quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Levando sua rede sem fio para mais longe, fácil, fácil!

O texto abaixo foi publicado por mim na minha sessão de colunas do portal FORUMPCs há algum tempo. Explicava para as pessoas um pouco mais curiosas uma forma de usar roteadores com rede sem fio para estender o sinal de Internet e rede para outros pontos da casa. Trata-se de uma solução simples, baseada no uso de dois roteadores de baixo custo para tal função. Desde que exista a tal função repetidor, a marca e modelo não são tão importantes. Resolvi resgatar este texto para o meu blog porque recentemente precisei usar esta tecnologia para usar um dispositivo de vídeo na minha casa, o qual falarei dele também na sequência em texto próximo.

Flavio Xandó



Há várias semanas contei no FORUMPCs um caso escabroso sobre rede sem fio, um problemão que tive que resolver para uma empresa no texto Wi-Fi bichado, elevador no caminho e cabo trocado! mas só depois que eu percebi que deve ter muita gente com este tipo de necessidade em sua própria casa, ou mesmo em seu escritório e que não tem a menor obrigação de conhecer as minúcias mais técnicas para resolver esta situação. Este texto é para estas pessoas. Você que é um “craque”, entendido no assunto está mais que convidado a opinar e ajudar a esclarecer o tópico para quem está precisando.

Vou ser rápido e direto. Há duas formas de levar rede sem fio para locais mais distantes. Vamos assumir um cenário para melhor explicar. Já existe um roteador no local (casa ou escritório), este conectado a um modem de Internet (qualquer provedor). Este roteador com toda certeza deve ter 4 portas Ethernet e uma porta para o modem da Internet. Há também uma área da casa que não é bem servida pelo sinal de rádio Wi-Fi e neste local não se consegue usar a rede sem fio.

A forma mais indicada (pelo aspecto desempenho) é levar um cabo de rede unindo o roteador central ao roteador (access point) distante. Mas com alguns cuidados. Tem que haver condições técnicas de passar o cabo entre os dois pontos da casa ou escritório. Devem ser usadas as portas Ethernet dos roteadores para conectá-los. Uma bobagem que já vi muita gente fazer é ligar o cabo no roteador distante pela porta ADSL ou modem. O raciocínio é “como quero compartilhar a Internet tenho que ligar na porta da Internet do roteador”. Besteira. Este outro roteador distante opera como um cascateamento de switches, mas operando pelo canal sem fio. Nem uso mais o termo “Access Point” pois hoje em dia salvo para aplicações muito específicas o roteador Wi-Fi é mais indicado pelos recursos e preço.
Ao conectar os dois roteadores Wi-Fi, o segundo deve ser configurado da seguinte forma:

  • Mesmo SSID de rede (o nome da rede sem fio) usado no roteador principal
  • Usar canal de Wi-Fi distintos. Não use automático, especifique nos dois roteadores
  • Usar o mesmo sistema de criptografia e mesma senha em ambos
  • Desativar o DHCP (mecanismo que atribui endereços IP na rede)
  • O endereço IP deve ser obrigatoriamente diferente do IP do roteador principal
  • Conecte os roteadores pela porta LAN (não use a porta WAN)
     
Ao fazer isso se obtém um cenário muito interessante. É possível caminhar com um notebook pela casa sem que caia o sinal momento algum. Pois ao se aproximar de um local com o sinal Wi-Fi mais forte, por ser o mesmo nome de rede, ocorre naturalmente e de forma transparente a transição, desde que não haja uma região de “sombra total” entre as duas redes.

Desativar o DHCP do segundo roteador é extremamente importante, pois se isso não for feito, este pode fornecer um IP ao cliente Wi-Fi e nesta hora apontar para este segundo roteador que não tem conexão (direta) com Internet. Ao desativar o DHCP do segundo roteador quem vai atribuir o endereço é o primeiro roteador que permanece com esta função ativa. Afinal eles estão ligados exatamente por causa disso, para propagar DHCP, sinal de Internet, etc. pela rede.

Mas e se não for possível ligar os roteadores via cabo?


Eu tenho certeza de que esta pergunta surgiu na sua cabeça. Afinal são poucos os locais, principalmente em residências, que se consegue passar cabos com facilidade nos conduites lotados com cabos de telefone, fios de TV a cabo, etc. Na verdade este foi o meu motivador a escrever esta coluna. Descobri uma solução SUPER FÁCIL e SUPER BARATA para fazer isso e preciso compartilhar com vocês.

É curioso eu abordar este assunto justo agora porque estou testei um SUPER ROTEADOR da NETGEAR (WNDR3700 – o roteador de gente grande), mas o recurso que vou mostrar para vocês existe a partir do WGR614, um dos mais simples e mais baratos roteadores do mercado. O WGR614 é uma pequena joia pela simplicidade, alcance do rádio, facilidade de configuração e pelo preço baixo (entre R$ 100 e R$ 149 aproximadamente). Tenho usado bastante este roteador da NETGEAR para casos simples e a partir desta descoberta passou a ser o meu REPETIDOR PREFERIDO. Este modelo está sendo descontinuado, substituído por ouros mais modernos), mas a linha "de entrada" da Netgear também tem este recurso.

WGR614


Já usei diversas outras formas de fazer repetição sem fio, mas esta se destaca pela simplicidade e ótimo funcionamento. Entenda REPETIÇÃO SEM FIO como a seguinte situação. O roteador secundário fica a uma distância do roteador principal na qual ainda tenha ainda um sinal com 20% a 25% de qualidade. Neste local ele ainda se comunica bem com o principal e passa a repetir o sinal para uma região da casa ou escritório não atingida pelo roteador principal.

Assumo que entrar na tela de configuração dos roteadores seja tarefa conhecida. Usando browser acesse o IP do dispositivo. No caso dos aparelhos da NETGEAR o usuário padrão é admin e a senha password. Ao fazer isso se tem acesso a tela principal de configuração.


Deve ser escolhida a opção FUNÇÃO REPETIÇÃO SEM FIO (na parte inferior do menu). Depois disso temos acesso à tela específica para esta função, replicada abaixo.

Devemos clicar em HABILITAR FUNÇÃO DE REPETIÇÃO SEM FIO. Na sequência o roteador sendo definido como ESTAÇÃO BASE ou como REPETIÇÃO SEM FIO. O que é isso? A “estação base” é o roteador principal, aquele cujo sinal vai ser estendido para um local mais distante. O “repetição sem fio” é o roteador que vai receber o sinal do roteador principal e vai replicar este sinal para uma região mais distante. Este modelo permite que até 4 roteadores repetidores sejam associados ao principal que no ambiente doméstico ou de pequenos escritórios é mais que suficiente.

Existem algumas pequenas “manhas” aqui. O endereço MAC de cada roteador deve ser informado. Explicando melhor, o endereço MAC é um número ÚNICO que identifica qualquer dispositivo de rede. Assim a estação base conhece o “RG” dos seus repetidores e os repetidores conhecem o “RG” da estação base. O MAC deste roteador pode ser visto na tela de STATUS do dispositivo. A segunda “manha é que na configuração da rede sem fio o SSID da rede e o CANAL do rádio devem ser os mesmos (não pode ser usada a opção “automático”), explicitamente escolhidos, por exemplo, canal 6.

Por fim como o alcance vai ser ampliado é mais do que recomendável ativar a SEGURANÇA (criptografia) do sinal da rede. Afinal a chance de sócios das vizinhanças aumenta com um sistema de longo alcance como este. Aqui preciso comentar o único PORÉM desta solução. Somente pode ser usada a segurança WEP neste contexto, uma limitação de projeto provavelmente. Aqui peço ajuda ao craques do ForumPCs para nos ajudar a entender o porquê desta limitação. Sei que muitos vão falar “até o filho do meu vizinho de 10 anos de idade quebra a proteção WEP”. Tenho certeza de que WEP não é a melhor proteção, mas precisa mais que um pré-adolescente de 10 anos de idade para fazer isso.

Esta solução está longe de ser a única possível. Eu mesmo já implantei repetição entre Access Points DLINK, repetidores LINKSYS, roteadores com firmware DD-WRT, etc. Mas o grande mérito desta solução é seu preço muito baixo e sua simplicidade, indicada fortemente para ambientes residenciais ou pequenos escritórios.

Descobri que este recurso é comum à linha de roteadores da NETGEAR estando presente em todos da marca que já vi e testei. Ótimo. A repetição de sinal deve ser usada com um cuidado. Não deve ser uma forma de colocar mais e mais pessoas conectadas. Teoricamente uma estação base mais quatro repetidores poderia facilmente atender 15 ou 20 pessoas em cada roteador. Mas como o canal de acesso é único, uma conexão Ethernet 10/100 Mbps, está longe de ser uma boa ideia “pendurar” 80 pessoas no único roteador central, salvo o tráfego seja apenas de Internet. Mesmo assim dividir uma banda de acesso de 2 Mbps, por exemplo, por 80 pessoa também não é um bom cenário. Recomendo o uso desta tecnologia explicitamente para levar para um local longínquo o acesso que não se teria de outra forma.

PS: este texto teve uma continuação publicada em março de 2013 cujo título é "Levando a sua rede sem fio para mais longe ainda mais fácil!" no qual apresento outra solução bastante interessante como alternativa. Fica o convite para a leitura.


Outros textos de minha autoria sobre WiFi:
Enterasys viabiliza acesso WiFi para 68000 pessoas em estádio
Desembaraçando sua rede sem fio! Ufa!!
Levando sua rede sem fio para mais longe, fácil, fácil!
Levando a sua rede sem fio para mais longe ainda mais fácil!
WiFi 4.0 – quanta diferença!

209 comentários:

  1. Olá Xandó,

    Obrigado pelo texto, me deu uma idéia de como tentar resolver um problema semelhante. Li também o artigo sobre o WNDR3700, mas não consigo achá-lo em nenhum site confiável - uma ou duas ofertas no mercado livre apenas. Você sabe se já foi lançado oficialmente no Brasi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser um cabo comum de rede entre os 2 roteadores?

      Excluir
    2. pode ser um cabo comum de rede entre os 2 roteadores?

      Excluir
    3. Caro José Adriano o cabo que liga os dois roteadores é um cabo COMUM e como disse no texto deve ser ligado na porta LAN de cada roteador e NÃO na porta WAN!! Abs

      Excluir
  2. Grande Tré!!! Que prazer ter seu comentário por aqui.
    Se a NETGEAR não lançou oficialmente o WNDR3700 no Brasil, cochilou pois é um maravilhoso roteador. Tem bandas de 2.4 e 5.0 Ghz, WiFi á parte para convidados, etc. Vou procurar me informar e te falo. Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Xandó,

      Obrigado :-)

      Há tempos procuro um roteador de gente grande, principalmente um que me permita conectar simultanemente Virtua e Speedy, mas o único que achei foi o Draytek, que custa um rim e um fígado. Embora o NETGEAR não ofereça esta funcionalidade, me resolveria outros problemas. Me parece uma fatia de mercado, escritórios domésticos e pequenas empresas, negligenciada pelos fabricantes.

      Forte abraço.

      Excluir
  3. Se o que você quer é um roteador DUAL, acredite, testei um TPLINK (marca que via com desconfiança) e achei maravilhoso. Gosto do Linksys RV042, um clássico para esta função de gerenciar dois links de Internet, mas não é barato (perto de R$ 550).
    Mais uma vez obrigado por sua participação e um grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xandó, desculpe o abuso... :-) Acho que dá para resolver o problema com um roteador dual cabeado e um wireless, configurando o DHCP do wireless de modo a apontar o dual como default gateway. O TPLINK que você testou foi o TL-R470T+?

      Muito obrigado mais uma vez, e um forte abraço.

      Excluir
  4. Mais uma vez obrigado pela dica. Infelizmente não é wireless, mas perto do Draytek é quase de graça - por volta de R$ 1.500,00 a última vez que vi.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Xandó,

    Dizem que quem não tem cão caça com cachorro, não é mesmo? Com não tive caixa para bancar um Draytek, peguei uma carona no seu empurrão... problema resolvido com pouco mais de R$300,00.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  6. Tré, mil desculpas pela demora!!
    Legal que resolveu o problema. Dois roteadores iguais que tenham a função de repetidor resolvem a parada, não é?? Que legal que minha dica deu certo!!

    E sobre o roteador DUAL, tem alguns fabricantes como LINKSYS (RV042 - muito bom mas não é barato), tem DLINK (barato mas de qualidade questionável), TP-LINK foi este mesmo que citou (R470T+) e é ÓTIMO!! E parece que é barato. E tem um outro fabricante chamado PLANET que tem ótimas soluções, inclusive com suporte de 2 a 4 portas WAN (4 links de Internet).

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá Xandó,

    1) TP-Link Load Balance Broadband Router TL-R470T+ (Até 4 links WAN): ~R$ 200,00
    2) TP-Link Wireless N Router Model No. TL-MR3420: ~R$ 110,00

    Bastou configurar o servidor de DHCP em 2) para apontar como default gateway o roteador 1), conexão balanceada e/ou redundante de pobre funcionando :-) Ainda estou experimentando com as configurações possíveis, mas o problema fundamental foi resolvido.

    Se eu fosse usar Linksys sairia por volta de R$ 800,00 adquirindo os equipamentos do mesmo fornecedor.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, gostaria de uma informação, faz alguma diferença se um rotiador for wireless n e o outro ser wireless g? hoje liguei para o suporte da tplink e me informaram que só poderia fazer isso se os dois forem iguais ou seja os dois wireless n ou wireless g, tenho o netgear mais esbarrei no problema da segurança WEP então decidi a colocar os dois tplink outra coisa que reparei é a questão do endereço mac teria que colocar nos dois rotiadores ou só em um. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone, obrigado por participar dos comentários!!
      Quanto ao MAC um dos roteadores precisa conhecer o MAC do outro. No meu caso um dos roteadores é G e outro N e faço a repetição numa boa (no padrão G), mas são ambos da mesma marca (Netgear). Abs

      Excluir
  9. Boa tarde.

    Sou novo aqui.
    Minha pergunta é: As portas ethernet do roteador(AP) irão funcionar normalmente?

    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo!! Sim se você faz isso, usando um tipo de roteador que replica o WiFi neste conceito e BASE/REPETIDOR, seja da NETGEAR ou não, as portas Ethernet ficam habilitadas para serem usadas. Aliás eu uso isso em minha casa. Fiz uma configuração dessas e o meu PlayStation3 e minha TV ficam cabeadas neste roteador. Obrigado por sua pergunta e comentário.

      Excluir
  10. Oi Flavio , gostei muito das suas dicas . Mas até hoje estou tentando repetir o sinal um Roteador Wireless Tp-link Tl-wr841nd com um Roteador Netgear Wirelles-n Jwnr2000. Gostaria de saber se passou por essa situação.
    Atenciosamente
    Jaedson TI (fACEBOOK)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jaendson eu nunca testei em uma situação híbrida como essa. Por isso no meu texto eu sugeri pares de roteadores iguais. Mas em teoria se os protocolos de repetição foram os mesmos, mesmo com marcas diferentes deve dar certo. Se não deu, sugiro trocar por um par de roteadores iguais. Abraços

      Excluir
  11. Ola Flavio, tenho uma dúvida.
    Possuo o seguinte cenário: Preciso ligar 2 repetidores, tenho 3 routers TP Link, 1 ligado no modem, outro fiz como repetidor fazendo todas as configurações necessárias, coloquei canal diferente e copiando o mac do router principal, até ai tudo funcionando. Agora preciso ligar um segundo repetidor,minha dúvida:
    Qual Mac eu copio, do router principal ou do 1º repetidor?
    Preciso usar um canal diferente também?
    Att.
    Rogério Teixeira

    ResponderExcluir
  12. Caro Sérgio, neste cenário o router "principal" original é que deve ser usado. Não dá para um roteador ser cliente de recepção e principal para outro. Dessa forma se for assim:
    R1 ------ RP ------ R2
    Vai dar certo.
    Se for :
    RP ------ R1 ------ R2
    Não vai dar certo porque possivelmente o R2 não vai conseguir pegar sinal do RP (router principal).

    ResponderExcluir
  13. Caro Flávio,
    Tenho um combo GVT e estava há dois dias lendo posts tentando desbloquear o PowerBox para colocá-lo em bridge para, então, integrar um DIR-600 na rede como um "ponto de acesso secundário" (onde o sinal do PowerBox não chega aqui em casa)... Acontece que nada atendia às minhas necessidades: dois pontos de acesso wifi (sendo que nos dois deveria haver acesso também por cabo), continuar autenticando minha TV GVT (para isso o PowerBox não pode ficar em bridge) e compartilhar arquivos e impressora wifi entre 2 pcs, 1 note wifi, 1 smart tv e vários smartphones...
    As suas dicas simples (abaixo) foram perfeitas para o caso deste leigo leitor. Grato!!!
    1)Mesmo SSID de rede (o nome da rede sem fio) usado no roteador principal
    2)Usar canal de Wi-Fi distintos. Não use automático, especifique nos dois roteadores
    3) Usar o mesmo sistema de criptografia e mesma senha em ambos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ulysses que feed back legal este seu!! Se ajudou a resolver o seu caso fico muito satisfeito!! Obrigado por compartilhar. Abraços

      Excluir
    2. Amigos, estou com o mesmo problema. Tentando repetir meu sinal wifi do powerbox da GVT com um TPLINK... Tentei de tudo, incluindo esses 3 pontos destacados pelo Ulisses mas NADA! =/
      Alguem tem alguma dica???

      Excluir
    3. Caro Simulacro as funções de repetição devem ser explicitamente configuradas como eu mostrei no texto. E cada fabricante tem ou nÃo este recurso bem como as seus próprios procedimentos.. Abs

      Excluir
  14. Olá amigo, preciso ligar uns 5 roteadores via cabo nesse estilo para gerar um wireless em uma escola. Obrigatoriamente o ip deve ser diferente do roteador principal mas entre os que estão somente recebendo e repassando devo usar o mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro LEO os IPs devem ser obrigatoriamente diferentes para não ter conflito e para que você possa pela rede entrar nas interfaces de gerenciamento de cada um deles.

      Excluir
  15. Flávio, muito bom seu artigo,gostaria de tirar algumas dúvidas, trabalho em cum colégio particular, onde todos os professores trabalham com notebooks em sala, temos instalados 5 roteadores tp link TL-WR741N. instalados em caixas herméticas nos corredores do colégio. todos alimentados por cabo ao suitch central. o que está acontecendo é que eles travam direto, ai tenho que ir com a escada de router em router ligando e desligando para que eles voltem a funcionar, até pensei que seria o aquecimento, fizemos algums furos nas caixas, e nada.. estou a procura de respostas, pois pretendo apresentar um projeto ao colégio para trocarmos para equipamentos nanostation, devido a resistencia a alta temperatura de funcionamento, porém preciso saber se eles irão funcionar da forma ques os roteadores funcionam hoje, com mesmo ssid, canal diferente, mesma criptografia e key.. aguardo retorno. Saudações!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro DJ willian não é incomum, embora indesejável, que roteadores travem vez por outra. Neste seu caso não tenho como te dar uma explicação, exigiria análise e investigação do problema. Existem sim aparelhos de rede sem fio mais robustos usados em hoteis e universidades que tendem a apresentar menos problemas. Abs

      Excluir
    2. a alimentação de energia é muito importante para os Roteadores, deveria tentar liga-los em nobreak, caso não resolva provavelmente os roteadores não estão suportando a carga de trafego ai teria que trocar os roteadores por algum mais robusto.

      Excluir
  16. Flavio,fiquei impressionado com a sua clareza.
    Gostaria de sua ajuda,na seguinte questão:
    Minha Internet é Virtua Combo Net 05MB de velocidade ou um pouco mais estando o modem conectado diretamente no PC.Ocorre que após instalar o Roteador Netgear JWNR2000 a velocidade diminui para menos da metade, usando somente o PC HP Pavilion 23 All-in-One na opção sem fio ou conectado via cabo.Faltou algum procedimento na configuração do roteador para que ele não procedesse dessa forma.
    Um Abraço


    Jose Carlos Antunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jose Carlos obrigado por suas palavras. Eu entendi o que relatou, mas não entendo o porquê disso. Não faltou procedimento ou instrução. No caso de uso de repetidores se os aparelhos estão razoavelmente longe um do outro o sinal fraco que chega no segundo pode causar queda de desempenho. Você pode testar com o equipamento um pouco mais perto e descobrir o ponto onde consegue o melhor compromisso entre alcance e velocidade.

      Excluir
  17. OIa Flavio.
    Tenho uma duvida. Entre o Roteador 1 (ligado ao modem) e o roteador 2, o cado RJ45 deve ser do tipo Direto ou Crossover?
    Outra duvida. Posso colocar um terceiro roteador?. Ele deve estar ligado por cabo ao roteador 1, ao roteador 2 ou tanto faz?
    Atribuo um IP Fixo diferente do usado no roteador 1 em cada roteador escravo?
    Grato pela atenção
    Guillermo
    gkiss@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Guillermo o cabo que conecta os roteadores pode ser comum,não precisa ser do tipo cross. Apenas ligue na porta LAN de um deles na porta LAN do outro. Não use as portas WAN. Um terceiro roteador pode estar ligado a qualquer um deles. Eu dou preferência para o primeiro roteador para não ter muitos níveis de encadeamento ou cascateamento.

      Excluir
    2. Muito obrigado Flavio e parabens pelo Blog, com certeza tirou muita gente do sufoco.
      Um cordial abraço
      Guillermo

      Excluir
    3. tanto faz....
      mais use este :
      branco laranja/laranja
      branco verde / azul
      branco azul / verde
      branco marrom / marrom

      Excluir
  18. Boa noite, gostei muito do tutorial, porem meu roteador está todo em ingles e é o modelo tp-link TL-MR3420, gostaria que me ajuda-se em configurar para que seja repetidor, teria como enviar as etapas para que eu possa configura-lo, o principal é de outra marca TELSEC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rinaldo obrigado pelo elogio. Mas eu não posso te ajudar. Além de não ter como eu conhecer as configurações de todos roteadores WiFi, este é o meu trabalho. Este texto que eu fiz penso que dá uma base, um caminho para ser percorrido mesmo com equipamentos de outros fabricantes, cabe às pessoas procurar as informações de cada caso. Como eu disso eu não tenho como saber tudo de qualquer roteador.

      Excluir
  19. Obrigado pelo artigo foi esclarecedor.
    Tenho um cenário assim:
    Modem --> Router(Multilaser RE040) --> Repetidor(Multilaser RE040)

    O Repetidor está utilizando de WDS para repetição de sinal, os dois roteadores não estão conectados via cabo (desculpe a redundância).

    A internet está sendo expandida e funcionando bem, testei conexão entre as máquinas via ping e funciona, mas uma coisa estranha, o compartilhamento de arquivos não funciona. Isso é correto? O WDS só expande internet?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. John, estou MEGA atrasado nas repostas aos comentários do blog. Desculpe-me. Não testei neste se caso específico. Não faz sentido para mim só expandir apenas Internet. A não ser que tenha no Firewall do dispositivo algum bloqueio à chamadas NETBIOS, que atrapalharia o compartilhamento. Precisa procurar, nÃo conheço detalhes deste roteador. Abs

      Excluir
  20. CARO AMIGO EU TENHO DOIS ROTEADORES D LINK 524. O MEU ESCRITORIO É 25MTS DO MEU QUARTO ONDE QUERO FICAR COM UM REPETIDOR RODEADOR D LINK PARA EU LIGAR NA MINHA ANTENA AZBOX. ENTÃO O QUE EU DEVO FAZER PARA LIGAR UM NO OUTRO SEM FIO, APENAS PELO SINAL... DENTRO DELE NÃO TEM "REPETIDOR" NA PARECIDO... O QUE DEVO FAZER?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gareth, estou MEGA atrasado nas repostas aos comentários do blog. Desculpe-me. Pelo que você falou este modelo não tem este recursos. Neste caso dá apenas para expandir o alcance ligando um cabo Ethernet entre os dois aparelhos. Abs

      Excluir
  21. Flávio o meu caso é o seguinte, Tenho modem GVT POWERBOX com internet de 35 Megas. Comprei um router WIFI TP Link 941 300Mbps (3 antenas)que uso dentro de casa e outro Router Wifi repetidor 300 Mbps que vou usar na parte externa da minha casa. Bom... veja se estou certo... Vou desativar o Wifi do POWERBOX para usar como modem apenas e vou usar apenas o router wifi da TPlink e o ouro Router Repetidor. Bom indiquei o DMZ no model powerbox com o IP: 192.168.25.2 porque o ip do powerbox é 192.168.25.1 conectei meu tplink ligando a porta 1 do powerbox com na WAN do tp link. No TLlink mudei o ip para 192.168.25.2 e coloquei a faixa de IP para 192.168.25.3 a 192.168.25.200 e deixei o dhcp ligado agroa o que tenho que fazer no outro router repetidor... (lembrando que eu puxei cabo para ligar nele e esse cabo vai ficar plugado na porta 1 da LAN do tplink mande orientações para o email aguasdafonte@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kesley o caminho é esse. Desative o WiFi do modem da GVT.
      Não tenho como mandar orientações por e-mail, pois não posso prestar este tipo de serviço sem ver "in-loco" o caso e por não trabalhar desta forma.
      Mas eu penso que os dois roteadores NÃO PODEM ter a mesma faixa de IP 192.168.25.xx. Se você liga na porta WAN de um deles, a WAN do segundo roteador deve ser 192.168.25.2, mas a faixa de IP de LAN do outro roteador TEM QUE SER OUTRO, senão não há o roteamento e quem se conectar não vai ter acesso à Internet. Abs

      Excluir
  22. Muito bom esse artigo. Mas estou em duvida qual roteador usar na minha empresa, pois já possuo um tp-link, mas terei que comprar mais três roteadores para estender o sinal. Pesquisarei um pouquinho mais para saber como anda o preço no mercado.
    Obrigada pelo artigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por suas palavras!!
      Não são todos os roteadores que têm este recurso de repetidor. Tem que procurar um que te atenda, mas o princípio de funcionamento é o mesmo deste texto. Abs

      Excluir
  23. Prezado, estou com a GVT agora (com modem wifi Sagemcom) e tenho um roteadir TP Link que usava quando tinha Net. Gostaria de usá-lo como repetidor para o sinal chegar melhor em outras partes da casa. Fiz toda configuração do tutorial do site da TPlink, a intensidade do sinal melhorou bastante mas não consigo me logar na rede. No celular fica tentando estabelecer um IP mas não consegue. Onde estou errando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Bernardo apenas com esta descrição não sou capaz de saber o problema com certeza. Tenho um palpite. Você deve estar se conectando no WiFi do segundo roteador (o que está repetindo o sinal) e como ele não está corretamente conectado ao roteador primário (o emissor da repetição) não flui a comunicação e o IP não pode ser atribuído... É meu melhor palpite frente a este cenário que você contou. Abs

      Excluir
  24. Olá , sua postagem me esclareceu algumas coisas que não sabia , mas tenho uma dúvida , vou expor meu problema :
    Tenho um roteador ligado ao moldem (provedor) que distribui internet para 2 computadores , porém um recebe sinal e o outro não ; a luz do roteador não fica fixa. Quero colocar um roteador (wireless)ligado ao cabo que sai do roteador principal para esse local . ( Que o computador não recebe sinal) o que faço ?
    Atualmente ambos os computadores estão conectados pois estão conectados assim : Moldem > roteador sem wireless com 8 portas > roteador com wifi.
    No qual os dois computadores estão ligados ao de 8 portas e o roteador com wifi também !
    Quero que fique da seguinte forma : Moldem > roteador 1 (wireless)--- roteador 2(wireless) . Me ajude por favor !! Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lêeh, não sei se entendi direito o seu cenário, mas parece que o segundo aparelho, o WiFi que não está fixando a conexão, é isso?
      Arrisco DOIS palpites (difícil falar com certeza sem ver de fato o que acontece), a porta do roteador que liga via cabo no WiFi está com defeito e dá intermitência na conexão; a conexÃo está feita na porta errada (para ligar roteador com roteador WiFi deve ser feita pelas portas LAN-LAN e não LAN-WAN). Vamos falando...

      Excluir
  25. Flavio, tenho um modem da net virtua é um technicolor ligado no meu desk top, mas o sinal dele não chega onde quero, antes eu usava o net gear wgr 614 com o speed, agora fiz a ligação básica do net gear com o technicolor da net, mas meu not book só se conecta com o modem da net o technicolor, o not book mostra o sinal do net gear mas não se conecta. O desk top esta se conectando normal com os dois roteadores ligados , posso usar estes dois roteadores para trabalharem juntos? sem cabos?? e fazer meu not book se conectar ao net gear?? Obrigado pela atenção...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Paulo não sei se entendi direito a sua dúvida. Mas antecipo que SEM CABOS os dois roteadores devem ter função de emissor/repetidor para funcionar assim. Senão você vai se conectar em um roteador que não está se comunicando com aquele que tem Internet assim se conecta, mas não navega. O outro jeito é ligar os dois via cabo pela porta LAN (nos dois) que assim você se conecta em qualquer dos roteadores que a Internet vai estar presente. Abraços

      Excluir
  26. qual o cabo que ligo os dois router cross ou direto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo você deve usar cabo NORMAL e ligá-los via porta LAN. Este é o jeito mais fácil. Tem uma forma de fazer plugando o cabo na porta LAN do roteador que tem Internet na porta WAN do outro, que se os roteadores estiverem trabalhando em faixas de IP diferentes vai funcionar muito bem, caso contrário tem que mudar.

      Excluir
  27. Desculpe amigo não entendi sua pergunta....

    ResponderExcluir
  28. como posso bloquear visitantes na minha rede do roteador dlynk , coloquei senha mas sempre aparece alguns intrusos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Duarte, se tem senha não tem como ter intrusos, mas se de alguma forma eles apareceram, todos roteador tem um recurso que é bloqueio por MAC ADDRESS, ou seja, você apenas permite que se conectem os dispositivos cujo MAC (um tipo de "RG" do dispositivo) esteja pré-cadastrado. Isso não é difícil de fazer.

      Excluir
  29. Oi Flavio, boa tarde. Minha prima tem velox. E coloquei o meu roteador com fio na casa dela (roteado). Puxiei dois cabos. Um para o computador dela e um para o meu. Em uma distância de 50 metros. Será que é possível configurar um outro modem wi-fi na minha casa e conectar todos os aparelhos que tenho via wi-fi? Como posso configurá-lo?
    Abraço,
    RG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo você pode é ligar os dois via cabo pela porta LAN (nos dois) que assim você se conecta em qualquer dos roteadores que a Internet vai estar presente. Só tem que desabilitar o DHCP do 2o roteador. Alternativamente você pode plugar o cabo na porta LAN do roteador que tem Internet na porta WAN do outro, que se os roteadores estiverem trabalhando em faixas de IP diferentes vai funcionar muito bem, caso contrário tem que mudar. Abraços

      Excluir

      Excluir
  30. Concordo plenamente com o netgear muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Matheus não respondo de forma privada (e-mail). Aqui é um blog para todos compartilharem informações. Pelo que comentou parece que tem outra solução para o seu caso que também testei recentemente. Dê uma olhada em http://www.fxreview.com.br/2013/03/levando-sua-rede-sem-fio-para-mais.html Abraços

      Excluir
  32. Bom dia, sou leigo em informatica e estou enfrentando um pequeno problema; A exatamente 2 meses atras contratei um serviço de banda larga da tim, 35 Mbps ótima, mas tenho 2 adolescentes em casa que ganharam do tio um Notebook i5 quadcore, uma maravilha perto do meu dinossauro Pc Dell.
    O problema é que eles entram no face e ficam fazendo video conferencia com os amigos, e minha conexão fica lenta no dinossauro; Tem como eu limitar a velocidade de coneção para eles através do modem de rede Hi-Hi?
    Carlos. carlosrsou@gemil.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Carlos, ótima pergunta. Não sei qual roteador você tem, mas alguns deles têm o recurso de prioridade (QoS - quality of Service) que você usa para colocar a prioridade de vídeo bem baixa, assim tudo que você fizer terá prioridade. Ou tem roteadores que permitem fixar um limite de banda (tantos MB/s) para cada usuário ou mesmo individualmente.

      Excluir
  33. Caro Flavio ..parabens pela postagem ...
    Tenho uma duvida .... tenho um roteador Dlink Dir600 que esta conectado em um micro com uma pasta compartilhada ... as pessoas que se conectam pelo roteador ( com senha ) tem acesso a essa pasta compartilhada . O dlink nao esta ligado a nenhuma rede de internet .
    Caso eu queira ligar esse Dlink a alguma rede sem fio jah existente ( supondo que eu estou num hotel e eu pago pela conexao .. o hotel vai me dar o usuario e a senha ) ... como eu configuro o meu roteador para que todos as pessoas que se conectam ao meu roteador tenha acesso a internet e a pasta compartilhada ? Dah pra fazer isso ?
    Obrigado
    Liao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Liao obrigado pela força!!
      Não ficou muito claro. Você vai levar para o hotel o roteador e o computador e quer que outras pessoas fora acessem??
      Ou você quer do hotel acessar a pasta compartilhada que está na sua casa?
      Hoje em dia o que tem de mais fácil para acessar dados remotos são as soluções de drive virtual como DROPBOX, SKYDRIVE, GOOGLEDRIVE, etc. Você instala no computador de casa, deixa os dados a compartilhar nesta pasta (do programa) e instala o mesmo software em outro computador, notebook, tablet... e consegue acessar remotamente os arquivos.
      Abraços

      Excluir
  34. Complementando a pergunta ... o hotel me da o usuario e a senha .. mas a conexao do hotel eh wireless ..eu me conecto sem fio a internet ... o meu dlink dah pra configurar para dar acesso as outras pessoas que se conectam ao meu dlink e com acesso a pasta compartilhada ?
    Obrigado
    Liao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liao, se entendi bem a sua pergunta, respondi acima, senão tente explicar de novo. Abs

      Excluir
  35. Boa tarde.
    Acredita que passei uma manhã e uma tarde quase toda pra configurar um access point e o problema era só o fato de ainda não ter desligado o dhcp e o cabo estar conectado na porta wan... Obrigado pelo Tutorial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, que bom que pode ser útil para você!! Obrigado!!
      Esse detalhe do DHCP é mesmo tinhoso. Abraços

      Excluir
  36. Bom dia.
    Posso usar um segundo roteador para um PC e liberar o sinal Wireless tambem, digo o primeiro roteador fica na sala ao lado do modem e o segundo fica na parte superior 2° andar e preciso instalar um segundo reteador para um PC e liberar sinal Wireless para rede sem fio na parte de cima da casa.
    É possivel sem ter problemas de conflito de IP.
    Obrigado.
    Márcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Márcio, para não ter problema com IP tem dois caminhos. No segundo roteador (o que não tem Internet) você faz a conexão pela porta LAN e desabilita o DHCP. No roteador que tem a Internet você também conecta na porta LAN.

      A segunda solução é no roteador que tem Internet conecte o cabo na porta LAN e no segundo roteador você conecta na porta WAN. Ter que ter o cuidado de ter o DHCP HABILITADO no 2o roteador e este precisa estar em outra subrede, exemplo, se o primeiro roteador usa a rede IP 192.168.0.xxx o segundo roteador tem que usar outra rede, como por exemplo 192.168.100.xxx. Abraços

      Excluir
  37. Fala Xandó, tutorial simples e direto! Já coloquei seu blog nos meus favoritos! Precisamos de mais pessoas como você, inteligentes e dispostas a compartilhar conhecimento, nessa tal de internet! Um abraço e até +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super obrigado Paulo pela força e pelas palavras! Venha sempre aqui procurar por novidades!! Grande abraço

      Excluir
  38. Olá Flávio!

    Gostei do tutorial,mas tive um problema com o wi-fi.

    Na parte em que diz que tem que ser o "Mesmo SSID de rede" você diz colocar o mesmo nome nos dois roteadores? Eu fiz isso.

    Porém o problema é que na verdade é um dos novos modens da net virtua que também tem a função de um roteador que passa internet com ou sem fio.

    Então segui os passos e mudei o ip do roteador que seráo que vai repetir e desativei o DHCP,etc.Porém percebi em outro tutoriais que não podemos ligar na porta WAN só na LAN,ai depois de quebrar a cabeça funcionou.

    Ao testar o wi-fi ele não funcionava,ficava como se estivesse desativado e no fim das contas percebi que o roteador só passava internet via cabo,e para piorar (posso está enganado) que se não tivesse configurado nada o segundo roteador passaria internet via cabo do mesmo jeito.

    Já tentei de tudo,configurar o segundo roteador conectado somente ao notebook e tinha muita dificuldade de entrar pelo navegador para configura-lo,tive que resetar várias vezes.

    O modem wi-fi da net é um Thomson e o segundo roteador, que eu usava quando era somente um modem da net, é um SIROCO Evo-W301AR.

    Só usando o modem wi fi da net funciona normal com os 3 pcs conectados.

    Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael.Não sei se entendi 100% seu problema. Embora eu tenha feito com 2 roteadores iguais, usando via cabo , porta LAN em porta LAN e desativando o DHCP do segundo roteador, usando o mesmo SSID mas com OUTRO CANAL, tem que dar certo. Já fiz isso dezenas de vezes.
      Repetir sinal de WiFi é diferente, quase que obrigatoriamente usar o mesmo aparelho (fica muito mais fácil) e seguir as dicas que eu dei no texto. FIca difícil eu dar uma orientação específica no seu caso uma vez que não conheço em detalhes os dispositivos.

      Excluir
  39. Bom dia, tenho um modem roteador da velox modelo telsec e um roteador TPLINK 3G TL-MR3420 que estou tentando usar como AP, fiz uma configuração no meu trabalho para testar a configuração do tp-link como ap e deu certo, porem quando levei para casa e capturei o sinal do meu telsec, fiz as modificações e a conexão entre eles deu certo menos a navegação, meu TP-LINK não achou as configurações de wan do Telsec e assim não consigo ampliar o aceso a internet. Tem alguma modificação que devo fazer no TELSEC para que der certo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obs. a conexão entre eles é sem fio.

      Excluir
    2. Caro Rinaldo fica difícil eu dar uma orientação específica no seu caso uma vez que não conheço em detalhes os dispositivos. No seu caso é repetição sem fio ou via cabo?

      Excluir
  40. Ola Falvio ! Primeiro parabens pelo blog !

    Tenho o seguinte cenario:
    no 1 andar, modem da NET, roteador G220N e um PC Desktop ligado via cabo no roteador.
    no 2 andar, roteador G220n e um DVR com entrada ETH somente a cabo.
    Não consigo ligar os roteadores via cabo devido a distancia e tal, só posso fazer repeti-lo.....
    Preciso colocar meu DVR na rede para acessa-lo pelo PC ou via internet.

    Seria possivel fazer este tipo de ligação ?
    Se sim, como devo configurar os roteadores ?

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alex muito obrigado por sua palavras e pela força que dá para o meu site.
      Eu fiz um segundo texto sobre este assunto que pode ser acessado pela URL http://itweb.com.br/106748/levando-a-sua-rede-sem-fio-para-mais-longe-ainda-mais-facil/
      Neste texto eu mostro o uso de um outro tipo de aparelho, um REPETIDOR que faria a ponte entre o andar de baixo e andar de cima. Leia o texto e veja se resolve.

      Excluir
  41. Boa noite. Gostaria de saber como ligar 2 modens Wi-Fi D'Link 2730B um sendo repetidor do segundo? Quero o procedimento sem fio. Agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Silva Equipe, é difícil eu dar uma orientação específica no seu caso uma vez que não conheço em detalhes os dispositivos.

      Mas eu fiz um novo texto, http://itweb.com.br/106748/levando-a-sua-rede-sem-fio-para-mais-longe-ainda-mais-facil/ que mostra outra maneira de interligar redes sem fio que pode te atender.

      Excluir
  42. Prezado Flavio, que bom ver esses tutorias na net ajudando muita gente. Gostaria de acrescentar minha experiencia, pois mesmo seguindo todos os passos acima não estava dando certo:

    Tenho roteador wirelles TP-Link (que o meu principal) e um modem/roteador Technicolor Oi velox que já usava mais. Ai precisei estender o sinal, e usei o modem/roteador, porem:
    *Não tive que colocar o mesmo nome de SSID (o nome da rede sem fio)
    *Nem usar o mesmo sistema de criptografia e mesma senha em ambos
    Só usei canais diferentes, tive cuidado em ter diferentes IPs e desativei o DHCP e no modem/roteador da velox. Ah, habilitei a função Bridge no modem/roteador.

    Vai minha dica ai pra ver se ajuda em alguma coisa em quem esta tendo dificuldade.

    Sds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Zaza sua dica também é preciosa!! Obrigado!!
      Eu recomendei usar o mesmo SSID com canal diferente apenas por um motivo. Se você andar pela casa ou pelo escritório, basta configurar UMA rede que o notebook vai pegar o sinal do aparelho mais próximo automaticamente. Porém se você tiver dois SSIDs diferentes e um dia configurou ambos no notebook, vai dar na mesma. Eu apenas acho que é melhor o mesmo SSID pois com redes diferentes se você está conectado em uma rede (sinal bom), anda com o notebook para outro lugar que a segunda rede teria sinal mais forte, com dois SSIDs diferentes você terá que manualmente desconectar de uma e conectar na outra rede enquanto que com o SSID igual a placa de rede wireless sempre vai falar com rede cujo SSID for mais forte.
      Mas funciona dos dois jeitos!!

      Excluir
  43. Amigo imagine a situação: tenho um local em um canteiro de obras e a mais de 150m do ponto onde tem uma rede (LAN) e preciso colocar em uma ponta um roteador com uma antena direcional e do outro lado um roteador para receber e ampliar o sinal sem a mínima possibilidade de levar um cabo mesmo sendo uma fibra e aê será que eu uso sua dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Arimateia. Antenas direcionais FAZEM MILAGRES!! Conheço instalações de WiFI que estão há quase 2 QUILÔMETROS uma da outra com antenas direcionais (mas sem obstáculos no caminho). Fazer isso em 150m será relativamente simples!!
      Excelente caso!!! Se fizer, eu o convido a vir aqui e contar sua história!! Obrigado

      Excluir
  44. Olá, tenho um cable modem roteador Thomson DWG 850 que estou usando como o base e o Netgear como repetidor. Não sei qual endereço mac usar pois tem vários neste modem Um é RG - mac, outro CM mac , outro MTA Mac e todos diferentes do que encontro no status ou Lan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Henwang nÃo ficou clara a sua pergunta. Em todo caso eu lembro que este texto foi feito sobre a premissa de usar 2 roteadores IGUAIS para que fosse configurada a repetição. Fora deste cenário fica totalmente complicado eu opinar pois eu precisaria conhecer a fundo centenas de outros roteadores e suas respectivas configurações.
      Uma dica, roteador costuma ter MAC da porta LAN e da porta WAN (Internet).

      Excluir
  45. tenho modem roteador technocolor e um roteador mimax. como faço para entrar no sistema do mimax? sendo que o endereço dos dois é 192.168.1.1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anderson se você tem o IP 192.168.1.1, se este IP responde ao comando PING, você tem apenas que acessar no browser este IP e saber usuário e senha padrão do roteador. Isso geralmente tem no site do fabricante.

      Excluir
  46. Boa Tarde sr. Flavio, me chamo Pedro Ferrari, e estou em Porto Alegre, assinante da NET Virtua, e tenho na minha casa um roteador WiFi Thomson DWG874B fornecido pela operadora em questão, esse router, não tem longo alcance, a 15, 20 mts se perde o sinal, e minha casa é um sobrado de 3 andares, no sótão onde fica meu home office já não tenho sinal, como ligar um roteador D-Link DIR615 na wan do Thomson, solicitei ajuda a NET mas eles não fazem e nem dizem como...
    abraço e perdoe a inconvêniencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedro se você leu meu texto sabe que para ligar um roteador com outro para estender o sinal isso tem que feito via CABO pela porta LAN e com o DHCP desligado. Assim o roteador que está mais longe, servirá às pessoas que antes não tinham sinal. Isso dá certo!!

      Excluir
  47. Flavio, bom dia.
    sou assinante da NET e tenho um modem Motorola wifi na sala, quero levar o sinal para o quarto e para isso consegui passar o cabo e conectar um roteador Dlink dir 600, fato é que já fiz varias configurações e não acesso a internet. ja consegui sinal mas fica com o triangulo amarelo.
    achei que fosse algum problema no cabo e para testar o conectei diretamente ao PC, tudo normal.

    não sei se devo modificar algo no modem da net, ou estou configurando o roteador errado, coloquei o SSID igual, senha igual e não vai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leandrose no meu texto falo que para ligar um roteador com outro para estender o sinal isso tem que feito via CABO pela porta LAN de ambos os roteadores e com o DHCP desligado. Assim o roteador que está mais longe, servirá às pessoas que antes não tinham sinal. Isso dá certo!!

      Excluir
  48. Boa noite Flavio,

    Estou com um problema para configurar o segundo roteador atráves de um AP, pesquisando um pouco cai aqui no seu blog, segui suas dicas mas não funcionou.
    O problema é o seguinte: Na casa da minha mãe está o modem, o primeiro roteador, o desktop ligado por cabo e sinal wireless ok. A minha casa está a uma distancia de 50 metros aproximadamente e como não tem linha telefônica, resolvi "puxar" a rede de lá.
    Então o técnico colocou uma antena direcional conectada ao roteador 1 da primeira casa até outra antena receptora ligado a um AP na minha casa, que por sua vez é conectada ao notebook por um cabo de rede. Tudo funcionou perfeitamente, mas como só o note estava conectado, comprei outro roteador wireless para ele "transmitir" o sinal da rede para outros dispositivos na minha casa.
    Então liguei o AP ao novo roteador pela porta LAN e o configurei de acordo com o post: DHCP desativado e Ip diferente, mas pelo wifi os dispositivos não conectam, apenas pelo cabo ligado de outra porta LAN do roteador ao note.
    Poderia me ajudar com alguma dica? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rodrigo o seu cenário é muito interessante. Deveria funcionar, salvo alguma configuração estranha do Access Point remoto. Alguns têm opção para trabalhar em modo Bridge/Roteador/... e isso faz diferença. Se com o cabo ligado ao PC remoto, com o sinal sendo propagado via wireless por este 50m funciona, com um roteador WiFi na outra ponta tem que dar certo.
      Uma tentativa que você pode fazer é usar na roteador remoto outra faixa de IP, ligar na porta WAN (que é o que menos recomendo mas no seu caso pode dar certo) deixar o DHCP deste segundo roteador ativado. Assim ele vai dar IP de uma rede diferente para os computadores da sua casa e pela porta WAN aquela conexão será entendida como um "modem de Internet". Vale a pena testar.

      Excluir
  49. Caro Flávio,
    Antes de tudo, pesquisando sobre o assunto, parabenizo-o pois gostei bastante de sua abordagem fácil, objetiva e esclarecedora sobre tal. Identificando-me muito com sua necessidade e solução, gostaria, se possível e sem querer abusar, perguntar-lhe: se seria possível, atraves de 2 (dois) roteadores LINKSYS E1200, conectá-los sem fio ?? Sendo o primeiro recebendo a internet pelo cabo RJ45 (no meu quarto) e transmitindo pra o segundo (sem fio) de modo a atender a área da churrasqueira (e o principal: nesse segundo eu queria usar as saídas de RJ45 do roteador pra conectar uma TV, BlueRay, Receiver e a SKY).
    Confesso que ate pra explicar foi complicado, kkk. Mas se possivel me dê uma ajudinha na solucao dessa "empreitada", seja com os roteadores (que já os tenho) ou com outros equipamentos. Ate pensei em comprar um REPETIDOR da própria Linksys, mas so tem uma saida RJ45 (que teriam que ser 4).
    De qualquer modo,
    muito obrigado pelo espaco e atencao!
    (ciro.falcao@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flário, olhando as opcoes do roteador, encontrei MODO BRIDGE.
      Ciro
      ciro.falcao@hotmail.com

      Excluir
    2. Modo bridge é bom para fazer a ligaçÃo entre redes. Não conheço este modelo em particular, mas parece promissor para fazer isso que você quer. Abs

      Excluir
  50. Amigo...eu consigo confirgar mais que 1 AP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Johnny, este roteador que testei permite que até 4 ou 5 estações repetidoras sejam conectadas a ele. Abs

      Excluir
  51. Caro Xandó
    minha casa tem dois andares e o roteador principal fica na sala no 2º andar. Quero por um roteador no quarto(3ª andar) em cima da sala e outro no outro quarto a uns 6 metros do primeiro, consigo conectar por cabo mais a duvida é a seguinte: Os dois roteadores ramais devem ser conectados ao principal ou posso ligar o principal no segundo e o segundo no terceiro? E caso seja a segunda opção vai ser possível andar entre os ambientes e ele captar automaticamente o sinal mais forte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Claudiney, se for via cabo tanto faz ligar os dois no primeiro ou o terceiro no segundo. Via WiFi não é boa ideia fazer "repetição de repetição". As placas de WiFi dos notebooks, tablets, etc. têm a capacidade de se conectar sempre ao ponto de acesso mais próximo. E se você se mover com o computador pela casa, ele demora um pouquinho, mas acaba se conectando ao mais forte. Abs

      Excluir
  52. Flávio como configuro o Modem roteador Cisco LinkSys WAG120N, como repetidor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alcione obrigado por sua visita. Não conheço as configurações de todos os roteadores existentes. Isso seria impossível. Penso que se ele tiver este recurso deve ser facilmente achado em seu manual. Abs

      Excluir
  53. Olá, tenho curiosidade , se eu tivesse um roteador que alcanssace de 2km por exemplo, e se o notebook tiver distante a 2km ele funcionaria ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro VideoJ distâncias grandes assim podem ser usadas apenas para conexão entre roteadores WiFi e ambos com antenas direcionais, que dão alcances bem grandes. E a partir de um dos roteadores você capta o sinal. Tem que ser dessa forma. Mesmo que o notebook conseguisse receber o sinal do roteador a 2 Km este não teria potência de sinal suficiente para enviar de volta para o roteador distante os seus pacotes de dados. Abs

      Excluir
  54. tenho um roteador de 54mbps e outro de 150 mbps, o modem está no quarto e coloquei o de 54mbps nele e na sala coloquei o de 150 repetindo.

    será melhor usar o de 150 no modem e o de 54 na sala ou isso não faz diferença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sagaz se forem só estes dois aparelhos não faz diferença. Se você for algum dia usar outro aparelho de 150 Mbps eu recomendo deixar o de 150 Mbs como principal. Abs

      Excluir
  55. Boa tarde Flavio,
    li seu texto e achei genial a sua iniciativa, preciso também de um ajuda. Esta semana instalei um repetidor wireless fiz conforme manual funcionou bem por 2 dias agora quando se conecta mais de um equipamento alguns são desconectados, você saberia me dizer o porque?
    Abraço,
    Cleverson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Cleverson obrigado pelas palavras. Não está certo isso que você comentou. Repetidor não pode ter limite de pessoas conectadas simultaneamente. Não sei dizer porque e nem mesmo a marca e modelo de repetidor você falou. Mas é fato, isso não deve funcionar dessa forma. Se desconfiar do hardware troque o equipamento em garantia. Abs

      Excluir
  56. Prezado Flavio, tenho dois roteadores TP-Link. Configurei pela função WDS que existe nos roteadores dessa marca. Funciona corretamente em notebooks e desktops, mas quando tento conectar através de um celular, o celular não obtém o IP. Eu coloquei o mesmo canal nos roteadores, mas você orienta a colocar canais distintos. Será por isso que não pega no celular? Pela lógica de ser a mesma configuração nos dois roteadores, não seriam canais iguais? Lembro que, no notebook funciona normalmente, mas no celular não funciona. Agradeço antecipadamente pela atenção!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Cristiano este caso é bem particular. Se funciona nos desktops e notebooks (via WiFi, certo?) tem que funcionar igual nos celulares.
      Os canais tem que ser DISTINTOS se você os conectou via cabo ethernet (primeira parte do texto) ou canais IGUAIS se você configurou como estação base e repetidor. Abs

      Excluir
  57. Boa dia Flávio!
    Tenho uma dúvida:

    Em um auditório onde trabalho, sempre que tento colocar mais de 20 usuário ao mesmo tempo ele cai. E não é por causa do link, é por causa do roteador mesmo. Porque tento até dar um ping no roteador e ele não responda ou há muita, muita perda de pacotes.
    Então, a solução nesse caso seria adicionar outro roteador. Mas como fazer o balanceamento para que os usuários não fiquem se conectando todos no mesmo AP causando o mesmo problema? Existe alguma forma de balanceamento? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ploquets essa pergunta é ótima. Você não tem como garantir. Tem que confiar na função interna dos adaptadores WiFi dos notebooks que faz que eles se conectem aos pontos de acesso cujo sinal é mais forte, normalmente o mais próximo. Isso costuma das certo, mas vez por outra você poderá encontar 13 pessoas em um e 7 no outro. Mas funciona. Existem um jeito muito trabalhoso de fazer isso que seria usar o "filtro de MAC" que existem em boa parte destes roteadores. Você teria que cadastrar os MAC Address dos adaptadores de rede em cada roteador dizendo QUAIS podem se conectar aqui ou ali. Trabalhoso, mas eficaz. Com 20 é chato de fazer, mas ainda é viável, com 100 seria impossível. Abs

      Excluir
  58. Olá Flávio. O meu cenário é o seguinte. No momento tenho um roteador tplink741 mas gostaria de aumentar o meu alcance de sinal. Posso deixar este roteador tplink como roteador principal e posteriormente ligar este Netgear WGR614 como repetição sem fio? E ainda ligar um computador via cabo no Netgear? Funcionará sem problemas? Grato. Meus parabéns pelo blog. Abraço. Rodrigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rodrigo o WGR614 só faz repetição sem fio com outro Netgear (não precisa ser o mesmo modelo), pois é o protocolo deles. Sei que existe um protocolo de repetição que pode ser usado em roteadores diferentes, mas penso que não neste caso. A não ser que você faça a repetição usando cabo Ethernet no segundo roteador. Abraços.

      Excluir
  59. Bom dia Flávio!
    Me ajuda por favor tenho uma roteador WRN 300 - Roteador Wireless N 300 Mbps que uso como principal e tenho tb o Netgear WGR614 v9 que quero usar como repetidor de sinal fiz todos os passos acima e quando tento conectar através do WEP ele não conecta e aparece obtendo endereço de IP ou as vezes conexão nula ou limitada poderia me ajudar? Ou poderia colocar passo-a-passo a forma de configuração dele? Obrigado pela atenção! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, não posso fazer isso. Não sei de cabeça as telas de ambos os modelos. Se ambos são NETGEAR isso ajuda pois vão funcionar. Um como estação base e o outro como repetidor. O fato de conectar e não pegar IP ou dar conexão nula ou limitada é uma pista forte que os dois roteadores não estão conectados entre si. Abs

      Excluir
  60. Boa noite Flavio, se eu usar um roteador como principal e um segundo como bridge, eu vou esta fazendo com que o roteador principal administre a rede, minha duvida é :

    se eu posso usar 20 pessoas em cada roteador, e eu usar 40 pessoas, sendo que 20 ficaram conectadas no segundo e 20 no primeiro, assim serão 40 sendo gerenciadas pelo primeiro, neste caso eu perderei desempenho na rede ou será como se só tivesse 20 no primeiro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alex20cf não sei se entendi sua pergunta. Mas de toda forma 40 pessoas conectadas via WiFi é muita gente. No final o primeiro roteador terá sim que dar conta destas 40 pessoas. Neste caso não tem jeito de você ligar via cabo os dois. Assim cada um deles tomaria conta de apenas 20 via WiFi. Abs

      Excluir
  61. Oi FLÁVIO
    BOM DIA
    GRAÇAS AS SUAS DICAS, APRENDI A PROGRAMAR 2 ROTEADORES NA MESMA REDE.
    GOSTARIA DE UMA DICA SUA..:-
    PRECISO DE UM ROTEADOR OU ANTENA, PARA MELHORAR O SINAL DENTRO DE CASA.
    SUGIRA ALGO, POR FAVOR, INDEPENDENTE DE CUSTO, MAS SEM PASSAR CABOS.
    OBRIGADO PELAS DICAS
    NEME.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo em outro texto que escrevi eu cito uma outra forma de fazer esta ampliação de alcance da rede sem fio. Dá uma olhada em
      http://www.fxreview.com.br/2013/03/levando-sua-rede-sem-fio-para-mais.html
      Depois me conta se achou útil para você.

      Excluir
  62. Oi Flávio.
    Consegui conectar um cabo de rede ao roteador central ao roteador, onde tenho um Linksys Wireless-N Home Router Você poderia me indicar um tutorial que explicasse como configurar esse roteador com as configurações recomendadas nesse artigo?
    Obrigada pelas dicas!
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo as dicas para isso são simples:
      1) Use o cabo de rede nas portas LAN (não use porta WAN)
      2) No segundo roteador desabilite o DHCP
      3) Use o mesmo nome de rede SSID em ambas as redes
      4) Use outro canal de WiFi (1 e 7 ou 2 e 9, etc.)

      Excluir
  63. Olá, tudo certo? Segui suas recomendações, todavia agora o único aparelho que emite sinal é o secundário que eu uso aqui WR340G configurei ele como 192.168.1.2 e com DHCP desativado, mesmo ssid e mesma senha WPA-PSK/WPA2-PSK.
    Então as vezes quero usar o notebook próximo do roteador principal e o mesmo não tem sinal, fico amarrado ao roteador secundário, e se desligo o secundário a internet do primário não emite sinal wireless.
    O que pode ter ocorrido?
    Já perguntei em diversos fóruns e não obtive resposta, segue o seu tutorial mas fiquei amarrado ao roteador secundário.

    Segue prints da configuração do roteador principal:

    http://imageshack.us/f/199/q5ds.jpg/
    http://imageshack.us/f/850/bjfp.jpg/
    http://imageshack.us/f/23/sk2l.jpg/

    Segue prints da configuração do roteador secundário:

    http://imageshack.us/f/821/z7m3.jpg/
    http://imageshack.us/f/5/h0cu.jpg/

    Torno pública minha dúvida pois pode ser a mesma dúvida de muitos outros usuários.
    Obrigado pela atenção.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de mencionar que meu roteador principal é: W8961ND

      Excluir
    2. Caro William Henrique obrigado pela mensagem e pela confiança.
      É complicado eu ficar analisando configurações de roteador um a um aqui neste site. O objetivo é compartilhar conhecimentos e sempre que possível ajudar.

      No seu caso eu faria um teste a título de diagnóstico. Deixaria os dois roteadores com SSID diferentes. Assim você teria maior controle sobre qual rede você está conectado.

      Normalmente o adaptador WiFi deve se conectar à rede que tem sinal mais forte (normalmente a mais próxima). Sugiro você fazer este teste para ter mais certeza se cada rede está realmente operacional e a partir daí entender o que está acontecendo.

      Muitas vezes a solução de um problema só aparece depois que você faz uma série de testes para isolar as possíveis causas. Abs

      Excluir
    3. Primeiro quero parabenizar o Flávio, você colocou uma resposta que muitos precisam dessa resposta. Li o post do William Henrique, e vi que ele está usando os mesmos equipamentos que eu usei e uso, William Henrique, o roteador WR340G, não sei porque se encaixa no exemplo que o Flávio citou no seu tópico, "para o roteador WR340G repetir sinal, a SEGURANÇA tem que estar usando WEP". Palavras do suporte TP-LINK. E, eu testei e realmente só funcionou plenamente dessa forma.

      Excluir
    4. Vi que o Willian mencionou estar usando o W8961ND.
      Vou aqui descrever uma pequena saga que estou passando a uma semana.
      Possuo um modem/roteador TD-W8961ND(não comercializado "oficialmente" no Brasil), e para expandir minha internet comprei um outro roteador TL-WR841ND. Fiz todas as configurações de praxe que o suporte da tp-link me passou, até levei na assistência o modelo W841ND, e lá, funcionou perfeitamente. Liguei novamente no suporte tp-link para ver se as configurações do TD-W8961ND estavam erradas. E para minha surpresa o suporte me informou que "os modem/roteadores da tp-link, em especial o TD-W8961ND, não suporta fazer ponte entre roteadores".

      Excluir
    5. Caro Izar muito obrigado por suas palavras e por sua super ajuda compartilhando os caso com o WR340G eo TD-W8961ND. E que chato hein, fazer tudo e descobrir que ele não faz o esperado!!! Abraços

      Excluir
  64. Ola amigo... muito bom seu post..
    Tenho um TP-link WR941ND e gostaria de repetir o sinal no meu outro aparelho
    um cisco linksys N router ... como devo proceder sem usar o cabo para repetir o sinal... teria como???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Jeferson por suas palavras!1
      É impossível eu saber e conhecer todos os roteadores de mercado. Não consigo falar algo específico para você. Sei que alguns roteadores WiFi têm um recurso "padrão" para repetição (mas nem todos têm). Costuma ser mais simples com aparelhos iguais.
      Existe outra solução que falei no texto :
      http://www.fxreview.com.br/2013/03/levando-sua-rede-sem-fio-para-mais.html
      que pode servir par você. Abs

      Excluir
  65. Flavio Xandó, muito obrigado pelas informações, testei agora a noite usando um router adsl da oi (n adsl 2/2+ modem router) e um outro da Cisco (wrt120n) funcionou de primeira.

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Aldo!! Super obrigado por compartilhar conosco sua experiência!! Abraços

      Excluir
    2. Aldo que legal que você compartilhou sua experiência de sucesso! Saber que minha dica pode ajudar é muito legal!! Abs

      Excluir
  66. Boa Tarde, Flávio Xandó.
    Muito bom seu post. Conseguir tranquilo, obrigado!!
    Aproveitando seu conhecimento nessa área, gostaria de saber se vc sabe se é possível usar o MAC filters do modem da D-link DSL-2730B sem ser no modo bridge. Toda vez q vou na opção MAC filters aparece a mensagem: "No Bridge WAN service found. A bridge WAN service is needed to configure this service." e quando troco o modo PPPOE para BRIDGE consigo utilizar essa opção de MAC filters. Não curto usar o modo BRIDGE por ter q usar um discador toda vez q for acessar a internet.
    Não entendo muito bem sobre isso, mas gostaria de saber se tem como burlar esse acesso ao MAC filters usando o modo PPPOE.

    ResponderExcluir
  67. Caro Jezyel que bom que deu certo e muito legal você ter compartilhado.
    Sobre o 2730B não o conheço em detalhes e não consigo te ajudar neste ponto particular. Estranho o filtro de MAC estar disponível em uma configuração e não em outra... Abs

    ResponderExcluir
  68. Bom Dia Flavio
    Primeiro, parabéns pela postagem!
    Tenho internet OI Velox em casa, seu modem é ligado a um roteador TPLink com uma antena de 15 dbi, instalados no escritório. Em outras partes na casa, não chega sinal algum de wifi, no entanto, há pontos de conexão de linha telefônica. Pergunto se é possível instalar outro modem ou roteador, diretamente dessa extensão de linha telefônica, ou se a saída é somente a ligação de um cabo de rede do roteador que está no escritório a outro roteador no local desejado. Do escritório à churrasqueira, por exemplo, são uns 50 metros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marlon!!
      Acho que o segundo texto que escrevi sobre o assunto resolve o problema para você:
      http://www.fxreview.com.br/2013/03/levando-sua-rede-sem-fio-para-mais.html
      Abs

      Excluir
  69. Sem criticar ou reclamar, mais poderia ser mais claro na hr de dizer que é pra conectar na porta LAN e nao na WAN fikei hrs tentando resolver o problema e so ficava obtendo endereço de ip e n conectava, depois que vi nos comentarios que era na porta LAN...ae funcionou 100%...MT obrigado Tutorial otimo.....mas podia acrescentar essa etapa la mais claramente explicada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo você tem razão e já corrigi o texto. Achei que a informação estava implícita, mas não estava. Obrigado pelo toque. E que bom que deu certo para você!!
      Abs

      Excluir
  70. O link para o texto "Wi-Fi bichado, elevador no caminho e cabo trocado!", não está funcionando tem outro caminho??

    ResponderExcluir
  71. Obrigado pelo toque. Link corrigido!!!
    O site que eu escrevia antes saiu do ar ano passado e alguns textos ainda linkavam para lá.

    ResponderExcluir
  72. Olá! Seu texto é bem explicativo, mas não tenho um conhecimento mais aprimorado sobre o assunto e até agora não consegui. Provavelmente deve ser a incompatibilidade dos equipamentos que estou usando. Vamos ver se pode me ajudar:
    Tenho um roteador LevelOne WBR-3418 que está ligado a um modem ADSL. Arrumei um modem Thomson DWG850-4B usado pela NET, ou seja, a conexão é por cabo.
    Fiz como mandou desativando o DHCP do segundo e ligando na porta LAN. Infelizmente nada.
    Seria mais alguma coisa que eu fiz de errado ou o errado é eu tentar usar esse Thomson DWG850-4B ?
    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo eu não conheço em detalhes estes aparelhos que citou. Mas com cabo a receita é simples. Liga os dois pela porta WAN, desabilita o DHCP do segundo aparelho (o que tem a Internet mantém o DHCP), dá nome iguais para as redes sem fio, muda o canal do rádio...

      Excluir
  73. Olá, seu texto o empurrão final para conseguir estabelecer a minha extensão wi-fi. Muito obrigado. Tenho uma pergunta que no momento é cosmética, sendo que a conexão está ok. Estou com esse modem/roteador da net DWG850 conectado em um Dlink dir-615, na interface de configuração do Dlink(roteador 2) tenho 3 opções a configurar "Internet" "Wireless" "Network", no "Wireless" configurei com ssid e etc semelhante ao principal, no "Network" coloquei um ip diferente(192.168.0.2) que é o endereço que me abre a tela de configuração do Dlink(2) e na parte "Internet" variei entre o mesmo ip do roteador 1 (192.168.0.1) e um ip fixo outro (192.168.0.13) e ambos funcionaram. Queria saber se essa parte da internet é pra ser igual ou diferente do roteador primário? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rafael obrigado pela força!
      Todo dispositivo da rede tem que ter IP obrigatoriamente diferente. O SSID da rede, o canal, podem ser iguais ou diferente em função da maneira que está sendo feita a repetição, mas o IP tem que ser sempre diferente.

      Excluir
  74. Boa noite Flavio .
    Tenho minha internet com o roteador novo da Vivo e tenho um roteador tp-link WR740N , da pra usar este segundo roteador como repetidor de sinal wi fi ?
    Minha casa tem uma edicula e queria puxar o sinal pra la sem fio .
    Agradeço desde ja sua ajuda .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helio, não sei te dizer. Não conheço o grau de compatibilidade deste roteador da VIVO com o TPLINK.Não obrigatoriamente, mas com equipamentos iguais e que disponham de recurso de repetição é mais fácil para implementar a repetição.
      Por outro lado se o seu TPLINK tem o recurso WDS tem um vídeo que dá uma dica de como fazer esta configuração que só vai funcionar se o outro roteador também suportar o tal recurso WDS.

      Excluir
  75. Não sabe como estou grato com esse post! Tenho um Power Combo da GVT e a rede sem fio do mesmo não tinha sinal na parte superior de casa. Utilizei o modem antigo que usava antes do power box e com os passos indicados, consegui ajustar sem quaisquer problemas o antigo como roteador secundário.
    Muito obrigado Flavio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jefferson obrigado por suas palavras!!
      Que ÓTIMO que minha dica pode te ajuda!!! Obrigado por compartilhar aqui no site!!

      Excluir
  76. Ola, por favor se puder me ajudar, estou desesperado pois instalei GVT na casa da minha mãe eu moro na casa do fundo aprox. 35 metros e o sinal do wi-fi do modem que esta na casa da minha mãe não chega. Gostaria de saber o que posso fazer pra conseguir usar a internet. Desde já Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno!! Tem uma outra solução eu testei e falei neste texto:
      http://www.fxreview.com.br/2013/03/levando-sua-rede-sem-fio-para-mais.html
      Dá uma olhada. neste aparelho ou algum parecido. Acho que vai te ajudar. Abs

      Excluir
    2. Flavio se eu puxar um cabo de rede do Modem qu eesta na casa da minha mae ate a minha casa(aprox. 35 metros) e conectar direto no meu notbook vc acha que da certo? mesmo que eu fique com o computador parada como se fosse um PC, Sera que a internet pega bem assim?

      Excluir
    3. Bruno cabos de rede podem ser levados a distâncias de 100 m sem perda de desempenho. Levar o cabo até lá e também instalar um roteador WiFi ali como eu contei neste texto é uma boa opção. Abs

      Excluir
    4. Obrigado Flavio, puxei o cabo e deu tudo certo. Abraço e Deus te Abençoe!!!

      Excluir
    5. Que ótimo!!! Apareça sempre por aqui!! Abs

      Excluir
  77. Flavio, moro em um sobrado, utilizo o speedy através de um modem dsl e um roteador TP Link WR741n, gostaria de colocar um outro roteador no andar de cima com o objetivo de conectar o receptor de tv via cabo RJ e tb ampliar o sinal WI Fi, para conectar os roteadores pode ser via cabo ou WI Fi pois não vai dar muito trabalho em passar um cabo de rede entre os dois pisos, e possível eu utilizar o novo roteador para usar cabo e ainda aplicar o sinal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean o texto acima que eu escrevi fala de duas possibilidades. Essa é uma delas. Leva o cabo e instala o roteador WiFi. Tem umas dica (que estão no texto). Vai dar certo. Abs

      Excluir
  78. Olá Flavio,

    Muito bom seu post, espero que me ajude:
    Preciso colocar dois acessos de internet na minha casa, um no meu escritorio, outro no meu quarto. O do escritório não precisa wifi, porém fica inviável colocar cabo, e o do quarto precisa de wifi e cabo. Me informaram que era somente colocar um modem em cada tomada de telefone (quarto e escritorio) que funcionaria normalmente. Mas quando coloco os dois modems, um deles para de funcionar. Qual seria a melhor solução nesse caso?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Felipe!!
      Na verdade existe um erro de conceito. Não são MODEMS e sim roteadores WIFI. E não basta colocar na tomada. O roteador tem que ter a função de REPETIDOR e tem que sre configurado como eu mostrei neste texto. Mesmo que seja outra marca, existem funções semelhantes.

      Excluir
  79. ola amigo tenho um roteador multilaser 31D00 eu posso conectar outro roteador tplink ou tem que ser multilaser também nele para melhorar o sinal em cômodos que não peguem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Waltercir não tem como eu conhecer todas as opções de todas as marcas e modelos de roteadores. Não sei dizer se o TPLINK e MULTILASER são compatíveis para serem usados com repetidores.Mas se existe a opção de ROTEADOR/REPETIDOR em princípio basta escolher REPETIDOR em UM deles e depois conectar a rede principal que será repetida para mais longe.

      Excluir
  80. Olá Flávio, tenho modem Power box principal, e um wrn240 Intelbras, como repetidor. Comprei um Dvr v3004 Intelbras, coloquei modem wireless para pegar sinal da rede (wrn 240 repetidor) mais nao consigo efetuar acesso remoto. Da erro de servidor e rede. O Dvrv3004 da como conectado. Procurei na internet e não entendi direito, mais teria que abrir uma porta no modem principal habilitar no repetidor a mesma porta para chegar ao dvr??? E que teria que pegar o ip do modem wireless que coloquei no dvr lançar no repetidor para autorizar acesso remoto. Acho que confundi tudo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anderson não sei se te entendi. Mas para usar repetidor não tem necessidade de abrir portas pois trata-se apenas de tráfego INTERNO. Sugiro ligar o DVR no roteador principal a ajustar a configuração para que ele funcione a despeito de repetidor (pode ser necessário abrir uma porta para acesso externo) e depois tente estender a rede com um repetidor e se for o caso ligar o DVR no reteador repetidor.

      Excluir
  81. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  82. Ola Flavio Bom dia.

    Gostaria de saber se amplificando o sinal com outro roteador wifi, se funciona a rede e internet cabeada desse modem que usei para amplificar o sinal, nesse caso amplifiquei o sinal via wifi e nao cabo. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rodrigo ao estender a rede Wifi com um repetidor não apenas a Internet funciona como também a REDE inteira. Na minha casa eu faço isso para que meu Media Center tenha acesso à rede e eu possa reproduzir fotos, músicas e filmes pelo WiFi pela rede estendida.

      Excluir
  83. Flavio Xandó. tou montando uma rede wireless dessa maneira:
    na minha loja tenho internet velox e quero mandar para minha residência que fica as uns 1000 metros de distancia, coloquei um roteador na loja ligado a uma antena wireless de grade para enviar o sinal da net para minha casa, na minha casa coloquei outra antena de grade ligada a um roteador como cliente wireless, agora eu gostaria de saber como configurar ambos os roteadores para funcionar direitinho. agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo o que você quer fazer é totalmente possível. Sei que a antena certa para este tipo de situação é a antena DIRECIONAL e que tem que ajustar com muito cuidado a VISADA de uma antena para a outra. Mas não consigo te explicar tudo por texto, pois seria muito longo e impreciso uma vez que não conheço em detalhes a sua situação.

      Excluir
  84. Flavio, e no meu caso, tenho 3 roteadores!
    MODEM (PROVEDOR) -> WAN 1º Roteador
    1º Roteador SAI via porta LAN ETHERNET para o 2º Roteador na porta WAN
    2º Roteador SAI via porta LAN ETHERNET para o 3º Roteador na porta WAN.
    --------
    1º Roteador - 192.168.2.1
    2º Roteador - 192.168.3.1
    3º Roteador - 192.168.4.1
    --------
    Funciona tranquilo!

    Mas.... kkkk sempre tem um mas que estraga....

    Sou administrador da rede, acesso pelo 1º Roteador, eu não consigo acessar os outros roteadores pelo fato de eles estarem ligados em cascada do 1º para o 3º de LAN para WAN.
    Já se acesso pelos outros roteadores, consigo acessar os demais.

    Por exemplo:
    do 3º roteador, consigo acessar o 2º e o 1º
    e do 2º, consigo acessar o primeiro e NÃO CONSIGO acessar o 3º
    no 1º não acesso nenhum dos outros dois.

    Se eu fizer essa tua configuração, LAN-LAN, desativar o DHCP e tudo mais. O 1º roteador vai fornecer IP até mesmo para o 3º que estará conectado via LAN-LAN pelo 2º?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ayslan COM CERTEZA. Se as conexões forem feitas pelas portas LAN e todos os roteadores estiverem na mesma sub-rede (192.168.2.xxx) o DHCP do roteador 192.168.2.1 vai prover IP para todos!!

      Excluir
  85. Sua postagem ficou como um tutorial. Excelente! Parabéns pela atitude de compartilhar conhecimento.
    Att,
    Paulo Leão
    www.leaoseg.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Paulo MUITO obrigado por suas palavras!! É um super incentivo. Volte sempre por aqui! Abs

      Excluir
  86. Caro Flavio, li praticamente todos os post´s e aprendi bastante com suas respostas as dúvidas do pessoal.

    Tenho a seguinte configuração , roteador principal D-link 2640B , habilitada a função
    wireless bridge , coloquei enable scan e capturei o sinal do TP-link 340G o qual quero usar como repetidor então ficou gravado no Dlink o MAC do TP-Link.
    No TP link desabilitei o DHCP e habilitei WDS colocando como rede a ser repetida a do Dlink,e deixei no mesmo canal, mas não deu acesso a internet usando a conexão wireless do tp link.
    O que eu não fiz foi deixar os dois com o mesmo SSID, por que quis poder escolher quando troco de rede, porem coloquei a mesma senha em WPA2 (e não em WEP) sera este o problema?

    Tem um palpite do que eu estou fazendo de errado ?, ou sera que as tecnologias de WDS dos dois modelos são incompatívies?

    Obrigado.

    James

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro James sinto muito pela imensa demora para te responder!!
      Parece que você fez tudo certo. Mas apenas uma lembrança, você deixou apenas UM DHCP ativo na rede? Deve ser do roteador primordial e não do repetidor.
      Se não for isso só resta o caso de WDS incompatível, improvável, mas não impossível!
      Muito obrigado por suas palavras encorajadoras em relação ao meu site!!

      Excluir
  87. Flavio muito bom o post, quero sua opinião, quero ampliar meu sinal para que chegue a outra casa a mais ou menos 150 metros. Utilizo o modem GVT- PowerBox com antena interna, pesquisando achei talvez a solução mas não a coloquei em prática por não ter uma opinião melhor. Estou pensando em comprar dois Roteadores Enginius 1221, e duas antenas omnis de 25DBI pra trocar a original cuja a promessa é de mais ou menos 1km de distância do sinal Wi-fi. O projeto é o seguinte, conectar um modem Enginius diretamente pelo cabo de rede no modem GVT, habilitar como repetidor de sinal e na outra casa, a 150 metros +/- colocar outro Enginius 1221 com a antena Omni de 25Dbi para receber o sinal repetido e repeti-lo novamente. Gostaria de saber se o projeto é viável, as barreiras físicas são minimas e minha conexão é de 25MB. Obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Lucas sinto muito pela imensa demora para te responder!!
      A ideia está certa e isso funciona! Só tenho dúvidas se para este caso em vez de usar antenas Omindrecionais (que espalha o sinal por um ângulo grande) , se não seria melhor usar antenas unidirecionais. Recentemente um amigo montou uma repetição assim, com antenas unidirecionais e repetiu sinal a mais de 1500m!! O difícil é ajustar o alinhamento das antenas que devem ter visada. Mas é algo possível e funciona!!
      Obrigado pelas palavras sobre o post!!

      Excluir
  88. Flavio, muito bom seu blog.
    Estou com o seguinte problema. Tenho internet GVT e quero usar um repetidor NetGear, porem não consigo fazer a conexão via Wifi dentro do sistema do NetGear. Ele não apresenta opção para se conectar em outra rede. Como posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Eddy sinto muito pela imensa demora para te responder!!
      E obrigado por suas palavras!!
      No seu caso parece que o modelo de roteador Netgear que você tem não dispõe do recurso de repetição, não são todos que têm o recurso.!!

      Excluir
  89. Boa tarde!
    Sou muito leigo nesse tema, mas pelo que entendi, para expandir minha rede a partir de um repetidor WGR614 eu poderia manter como roteador base qualquer modelo que já esteja instalado??? E não precisaria de mais nada, além de configurações ???
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rodrigo sinto muito pela imensa demora para te responder!!
      Neste caso teriam que ser DOIS roteadores que dispusessem do recurso de repetição. Existe um outro tipo de solução que é o repetidor unitário como o que testei e escrevi aqui : http://www.fxreview.com.br/2013/03/levando-sua-rede-sem-fio-para-mais.html

      Excluir
  90. Boa noite a todos ! Tenho um modem D link e comprei um roteador Multilaser RE063 mas nao consigo configurar para usar como wi fi , fica aparecendo mensagem sem sinal de internet e quando ligo o modem ja roteado ao computador pelo cabo a internet esta chegando . Alguém por favor saberia me dar alguma dica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro San sinto muito pela imensa demora para te responder!!
      Sinto não poder falar algo mais específico uma vez que não tenho vivência com os equipamentos citados. Mas podem ser duas coisas. TEM QUE usar a porta LAN e não WAN se o modem já está roteado, tem que ter apenas UM DHCP na rede e obviamente o rádio do WiFI do RE063 tem que estar ativado.

      Excluir
  91. Caríssimo Flávio, fui incumbido de montar uma rede wifi para os professores e funcionários aqui na escola que trabalho, porém me surgiu algumas dúvidas e ao ler estes posts resolvi escrever a você para pegar alguma idéia mais concreta sobre este pequeno grande projeto. Veja bem, temos aqui na escola um link de 5 Mb do Oi Velox que chega em um modem, a escola tem um pavimento interno e outro superior, sendo a mesma em forma de quadrado com um pátio interno ao centro, sendo que cada uma das laterais deste quadrado tem cerca de 8 a 9 metros de largura e cerca de 70 metros de comprimento, onde a largura está dividida em um corredor com cerca de 3 metros e o restante da largura são as salas de aulas com mais ou menos uns 5 a 6 metros de largura. Isto tanto embaixo como no piso superior. Bom, após esta idéia de como é o formato da escola, qual a melhor forma para mim implementar esta rede wifi de modo que os professores e funcionários tenham acesso a esta rede em qualquer ponto que se encontrem neste quadrado e que esta mesma rede se extrapole para fora deste quadrado em volta do mesmo por cerca de mais uns 70 metros, área esta que compreende todos os anexos do colégio, como pátio externo, quadras de futebol de salão, bosque, biblioteca, centro esportivo, anexos escolares, coordenações. Espero que tenha conseguido visualizar a amplitude da escola. Assim desta forma como posso levar esse sinal para todas esses pontos via wifi, sem no entanto me preocupar com cabeamento? Grato se puder me ajudar nesta árdua tarefa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcelo sinto muito pela imensa demora para te responder!!
      Muito legal o seu projeto!! Um desafio interessante! Adoraria conhecer!!
      Olha não dá para não usar cabo algum. Eu não fiz as contas mas seriam necessários pelo menos 10 a 15 APs par cobrir isso tudo e o CABO é a melhor forma de levar o sinal para cada um dos APs. Fazer tudo via WiFi seria inviável pelo nível de tráfego, interferências, etc. E como cada local é diferente do outro antes de implantar alguns testes de alcance teriam que ser feitos nos diferentes locais COM e SEM pessoas (faz diferença).
      Como demorei para te responder talvez você já tenha feito o projeto. Fiquei curioso!! Como ficou??

      Excluir
  92. Sensacional!
    Eu como leigo, entendi perfeitamente a explicação de tudo... e por muita sorte, tenho o mesmo roteador da descrição, para a repetição do sinal sem fio, q estava parado aqui em casa... agora, será muito bem utilizado para estender o sinal até o local q tenho dificuldade de acesso à internet!
    Valew pela ajuda! e muito parabéns pelo site, e pela maneira clara de explicar! um verdadeiro mestre!
    Maurício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Maurício MUITO OBRIGADO por suas palavras de apoio!! Minha ideia sempre foi essa de explicar com certo nível de detalhe, mas que pudesse ser bem entendido. Fico muito contente por saber que neste caso eu consegui!! E que coincidência você justo o roteador que eu citei!!! Abraços

      Excluir
  93. Caro Flávio,

    suas dicas foram muito úteis, obrigado. Outrossim, na conexão ethernet utilizei a rede elétrica da casa e deu super certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Telado muito obrigado por suas palavras! A solução da rede pelo sistema de eletricidade é uma boa opção que já testei com sucesso!!

      Excluir
  94. Boa noite Flávio !!!!!!!

    Explicando cenário, no andar superior tenho um TG580 da GVT, só alterei o canal de automático para 1, e no andar de baixo tenho um Linksys WRT54G conectado por cabo RJ45. Fiz da forma que você descreveu, e beleza, a internet esta por toda casa. porém existem duas conexões distintas uma com senha e outra sem senha, o router da linksys não me permite atribuir senha, você sabe me dizer se é algum problema do router ou da configuração GVT no TG580 ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Guilherme, o WRT54G, um roteador clássico, tem recurso de senha do WiFI. , já tive um desses e já usei por um bom tempo. Dá para ter senha no WiFI sim.

      Excluir
  95. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  96. Olá, Flávio, tudo bom?
    Ótimo post! Gostei muito, era exatamente aquilo que eu precisava!

    Muito obrigado por isso!

    mas surgiu um problema. Apesar de estar tudo funcionando como deveria, eu nao consigo mais acessar o 2 roteador (agora repetidor) de forma alguma! Ja tentei conectar unica e exclusivamente com o repetidor pelo cabo ethernet, com o modem-servidor desligado, com a placa de rede wireless do computador desligado, e outras formas mais esdruxulas e nada.

    Eu acho que, quando eu conectei o repetidor com o servidor, ele assumiu um ip gerado pelo servidor, e sem ele ficou sem ip nenhum.

    A única forma que eu consegui acessar o repetidor foi resetando-o manual e fisicamente. Mas ai eu perdi a configuração toda e tive de fazer de novo.

    Não sou tecnico nem nada, to seguindo a mais pura filosofia DIY.
    Você tem alguma sugestão pra resolver?

    Obrigado!
    Abraço

    ResponderExcluir
  97. Flávio, e ai, como vai ?

    Observe meu caso, eu comprei um roteador Multilaser RE040 recentemente pois quero colocar uma red WI-FI em minha casa, a minha Internet é Oi Velox porém ela não vem direto do modem, este que fica na casa de um amigo meu ao lado da minha, a gente compartilha a mesma net. Agora, eu comprei esse roteador, o dele provavelmente não deve ser da mesma marca que o meu, ainda não verifiquei, e eu não estou conseguindo configurar o roteador aqui em casa, toda vez que eu coloco o cabo da internet, que eu puxo do roteador do meu amigo, na porta WAN do meu Multilaser RE040 o led verde da WAN do meu roteador não ascende, e quando faço a troca, coloco o da internet na porta LAN e o do roteador ligado no pc na porta WAN, a led ascende, mas nas configurações do roteador ele está desconectado.
    Você poderia me ajudar ?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  98. Flávio;
    Tenho em casa o OI Velox de 10M com modem Technicolor TD5130v2 mas o sinal do WiFi é muito fraco, tenho um TPLink TL-WR841DN de 300Mbps mas já tentei de tudo para fazê-lo repetir do sinal do TD5130 mas não consigo, até consigo repetir o sinal mas não consigo compartilhar a internet, isto é, tem sinal da Rede mas em Internet. Poderia me ajudar? Já segui vários Tutoriais aqui na internet, mas nada funcionou.; Gde Abraço.

    sandronardi@hotmail.com

    ResponderExcluir