sábado, 1 de dezembro de 2012

FORUMPCs – O fim de uma era, e que era!!


Dia primeiro de dezembro de 2012, um dia que ficará marcado para mim. Assim como o dia 05 de fevereiro de 2005 também. Neste dia em 2005 eu publiquei meu primeiro texto no FORUMPCs, que tenho replicado em meu blog : “Prisioneiros no exterior, dá para acreditar?”. De lá para cá, mantendo meu compromisso de uma coluna por semana (ou quatro por mês) acumulei 382 colunas publicadas. Vale relembrar estes momentos iniciais. 



Meu amigo Abel Alves e companheiro de muitas viagens me indicara para o Paulo Couto, criador do FORUMPCs para compor um time de colunistas. O site crescera fortemente dentro da comunidade de usuários “high-tech”, amantes da construção de seus próprios PCs e por isso mesmo um grupo altamente técnico, que discutia desde os novos processadores até as técnicas mais avançadas de overclock. Paulo com sua visão empreendedora achou que era hora de ampliar os horizontes do FPC e idealizou o time de colunistas. Cada um destes trazia consigo uma experiência anterior de outros veículos e uma longa história para contar. Além do próprio Paulo Couto, idealizador e mentor, havia pessoas especializadas em temas como telefonia celular e mobilidade (Elis Monteiro), fotografia digital, (Júlio Preuss), hardware (Laércio Vasconcelos), desenvolvimento e relacionamento com usuários (José Ramalho), notícias a casos pitorescos da informática, bem como assuntos high-tech (Carlos Alberto Teixeira – CAT), hardware (Abel Alves), jogos (Marcelo Nóbrega – que Deus o tenha), além do super eclético Benito Piropo que dispensa qualquer comentário, estava eu ali no meio dessas feras todas!! Casualmente eram todos jornalistas cariocas (Rio de Janeiro ou Niterói), famosos, consagrados. Era um “dream team” de colunistas, e eu no meio deles!!


Paulo Couto, Marcelo Nóbrega, Piropo, Ramalho, CAT, Laércio, Abel, Júlio e Xandó - 2005

O Paulo Couto foi meio “maluco” por ter me chamado, indicado pelo Abel Alves, pois eu tivera alguns anos como colaborador do antigo caderno de informática do jornal Estado de São Paulo, mas era um ilustre desconhecido para ele. Mas ele acreditou na indicação do Abel e fui parar nesta “cova de bons leões”, no melhor sentido possível. Não só por causa dos colunistas, mas também por isso, o conjunto de temas tratados pelo FPC se ampliou muito, bem como o perfil das notícias sendo algo a mais que apenas um local de encontro da comunidade de “gênios de computadores”. O fato de já ser um FORUM me cativou bastante. Venho de uma época na qual antes da existência da Internet, promovia discussões em BBSs, notadamente no MANDIC BBS onde eu era responsável por uma área de discussão de assuntos relacionados a Windows. E dessa época trago o cacoete de trocar ideias, discussões em alto nível, confronto sadio de opiniões. Regatei isso no FPC uma vez que sempre fiz questão de participar das discussões não deixando um comentário sequer sem resposta. Adoro esta interatividade!!

O movimento do FPC cresceu muito a ponto de em certo momento ter perto de 4 milhões de usuários únicos por mês. E nem sei se este foi o pico de audiência, que pode ter sido até maior. As notícias, as discussões, as colunas, os testes, tudo compunha um conteúdo muito rico, orquestrado pelo brilhante e idealizador Paulo Couto. Entre nós colunistas a liberdade editorial era plena!! Paulo sabia da qualidade de cada um deles e vez por outra trazíamos conteúdos diferentes. Quem consegue se esquecer da incrível sequência de textos trazidas pelo PIROPO contando a vida, vitórias, conquistas e excentricidades de NIKOLA TESLA, o gênio que rasgava dinheiro (só lendo o inesquecível texto do Piropo para saber). Bem como a antológica coluna do PAULO COUTO intitulada “EU SEI ESCREVER” na qual foi debatida a displicência com nosso idioma principalmente na meio online. E a impagável história “A INTERNET E A BOIADA” que rendeu quase mil comentários sobre as agruras pelas quais passei para apenas ampliar a velocidade de minha Internet e o tratamento de gado que tive por parte da TELEFONICA... E os textos maravilhosos do CAT sobre incríveis fatos que ele pesquisara na Internet e que ele trazia como ninguém jamais será capaz de fazer igual. As precisas e incríveis análises que a ELIS fazia sobre o mercado de telecomunicações... Não vou falar mais nada para não ser injusto com outras pessoas ou lembranças.

Por vezes havia discussões acaloradas no fórum. Em todo lugar há pessoas radicais e infelizmente com educação não tão burilada. E mesmo assim algumas destas discussões tornaram-se únicas!! Lembro certa vez que a comunidade de usuários de Linux, bastante atuante e também ruidosa, reclamou do pouco espaço dedicado pelo Piropo ao assunto e ele brilhantemente, valendo-se de uma confiável estatística de uso e da ferramenta matemática de regressão linear, provou que apenas em 2059 o número de usuários de Linux se aproximaria do número de usuários de Windows e que até lá não mais o cobrassem neste sentido!! Podem imaginar o tamanho do barulho?!??!?! Inesquecível!

Eu mesmo fui muito prestigiado em minhas colunas com comentários e críticas. Toda vez que eu fazia uma coluna de opinião sobre um produto ou tecnologia, detalhista que sou, ia além do que qualquer texto de opinião costumava fazer, pois eu embasava minhas conclusões em diversos testes que nem sempre (quase nunca) agradava a comunidade mais técnica. Certa vez testei uma placa de vídeo em 228 cenários distintos (jogos, resoluções e qualidade visual) e mesmo assim fui muito criticado por não ter testado o jogo X, Y e Z também nas resoluções K,W ou J... Mas faz parte. Por outro lado tive milhares de mensagens de apoio, correções para alguns deslizes no texto (técnicos ou de português), perguntas, elogios, etc. Como gostava desta interatividade!! Gostava a ponto de em certo momento ter criado o meu próprio blog FXREVIEW para poder publicar algumas informações e pequenas notícias comentadas as quais não cabiam no FPC.

As mídias sociais (ainda bem que elas surgiram) de certa forma fizeram pulverizar o local onde as pessoas manifestavam suas opiniões. Assim o volume de mensagens e interação no fórum foi diminuindo. Com a associação com o grupo IT Midia outras transformações aconteceram, todas visando a melhoria da plataforma. Mas as mudanças externas foram maiores e sem entrar no mérito, fizeram culminar com a extinção do FORUMPCs no dia de hoje, pelo menos como ele era até então conhecido.

Home do FORUMPCs como era em novembro de 2012 (clique para ampliar)

Eu fui convidado a permanecer colaborando para o grupo IT Midia como colunista. Já vinha trazendo alguns conteúdos para mídias do grupo. Alguns de meus textos do FORUMPCs foram replicados na revista CRN, no IT Web e mesmo no Information Week. Também me aventurei com muito prazer na produção de alguns vídeos denominados “As dicas do Xandó”, que pretendo retomar. Assim meus leitores vão me encontrar além deste meu blog pessoal nas publicações da IT Midia, tratando de assuntos um pouco mais ligados ao mundo corporativo. E quem sabem se não expando minha colaboração para algum outro veículo seguindo com opiniões e testes do segmento “consumidor” de que também tanto gosto e penso que sei fazer...

Quero agradecer imensamente ao Paulo Couto por ter me dado a oportunidade de ter integrado aquele “dream team” de colunistas, mesmo sem ter a mesma projeção dos que compunham este grupo. Agradeço a ele também pela possibilidade de ter me desenvolvido e aprimorado a ponto de não fazer feio perante aquela brilhante equipe e ter desenvolvido meu estilo próprio, que também conquistou admiração por parte dos leitores. Foram quase 10 anos de ESTADO, agora 8 anos de FORUMPCs, experiências que somadas me fizeram crescer demais!! Meu histórico de colunas do FORUM será migrado para a IT Web e permaneço como colaborador. Mas garanto que estes últimos 8 anos foram INESQUECÍVEIS e de um aprendizado fenomenal.  Comecei tietando os outros colunistas e cresci junto com eles!

Fica para trás uma grande saudade, de tudo que vivemos juntos. Textos, discussões no fórum, viagens diversas, “baloon day” (essa só os colunistas sabem), as “Piropices”, as sacadas inteligentes do Paulo, a liberdade editorial, o imenso aprendizado, os riquíssimos contatos que formei com a indústria de TI e assessorias,... Tudo, tudo isso vai ficar na memória de uma era especial para mim. A era do FORUMPCs.



103 comentários:

  1. Não tenho nada contra a mudança que fizeram do FPCs para o IT Web, mas não me desce a decisão de simplesmente apagarem todo o conteúdo do fórum e do portal; dúvidas respondidas, colunas, notícias, dicas, tutoriais, análises.... é um absurdo o que fizeram. O conteúdo é importante nem que seja pra registro histórico. Eu mesmo tinha uns links guardados e colunas que iria ler e... bem, não tenho mais.

    Peço que reconsiderem a decisão de apagar o conteúdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, você pode ter certeza de que não tenho nada a ver com essa decisão, muito pelo contrário, já me manifestei no sentido de deixar o ACERVO de informações publicado. Triste.

      Excluir
    2. O mesmo anônimo aqui. Nem tão anônimo assim, eu era o Cronoc lá do fórum (esqueci de falar na primeira postagem, estava indignado com o ocorrido - tinha acabado de ver que tudo havia ido pro saco). Já não aparecia no fórum faz tempo, mas sempre lia as notícias e colunas.

      Aparentemente todo o conteúdo do site e do fórum voltou! Espero que seja definitivo, e agradeço a reconsideração da decisão, seria mesmo muito triste mais de 1 década de história da informática jogada na lata do lixo estupidamente.

      Excluir
  2. Realmente, apagar todo o conteúdo foi uma burrice.

    ResponderExcluir
  3. São muitas as lembranças de conteúdo... a comunidade no fórum, ranking de 3DMark e overclock (além de sistemas de refrigeração), Folding@Home, notícias, artigos, colunas, e muito mais. Acompanhando os comentários anteriores (e posso parecer forçar a barra), é como saber da morte de um ente e não ter o cadáver para velar.

    O que fazer? buscar ânimo para continuar gerando conteúdo de qualidade, logo após encontrar uma casa tão boa quanto foi o ForumPCs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wesley nem me fale de todas essas coisas, é muito triste perder 13 anos de história (ou mais)!!! E para quem não sabe o Wesley era o próprio FORUMPCs nos últimos tempos. Escrevia um monte de notícias, testes, opiniões... de alta qualidade. FERA, super fera!!! Vamos todos nós que perdemos este amigo de infância sentir MUITO e espero que de uma forma ou de outra encontremos nossos caminhos e o que as pessoas reconheçam o seu grande valor Wesley!! Imenso abraço

      Excluir
    2. Ola, realmente lamentavel o fim do fps, acredito que seje um fim de uma era onde encontravamos informações de hw contada com a linguagem que nós conhecíamos.
      Lembro da ocasião em que Paulo Couto relatou um diálogo com um usuário de Londrina na revista PCs sobre o Overclock e logo em seguida abriu o forumpcs, acho que fui o número 30 (ossamu), inscrevi no dia que abriu o forumpcs. Uma parte discidente criou a revista PCs Extreme, incluindo o Paulo Couto, mas manteve o nome no forum.
      Bom, a revista foi há muito tempo, mas o espirito do PCs continuava no forum, mas acredito que este seje o fim de uma era, infelizmente nem deixaram a memória.
      Um grande abraço.

      Excluir
  4. Primeiro, to segurando os palavrões e esmurrando a mesa do pc (mesmo sabendo que meus HDs não gostam da idéia..).

    Retomando o bom senso, como uma empresa consegue gastar dinheiro comprando uma coisa e depois destrói e joga fora? É muita genialidade para que eu consiga entender..

    Esses dias já havia reparado que o site ficou uns 10 dias sem ter novas notícias adicionadas, em esmo assim eu ia lá olhar. O fórum em si morreu pouco antes da 'privatização' do site todo, mas ainda há colunas que eu queria ler, e sempre saia notícias pra acompanhar.

    Admiro o trabalho do Paulo Couto como um todo, mas sou obrigado a dizer que a 'definhante' AMD ta durando mais que o ForumPcs.

    Xandó, pelo jeito terei que acompanhar por aqui os seus relatos. Os do Piropo eu leio quando encontro pelo Facebook alguma postagem dele, mas ta mais difícil de encontrar..

    [ ]'s

    Dênison

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Dênison não tenho procuração do Paulo Couto para defendê-lo, mas garanto pelo que o conheço que ele lutou até a última possibilidade antes disso tudo acontecer.
      Eu vou continuar escrevendo, pois já viciei nisso aqui. Espero poder contar com sua presença aqui e nos próximos veículos que eu fizer parte, bem como no próprio IT Web. Abraços

      Excluir
  5. Peço que reconsiderem a decisão de apagar o conteúdo.

    Triste decisão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, já me manifestei no sentido de deixar o ACERVO de informações publicado. Não depende de mim. Espero que dê certo.

      Excluir
  6. Pessoal confunde o PORTAL ( blog ) com o fórum em si... O fórum ainda tinha vida, mesmo que com ajuda de aparelhos respiratórios, mas tinha. Agora não mais.

    ResponderExcluir
  7. Triste com o fim do forumpcs, mesmo que para mim o site tenha morrido a muito tempo ja. Desde o novo layout quando deixaram de se preocupar com quem ia ler e comentar no site eu deixei de frequentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julian eu te entendo e sinto muito que tenha percebido desta forma. No que dizia respeito à minha parte a dedicação e capricho não mudou em nada. Eu segui publicando 4 textos por mês e até mais e mais detalhados. Espero poder contar com você por aqui no FXREVIEW e no IT WEb. Grande abraço

      Excluir
  8. O forum, governado com mão de ferro, terá o fim que qualquer ditadura merece: o esquecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. !!!!
      Entendi sua colocação, mas não compreendi. Mereceria mais detalhes... Abraços

      Excluir
    2. Diferente do Anônimo, uma das características que mantinham o FPCs em ordem no seu auge era justamente a mão de ferro de seus moderadores. Essa firmeza é necessária pro sistema funcionar, existem hoje grandes fóruns( Ex. XDA Developers) que tem uma política ainda mais rígida que a do FPCs e funcionam muito bem. se deixar os usuários "soltos" vira uma zorra.

      Excluir
    3. Caro Luiz Henrique eu entendo que é um equilíbrio complicado mesmo. Se deixar muito solto vira uma zona e se perde o controle, se aperta demais pode inibir a participação de bons usuários. Eu penso que o FPC foi bem um caso de meio-termo e que em 8 anos não soube se mais de 6 ou 7 usuários banidos por comportamento inadequado. Pode ser que tenha sido um pouco mais que isso, mas não achava forte demais o controle. Grande abraço!!

      Excluir
    4. A "mão de ferro" precisa de um cérebro que a guie.

      Parei de acessar o FórumPCs depois que minha conta foi excluída sem motivo declarado. Tentei entrar no fórum, surgiu a mensagem de "você foi banido permanentemente, contato pelo email tal"...e, como eu não sabia o motivo do banimento, enviei uma mensagem ao endereço apresentado, perguntando o que houvera. A pessoa que repondeu também não sabia por que eu havia sido banido...

      Lembro me de que já há tempos o FórumPCs não era a mesma coisa. Acho que o fato mais emblemático em toda a fase de decadência do site foi a saída do Alexandre Ziebert. Xandó, Abel, CAT, o cara das câmeras (esqueci o nome!) e Piropo (quando não "viajava", hehe) sempre escreveram textos muito bons, mas era o Ziebert que realmente mantinha o espírito do FórumPCs no que escrevia - tanto pelos assuntos que abordava quanto pela forma de redigir.

      Contratar a Elis foi um mau negócio. Ela simplesmente não se encaixava na proposta do site. Aquele texto dizendo que "a web acabou" foi o fim. Pior que o Piropo a defendeu...

      A impressão que ficou, para mim, é de que o Paulo Couto quis obter um retorno ($) maior com o site, e que por isso fez tantas mudanças que acabaram descaracterizando-o. Veio um "portal", foi-se o fórum. E era o fórum que atraía os usuários de fé.

      Valeu Xandó! Espero que tenha sucesso na nova fase.

      Excluir
    5. Caro Anônimo (pena que não se apresentou), opinião forte a sua. Eu o respeito e prefiro nem especular. Como tudo na vida há decisões boas e outras nem tanto e ninguém tem bola de cristal. Discordo de você em relação à Elis. TODOS nos podemos fazer algum o alguns textos que não se encaixam ou não agradam (faz parte), mas eu sempre respeitei muito e gostei muito dos textos dela. Eu tentava fazer testes com bom nível, mesmo não sendo minha missão no Fórum este tipo de texto. Meu papel era de dar opinião e por isso mesmo fui duramente criticado e até execrado ao dar minha opinião sobre alguns equipamentos e placas porque não fazia igual ao Tom´s hardware ou algo do tipo (que nunca foi meu papel). ANYWAY eu AMAVA aquilo tudom de verdade e punha muito de mim em cada texto, mas acabou...

      Excluir
    6. o problema xandó, é que o ForumPCS é o que tinhamos de mais próximo do toms hardware. infelizmente agora só acesso aquele site chileno que o paulo quibava, e os americanos...espero que encontrem nova casa no brasil. e longe do paulo!

      Excluir
    7. Ninguém é perfeito, pode cometer erros. Para mim a conta do Paulo está extremamente positiva!! Abs

      Excluir
  9. Fui pego de surpresa mas já achava estranho não conseguir logar por lá a algum tempo.

    Muito material se perdeu e nem se teve a chance de salvar... triste o fim do FPC´s. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, você pode ter certeza de que não tenho nada a ver com essa decisão, muito pelo contrário, já me manifestei no sentido de deixar o ACERVO de informações publicado. Triste.

      Excluir
  10. A IT Web que me desculpe, mas julgo no mínimo pouco inteligente a decisão de jogar tanto conteúdo pelo ralo. Não conheço possíveis implicações legais ou motivações econômicas, mas eu me nego a migrar para outra plataforma de uma empresa que age assim. Enfim, quando precisar de informações, irei recorrer ao buscador e a sites gringos... Triste fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No mundo dos negócios há muitas coisas que não entendemos. Mas espero poder contar com você aqui no FXREVIEW e no IT Web, pois garanto que terei o mesmo capricho e dedicação que tive nos últimos 8 anos no FPCs. Abraços

      Excluir
  11. Uma pena mesmo, e como disse o Xandó: O fim de uma era... O Fórum era visita diária minha e de muitos que conheço, foi um dos fóruns mais atuantes e impactantes que conheci, um verdadeiro formador de opiniões que de certo vai deixar muitas saudades. Agora, compartilhando a incompreensão de alguns colegas, também não entendi o porquê do fato de apagarem todo seu conteúdo, aquele fórum com todo seu conteúdo deveria até ser "imortalizado" (assim como quando estava online) de alguma forma. Temas discutidos com tamanha técnica que dava gosto de participar (e aprender), relatos de colegas que até nem estão mais entre nós, tópicos que geraram tanta importância que até os próprios fabricantes entravam no meio, enfim, acho que ali tinha muita informação disponibilizada para ser trancado dessa forma...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Gustavo uma era gloriosa. Eu mesmo antes de ser colunista do FPC já era influenciado pelos que lá escreviam, eram REFERÊNCIAS para mim. Espero que o conteúdo possa ser recuperado e publicado como um acervo para a posteridade. Um grande abraço

      Excluir
  12. Algo que me soa como absurdo é simplesmente apagar um conteúdo que havia uma troca de informações fantástica entre os usuários. Ali encontrava várias notícias sobre os mais variados temas de informática. Ingressei no Fórum PCS em julho de 2003, sempre foi um local de referência para mim, não só pelo Dream Team de colunistas, mas, PRINCIPALMENTE, pelo nível dos usuários que lá encontrei. Sinto-me um desabrigado digital agora. Todos os dias junto com as notícias do dia dava uma passada no Fórum, era como um amigo que visitava todos os dias. Mas a partir do momento que somente os colunistas podiam criar novos tópicos e notícias vi que seria questão de tempo o Fórum acabar. Começaram a pipocar os banners, a publicidade ganhou um espaço maior do que as discussões e a informação. Enfim, o Fórum PCS começou a se desvirtuar. Mas continuarei a seguir os heróis da resistência. Pode publicar Xandó que ainda estamos aqui. Grande abraço e muito obrigado pela caminhada. Agora o queijo mudou de lugar, não vamos nos perder no labirinto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ricardo você disse TUDO, era como um amigo que visitamos todos os dias... De uma coisa eu tenho certeza, que em toda época que estive lá a minha postura perante o conteúdo que eu criava era sempre a mesma, visando informação precisa e opinião a mais sincera e isenta possível. Penso que conquistei amigos e leitores fiéis e por isso mesmo coloco-me a disposição aqui no FXREVIEW e no IT Web para continuarmos pelo menos um pouquinho daquele clima que tivemos!! Um imenso abraço

      Excluir
    2. Prezado Xandó, fique despreocupado, pois, quem acompanhou o FPCS desde os seus primórdios até o seu ocaso sabe do seu papel naquele fantástico veículo de troca de informações sobre informática. Realmente você, Piropo e Wesley foram os heróis da resistência. Infelizmente uma hora não deu mais, paciência. Se me concede a licença puxarei uma cadeira aqui no seu blog e acompanharei você, assim como faço com o Piropo e o Ramalho. Em informática, ao revés do resto, as pessoas ficam e as instituições vão. O Fórum PCS e a interação entre todos, colunistas e usuários. Isso ninguém poderá nos tolher, a relação continua agora de uma forma mais dispersa, porém continuaremos trocando ideias como antes. Aliás, depois tenho que bater um papo contigo sobre corrida de rua, também foi mordido a um certo tempo por esse bichinho. Grande abraço para você, muito sucesso nessa nova fase da sua carreira e estaremos aqui. Bom fim de ano amigo.
      Ricardo Leite
      BH/MG

      Excluir
  13. Carvalho agradeço suas palavras e seu apoio ao meu trabalho. Penso que você pode me seguir aqui no FXREVIEW bem como eu divulgo todos os texto que publico no Twitter (@fxando). Grande abraço

    ResponderExcluir
  14. Sou membro desde 2003 e vi o fórum definhar ano após ano, desde 2008. As propagandas, as matérias pagas, a falta de liberdade de opinião no próprio fórum afugentaram os membros mais antigos rapidamente. Houve uma debandada massiva em 2007-2008, mas eu resisti firme. Até 2010, quando houve a última mudança de layout e vi que já não existia Fórum PC's da forma como era. Os pedidos para melhoria do fórum dos últimos membros antigos era ignorados, vez ou outra encontrava um guerreiro dos áureos tempos. Sim, guerreiros, porque quem fez o Fórum PC's não foi o Paulo Couto, e sim seus membros apaixonados, recheando o fórum com material riquíssimo inteiramente de graça.
    Trabalho esse que agora se encontra na lata do lixo, graças à sanha por dinheiro do senhor Paulo Couto, que vendeu tudo para a IT. A mesma comunidade que o levantou, o deixou no limbo. Essa é uma lição poderosa sobre como as coisas acontecem na internet. Mas ele é esperto e ainda conseguiu levantar um dinheiro com um defunto em estágio avançado de decomposição.
    Fica a lembrança de tempos muito bons, ajudei e fui muito ajudado naquela comunidade e me orgulho de ter sido uma pequena engrenagem daquele que foi o maior fórum especializado em HARDWARE do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro "Clint" há uma boa dose de amargura em suas palavras e não posso condenar você, nem faria isso. Se você foi uma daquelas boas almas que tanto colaborou com opiniões, respostas para usuários, novas perguntas, etc. eu só posso te agradecer por tudo isso, mesmo o ForumPCs tendo sido do Paulo e não meu, mas pela minha dedicação eu me sentia como se fosse dono de um pouquinho, ao menos da minha sessão a qual eu tinha total liberdade de atuação.

      Também não tenho procuração do Paulo para defende-lo e nem ao menos falei com ele nas últimas semanas, mas penso que ele deve estar profundamente triste pelo destino do FPC, pois já não estava nas mãos dele.

      Um grande abraço.

      Excluir
  15. O lado "bom" disso é q vc terá mais disponibilidade para p fxreview, certo?rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Paulo não é bem assim. Se olhar a lista de artigos que eu publiquei no FPC e aqui no FXREVIEW, aqui tem todos os de lá (desde 2 anos atrás) e mais algumas coisas que não publiquei no FPC.
      Mas espero e conto com sua visita aqui no FXREVIEW e na minha sessão no IT Web (ainda em construção).

      Excluir
  16. Lembrei de um fato interessante... de como era "mão de ferro" do Paulo Couto.

    Era um bom usuário, frequentava diariamente o forum... então depois de ter sido acusado de "apologia" a pirataria... fui BANIDO pelo Paulo sem provarem ONDE ocorreu tal "fato".

    No final...ELE MANDAVA e DESMANDAVA. Mesmo tendo crescido às custas do conteúdo dos usuários e colaboradores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo eu não tenho a menor condição de opinar sobre isso porque não acompanhei este fato. Verdade seja dita que manter um fórum tão grande em ordem requer algumas ações mais enérgicas, mas eventualmente alguma dessas ações pode ter sido equivocada. Errar é humano... Abraços

      Excluir
  17. A única coisa que consigo comentar a respeito da notícia é que O CARA QUE TEM O PODER DE DECISÃO SOBRE APAGAR TODO O CONTEÚDO HISTÓRICO DO FÓRUM SIMPLESMENTE NÃO ENTENDE DE TECNOLOGIA, NUNCA FOI USUÁRIO DO FÓRUM E QUIÇÁ SABE LER.
    O poder na mão dos ignorantes é uma arma perigosa. Já tivemos um presidente nesses moldes e deu no que deu.
    Perda lastimável de um conteúdo excepcional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo também não posso falar disso por total ignorância, não faço a menor ideia do porquê isso foi decidido assim. Abs

      Excluir
  18. Cara, aniquilaram um dos melhores sites, fóruns..brasileiro, sobre tecnologia e afins. Lamentavel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vida para frente Carlos! Vamos ver se isso pode ser revertido...

      Excluir
  19. Olá Xandó,

    A colunas suas, do piropo do C@t e da Elis eram as que me prendia ao FPC's, é uma pena que todo o bom conteúdo foi para o espaço, felizmente muitas análises e reviews importantes eu tenho aqui, mas muita coisa um pouco mais antiga morreu.
    É realmente uma pena, é com muito pesar que recebi essa notícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Phiron, obrigado por suas palavras. Podemos continuar, pelo menos a minha parte, a interagir aqui no FXREVIEW, no IT Web e eventual novo veículo para o qual venha a escrever. Abraços

      Excluir
  20. Creio que nunca vou esquecer o momento em que cliquei o Link para o ForumPCs no meu "Favoritos" e, ao invés da página habitual, dei de cara com aquele aviso...
    ...por um instante fiquei olhando para a tela, chocado, não querendo entender aquilo que estava tão claramente anunciado: O FORUMPCS TINHA ACABADO!!!
    Como antigo colaborador também fiquei com aquela indefinível sensação de perda. Tudo bem que já fazia um bom tempo que eu não participava dos Fóruns mas sempre que podia eu visitava o site e passeava pelos artigos, principalmente os seus e os do Piropo. Também gostava de revisitar algumas discussões antigas para reler meus comentários. Sob a alcunha de T-Shark criei o Tópico do Pelotão Intermediário do Time FórumPCs e durante muitos anos tive o prazer de ver a "minha" cria se desenvolver ao longo de vários anos. Nunca vou esquecer aqueles anos de militância aguerrida no time do Folding@Home nem os companheiros com quem tive o prazer de "cruzar espadas" quando, mesmo longe dos grandes pontuadores, disputávamos ponto a ponto quem era o melhor entre os "intermediários". El Kabong, Ludovico, Intruder A6, Balzer, Japanside ... esses e outros nomes me passam pela cabeça enquanto as "Kabongadas" que dávamos uns nos outras ainda ressoam nas minhas memórias! Se acontecer de um desses companheiros por acaso lerem estas linhas (Quem sabe? A esperança é a última que morre) saibam que vocês fazem parte das minhas melhores lembranças.
    Também foi no FórumPCS que pude manifestar e discutir a minha opinião quando houve aquela acalorada discussão sobre o Estatuto do Desarmamento ... eu fazia parte daqueles que eram contra a proibição e aqui pude encontrar pessoas que, apesar de toda a pressão que existia pelo "Politicamente correto", concordavam comigo que tudo aquilo era um grande absurdo.
    Enfim, acabei me alongando demais mas eu precisava desabafar um pouco daquilo que estava transbordando dentro de mim e peço para que o Xandó me perdoe por usar o espaço dele para isso.

    Saiba, Xandó, que eu sempre apreciei muitíssimo as suas colunas e muito me consola saber que ainda terei a oportunidade de lê-las. Melhor ainda seria se que você montasse um espaço próprio junto com o Piropo e mais alguns sobreviventes do FPCs escolhidos a dedo para podermos reviver um pouco daquilo que tínhamos lá ... é, eu sei que é uma idéia utópica mas a esperança é sempre a última que morre, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo T-Shark, claro que me lembro de você!! E que lembrança legal essa dos embates por pontos no Folding@Home!! Você citou outros nomes bastante firmes em minha memória. Não se lamente por ter se alongado desabafando. O meu texto teve a mesmíssima intenção!!
      Já o convido a seguir participando do FXREVIEW, do meu espaço no IT Web e eventual outro veículo que venha a colaborar. Grande abraço

      Excluir
  21. Olá grande Xandó. Quais palavras usar para manifestar tamanho sentimento de tristeza e pesar? Não sei quais os motivos para o fim do ForumPCs (pois sei que custa bastante tempo e dinheiro para manter um Fórum), mas há muito tempo não via o Paulo Couto interagir no FPCs. Desde o novo Layout e a fusão (ou seja lá a negociação realizada), o Paulo Couto ficou muito distante do FPCs (algo bem perceptível para mim) e parecia despreocupado com o rumo tomado pelo site. Talvez o comportamento dele já indicasse uma morte anunciada, contudo ele poderia ser um pouco mais transparente com a atual situação do FPCs. Gostaria de deixar registrado meu agradecimento todo especial pelo profissionalismo, carisma, dedicação e respeito que você, Flávio Xandó, Piropo e Wesley Moraes tiveram durante esses últimos anos, sempre autalizando conteúdo, buscando suprir a carência de informações, testes e reviews (cada um a seu modo), e lutando por algo em que acreditavam (mesmo com a morte do FPCs já anunciada). Guerreiros de idéias e ideais, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Nibble (ótimo nickname esse!!) super obrigado por suas palavras de reconhecimento e apoio a mim e aos nobres Wesley e Piropo!! É o consolo que temos nesta hora!! Um grande abraço

      Excluir
  22. Olá Xandó, acabo de ver o fim do ForumPCs e senti uma tristeza no ar. Fui usuário desde 2002 e cheguei a participar ativamente por diversos anos e, apesar de estar afastado há tempos do FPS, ainda tenho o link para ele nos meus atalhos do Chrome. Uma grande perda para a Internet brasileira, com certeza.

    Outra coisa, procurei por você e pelo Piropo no iT Web, mas não encontrei material recente e vocês nem aparecem na lista de "blogueiros" do site. Vocês continuarão contribuindo no iT Web?

    Abraços,

    Darkduck

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CAro Luciano obrigado por suas palavras e compartilhar comigo o sentimento que ambos temos pelo fim do ForumPCs.

      Sobre minhas colunas na IT Midia (IT Web) fui informado que na 3a feira (11/12) será feita a migração/carga das 382 colunas que eu tinha no ForumPCs para o IT Web e a partir do dia 12 nascerá meu espaço no IT Web, bem como começarei a publicar novamente novos textos. Grande abraço.

      Excluir
  23. Sou mais um que acha uma burrice imensa terem tirado o FPCs do ar. Estava morto? Sim, claro. Mas tinha muito mais conteúdo relevante reunido ali do que em vários sites mais novos, especialmente sobre equipamentos que hoje estão fora da crista da onda mas ainda estão na ativa.

    Depois de quase 10 mil posts no mesmo lugar, é meio chato ver que tudo sumiu dali num clique de alguém...

    Abraço a todos os amigos e conhecidos do Fórum que postaram aqui. Lembrei de vários nomes.

    Luiz Sérgio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Luiz Sérgio eu até já obtive uma explicação oficial sobre o ocorrido e pedi autorização para repassar para os leitores. Daqui a pouco vou publicar este posicionamento... Grande abraço

      Excluir
  24. Acessei o FPCs hoje e buuummmm.... não havia mais nada.... Olá Xandó, vocês terão uma coluna no IT Web? Procurei lá e não achei, sempre estava passando pelo FPCs só para ver as colunas de vocês, já que no fórum eu não participava mais a muito tempo... mas é realmente uma pena, ia semanamente ao FPCs para ler algumas noticias e ver as colunas... realmente o fim de uma era.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom... de qualquer forma continuarei a seguir aqui no FXReview... pelo ao menos não está tudo perdido, só preciso saber onde ler alguma coisa do Piropo também... :)

      Excluir
    2. Fernando eu te espero aqui no FXREVIEW bem como no IT WEb, minha sessão de colunas nascerá na 4a feira dia 12/12. Agradeço suas palavras de apoio ao meu texto e pelo ocorrido... Grande abraço

      Excluir
  25. Desde a ultima vez que mudaram a cara do ForumPCS a sua morte estava fincada, infelizmente o que aconteceu foi não saberem gerenciar o forumpcs, as coisas foram ficando sem controle e a bolha cresceu ao ponto que vemos hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo é muito difícil julgar. A mudança da aparência quando ocorreu previa uma série de outras mudanças que seriam muito positivas, mas esta sequência não aconteceu e pode ser que começou a haver problemas. Aconteceu...

      Excluir
  26. Não sei dizer se a queda do movimento do fórum foi em especial por causa das redes sociais.Lembro muito bem que a 2 anos todos reclamavam que tinha que passar por 3 ou 4 telas, para efetuar o login e so depois poder postar um comentário nas noticias. Poxa 2 anos e ninguém nunca fez nada?? Sem contar com a frequente ausência de noticias, que em alguns casos chegava a ocorrer por ate 1 semana, e já a mais de 12 meses ja ocorria. Tudo isso não é culpa das redes sociais, não sei o que houve no ForumPCs, mas alguns problemas internos contribuiriam e muito com o cenário atual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Cão Falante, você citou um ponto importante. Na verdade as redes sociais fizeram pulverizar os locais onde as pessoas podem emitir opiniões e isso é bom. Mas de fato houve uma mudança técnica no Forum que atrapalhou as postagens de comentários e isso com certeza agravou ainda mais o volume de interações no Forum.

      Excluir
  27. Uma pena... entrei no fórum em 2002 procurando resolver um problema do meu PC... A comunidade foi tão atenciosa que eu fiquei viciando naquilo... fui um membro MUITO ativo até meados de 2009~2010... depois o fórum deixou de ser "importante" para o site... e tudo morreu.

    Para mim parece claro que a morte do FórumPCs se deu por causa do DESCASO total com o fórum em si...

    A adminstração do fórum foi piorando, piorando... muita propaganda, conteúdo velho na "cara do fórum", e mais uma vez, total descaso com o "fórum em si"...

    Eu consegui acessar o fórum hoje (de forma bem bugada) e já aproveitei para salvar um textos interessantes...

    Que triste !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, que prazer voltar a falar com você, pois interagimos bastante no Forum!!! Você era mesmo MUITO ATIVO!! Difícil julgar se foi descaso ou uma sucessão de fatos involuntários que levou a isso. O site está no ar para que eles migrem algum conteúdo para o ITWEB portanto quem quiser pegar coisas por lá ainda tem algum tempo. Grande abraço!! E volte sempre por aqui!!!!

      Excluir
    2. O encanto do fórum eram os usuários...

      O Paulo Couto acertou a mão com os colunistas e outras coisas... mas acho que quanto mais ele tentava separar a home page do fórum, mais usuários saiam... foi um caminho sem volta.

      Mas isso acontece... quantos fórums não duraram nem metade do que o FórumPcs duros !? Aliás, a "morte de fóruns" ou a sua "transformação" tem ocorrido com uma certa frequência...

      Um outro fórum que quase foi para o saco foi o DigiFórum... mais a comunidade de lá assumiu as rédeas...

      Apesar de quase não conhecer a "ITWEB" acredito que eles tem boas chances de criar um espaço legal lá se souberem usar bem os colunistas como você e criarem um espaço para os leitores...

      Boa sorte a todos !

      Excluir
    3. Marcos recebi HOJE minha senha para começar a publicar por lá!! Estou me sentindo como criança com brinquedo novo... Espero já ter meu espaço por lá e começar a interagir com os fiéis e amigos leitores como você!! Abraços.

      Excluir
  28. Puxa, que nó na garganta. Aprendi, me irritei, me diverti nesse ForumPCS. Lá eu era o usuária AndreTJ e acompanhava bastante fórum mesmo no final quando só O Wesley Morais, B. Piropo, Julio Preus e você, Xandó, faziam as postagens. Só de ver os comentários aqui pude "rever" vários colegas de lá. A web mudou, é verdade. Mas ainda vejo espaço para uma comunidade como aquela. Sem falar que: imagina ficar sem as histórias do Piropo? Aguardo o espaço de vcs no Itweb. Abraços Xandó e a todos os colegas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro André você tem razão, foram tantas emoções, risadas, espanto, raiva de alguns comentários, surpresa,...
      Nosso espaço noo IT WEb ainda não nasceu, mas assim que nascer eu vou dilvulgar. Abraços

      Excluir
    2. Lembrei-me de uma coisa Xandó. Essa situação deve ser parecida com a quando vc teve de deixar de jogar com El Carecon depois de vc quase matar o homem do coração, rs. Tô certo?

      Excluir
    3. Caramba André!!! Que boa memória!! É isso mesmo!! Você matou a pau!! Deixar de jogar com o El Carecon "Pode jogar com todos menos com o Xandó" - http://www.fxreview.com.br/2012/12/pode-jogar-com-todos-menos-com-o-xando.html foi absolutamente frustrante. Como esse fim do ForumPCs!!!! Abração

      Excluir
  29. Uma pena que o ForumPCs, mas nada é eterno, exceto as lembranças...
    Ao contrário da maioria do pessoal que está comentando aqui, eu era usuário pouco frequente do fórum, pois não era mais "profissional" de TI e somente um entusiasta. Para mim o grande atrativo do site sempre foram os colunistas.
    Dá para ter uma idéia de como os colunistas eram bons pelos veículos que eles escrevem hoje, todos grandes nomes da mídia tanto impressa como virtual. Para mim o ForumPCs era o lugar em que eu podia ler todas essas "feras" juntas, num lugar só. Agora terei que acompanhar cada um em um lugar diferente. É a vida, é assim que a banda toca, fazer o que...
    Velhos tempos. Bons tempos. Ficará a saudade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Henderson obrigado pela parte que me toca neste seu sincero elogio. Era uma turma da pesada sim, mas seguimos pelo mundo, cada um em seu canto e sua luta. Espero poder contar com sua presença tanto aqui no FXREVIEW como no IT WEB!! Grande abraço

      Excluir
  30. Como sinto falta das colunas do Piropo!!!
    Tô num mato sem cachorro agora...
    Saudações a todos que colaboraram com o FORUM PCs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Angelico, não ter colunas do Piropo é como não ter água para beber!! Mas tranquilize-se!! Ele vai continuar seu trabalho no IT WEB, assim como eu e espero poder contar com sua leitura e participação tanto no IT WEB como aqui no FXREVIEW. Abraços

      Excluir
  31. Ainda tenho todas revistas PCs, PC Extreme, PC Tech... etc. Onde o Paulo Couto não passava de um simples colaborador (o que já muito). falar que o forumpcs acabou devido a proliferação das mídias sociais e querer tampar o sol com peneira... O forumpcs acabou por pura incompetência, ainda existe vários fóruns e portais sobre informatica firmes e fortes, e cada dia surge mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valter, legal ter contado essa história sobre o começo do FPC. Na verdade eu não disse que acabou POR CAUSA das mídias sociais, apenas que o crescimento dessas fez pulverizar um pouco mais as participações das pessoas. De toda forma foi uma perda IMENSA que jamais vou me esquecer. Ótimo 2013. Abs

      Excluir
    2. Agradeço ao Sr. Valter Saraiva por ter esclarecido alguns fatos. Tenho formação acadêmica em eletrônica (Mackenzie) e Direito (FMU) e fui o criador, financiador e primeiro articulista das revistas PCs, PC Extreme, PC Tech e de outras mais publicações do segmento (minha editora, fundada na década de 1940, atuou em diversos segmentos produzindo por mês aproximadamente 3.000.000 de exemplares comercializados em bancas de jornais e livrarias do Brasil e Portugal).
      Me afastei da área executiva da empresa e deixei parentes cuidando. Quando recebi a visita do Sr. Paulo Couto no litoral do RJ, nem podia imaginar que a verdadeira intenção de sua visita não era ajudar. Me pediu autorização para cuidar do fórum da REVISTA PCs e após inúmeros argumentos e promessas, me comuniquei com os administradores da editora e lhe comuniquei meu consentimento. Por desídia dos administradores o Sr. Paulo Couto registrou o domínio do fórum em seu nome e, assim que o fórum tomou fôlego, todos já podem imaginar o restante da história.

      Excluir
    3. Caro anônimo, pena não ter se identificado, pois sua informação é importante e interessante. Tudo relacionado com esta história, da qual eu também participei um pouquinho. Nem tudo sai do jeito que imaginamos e queremos. PENA!! Abraços

      Excluir
  32. :(:(:( comecei a frequentar o fpcs com 14? 15 anos? eu era um bebezinho ainda, hoje formado com 21 anos, fui visitar meu velho amigo (fpcs) eis que ele não estava lá :(, muito triste mesmo, aprendi tanto, tantas pessoas com taaaaanto conhecimento, meu Deus, era muuuuito conhecimento mesmo, me engajei no F@H, aprendi a fazer OC, resolvi inúmeros problemas meus, e ajudei muita gente também, uma pena mesmo, assim como outros usuários que comentaram aqui, o site começou a cair com a mudança no layout, eu mesmo fiquei por lá só por mais alguns meses e deixei de frequentar de hora em hora, para fazer visitas mensais, trimestrais, e agora nem se quer me lembro quando foi a última vez que entrei no site, hoje que estou com um pouco mais de tempo fui ver, triste, desculpem pelo excesso de mimimi, eu praticamente cresci no site, aprendi muito, tanto como pessoa quanto como profissinal (recém formado em administração pela FGV), um grande abraço e sucesso FX, tenho inúmeras colunas suas pra ler por aqui!

    att,

    R.I.P FPCS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POxa vida!! Só agora vi este post seu. F@H, o FPC fez bonito nessa empreitada!!! E quantos problemas os foristas resolviam para os leitores... Bons tempos!! Espero se retorno com frequência por aqui, seja sempre muito bem vindo!! Grande abraço!!

      Excluir
  33. É uma pena que as coisas tenham chegado a esse ponto.
    Fui membro do Fórum PCs desde 2003 e se hoje sou programador apaixonado em tecnologia é grande parte por causa do fórum.

    Sempre adorei as colunas, principalmente suas e da Elis. Seus causos me causaram incontaveis gargalhadas.

    Não sei nomear culpados, mas sei que certamenta a IT Mídia tem grande culpa. O que fizeram com o Fórum PCs foi uma brutalidade e certamente se queimaram com todos os milhares de usuários. Não posso confiar em uma empresinha fundo de quintal que pegou o Fórum PCs nas mãos e o enterrou com tamanho desdem. Pegaram uma esmeralda com um pouco de sujeira e não tiveram esmero algum.

    Continuarei acompanhando seu trabalho pelo FXReview caro Xandó, mas definitivamente não gastarei banda acessando sites da IT Midia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedro descuidei-me e deixei passar este sem resposta!!
      Muito obrigado por suas palavras, seu apoio. LEgal saber que lia, gostava e se divertia com meus textos! Volte sempre por aqui, podemos manter a conversa e discussão como nos bons tempos. DIferente, mas podemos!! Grande abraço!!

      Excluir
  34. Estou postando aqui como anônimo mas nos Fóruns que frequentomeu nick é MAd DIck.
    Fui lá (no FPC) um crítico ferrenho de determinadas posturas (fan boys, moderadores, colunistas e até mesmo do Paulo Couto) mas vamos reconhecer o talento empreendedor do Paulo. sou fã do B.Piropo (da época do O Globo junto com a Cora Ronái) e até de você mesmo, Flávio, e suas experiências "abroad". Claro que provavelmente devo ter quebrado o pau contigo também (senão nem seria o MAd) por algum assunto escrito.
    Voltando: foi no FPC que me re-atualizei e até gostei de praticar o over clock dos saudosos Athlon XP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande MAD DICK eu me lembro de ter lido alguns comentários seus no FPC. Mão me lembro de ter discutido contigo, mas deixa quieto, se discuti e falei besteira ficou no passado!! Grandes histórias, grandes pessoas : Paulo, Piropo, Cora... Grande abraço.

      Excluir
  35. PESSOAL!!!! UMA DICA!!

    O domínio http://www.euseiescrever.com.br (que foi um domínio criado há muito tempo pelo Paulo Couto) AINDA faz abrir o FORUMPCS do jeitinho que ele estava no seu último dia!! Quem quiser matar saudades ou procurar alguma coisa ali...

    Abraços e voltem sempre aqui no FXREVIEW!!

    ResponderExcluir
  36. Ola Flavio!!!
    Eu me lembro do fórum PCS desde o inicio, não lembro exatamente quando comecei a frequenta-ló mais foi logo em seu inicio, antes da primeira atualização, se não me engano foram 3 ao todo(as primeiras com o BBForum), a ultima ele adquiriu uma cara mais de blog, e o blog não é um formato que eu aprecio, eu sou muito mais um formato fórum, isso ate hoje!!!!!

    Meu nome no fórum era Code-x mais meu nome é Aleksander, conheci pessoalmente o Paulo através da galera do comercio Max informatica que fica no centro do rio, o water cooler da Thermal Take do preview da revista Pcs esta ate hoje comigo!!!!!!!

    Não tive o prazer de conhece-lo pessoalmente, mais li varios artigos seus.
    Logo depois da mudança do fórum para um formato mais blog com menos detalhes técnico é os vários bugs que nunca foram corrigidos, me afastaram bastante do fórum.
    Um pouco antes de ele sair definitivamente do ar nós últimos dias, eu não escrevia mais material relevante, só lia as noticias.
    Na minha opinião, acho que o fórum morreu por ter abandonado sua origem, o nome dele era fórum, as pessoas que davam conteudo e acesso só faziam porque ele era um forum, como aconteceu uma mudança forte no foco dele, ele não era mais um fórum, é sim uma revista virtual com cara de blog, não estou criticando, mais o que seria mais logico é talvez poderia ter salvo toda a estrutura seria ao invés de mudar o foco, criar novos produtos, que não necessariamente levariam o nome fórum pcs, exemplo fórum PCs e Blogs PCs, e se agregar vários tipos de serviços a todos eles, todos sendo parceiros uns dos outros.

    Mais complementando ate o que esta escrito na lapide (pagina) do ForumPcs a web não é uma ser vivo, mais sim as ideias, e neste ponto o ForumPcs, foi uma otima ideia que tenho muito orgulho de ter participado de seu nascimento, de seu crescimento e de seu falecimento.

    Nunca briguei com ninguém, talvez por isso você não se lembre de mim, mais nunca vou esquecer o Paulo, Wesley, Doom, Alexandre... ETC, que faziam parte do fórum, que ate hoje tenho muita saudades de todos, é do forum em seu auge antes um pouco antes dele ganhar a parte dos blogs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aleksandar (Code-X) nem me fale!! Que saudades!! Ainda não digeri este fim!! Muito legal você ter sido tão presente (comentando ou não). Houve entreveros sim no Fórum, mas eu também me lembro de comentários geniais da turma!! Teve MUITA coisa boa!!!
      Tempo bom que não volta mais!!!

      Grande abraço

      Excluir
  37. Caro Flávio,

    Te admiro muito por responder a todos estes comentários, se eu pudesse apertaria sua mão em comprimento com muito prazer.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Magovit, super obrigado por suas palavras! Justo este texto, é muito importante para mim, pois eu me envolvi profissionalmente e bastante emocionalmente com o FORUMPCs e por isso foi um momento difícil para mim, que quis documentar e perpetuar por aqui. O mundo é pequeno... um dia desses nos encotramos e eu terei grande prazer em comprimentá-lo!! Obrigado e um grande abraço

      Excluir
  38. Passei anos utilizando o FPC, não lembro ao certo, mas seu eu não em engano comecei em 2003. Acredito que o grande erro foi tentar monetizar cada vez mais, a melhor época do FPC foi até uns dois anos antes de seu fechamento.
    Aí começaram a surgir muitos anúncios, o layout foi alterado, a moderação estava cada vez mais rígida passando a ser quase uma ditadura onde mal se podia criticar, foi aí que parei de participar... assim como a maioria, já não postava mais nada, apenas lia as notícias eventualmente. Sinceramente, quando foi fechado já era um "morto-vivo", aquela participação acalorada já havia sido suprimida, esmagada pela capitação de verba que aparentemente passou a ser o foco do negócio... Claro que ninguém faz nada de graça, mas não deveria ter sido o foco.
    Uma pena, Paulo Couto "errou a mão" e acabou perdendo as rédeas... depois que foi parar nas mãos de outra empresa já não era nem de longe aquilo que um dia havíamos vivido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O diálogo virou exposição, as análises imparciais viraram propagandas e finalmente o forum já não existia, virou um portal de TI.
      Por isso tudo não consigo enxergar como único culpado a IT, mas certamente a direção (Paulo Couto) a qual optou por um caminho que simplesmente culminou no encerramento precoce do fórum e quando digo isto não me refiro a nada que tenha ocorrido nas mãos do seu novo dono, pois este apenas sacramentou.

      Excluir
    2. Oi Samuel. Sinto muitíssimo pela imensa demora para te responder. Tive problemas com as notificações de comentários.
      Suas opiniões são fortes, mas não vou contestá-las. O Paulo era um abnegado e suou sangue para criar e manter o Forum, mas de vento ninguém vive. Não sei dos detalhes, mas há muitas outras coisas por trás do fechamento do FPC.

      Não adianta chorar sobre leite derramado. Apenas posso dizer com imenso orgulho que EU PARTICIPEI, eu dei um pouquinho de mim para o FPC e vivi uma era maravilhosa!!

      Excluir
  39. Esqueci de me identificar, meu usuário se chamava samuelbarros, sou da época do Doom, do Hugo RJ e outros.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  40. Será que três anos após o ForumPCs sair do ar, existe alguma chance de todo aquele conhecimento "obsoleto" voltar ao ar? Ainda sinto falta de dele.

    ResponderExcluir
  41. Hahahaha, grande forum pcs, eu fazia altos overclocks e watercoolers sempre com ajuda e compartilhando com a galera. Era o pedro (-=-@1ns3t0@-=-) hahaha... tinha uma galera altamente técnica, certamente. Tive um daqueles veneráveis radiadores f2 do copyman, que guardo ate hoje. Foi um belo forum, estive desde o inicio. Grande abs aos caras

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. fernando cartola, gung@, tantos outros brithers que nunca conheci hahaha

    ResponderExcluir
  44. Ah Eh!!! O forum começou por causa da revista PCs (PC Extreme?), era a minha favorita na época

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, você sabe por onde anda o Copyman? Ele sumiu muito antes do fórum ser extinto. A última que soube dor que estava fazendo preparação de carros out algo parecido.

      Excluir
    2. Hahaha, exato, lembro disso. Eu falava bastante com ele na época dos chiller cascade que ele tava fazendo, que chegou a atingir uns -90 celsius no evaporador, foi minha iniciação em phase-change, hahaha, depois foi pra preparação de carros, e eu tb fui por essa linha nessa epoca tambem. Lembro que o nome dele é Ivo, depois disso nunca mais. Uma pena nao ter mais acesso as mensagens do forum, bem que alguem podia disponibilizar isso ai. Gostaria de re-ler alguns topicos... tinha um apanhado muito legal de excelentes informações técnicas e testes que nós usuários faziamos hehe. Lembro de vc!

      Excluir
  45. Louis Vuitton replcia bags replica designer handbags gucci replica bags high quality designer replica handbags wholesale replique sac Réplique Sac à dos Louis Vuitton Choisissez des pièces exquises dans la vaste collection de beaux louis vuitton réplique sacs sur dolabuy

    ResponderExcluir