do texto foi muito mais fácil passar 8 cabos do que 120!! Abraços

      Excluir
    2. Ok!
      o q eu quis dizer no caso da alimentaçao dos routers é: os cabos saem de um pro outro, como na cascata ou saem de um swicth só, ou ainda tanto faz?rs

      Excluir
    3. Entendi sua colocação Paulo. O melhor é ter um switch único de onde saem diversos fios para cada roteador sem fio. Sem dúvidas!! Se ligar um fio no outro vai engargalar muito pois todos compartilhariam um único link de 100 Mpbs (velocidade dos routers).

      Excluir
    4. Já tive problema com o meu TP-Link, estava em auto-channel e toda vez que o telefone sem fio era utilizado a wireless caia, coloquei no canal 1 e o problema continuou, mudei para o 13 e agora funciona muito bem.

      Excluir
    5. Alguns POUCOS roteadores sem fio têm canais 12 e 13. Se tiver pode usar. Veja que no seu caso resolveu!!!

      Excluir
  2. Flavio, se vc puder, me tire uma duvida em relação ao RTN56U: é possivel ligar mais dispositivos USB utilizando um hub?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, ótima a sua pergunta, obrigado! Estes tipos de aparelhos não aceitam hubs infelizmente. Não testei, posso testar, mas não suportam oficialmente. Talvez uma atualização de firmware resolva...
      Abraços

      Excluir
    2. Flávio, tenho uma dúvida crucial referente a desempenho de rede wireless. O que é melhor? Uma rede operando em uma frequência mais baixa ex: Canais 1 e 2 sem pessoas conectadas nesse mesmo canal, ou operando em uma frequência maior (Ex:Canais 10 e 11) porém com outras redes próximas operando no mesmo canal. Qual seria assim o melhor "Custo-benefício" disso tudo?

      Excluir
  3. Flávio, na Empresa que trabalho utilizamos Wireless em pontos específicos (a área da empresa é bem grande), e por facilidade de locomoção coloquei todos o SSID com o mesmo nome, para o usuário não tem que ficar procurando Rede a cada lugar que ele fosse.

    Mas em um caso o sinal de duas antenas se encontram, elas com o mesmo nome pode dar algum problema ao usuário? Perder pacotes, lentidão...?

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo Ronan!! É assim que se faz em locais grandes, mesmo SSID e canais de rádio distintos! POr isso que o assunto dos CANAIS fica importante, para uma região não atrapalhar a outra. O fato de ser o mesmo SSID, desde que canais diferentes (e não próximos) é o melhor jeito de resolver o problema.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela máteria, Xandó! Achei excelente, tanto a parte didática, quanto técnica, que ajuda muitos profissionais de suporte e infra-estrutura de TI. Não é fácil encontrar artigos desse alto nível na web.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super super obrigado René pelas suas palavras! Procuro fazer textos simples e se mesmo neste que foi um pouco mais técnico consegui me fazer entender fico muito satisfeito!! Grande abraço!

      Excluir
  6. Flavio,
    Bom dia! Primeiramente parabéns pela matéria, tornou a minha visualização sobre o conceito wireless, principalmente sobre os canais, muito mais amplo. Aproveito para pedir uma opinião, pois estou montando uma rede wireless para o seguinte cenário: duas salas de 55m² cada uma; Em cada sala 20 acessos com notebook; todos os 40 acessos vão se conectar a um file server e também a internet. Você acha que colocando dois bons roteadores em cada uma das salas, nivel do seu ASUS, a velocidade de acesso tanto ao fs quanto à internet será boa, a nível de uma rede cabeada? Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rafael, desculpe-me pela demora. Estava viajando.
      20 pessoas no AP só é o limite do que considero bom. 13 a 15 pessoas me parece um número mais razoável. Se orçamento tiver uma brecha, coloque 4 APs. Balanceando os canais como citei no texto vai ficar show. Mas 3 já fica bom!!

      Excluir
  7. Flavio gostei muito das dicas vai me ajudar muito... mas tenho uma outra pergunta que talvez você já tenha vivenciado: Já troquei aqui uma duzia de roteadores, linksys, 3Com, Dlink e outros de vários modelos e todos travam e a conexão cai, tenho que reiniciar sempre... ja viu isso acontecer ? tem alguma dica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este cenário parece um pouco o que eu citei no texto. Mas estranho é que mesmo com vários modelos e marcas diferentes acontecer o problema. Isso me sugere (uma possibilidade) de uma interferência externa de ondas eletromagnéticas nas proximidades dos roteadores. Algo como motores elétricos fortes, telefone sem fio de 2.4 Ghz ou algo do tipo. Vale investigar.

      Excluir
  8. Flavio por favor pod me responder c tem como eu balancear a internet no wi fi, eh q eu utilizo mto nos finais de semana meu tio usa pra ver videos e puxa mto da minha internet e eu preciso usa-la isso me atrapalha mto, keria saber se nao tem como balancear por exemplo em % deixar 10% para ele e 90% pra mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo, sua pergunta é muito pertinente e interessante.
      Dá para fazer isso desde que o roteador WiFi tenha o recurso de QOS (Quality of Service), que permite definir prioridades por tipo de aplicação, usuário, etc. Se o roteador não tem este tipo de recurs, não vejo solução. Abs

      Excluir
  9. Eo...blza? estava eu aki passando pelo msmo problema q vc passou, quebrando e quebrando cabeça pra resolver um problema antigo foi quando achei seu post. e achei interessante a maneira como vc age na dificuldade, um pouco de paciencia umpouco de inteligencia e um pouco de persistencia e resolvi lhe faser uma pergunta quem sabe vc ja passou por esse msmo problema e achou a luçao porq eu ainda nao achei a soluçao. é o seguinte, tenho uma rede sem fio q vem de um ponto a ponto em WDS e com o msmo ap router q uso pra minha rede cabeada uso tambem como wi fi para meu notebook so q nao sei o porq disso nem meu notebook e nem meu celular nao acha nenhuma rede q estege operando com o canal 14 e minha rede do ponto a ponto so funciona bem no canal 14. sera q tem alguma configuraçao no notebook pra q ele possa achar redes no canal 14?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo muito interessante o seu caso. Eu desconfio que seja por causa do canal 14. A grande maioria dos roteadores WiFi trabalha até o canal 12 ou 13. Alguns têm até canal 16, mas são canais "fora do padrão" e não enxergados por todos os equipamentos. Dá uma olhada nisso. Abs

      Excluir
  10. Amigo, descobri seu site aqui e li com atenção mas achei meio confuso a princípio mas fui lendo. Até baixei o programa que achei bom.
    Mas comprei um TPLINK Roteadores Wireless N 300Mbps
    TL-WR841N

    Tenho 1 máquina conectada via cabo e por Wireless são mais 3 máquinas: 1 laptop, um computador de mesa e um XBOX do meu filho.

    Meu problema é... o alcance.

    Apesar da potencia desse roteador... no XBOX colocado na sala a mais ou menos uns 10 metros do roteador... o sinal entra com 1 ponto e cai direto. Sem contar os problemas de velocidade ( tenho 10MB ).

    No canal 11 dele para de cair mas parece sofrer interferencias e abala a velocidade.

    Onde se comporta melhor são nos canais altos de 12 a 15, só que só entra o computador conectado por cabo. Os da rede sem fio nem identificam a conexão e não sei porque. Apenas meu celular Android que entra pela rede sem fio. As outras máquinas nem enxergam o nome da minha rede. Veem outras dos vizinhos.

    Agora com seu programa ai, verifiquei que o canal menos usado seriam o 4, 5 e 8 aqui ( nem uso tinham ). Mas ai não cai mas a velocidade de conexão desaba para 6 a 7 MB...

    Teria algo como me ajudar ?

    Um abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Procorrêa, difícil saber com certeza o que pode ser. Apenas 10m do roteador era para ter sinal super forte, a não ser que tenha paredes muito grossas no caminho. Será que a antena está bem encaixada no roteador? Alguns roteadores até permitem desatarrachar a antena e colocar outra mais potente. São testes que eu faria... Abs

      Excluir
  11. Beleza Xandó, quero te parabenizar pelo artigo, de fundamento mesmo, não sabes o quanto vem me auxiliando essa questão, da melhor seleção do canal... para teres ideia, em 1 cliente que atendo que possui 10 estações conectadas a 1 servidor, a mudança pro canal certo impulsionou até 2 riscos em certas maquinas e estabilizou a praticamente todas as conexões... o que eu quero te perguntar é em relação ao valor do thershold e a questão da frequencia (no modelo da tp-link WR941N), se em 20 ou 40MHz, ou se no auto fica sendo ainda a melhor opção.
    Forte abraço!!

    André

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigado André pelas palavras e pelo incrível testemunho!! Que legal ver que consegui ajudar!!!
    Eu te confesso que esta história do 20/40 Mhz é algo que eu preciso estudar mais. Não sei te dizer. Eu costumo deixar o thershold em AUTO. Grade abraço

    ResponderExcluir
  13. Excelente, ajudou muito.
    Resolvi um problema de interferência do telefone sem fio com o roteador em casa, apenas mudando o "Channel" do roteador para um menos utilizado nas redondezas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me pela demora. E que legal que este texto pode ajudar você! Abs

      Excluir
  14. Boa noite Flávio, tudo bem? Qual a melhor alternativa para montar um rede wireless decente e com pouca interferência de sinal em um hotel com apenas 23 apartamentos? Entendo muito pouco sobre o assunto e ficaria muito grato se você me apontasse uma direção.

    Atualmente o hotel possui 3 roteadores ligados via cabo, porém em alguns lugares o sinal inexiste e muitas vezes a conexão cai ou fica lenta.

    desde já agradeço,

    Ítallo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ítallo, desculpe-me pela demora.
      Penso que para atender 23 pontos 3 roteadores seriam suficientes. MAS como alguns estão ruins deve existir "sombras" de sinal, locais onde não tem boa recepção. Neste caso com certeza mais um roteador, conectado via cabo no roteador principal nesta região deve resolver o problema. Abs

      Excluir
  15. Flávio, tenho uma dúvida crucial referente a desempenho de rede wireless. O que é melhor? Uma rede operando em uma frequência mais baixa ex: Canais 1 e 2 sem pessoas conectadas nesse mesmo canal, ou operando em uma frequência maior (Ex:Canais 10 e 11) porém com outras redes próximas operando no mesmo canal. Qual seria assim o melhor "Custo-benefício" disso tudo?

    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo a pergunta é capciosa. Não sei ao certo. Mas penso que não faz muita diferença uma vez que as frequências dos canais 1 e 2 e 10 e 11 ainda são muito próximas, todas vizinhas de 2.4 Ghz. As diferenças entre cada canal é de apenas alguns míseros 7 a 10 Hz.
      Abs

      Excluir
  16. Olá Flávio.
    Muito interessante esse seu post. Realmente, vi que não sabia nada sobre roteadores, pois tem muito informação que desconhecia. Parabéns pelo ótimo conteúdo e, principalmente, por compartilhar sua experiência e seu conhecimento conosco.

    Estou com problema de conexão no meu escritório (até troquei de provedor, achando que a fibra ótica resolveria, mas o problema tá no router)

    Estamos trabalhando com 13 PCs, sendo 10 laptops por WiFi e 3 desktop por cabo (fora o mesmo número de celular, né?).

    A dúvida está em qual roteador comprar. Estes são os modelos que pensei:

    - Linksys Smart Wi-Fi Router EA4500
    http://www.linksys.com/pt-latam/products/routers/EA4500

    - TP-Link Banda Dupla N750 TL-WDR4300
    http://www.tp-link.com.br/products/details/?model=TL-WDR4300

    O que vc acha?

    Ou vou logo de Linksys Smart Wi-Fi Router EA6500???
    http://www.linksys.com/en-eu/products/routers/EA6500

    Por favor, se puder me ajudar, agradeço.
    Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Parafina muito obrigado por suas palavras! Que bom que o texto acrescentou algo para você.
      Gostei do TPINK e do EA6500, embora não tenha trabalhado pessoalmente com nenhum deles. Obraços

      Excluir
  17. Olá amigo na minha empresa tenho 10 computadores e divido 10Mb usando ao mesmo tempo para acesso de links comuns, não para downloads, como seria a distribuição da velocidade para esses computadores?... Seria 1 Mb?... Se eu colocasse um controle de banda por exemplo 5 Mb para cada um dos 10 Pc's seria possivel os 10 atingirem essa velocidade ao mesmo tempo? gostaria de entender essa parte de divisao da velocidade para os computadores.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Brunow o uso da rede é em regime "compartilhado" do meio. Raramente as 10 pessoas usam Internet 100% do tempo. Assim em determinado momento alguém pode ter 10 MB somente para ele. Em outro momento 4 pessoas fazem acesso e sobra 2.5 MB para cada um. No limite, as 10 pessoas acessando ao mesmo tempo cada um terá 1 MB. Mas nem sempre acontece assim. Se tem alguém acessando sozinho a rede/Internet e obtendo 10 MB a segunda pessoa que entrar terá inicialmente dificuldade e lentidão até que a banda seja dividida. Por isso ter uma limitação de 5 MB parece ser uma boa ideia. Esta situação que eu descrevi é mais perceptível no caso de estar acontecendo um download pesado por uma das pessoas. Obrigado por sua participação e por seu comentário.

      Excluir
  18. Flavio, comprei um Roteador Wireless DIR600 da D-Link,onde ao instalar o mesmo deu interferência em meu telefone sem fio.O telefone não funciona. Como resolver, pode me ajudar?Kátia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Katia espero poder ajudar. Minha recomendação é que na configuração de seu roteador DIR600 você utilize um canal "longe do centro", ou seja, canal 1 ou canal 11. Deve melhorar ou resolver.
      Depois conta se deu certo. Obrigado pela visita e pela interessante pergunta. Abs

      Excluir
  19. Caro Flávio,

    Também eu estava com muitos problemas na rede do meu escritório e seu artigo ajudou bastante. Parabéns! Tenho dois airports time capsule e parecia que ambos estavam brigando um com outro e com as redes vizinhas, rsrsrs. A rede estava super mega lenta, como diz meu filho de 8 anos. Tirei a configuração de automático das duas frequências (2.4 e 5.0 GHz) e fixei canais, um no 2 e outro no 157 e coloquei um dos airports para ampliar a rede do outro, que recebe o sinal ADSL GVT (35Mb). Agora parece que a briga acabou. Por curiosidade, instalei o WirelessMon, como sugerido por você, para enxergar o tamanho da confusão de redes aqui no meu prédio, que fica no centro de Brasília e é apenas de escritórios, porém ele instalou mas não abre; dá a seguinte mensagem de erro: "Could not load the Wireless LAN Service. Please open the services (Control Panel -> System and Security -> Administrative Tools -> Services) and check that the "WLAN Autoconfig" service has been started and that your wireless network card is installed correctly." Segui o caminho sugerido, mas não observei nada de errado. Se puder ajudar, agradeço. Ah, ia esquecendo, em relação ao sistema operacional, utilizo o windows 8, instalado no Parallels Desktop, pois há uns certificados digitais que não são reconhecidos pelo OS X Mountain Lion. Edson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edson!! Obrigado por suas palavras. Que bom que meu texto pode ajudar você a deixar a rede mega rápida em vez de mega lenta :-)
      Quanto ao WirelessMon eu entendi que você tem o Windows 8 rodando no Paralels de seu MAC, certo?
      Quem tem a conexão de rede WiFI é o MAC. Se não me engano o Windows virtualizado recebe uma conexão de rede virtual, que não é reconhecida como wireless. É uma conexão de rede apenas. Por isso seu Windows 8 não tem serviços de wireless ativados e o WirelessMon não funciona.
      Se você trouxer para este local um notebook com Windows "nativo" e instalar o WirelessMon vai dar certo. Abraços

      Excluir
  20. Na mosca! Tentei em outra máquina, um PC tradicional, e consegui instalar o WirelessMon, assim como enxergar o caos de redes aqui do prédio; são quase trinta as detectadas no meu escritório, sendo 16 delas no canal 11, 8 no canal 6 e 2 no canal 1. As outras quatro estão nos demais canais, praticamente uma em cada. Escolhi o canal 3 e voltei a ter tranquilidade com a minha rede. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edson, que legal que deu certo!!
      E como faz diferença equilibrar os canais, não é??!!
      Grande abraço

      Excluir
  21. Amigo estou com uma "Bucha" aqui, tenho um cyber café com 23 máquinas,tinha antigamente 13 maquinas SEM FIO e 10 via CABO DE REDE, até então nao tive problemas, so que de janeiro pra cá coloquei tudo SEM FIO, AI FICOU 23 PC NO WIFI, era um modem-router tp link TD-W8960n, aleatoriamente algumas maquinas perdiam a conexão com a internet e a rede era preciso reiniciar, e muitas vezes dava pau nos adaptadores ai tinha que limpar e colocar novamente no pc, precebi que quando atingia 16 pc conectados, o restante nao funcionava, mudei o canal, coloquei antenas de 9dbi, resetei o modem-router, desabilitei o modo economia de energia da placa de rede, o tal do Power safe mode deixei habilitado. coloquei um modem da OI, mas ele so pegava 16 cliente WIFI com ele parece que a conexão ficou melhor, dai nao podia ficar com ele por causa da limitação de usuários, ai comprei um WOG 212 da Intelbras e um modem GKM 1220, ai o problema mudou, o programa de gerenciamento dos pc o TINASOFT EASYCAFE enxerga todos os pc e comunica com eles, mas aleatoriamente alguns deles nao funcionam a internet pelo navegador, embora no prompt comando dão PING, e tb no adpatador fala que tem internet, So reiniciando para voltar a funcionar a internet, ja troquei DNS da placa e do modem e do WOG e nao adiantou, estou achando que deva ter um limite de usuário wifi por Roteador, mas liguei na intelbras disseram que esse WOG é para aceitar 30 clientes ou mais. to pensando em dividir em DOIS ROUTER.

    Tem como me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo penso que este roteador deve ter limitação de quantidade de PCs conectados. Mas mesmo que não tenha ou seja mesmo 30 como o fabricante falou pense que 23 PCs dividindo um único canal é bem fraco. Na prática eu costumo instalar um roteador para cada 16 ou 18 PCs. Abs

      Excluir
  22. Creio que deva ter um limite de 16 Usuário WIFI, tb tenho um alarme com 3 sensores, e um outro WOG que envio internet para minha casa (mas ele usa outra banda larga e esta apontado para uma area diferente) e tem outras redes com canal 8 6 4 2.

    Grato Júnior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Junior!! Mas mesmo se não tivesse, imagine uma conexão de 100 Mbps (os roteadores costumam ter Ethernet de 100 Mbps) para 23 pessoas, sobraria menos que 4 Mbps para cada um (cerca de 400 KB/s) apenas.

      Excluir
  23. Bom dia Flavio tudo bom? Tenho roteadores TP-Link (6 roteadores) em locais diferentes divididos entre os canais 1,6 e 11 eles estão com o mesmo SSID e ligados em um único roteador pela porta LAN então o roteador que esta dando IP, porém mesmo estando dessa forma tenho uma interferência muito grande, tempos altíssimos de ping, o que você recomenda fazer?

    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rafael se são 6 roteadores e você está usando canais 1, 6 e 11 há 3 roteadores em canais repetidos. Isso não pode acontecer. Use mais canais, um canal diferente para cada roteador e pela distância use o conhecimento das interferências para distribuir os canais como eu apresentei no texto. Abs

      Excluir
    2. Flavio Obrigado pela atenção, verifiquei e o que esta acontecendo é que o roteador não aguenta mais de 15 pessoas conectadas e tenho em media 50 pessoas conectadas por roteador, tem algum roteador que você recomenda que aguente esse tipo de situação?

      Obrigado

      Excluir
    3. Existem roteadores profissionais, não estes de varejo, etc. que servem para hotéis, espaços públicos, empresas, etc. A própria DLINK (acredite) bem como a CISCO, RUCKUS, e outros fabricantes têm produtos assim para muitas pessoas.

      Excluir
  24. Olá Flavio, não conheço nada de rede... mas mudei o canal do meu wifi para o 12 e agora não consigo conectar, nem pelo notebook nem pelo celular android.
    Já havia feito isso e conseguia acessar somente pelo celular.
    Modem Multilaser

    Agradeço se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cassiano. Tem uma razão para isso. Apesar de alguns roteadores terem canais 11,12, 13,e até 14 a grande maioria dos aparelhos WiFI de smartphones, Tablets e notebooks vão até o 11 (ONZE) no máximo. Mude de 12 para 11 que deve funcionar.

      Excluir
    2. Ola Flavio, tudo bem? Entao, mudei meu channel pois meu notebook nao detectava o Wifi. Agora nenhum dispositivo detecta, como acessar o firmWare e mudar o channel se nenhum dispositivo detecta o Wifi?Valeu

      Excluir
    3. Se você colocou um canal 12 ou maior nem todos os aparelhos trabalham com este canal. Conecte via cabo e mude o canal de volta.

      Excluir
  25. Caro Flavio, muito bom os seus comentarios e dicas. Sou leigo no assunto e duvida que tenho é que se tiver muita rede no canal 1 por exemplo, posso escolher o 2 ? Ou por um sinal sobrepor o outro tenho que pular mais para a direita ? Obrigado, RICARDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ricardo o ideal é você procurar um canal perto do qual tenha muito pouca rede. Se puder avaliar com aquele programa que citei no texto é ainda melhor. Abs

      Excluir
  26. Olá Flavio! Muito bom o texto, consegui sanar várias dúvidas que tinha, porém continuo com uma. Ao utilizar repetidores de sinal, devo utilizar o mesmo nome de rede para todos ou devo colocar nomes diferentes para que o usuário possa escolher o sinal mais forte? Obrigado, Tiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Tiago obrigado por suas palavras!!
      Quando usados repetidores cada um vai usar um canal diferente e ideal é ter o mesmo SSID porque os adaptadores WiFi têm um recurso bem legal. Eles mudam de canal se o sinal estiver mais forte. Assim basta ter uma rede,uma senha. Alguns notebooks mais velhos podem demorar um ou mais minutos para chavear de rede, mas desligando e ligando o WiFi do notebook acelera o processo (só em notes mais antigos precisa disso).

      Excluir
  27. Olá Flavio! Muito bom seu blog. Estou com uma dúvida simples. Como e onde consigo ver se meu notebook esta usando a frequência 5ghz do meu roteador dual da cisco? Tenho um dell vastro!

    Obrigado e um abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel. Que eu saiba os DELL VOSTRO não têm WiFi de 5 Ghz. Mas é fácil ver. No programa WiFi Analyzer, este que eu cito no texto tem opção para testar 2.4 e 5 Ghz. Se nem aparecer a opção de 5 Ghz é que seu notebook não suporta.

      Excluir
  28. Aqui tem muito sinal com canal 1-3-5-6-7-9-11 qual melhor canal meu roteador vai ate 13

    os canais 12 e 13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os canais 12 e 13 existem em alguns roteadores padrão G e N , MAS nem todos adaptadores WiFi de notebooks e smartphones suportam estes canais. No seu caso melhor optar pelo canal 2 ou canal 10.

      Excluir
  29. SAUDAÇÕES FLÁVIO!!!
    TENHO UM ROTEADOR NO QUARTO E AINDA UM REPETIDOR VEJO PELO NOTEBOOK SINAL FORTE MAS QDO USO O TELEFONE(SEM FIO) O VIDEO GAME E A REDE DESCONECTA DEMORA DEPOIS VOLTA JÁ PENSEI EM TROCAR O TELEFONE!!!O QUE VC SUGERE?
    OBRIGADO/ABRAÇO
    FRED

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fred. Sugiro tentar os vários canais de Wifi (de 1 a 12) até achar um cuja interferência com o telefone sem fio não atrapalhe. O problema é que o telefone sem fio também funciona na frequência 2.4 Ghz. Ao mudar o canal (de 1 a 12) a comunicação se dá um pouco fora do 2.4 (algo como 2..450 por exemplo). Depois conta se deu certo!!

      Excluir
  30. Qual a razão de o meu computador ter deixado de ter acesso a rede sem fios,só funciona com cabo,aconteceu de repente. Será que foi algo que queimou ou o problema é outro ? A luz indicativa que aparecia na parte inferior do computador também não dá. Qual terá sido o problema ? Obrigado pela possível resposta ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Villa do Conde é muito difícil (para não dizer impossível) diagnosticar seu problema assim a distância e sem mais informações. Mas a primeira coisa que eu faria seria testar com um segundo roteador WiFi para ter certeza de que o seu está ou não com o rádio do WiFi pifado.

      Excluir
  31. Vc deve ter desligado acidentalmente o WiFi . Alguns notebooks tem botão liga/desliga wifi outros fazem por conjunto de teclas (Fn + F11)
    Abraços do DomCas

    ResponderExcluir
  32. Excelente artigo, me ajudou muito! Obrigado!

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde, aqui no meu trabalho temos um servidor 2008 server que joga o dhcp pras maquinas (50) notebooks, via wireless, tem hora q do nada cai a conexao da rede, os que estao via cabo nunca caiu pois o link é dedicado, dai depois de uns 5 minutos volta do nada, ele está no canal 6, o que pode estar acontecendo para cair toda hora? tem uns 15 telefones sem fio tb. roteador da linksys ac1900 smart wify

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Paulo é impossível falar com certeza, mas canal 6 é o MAIS USADO. Eu faria uma tentativa de usar canal 1 ou 11 para começar,

      Excluir
  34. Flávio, minha casa é antiga, tem paredes grossas! Tenho laptop Acer Aspire V5; smart tv wifi integrado, telefone sem fio. Tudo isso fica num cômodo próximo ao ponto banda larga 10M, mas separado por parede grossa e porta fechada. Tenho um TP-Link WR 941ND, mas ele não é bom para a TV e para o andar superior, nem pensar! Que roteador me aconselha? Tenho facilidade de trazer dos EU. Fico muito grata. Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Maria Beatriz eu gosto muito dos roteadores da ASUS, NETGEAR e recentemente da BELKIN. Procure por algum modelo padrão AC , bem novo, moderno e muito potente.

      Excluir
  35. Boa tarde Flávio,
    Muito útil sua postagem, obrigado! Estou passando por situação traumática quase idêntica, rs (rir pra não chorar), se puder dar sua opinião sou grato.
    É o seguinte:
    Na empresa em que trabalho, no ínicio a rede wifi era composta por um roteador que atendia uns 15 usuários tranquilamente, porém, agora é necessário prover acesso sem fio a internet a um número de usuários que varia de 50 a 200 usuários dependendo do dia, média de 150 usuários. O que foi pensando inicialmente: ganhar na quantidade colocando mais roteadores, são 5 salas e foi colocado um roteador por sala, além disso, cada um formando uma rede diferente, pra forçar o balanceamento (usuário da sala 1 usa a rede da sala 1), e com base nas minhas pesquisas fiz a mesma coisa que você fez em relação ao ajuste correto dos canais, mas mesmo assim há problemas de conexão. Como você citou e andei pesquisando, os roteadores e pontos de acesso (PA) suportam em média 15 a 20 usuários wifi, assim estou pensando em colocar 2 PA's por sala para balancear as conexões. Você utilizou 8 PA's e conseguiu atender perfeitamente a 110 pessoas.
    Porém, no meu caso o problema pode não estar apenas na quantidade dePA's e gostaria de saber o seguinte:
    Tenho um link de internet de 10 MB (sei que é pouco para tantos usuários), qual a velocidade disponível nesta rede que você configurou? Sei que é preciso aumentar, mas quanto é suficiente? E seu caso me parece servir muito bem como base.
    E sobre o roteamento, você utiliza qual roteador? Usa um servidor de roteamento (tipo Mikrotik)? Temo por resolver a parte da conexão wifi dos dispositivos, ou seja, eles conectam na rede, mas o roteamento se torna o gargalo, atualmente, o roteamento aqui é feito por um modem roteado, que não vai aguentar tantos usuários, estou pensando em configurar um servidor de roteamento, o que você utilizou?

    Mais uma dúvida: a troca de PA's feito pelo aparelho (notebook, etc) quando o usuário se movimenta pela área da rede (neste caso todos os PA's formando uma mesma rede) tem funcionado de forma efetiva? Temo que os aparelhos fiquem "presos" ao PA que se conectou pela primeira vez mesmo sendo movidos para outro lugar, sobrecarregando um PA (além de ficar com o sinal ruim devido a distância) e deixando os outros ociosos.

    Desde já agradeço!
    Abraço!




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Denison, sinto muitíssimo pelo imenso atraso na resposta. Algumas notificações tinham sido perdidas e só agora vi este comentário.
      Na empresa em questão são 2 links gerenciados por um roteador dual wan (Cisco Linksys RV042) de velocidades 30 Mbps e 20 Mbps (AJATO empresa e DIVEO).

      Quanto a troca dos PAs, em notebooks mais novos (2 ou 3 anos) a troca é transparente. Ao se deslocar pela empresa em um primeiro momento o nível de sinal cai, mas em 15 a 30 segundos o WiFi do notebook percebe que tem a mesma rede (mesmo SSID) com sinal mais forte em outro canal e passa a utilizá-lo. Em notebooks mais "bobos" basta desligar o WiFi e ligar de novo que ele acha a rede mais forte. Cerca de 10% dos computadores exigem este procedimento.

      Excluir
  36. boa tarde!
    Flávio, parabéns pela sua ajuda... Tenho um Roteado Thonson (netVirtua) e um ponto de acesso (Dlink dir 600), o problema é que pelo menos uma vez por dia eu preciso resetar os dois roteadores, se não os computares que estão conectados no ponto de acesso não enxerga o resto da rede porém acessam a internet normalmente. É como se tivesse um Firewal, porém o mesmo esta desabiltado. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muitíssimo pelo imenso atraso na resposta. Algumas notificações tinham sido perdidas e só agora vi este comentário. Este sintoma não é de todo desconhecido. é estranho, mas com certeza causado pelo mau funcionamento de um destes dois aparelhos. Tive algo parecido que exigiu no meu caso a troca do ponto de acesso.

      Excluir
  37. Após meses pesquisando para tentar resolver meu problema com o sinal wireless, encontrei as tuas publicações que acabaram com as minhas dúvidas, parabéns por compartilhar seus conhecimentos. Logo que colocar em prática o que aqui aprendi, prometo informar os resultados. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ziza sinto muitíssimo pela demora para te responder!!
      Muito obrigado por suas encorajadoras palavras em relação ao meu site!!
      Conte se deu tudo certo! Abraços

      Excluir
    2. Obrigado por suas palavras!! Retorne e conte as suas descobertas!!

      Excluir
  38. Boa tarde companheiro. Muito bom o seu artigo. Tirou várias duvidas. Mais ainda tenho algumasÇ
    Tenho que cuidar de uma rede no meu trabalho para 90 pessoas. Somente internet simples. Temos 6 pontos da net de 20mb espalhados pelo prédio de dois andares. Uso como roteador o RTN56U. Um roteador em cada ponto ligado via cabo. Para evitar gargalo, desativei o wifi dos modens da net. Somente os ASSUS transmitem o sinal. Graças ao seu artigo reduzi a lentidão colocando todos os assus com mesmo ssid e em canais diferentes. Mas mesmo assim a internet ainda está lenta. Já verifiquei e não tem outras redes com canais proximos nas proximidades. Pode me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro André sinto muitíssimo pela demora para te responder!!
      Que legal seu relato! É um cenário parecido. São 6 links da NET de 20 Mbps? Se for isso seria mais do que suficiente para as 90 pessoas!!
      Sugiro que faça um teste em um dos roteadores WiFi, conecte um notebook via CABO e veja se a lentidão é somente com o WiFi ou mesmo com o cabo.
      No seu caso são 15 pessoas por roteador, que é adequado. Porém veja se não tem mais um monte de pessoas com o smartphone conectado, pois isso também afeta a distribuição do sinal, não por serem smartphones e sim por haver bem mais pessoas conectadas dos que você tinha previsto.

      Excluir
  39. Flavio, em primeiro lugar parabéns pelo texto e obrigado por dividir os seus conhecimentos conosco.

    No meu caso tem acontecido o seguinte: Possuo om roteador D-Link Di-524, internet de 10Mb e Três (3) computadores ligado ao roteador via CABO. Nenhum via Wireless.
    Quando os computadores ficam ligados simultaneamente a internet fica muito ruim, o que não deveria acontecer devido aos 10Mb ser suficiente.
    O que você acha que pode ser ? Sinais Wireless externos podem influenciar mesmo sendo uma conexão de rede via cabo ?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anderson usando cabo NADA de WiFi poderia afetar o desempenho da Internet.
      Você já testou com outro roteador?? Minha suspeita é que este Di-525 está com algum comportamento errado.

      Excluir
  40. Olá Boa Tarde, tenho um routeador TP-LiNK TL WR 740n, bom já fiz todo tipo de configuração para minha smart tv philips com wifi integrado, até que condegui oba!!!!, pera ai, começou tudo denovo, não pega ma,,, fiz a ultima configuração que funcinou e nada a net é de 2Gb a distancia do routeador e 6 mt, a tv pega tudo certinho, ta lá ela (a tv) diz estar conectada mostra todos os dados, porém quando acesso fica só na tela de demostração da tv não consegue abrir,vc teria uma configuração especifica Flávio que me ajudasse? Fico Grato
    François de Mossoró RN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro François se no começo funcionou porque parou? Tudo leva a crer em uma mudança de configuração (acidental ou proposital) do roteador. O problema é só com a TV? Outros dispositivos como notebook ou tablets funcionam bem no WiFi?

      Excluir
  41. Boa noite, tenho cinco salas de aulas que são vizinhas e preciso colocar um roteador(microtick rb 750) em casa sala.

    Esse cenário é pq os alunos(em média 50 em cada sala) precisam acessar internet na hora da aula.

    As precauções que estou fazendo e diminuir a potência do rádio e deixar os canais afastados

    Tem mas alguma sugestão para melhorar esse ambiente?
    Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Herminig sinto pela demora para responder!
      Diminuir o sinal, desde que previamente testado o alcance dentro da sala, TESTADA CHEIO DE PESSOAS (faz diferença), é uma boa medida para evitar vazamento de sinal para mais longe do que deveria ou interferências. Não conheço este roteador, mas só os modelos mais profissionais aceitam 50 pessoas conectadas com bom desempenho. Isso tem que ser visto com carinho.

      Excluir
  42. oi omeu celular nao acha a minha rede wifi esta oculta mas ele acha outra menos a minha o que fasso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Jessica o cenário que você descreve é algo comum, configurar a rede WiFi com SSID não divulgado (oculto) em um dispositivo. Isso depende do tipo de receptor de WiFi do smartphone e do roteador. Não tenho como saber, MAS acho que vale a pena testar o smrtphone em outra rede oculta que não seja a sua. Se conectar é algo no roteador (desde uma limitação até tipo de conexão ou tipo de segurança. Caso contrário (se mesmo assim não conecar em outra rede oculta) pode der uma limitação do smartphone.

      Excluir
  43. Ola Paulo,

    Tenho uma Banda de 2MB, assim que in,talei o roteador (sem fio) quando faço a medição de velocidade da apenas 1MB. Ou seja tenho 2MB de velocidade quando ligado direto no PC, porem quando ligado a rede sem fio reconhece (se é que posso dizer assim) 1 MG. Porque? Pode me ajudar a solucionar este problema? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rodrigo isso pode acontecer se:
      1) Você está um pouco mais longe do roteador (você testou perto?)
      2) Se a conexão é compatível, ou seja, para uso máximo da banda pelo menos padrão G ou melhor ainda se for padrão N
      3) Alguma restrição de banda programada no roteador, geralmente é um recurso chamado de QoS exatamente para que apenas uma pessoa não esgote totalmente a banda.

      Excluir
  44. Como proceder na trocar de um hub para um switch para que ele funcione normalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Enilson HUB e SWITCH aos olhos do usuário são "IGUAIS". Basta trocar um pelo outro. O switch é muito mais eficiente, menor taxa de colisões, etc. Troque um pelo outro que vai funcionar.

      Excluir
  45. Tenho uma pequena rede com 2 pc's, usava um hub e funcionava tudo perfeito, agora troquei com um switch e fique sem rede. Como devo configurar essa troca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enilson como te disse na outra pergunta, são ANÁLOGOS, basta trocar um pelo outro.
      A não ser que seja um roteador com porta WAN. Esta (porta WAN) não pode ser usada por nenhum computador e sim somente por um modem de Internet.

      Excluir
    2. Obrigado Flávio pela resposta, porém ainda não consegui resolver meu problema, sou leigo neste assunto, mas deixa eu explicar: o hub q já existe, acho q é roteado, pq não tem modem, a internet passa direto por ele, é um TG-580 de 4 portas + um porta da internet. Quero troca-lo por um switch intelbras 8 portas, mas não conseguir. Deixei a internet ligada no hub e coloquei um cabo ligando o hub no swicth, daí liguei os cabos dos pc's no switch. Porém nem assim não consigo a conexão. Você pode me ajudar?

      Excluir
    3. Enilson, se é um modem roteado, não dá para trocar por um switch simples porque precisa realizar a operação de roteamento. Veja se o seu modem tem UMA porta WAN e mais (geralmente 4) portas LAN. Se for isso o melhor que você pode fazer é trocar o seu atual por outro com roteador (e WiFi se precisar).

      Excluir
  46. Flavio, eu estou usando a internet wifi do meu primo no meu celular, tem como ele saber o que eu acesso pelo meu celular mesmo eu utilizando o modo anônimo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele vai saber que tem alguém que não seja ele usando, mas não tem como ele saber quem é. Mas isso pode fazer com que ele desative o WiFi do celular dele.

      Excluir
  47. Obrigado Flávio pela resposta, porém ainda não consegui resolver meu problema, sou leigo neste assunto, mas deixa eu explicar: o hub q já existe, acho q é roteado, pq não tem modem, a internet passa direto por ele, é um TG-580 de 4 portas + um porta da internet. Quero troca-lo por um switch intelbras 8 portas, mas não conseguir. Deixei a internet ligada no hub e coloquei um cabo ligando o hub no swicth, daí liguei os cabos dos pc's no switch. Porém nem assim não consigo a conexão. Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  48. Bom dia Valeu Flavio pela matéria,vou deixar minha sugestão de compra de aparelho wirelles.Montei um laboratório de informática aqui na faculdade com 33 máquinas usando o aparelho da linksys e2500 dual Band e conectei todas as maquinas nele e não tive problema algum ele trabalha nas duas bandas 2.4 e 5.Outra Dica importante aqui tenho mais de 400 alunos na rede wirelles nunca usem no modo repetidor isso deixa a rede muito lenta,outra dica importante sempre uso os aps ligados na porta lan e nunca na wan,isso tira uma carga de trabalho do aparelho fazendo com que ele trabalhe melhor sem nat para isso basta desabilitar o dhcp e ligar o cabo na lan e pronto,tenho um server 2008 que faz a distribuição dos ips.
    Segue abaixo o link do aparelho..
    http://www.kalunga.com.br/prod/roteador-wireless-4-portas-n-dual-band-300300mbps-e2500-linksys/610373?pcID=18&gclid=CLDW8Kfs_r8CFSxk7AodwFEABQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dicas muuuuuito importante e valiosas!! Obrigado pela participação e colaboração com seu comentário!!

      Excluir
  49. Boa tarde, Flavio. Recentemente mudei a frequência do meu roteador de 40MHz para 20MHz, porem com essa nova configuração todos os sites entram, menos o Facebook. Voltei então a configuração para 40MHz, porem continua este problema, o Facebook continua não querendo entrar mais. Li sua materia e testei alguns canais diferentes, mas sem sucesso. Sabe o que pode ser isso? Obg pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Nyon não faz muito sentido o Facebook ser sensível ao canal do WiFi ou a 20/40 Mhz. Nesta hora o melhor teste é plugar um CABO no roteador e conferir se não seria o próprio Facebook com comportamento errático ou se o seu provedor que pode estar com alguma falha na comunicação com o Facebook.

      Excluir
  50. oi flavio eu uso wifi mais ele as vezes diz conectado eu digito qualquer coisa diz sem internet as vezes pega internet e outras nao eu nao sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaisa. Deu para perceber que existe um problema no seu WiFi, mas o cenário que você descreveu não é preciso o suficiente para que eu arrisque um palpite para te ajudar.
      De toda forma eu começaria testando apenas o roteador principal e conectando um notebook via cabo. Se o problema já acontecer nessa situação não é o WiFi que está ruim e sim o roteador ou mesmo sua conexão de Internet.

      Excluir
  51. Caro Flavio, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo artigo, realmente é de extrema valia para nós que trabalhamos na área! Li todo o artigo e todos os comentários postados também, mas não encontrei nada sobre estas dúvidas abaixo:
    - a quantidade de antenas nos roteadores wifi diferem o que exatamente, pois temos roteadores sem antena, com uma, duas ou três no mercado, mas qual é o melhor e porque?
    - num cenário com 50 usuários que se conectam via wifi, onde temos 4 APs para balancear a carga, mantendo a orientação de no máximo 15 usuários num AP, como efetivamente consigo estabelecer este limite, fazendo que somente uns 10 usuários se conectem em um AP, 10 ou 15 no outro, etc...

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo muito obrigado pelas suas palavras!!
      A quantidade de antenas é algo meio ilusório porque às vezes a antena é interna (parece que nem antena tem). O que faz diferença é se o roteador é DUAL BAND, ou seja, se trabalha nas frequências de 2.4 e 5.0 Ghz. Isso porque sendo dual band dá para dividir o fluxo por dois canais (para os aparelhos que se conectam a 5.0 Ghz - que não são todos).
      Forçar máximo de usuários por AP é algo tinhoso. Alguns roteadores têm filtro de MAC ADDRESS, mas isso é muito trabalhos. Alguns permitem que se defina explicitamente a quantidade de usuários (máximo 15 por exemplo). Mas se nada disso pode ser usado apenas a distância física até o roteador vai funcionar e mesmo assim mais ou menos. Roteadores profissionais, mas bem mais caros têm este tipo de função. Abraços

      Excluir
  52. Flávio,

    Curti bastante sua matéria. Estou com o seguinte problema:

    Adquiri roteadores ao longo do tempo e criei a minha rede com a finalidade doméstica da seguinte maneira:

    Possuo 3 roteadores da marca TP LINK sendo eles:
    1. WR340G = Roteador principal. Está conectado ao ADSL. (dhcp Habilitado)
    2. WR841N = Estou utilizando como ampliador de sinal, através da função (WDZ) - (dhcp desabilitado)
    3. WR702N = Estou utilizando como Repetidor, através da função (Repetidor) - (dhcp desabilitado)

    Segui os procedimentos de configuração de rede com repetidores (manuais disponibilizados no site da TP Link) Porém estou com o seguinte problema:

    Quando no meu quarto, onde localiza-se o roteador 1(WR340G) e vou até a sala onde está localizado o roteador 2(WR841N) = tudo funciona perfeitamente.

    Quando estou na sala, mais próximo do roteador 2(WRR841N) e volto para o meu quarto, a conexão simplesmente CAI! E para eu me conectar a rede novamente, é preciso desligar e ligar o Iphone e as vezes até reiniciar o roteador central.

    O que é preciso fazer para que meus aparelhos continuem conectado a minha rede, sem cair a conexão?

    Acho estranho pois todos repetidores estão na mesma REDE WIFI.

    Preciso fazer alguma configuração extra para haja essa transferência de antenas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Patrick muito obrigado por suas palavras!!
      Como não conheço em detalhes estes modelos da TPLINK vou arriscar algumas possibilidades baseado em alguns conceitos.
      Você usa SSIDs iguais ou diferentes? Se são iguais eles devem trabalhar em canais diferentes. Mas no repetidor geralmente eles têm que trabalhar no mesmo canal.
      Outra coisa, na situação ideal, mesmo SSID com canais diferentes, o dispositivo (smartphone, notebook, tablet) teria a capacidade de chavear para a rede com o mesmo nome de forma automática. Isso é uma "sofisticação" do sistema de WiFi do dispositivo e se espera que aparelhos feitos nos últimos 2 ou 3 anos para cá já tenham esta inteligência. Às vezes basta desconectar o WiFi do smartphone e religar que ele se acha e localiza a rede mais próxima... Abraços

      Excluir
  53. Flávio, sua matéria foi simplesmente magnifica.
    Gostaria de aproveitar a oportunidade para pedir sua ajuda em um pequeno problema que tenho tido.
    Tenho dois roteadores
    1 – Tenda W311R
    2 – TP Link Pocket (Portátil)
    Ambos estão conectados à internet sem problemas, com todas as proteções. Ambos operam na mesma frequência porém em canais diferentes, o roteador 1 opera no canal 1 e o roteador 2 opera no canal 10. Nenhum dos roteadores é dual band.
    Meu problema é que quando entro na configuração do roteador 1 (Tenda) abre as configurações do roteador 2 (TP Link) e assim vice-versa. Fico operando as configurações do outro por alguns minutos até que o mesmo desconecta e entra no correto e assim fica constantemente.
    O que me aconselha a fazer para corrigir este problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Brasiliano!!
      Pela sua descrição do problema é algo muito estranho. Você teve o cuidado de trocar os IPs dos próprios roteadores para IPs diferentes? É muito comum eles virem com o IP 192.168.0.1 ou 192.168.1.1 e se os dois estão com o mesmo IP embaralha na hora de conectar. Ou ainda uma coisa muito rara, os dois terem o mesmo MAC ADDRESS...
      Abraços

      Excluir
  54. Olá ,Flávio.
    Acompanho o seu blog há algum tempo e tenho lido muitas coisas nele. Foi aqui que descobri como colocar meu roteador WR340G 54mbps da marca TPlink que estava guardado e sem uso para funcionar como repetidor e levar sinal forte pro meu quarto que possui um cabo de rede RJ45 que vem pela tubulação do quarto onde está o modem primário um
    W8961ND 300mbps modem Adsl 3 em 1, da TPlink.

    Eu configurei o meu primário W8961ND como 192.168.1.1
    no secundário WR340G eu deixei como 192.168.1.2 e deixei o DHCP desativado com o mesmo SSID e atribui o canal 1 para o mesmo, pois o primário usa o canal 6.

    O fato agora é que comprei um repetidor TPlink WA850 RE de 300mbps para usar o mesmo na parte de fora de casa onde fazemos uns churrasco e tal, esse aparelho irá ficar conectado na tomada com o mesmo SSID dos 2 roteadores anteriores.

    Fica uma dúvida, ele vai repetir o sinal do primário? ou do secundário que tem um sinal mais forte do que do primário?

    Devo atribuir o canal 11 para o mesmo?

    Visto que como dito em um dos seus tutoriais que devemos usar canais interpolados.
    Exemplo: 1, 6 e 11.

    Obs: Deixei meu roteador primário no modo G, operando a 54mbps pois a 300mbps modo N o sinal fica muito ruim, aqui a net é usada por mim, irmãos e pais. Uso bem leve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi William, obrigado por prestigiar meu blog!!
      Eu não testei o TPlink WA850 RE mas se ele é um repetidor ele vai obrigatoriamente usar o mesmo canal do emissor principal, seja o canal ou canal 6. No procedimento de configuração do repetidor ele permite escolher qual rede ele repetirá, normalmente se escolhe a que tem o sinal mais forte naquele local. Essa dúvida, qual AP está sendo repetido é tirada olhando o endereço MAC da rede conectada, isso pode ser normalmente visto na tela de status do repetidor. Por fim cabe lembrar que dependendo de como foi projetado o repetidor ele às vezes cria uma rede com SSID diferente, depende da marca e modelo. Abraços

      Excluir
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  56. Olá, recebi o WA850 RE sexta feira, realmente é necessário escolher qual rede você deseja repetir, se é a do principal ou repetidor a do secundário.
    O ruim é que o secundário e o terciário estão conflitando entre si, ou seja o sinal do WA850RE fica no talo mas o WR340G canal 6 derruba ele, ou seja não fica navegável. Quando retiro o WR340G da tomada o WA850RE canal 11 voa, e baixa as coisas no youtube muito rápido.



    Resolvi utilizar o mesmo como repetidor do primário W8961ND canal 11 e o sinal ficou muito bom aqui plugado em uma tomada no meu quarto e usando um adaptador wifi de 5 dólares que eu tinha jogado aqui na gaveta. Ou seja se no meu quarto não tivesse cabeamento e eu não tivesse esse WR340G secundário. Esse aparelho cumpriria o papel muito bem, e de quebra ainda consigo usar a porta RJ45 dele e ligar no meu PC e usar como se fosse uma rede cabeada.

    Eu queria saber de um roteador wireless parrudo que funcionasse como um repetidor de parede, assim como esses da tplink e outros chineses funcionam, ou seja não precisa ter um cabo RJ45 no cômodo para o mesmo repetir o sinal, e além disso poder colocar um cabo RJ45 nele e sair colocando em um computador ou mesmo conectando este a um HUIB Encore de 30 reais e usando esse sinal repetido em 2, ou 3 desktops.

    Visto que meu WR340G que se diz WDS mas não da pra usar sem cabos para repetir o sinal.

    Você conhece algum modelo para indicar? o W8970 funcionaria nesse caso?
    Estou perguntando isso, para saber de um cenário diferente uma casa maior, etc.

    Estou enviando uns prints aqui de como estão as coisas aqui.

    https://drive.google.com/folderview?id=0B8rM0uPWsiJMZjQzVDNVQ2pLRGM&usp=sharing

    ResponderExcluir
  57. BOA NOITE FLAVIO, UMA PERGUNTA SUPER SIMPLES. ALTEREI MINHA INTERNET DA NET DE 10 PARA 30 MEGA. SE NO MODEM ESTA 30 E NO WI FI ESTA 10-12 MEGA, O PROBLEMA ESTA NO ROTEADOR? TENHO QUE TROCAR OU ATUALIZAR O SOFTWARE DO CISCO LINKYSIS? SOU SUPER LEIGA. OBRIGADA. ELAINE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Elaine, a velocidade da NET não interfere. Fique sossegada.

      Excluir
  58. OLÁ FLÁVIO, TUDO BOM? MUITO INTERESSANTES SUAS DICAS. ESTOU PASSANDO POR UMA SITUAÇÃO E GOSTARIA DE VER SE PODE ME AJUDAR. TENHO UM MODEM TPLINK MODELO 8810, BRANCO, E UM ROTEADOR INTELBRAS WRS 240 E. TENHO AINDA UM NOTEBOOK, DOIS SMATFONES E UM TABLET, OS QUAIS TODOS SE CONECTAM NORMALMENTE, SEJA TODOS AO MESMO TEMPO OU NÃO. ADQUIRI AGORA UM NETBOOK ACER ASPIRE V5-122, E QUANDO LIGO ELE, APÓS MAIS OU MENOS 10 MINUTOS, O ROTEADOR É DESATIVADO, TENDO QUE DESLIGÁ-LO DA TOMADA E LIGÁ-LO NOVAMENTE. SE NÃO ESTIVER COM O NET LIGADO A INTERNET NÃO CAI E SEGUE NORMALMENTE. JÁ FIZ VÁRIAS TENTATIVAS, INCLUSIVE ENTRAR NA CONFIGURAÇÃO DO ROTEADOR E MUDAR DE 1 CANAL PARA 9 CANAIS E ATÉ PARA 11 CANAIS, E MESMO ASSIM A SITUAÇÃO CONTINUA. O QUE SERIA ISSO? COMO PODERIA RESOLVER O PROBLEMA? DESDE JÁ MEU MUITO OBRIGADO. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Fábio seu caso é bem particular e específico, fica complicado arriscar um diagnóstico, pode ser muita coisa. Mas parece ser um defeito do roteador e não um problema de configuração.

      Excluir
  59. Parabéns pela materia.

    Estou com problema na rede onde mexo onde tudo é normal ate encher a pousada.

    Temos uma net de 10mbps onde saem 2 cabos do modem para 2 switch um de cada lado do andar da pousada.

    sendo cada andar com 2 roteadores no total de 10 roteadores.

    Quando ta vazio é uma blz. mas lota cai wifi . os canais sao automaticos sera que isso esta derrubando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alex obrigado pelas suas palavras! Seu caso me parece ser de gargalo de Internet pois 10 Mbps e 10 roteadores, se em cada um se conectarem 10 pessoas cada uma das 100 pessoas terá para si em teoria 100 kbps para usar. Na verdade menos porque se algumas pessoas estiverem acessando de forma pesada...

      Excluir
  60. Oi Flávio... Show o seu BLOG! Parabéns!

    Então... Estou tendo um problema sério em minha casa... Comprei um repetidor TP-LINK WA850ER. A instação dele foi prática e simples, usando o WPS. Vou resumir... O sinal do modem chega nele 100%... O sinal dele para meus aparelhos a mesma coisa. Porém ele deixou minha internet da NET de 60MB lenta (27 MB) e o pior... Funciona por 25 segundos e depois fica 15 sem funcionar, porem ainda conectada. O que será que pode estar havendo? Obrigado!

    ResponderExcluir
  61. Oi amigo te peço sua ajuda , tenho um radio de 5.8, no mercado onde moro vende só roteador de 5.0, preciso saber se este roteador vai funcionar bem com o Rádio 5.8 ou se eu tenho que comprar especificamente um roteador 5.8.

    ResponderExcluir
  62. Oi amigo te peço sua ajuda , tenho um radio de 5.8, no mercado onde moro vende só roteador de 5.0, preciso saber se este roteador vai funcionar bem com o Rádio 5.8 ou se eu tenho que comprar especificamente um roteador 5.8.

    ResponderExcluir
  63. Ola Flavio.

    Configurei um tp link 740 para repwtir sinal de um tplink 841 via wds. Porem, todo dia preciso refazer a configuracao, por que perco a conexao. O wds do segundo fica com o status "detectando".. Uso o chanel automatico nos dois. O que posso fazer pra reaolver isso? Nao aguento mais ficar configurando.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  64. Ola Flavio.

    Configurei um tp link 740 para repwtir sinal de um tplink 841 via wds. Porem, todo dia preciso refazer a configuracao, por que perco a conexao. O wds do segundo fica com o status "detectando".. Uso o chanel automatico nos dois. O que posso fazer pra reaolver isso? Nao aguento mais ficar configurando.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  65. o que fazer quando os "Tipos de segurança sem fio não coincidem" ?

    ResponderExcluir
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  67. Boa tarde, tenho uma duvida mas não achei nenhum artigo a respeito desse problema. Tenho um cliente que tem 120 megas de internet mas quando ligo o roteador para distribuir a internet via Wireless realizando a medição via o Speedtest da OOKLA (via smart phone) ele não da mais de 20 ou 30 Mbps. Isso quando estou do lado do roteador seria algum problema de configuração ou para Wireless seria isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ayres isso é normal, mas pode ser melhorado. Os padrões de WiFi sempre indicam uma velocidade nominal muito maior que a velocidade real. O padrão "g" (802.11g) fala em 65 Mmps, mas mal chega a 10 na vida real. O padrão "n" fala em 300 Mbps que na verdade mal chega a 100 Mbps. O padrão mais novo, o "ac" fala em quase 1 Gbps que eu mei na prática perto de 600 Mbps.
      Além disso não se esqueça que os programas que medem velocidade o fazem em MB/s (mega BYTES por segundo) que uma medida entre 8 e 10 vezes menor que Mbps (mega bits por segundo). Assim uma velocidade de Wifi de 35 MB/s seria equivalente a 350-400 Mbps.
      Se sua internet tem 120 Mbps, um bom WiFi padrão "n" de velocidade nominal 300 Mbps (cerca de 30 MB/s) deve ser suficiente para atender a este link de 120. Além disso o roteador deveria ter porta de conexão Gigabit, pois com portas ethernet normais o limite é de 100 Mbps.

      Excluir
  68. Flavio Xandó...vc poderia por favor, entrar em contato comigo para nos fornecer uma consultoria...acontece o seguinte....temos a nossa rede em 2,4 com 4 torres e em cada uma delas ( de 3 á 4 Paineis setoriais), e as mesas torres, estão muito próximas uma da outra (avaliamos dessa forma) e a ao fazer uma alteração de canal nos cartões, a lentidão na internet, fica rodando as torres e abaixando o TX e RX de cada usuário, de uma determinada torre ao efetuar a modificação de uma canal....isso ocorre em horário de pico depois das 15 hs da tarde, e vai até as 23 hs......já estamos passando por esse aperto a mais de um ano. trocando canal dos cartões, abaixando a potencia dos cards....fixando o ACK Time etc.em fima, muda alguma coisa momentaneamente, mas depois volta a causar transtornos. Pode nos audar?

    ResponderExcluir
  69. boa tarde flavio gostaria de uma ajuda para concluir um trabalho da faculdade, estamos fazendo um leilao de veiculos antigos em um galpao fechado com capacidade para 350 pessoas, sera criado um aplicativo para dar lances no leilao via tablez smartfone e notebook via wifi. o cliente chega no local se loga artaves de uma senha ue sera fornecido para ele com todos os acessos para internet bloueados apenas acessos ao aplicativo.
    preciso de como seria correto montar o sistema com uanos aps roteador e swichts para termos uma boa conexão interna, marca modelo ficaria muito grato pela ajuda se necessario responda no meu email alexsandrocintra@gmail.com

    ResponderExcluir
  70. boa tarde flavio gostaria de uma ajuda para concluir um trabalho da faculdade, estamos fazendo um leilao de veiculos antigos em um galpao fechado com capacidade para 350 pessoas, sera criado um aplicativo para dar lances no leilao via tablez smartfone e notebook via wifi. o cliente chega no local se loga artaves de uma senha ue sera fornecido para ele com todos os acessos para internet bloueados apenas acessos ao aplicativo.
    preciso de como seria correto montar o sistema com uanos aps roteador e swichts para termos uma boa conexão interna, marca modelo ficaria muito grato pela ajuda se necessario responda no meu email alexsandrocintra@gmail.com

    ResponderExcluir
  71. Ola Amigo muito bom seus Artigos publicados muito esclarecedor .

    ResponderExcluir
  72. Olá Flávio. Tudo bem?
    Muito interessante seus artigos.

    Bom, estou com um problema, não sei bem se é na rede ou no meu notebook. Tem aproximadamente um mês que acontece isso. Ao ligar o notebook e conectar o Wifi da minha casa, consigo conexão por alguns minutos e depois vai, sendo que, cai o sinal da minha rede não conseguindo conectar nenhum aparelho. E ao desconectar o Wifi do notebook o sinal da rede volta ao normal. E isso só ocorre na minha casa. No trabalho ou em qualquer outra rede consigo conectar meu notebook.
    Já resatei o modem, restaurei a configuração de fabrica do notebook e não resolveu.
    Meu notebook é um Acer. Modem e um tcnicolor td5130.
    Ficarei muito grato se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  73. Olá Flávio. Tudo bem?
    Muito interessante seus artigos.

    Bom, estou com um problema, não sei bem se é na rede ou no meu notebook. Tem aproximadamente um mês que acontece isso. Ao ligar o notebook e conectar o Wifi da minha casa, consigo conexão por alguns minutos e depois vai, sendo que, cai o sinal da minha rede não conseguindo conectar nenhum aparelho. E ao desconectar o Wifi do notebook o sinal da rede volta ao normal. E isso só ocorre na minha casa. No trabalho ou em qualquer outra rede consigo conectar meu notebook.
    Já resatei o modem, restaurei a configuração de fabrica do notebook e não resolveu.
    Meu notebook é um Acer. Modem e um tcnicolor td5130.
    Ficarei muito grato se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  74. Prezado Flávio, tudo bem? Gostaria de saber como diminuir a intensidade do sinal wi-fi em minha casa, haja vista os novos estudos sobre a saúde e a exposição do nosso organismo ao intenso sinal wireless. Por gentileza peço que nos dê uma dica, link ou idéia de como configurar o modem. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estude sobre radiação não ionizante e radiação ionizante, depois pense.

      Excluir
  75. postando só para ajudar, O Receiver do meu Controle Xbox estava dando interferencia na minha rede wifi, mudei o canal do roteador para 13 , aparentemente está funcionando

    ResponderExcluir
  76. Vou ensinar agora como extrair o MAXIMO de desempenho da sua rede e do seu roteador.

    Bomm, vamos la pessoal:

    Primeiro de tudo: Atualize para a ultima firmaware disponivel do seu roteador.

    Va ate o site da fabricante, procure pelo o modelo do seu aparelho, baixe, extraia e instale a firmaware mais recente e espere o roteador reiniciar, depois de tudo ok, siga estas 6 instrucoes:

    1. Use o DNS publico primario e secundario da GIGA DNS

    2. Coloque o wifi no canal 6

    3. Altere a largura de banda para 40mhz

    4. Coloque no modo apenas 802.11n

    5. Mude o MTU para 1460

    6. Troque o beacon interval por 40

    Eu GARANTO a vocês que verão uma melhora ABSURDA tanto na qualidade do sinal (estabilidade) quanto na velocidade, mas, é preciso fazer TODAS as dicas.

    Obs: a cada configuracão feita lembre:se de salvar uma por uma, ou seja, fez uma, salve, fez outra, salve, e assim por diante.

    JAMAIS usem o roteador todo no "automatico", todo no "padrao", pois assim ele nao fornece tudo o que tem a oferecer.

    Espero que façam bom uso das dicas que passei, um grande abraco a todos.

    ResponderExcluir