sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

FORD avança em seus projetos globais com novo simulador de realidade virtual

Não é de hoje que a informática invadiu a indústria automobilística. Um automóvel hoje em dia tem dezenas de sistema computadorizados. Adeus platinado, distribuidor, bem vindo injeção eletrônica, computador de bordo, freio anti travamento (ABS)... Só para citar alguns poucos.

Por outro lado o projeto dos carros também tem sido feito em CAD/CAM há muitos anos, que reduziu muito o tempo de efetivação de um novo automóvel ao mercado. Recebi da assessoria da FORD este texto, o qual resolvi compartilhar aqui no meu Blog, que conta um pouco um outro lado. Trata-se de um simulador que reflete o comportamento dinâmico, com visão 360 graus para avaliar o veículo, sua usabilidade, etc. Muito interessante.



Flavio Xandó




FORD AVANÇA EM SEUS PROJETOS GLOBAIS
COM NOVO SIMULADOR DE REALIDADE VIRTUAL

            A Ford está utilizando um novo simulador de realidade virtual para avançar na segurança de seus projetos globais como o Novo EcoSport, a Nova Ranger e o Novo Fusion. Conhecido como VIRTTEX (Virtual Test Track Experiment), esse equipamento de tecnologia de segurança utiliza imagem digital em alta resolução para testar e medir as reações do motorista sob diversas condições.

O VIRTTEX é composto de uma cúpula montada sobre um sistema de braços hidráulicos que simula os movimentos de um veículo. Dentro da cabine, projetores em 360 graus recriam o cenário externo, que é sincronizado com os comandos de aceleração, frenagem e direção. Dentre as soluções buscadas pelo simulador, estão novos sistemas de segurança ativa e de assistência aos motoristas, como alertas contra colisão, sonolência e outras situações perigosas ao volante.

Visão 360 graus
"O VIRTTEX é uma ferramenta muito importante que nos ajuda a desenvolver futuros equipamentos de segurança e assistência ao motorista. Por isso, é essencial mantê-lo atualizado com as últimas tecnologias", diz Mike Blommer, líder técnico do laboratório. "Os aprimoramentos feitos na resolução, brilho e recursos de imagem ampliam a nossa capacidade de estudo."

A visão de 360 graus ajuda os engenheiros a avaliar o desempenho do motorista sob todos os ângulos. O banco de imagens permite criar cenários realistas de várias situações de tráfego, incluindo pedestres e pontos de referência nas estradas.

Sistemas de alerta
Entre outros avanços, o VIRTTEX ajudou a desenvolver o sistema de alerta de mudança de faixa e colisão que será oferecido no novo Ford Fusion este ano. Projetado para evitar ou reduzir o efeito de colisões traseiras, ele opera com radar e se baseou nas respostas e tempo de reação dos motoristas obtidos com o simulador.

A Ford continua a pesquisar diversos tipos de alerta - incluindo avisos sonoros, visuais e táteis ou vibratórios - e também as situações em que eles são mais eficientes sozinhos ou combinados.

  Esse trabalho já ajudou a determinar a antecedência com que um alerta de colisão deve ser acionado e a sua intensidade. Os estudos mostram que os motoristas respondem mais rapidamente a alertas sonoros mais intensos, mas preferem sinais mais sutis, como uma vibração na direção, quando isso é possível.

Comandos de voz
As pesquisas feitas no VIRTTEX são de longo prazo, destaca Mike Blommer. O objetivo do laboratório é reunir dados quantitativos e objetivos para determinar os meios mais eficientes de manter o motorista alerta e seguro na direção, pesquisando como ele reage em diferentes cenários e como as tecnologias podem contribuir para evitar acidentes.

Em 2003, a Ford realizou um de seus primeiros estudos sobre distração ao volante no VIRTTEX, para medir a capacidade de reação do motorista enquanto executa tarefas visuais ou manuais, como falar ao celular. O estudo revelou que os níveis de distração são muito maiores nas operações manuais, do que quando se usam sistemas de comando por voz.

Visão externa do VIRTTEX

Novo Ford Eco Sport - um dos veículos simulados no VIRTTEX

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