domingo, 31 de março de 2013

Levando a sua rede sem fio para mais longe ainda mais fácil!

Depois que rede sem fio começou a ser usada não existe situação mais comum do que um belo dia perceber que nem todos os lugares de seu escritório ou de sua casa estão com cobertura de sinal de WiFi. Obviamente você descobre isso sempre no pior momento. Geralmente naquela hora que seu cliente chega em seu escritório e durante a reunião, em uma sala que nem sempre é usada, você precisa mostrar um documento para ele, uma apresentação de Power Point, ou o que for e não consegue acesso à rede nem Internet.

Isso é comum também nas residências. A empresa provedora de Internet instala seu equipamento em um lugar, você instala uma rede sem fio e a utiliza sem problemas. Até que certo dia você ou seu filho resolve usar o WiFi em um local ainda não testado e... Não conecta.

Aproximadamente um ano atrás eu escrevi um texto com uma sugestão para resolver este tipo de problema que é bastante comum. O texto em questão é “Levando sua rede sem fio para mais longe, fácil, fácil!”. Nesta ocasião eu apresentei uma solução baseada no uso de dois roteadores WiFi iguais (ou do mesmo fabricante) e que dispõem de recurso de “estação base” e “estação repetidora”. É de fato uma solução muito eficaz e simples. Mas eu descobri solução ainda mais fácil e igualmente eficaz.


figura 1 - Cenário típico de uso de um repetidor de sinal de WiFi

Nada como um problema real para impulsionar a busca por uma nova solução. E neste caso tratava-se de uma situação em uma empresa, igual a tantas outras, mas que poderia ter acontecido também em uma residência. A sala de treinamento da empresa mudou de local e por uma fatalidade na nova localização não havia alcance da rede WiFi nem mesmo condições técnicas de receber um cabo Ethernet. Eu poderia ter usado o método descrito no texto anterior. Mas por coincidência algumas semanas atrás eu tinha arriscado a compra de um dispositivo repetidor, queria testá-lo. Eu não tinha uso para ele, era uma “solução em busca de um problema”. E surgiu a ocasião.

Esta categoria de dispositivo repetidor já tinha sido testado por mim no passado (na verdade há muito tempo). Eu já experimentara o LINKSYS WRE54G, com relativo sucesso. Na ocasião (repito faz bastante tempo) ele só funcionava bem repetindo o sinal de outro equipamento LINKSYS e era um pouco complicado para configurar. Outros fabricantes como NETGEAR ou DLINK também têm produtos análogos e a LINKSYS já tem novos produtos para esta finalidade. Mas quando fiz a compra (preventiva – imaginando que um dia teria este problema) optei pelo BELKIN DUAL BAND WIRELESS REPEATER. Mas porque escolhi este entre outras opções?

figura 2 - Belkin Dual Band Wireless  Repeater – visão lateral

Um repetidor de WiFi deve ter a SIMPLICIDADE como principal caraterística. Vou descrever brevemente como se coloca este repetidor para funcionar.



1) Ligar o aparelho na tomada
2) Rodar o software do CD que o acompanha 
3) Localizar uma rede sem fio e informar sua senha de acesso
4) Criar um nome novo para a rede “repetida”
5) Posicionar o aparelho no meio do caminho (onde ainda tem sinal)


Simples assim! O método proposto no outro texto é um pouco mais sofisticado. Exige que se cadastrem os endereços MAC de cada roteador um no outro, algo não muito familiar para um usuário menos técnico.
 

figura 3 - Belkin Dual Band Wireless  Repeater –tela de configuração

figura 4 - Belkin Dual Band Wireless  Repeater – status geral do equipamento

Mas simplicidade à parte (que é extremamente importante) houve outro fator importantíssimo!! Na referida empresa há diversos roteadores Dual Band, ou seja, que operam em 2.4 Ghz e 5.0 Ghz. Ainda hoje a imensa maioria dos notebooks trabalha na frequência 2.4 Ghz, seja banda “g” (54 Mbps) ou banda “n” (150 Mbps). Normalmente a banda de 2.4 Ghz fica congestionada pelo grande número de usuários enquanto a banda de 5.0 Ghz fica bastante ociosa. Dessa forma nada melhor que aproveitar esta frequência para estender o alcance da rede.

Uma vez estabelecida a conexão há duas alternativas para uso da “nova rede”. O repetidor da BELKIN tem um switch Ethernet de 4 portas. Assim um equipamento como um computador, uma “Smart TV”, ou um console de vídeo game como um Playstation podem ser conectados diretamente via cabo no switch (que também recebe e repete o sinal via WiFi). A outra forma natural de uso desta nova rede é via WiFi os computadores se conectar à rede sem fio com o novo nome.

 
figura 5 - Belkin Dual Band Wireless  Repeater – visão geral e do switch 4 portas

O resultado obtido foi altamente satisfatório. Por se tratar de uma sala de treinamento da empresa o uso mais frequente é para apresentação de vídeos que residem no servidor. Alguns destes vídeos são em resolução HD (1366x768) ou FullHD (1920x1080). Estes demandam alto desempenho da rede para que os vídeos sejam reproduzidos sem “engasgos” ou “saltos”. Missão cumprida!!! Acesso a arquivos grandes e principalmente vídeos pesados acontecem de forma fluída e com ótimo desempenho.

O problema que foi resolvido no ambiente empresarial encontra paralelo nas residências. Em quantas casas não existe situação similar? Estender o alcance da rede sem fio para que um console de vídeo game tenha acesso à Internet ou prover conectividade para uma Smart TV ou um Midia Player reproduzir vídeos a partir de um computador da casa é um cenário muito frequente.

Assim quem necessitar levar a rede sem fio para mais além, tem a alternativa citada no meu texto anterior (usando um par de roteadores com função de repetição) ou usar um destes novos dispositivos de repetição como o BELKIN DUAL BAND WIRELESES REPEATER. Justiça seja feita, este tipo de repetidor “individual” não é novo. Mas na geração atual eles amadureceram e se tornaram ao mesmo tempo muito eficientes e de configuração muito simples.

Não adquiri este equipamento no Brasil, mas sei que a BELKIN vem expandindo sua participação em nosso mercado e possivelmente já esteja disponível entre nós. De toda forma eu tinha certo preconceito contra este tipo de solução, repetidor com aparelho único, por conta de uma experiência complicada com o Linksys WRE54G anos atrás. Posso afirmar que esta categoria de produto amadureceu muito, tornando-se muito eficaz e principalmente extremamente simples de configurar. Seja DLINK, NETGEAR, LINKSYS, BELKIN, etc., todos estes fabricantes merecem grande crédito neste tipo de solução.

No meu caso eu “perdi” meu equipamento para a referida empresa. Vou ter que de alguma repor meu pequeno estoque uma vez que tenho certeza de que mais dia menos dia vou precisar desta solução na minha casa ou no meu escritório. Este pequeno, discreto e bonito BELKIN vai deixar saudades.

Outros textos de minha autoria sobre WiFi:
Enterasys viabiliza acesso WiFi para 68000 pessoas em estádio
Desembaraçando sua rede sem fio! Ufa!!
Levando sua rede sem fio para mais longe, fácil, fácil!
Levando a sua rede sem fio para mais longe ainda mais fácil!
WiFi 4.0 – quanta diferença!

81 comentários:

  1. Olá Flávio,

    Como tem sido usar wifi 5GHz? Em casa eu tenho usado wifi 2.4 padrão n, e rede cabeada gigabit em alguns pontos. Uso um home server e acesso vídeos e outros arquivos "grandes" usando a rede gigabit. Pretendo mudar para um apartamento daqui algum tempo e talvez não tenha como passar cabos. Então talvez tenha que basear minha rede em wifi. Outra opção seriam os adaptadores PLC, mas nunca usei um destes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rene!! Usar 5 Ghz tem sido ótimo!! Parece que o alcance é um pouquinho menor, mas é muuuuuuuuuuito estável. Uso no meu midia center, vejo filmes em FullHD sem problemas. Abs

      Excluir
  2. Xandó, estive longe de seu útil blog por problemas, mas já li tudo o que precisei para me manter informado!
    Sobre essa questão de sinal fraco, o que vc acha melhor: extender esse sinal via wireless (de um roteador a outro ou repetidor como este, wifi) ou por um unico cabo (de um roteador a outro via cabo). Pergunto isso pq esses repetidores sem fio passam a impressão de fragilidade com o sinal, que qualquer coisa pode interfirir etc... E mais uma, qual seria a porcentagem ideal de sinal para o repetidor funcionar perfeitamente?

    Obrigado!

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo se você tem como passar cabo, cabo sempre vai ser melhor e mais estável. A solução que apresentei é boa, funciona super bem, mas sempre que puder use cabo para ligar um roteador no outro. Abs

      Excluir
  3. Amigo bom dia, gostaria de aproveitar um pouco mais do seu conhecimento e pedi umas orientaçoes. Tenho internet em minha casa,quero acessar na casa de minha mae que fica a 1km mais ou menos, só com um kit cliente externo com antena de 20dbi consigo acessar meu not e celular na casa de minha mae? pois quero comprar mais ainda nao achei a resposta plausivel. Desdse já obrigado.

    Andre Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Richard, muito interessante a sua pergunta!! Eu sei de gente que já fez isso usando antenas direcionais, um tipo de antena que permite alcances bem distantes (mais de 1 Km) mas exige visada, ou seja, uma antena tem que estar posicionada na linha de visão da outra. Comece a sua pesquisa por aí, antenas direcionais. Abs

      Excluir
  4. Olá Flávio!

    Acabei adquirindo um roteador dessa marca Belkin, e ele tem essa função "Use as an Access Point". O modelo da carcaça é igual ao desse das suas fotos. Só não entendi direito como funciona para faze-lo como um repetidor.

    Att.

    Pedro Murilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dezinha, o que eu testei é um REPETIDOR WiFi e não um roteador comum. São iguais por fora, mas diferentes por dentro. São produtos diferentes. Por isso que você não achou no seu. Abs

      Excluir
  5. Olá Flavio!

    Tenho um problema parecido com este, porem, preciso de conectar um aparelho via cabo na outra ponta da rede, aparelho este que não aceita nenhum tipo de sinal sem fio, nem adaptadores nem nada. Gostaria de saber se tem um meio barato para fazer essa ligação. Tipo, posso usar um roteador como acces Point, mas desse segundo roteador da pra ligar alguma coisa via cabo?

    Att.
    Avner Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Avner se você usar um roteador WiFi desses comuns e baratos que existem por aí, você pode interligá-los via cabo (pela porta LAN) e usar tanto o WiFi deste segundo roteador como as portas de rede (LAN) para conectar outros computadores. Abraços

      Excluir
  6. Olá Flavio.
    Tenho um problema parecido, porém o meu roteador wifi primario é da net e parece que a Net não compartilha o ip ou algo assim. Quando eu ligo meu roteador (Siroco EVO w301 ar) na saida do rotedor wifi da net (marca Cisco) ele aparece como ovislink, sinal de 97% mas não conecta. Eu lí em outro tópico que este cisco tem na sua configuração como selecionar "dividir sinal com outro roteador" Eu não quis mexer no cisco com medo de perder o sinal da net. Eu tenho realmente que configurar o cisco? Me ajuda..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Emersom não posso falar do seu caso específico uma vez que desconheço os detalhes destes equipamentos. O que posso te dizer é que usando uma solução como essa do texto fica SUPER FÁCIL pois basicamente o que tem que fazer é conectar o repetidor no WiFi original, como se fosse um notebook (informa SSID, tipo de segurança e senha) e a partir daí ele começa a replicar a rede sem fio.

      Excluir
    2. Parceiro eu uso um roteador como repetidor, porém meu celular conecta mais não navega, meu notbook é de boa, o que pode ser?
      Se puder me ajudar mande um email para eleandro.souza2015@hotmail.com

      Excluir
  7. Tem um roteador no quarto da casa da minha mãe e quero instalar um outro roteador na casa da minha avó,com distância aproximada a 15 metros. posso usar roteadores diferentes ou tem que ser do mesmo modelo ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alexsandro nem sempre a função de repetir WiFi de um fabricante é compatível com produto de outro fabricante. Esta solução que mostrei neste texto é legal porque é "independente". Abs

      Excluir
  8. A Multilaser lançou o repetidor também e me parece que tem o preço mais baixo do mercado hoje, R$ 115 com 300 mbps, muito fácil de instalar, resolveu o wi-fi lá de casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Luiz, obrigado por sua participação e pela dica. Não testei, mas se você falou que funciona, legal!! Abs

      Excluir
  9. Caro Flávio,
    Antes de tudo, pesquisando sobre o assunto, parabenizo-o pois gostei bastante de sua abordagem fácil, objetiva e esclarecedora sobre tal. Identificando-me muito com sua necessidade e solução, gostaria, se possível e sem querer abusar, perguntar-lhe: se seria possível, atraves de 2 (dois) roteadores LINKSYS E1200, conectá-los sem fio ?? Sendo o primeiro recebendo a internet pelo cabo RJ45 (no meu quarto) e transmitindo pra o segundo (sem fio) de modo a atender a área da churrasqueira (e o principal: nesse segundo eu queria usar as saídas de RJ45 do roteador pra conectar uma TV, BlueRay, Receiver e a SKY).
    Confesso que ate pra explicar foi complicado, kkk. Mas se possivel me dê uma ajudinha na solucao dessa "empreitada", seja com os roteadores (que já os tenho) ou com outros equipamentos. Ate pensei em comprar um REPETIDOR da própria Linksys, mas so tem uma saida RJ45 (que teriam que ser 4).
    De qualquer modo,
    muito obrigado pelo espaco e atencao!
    (ciro.falcao@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ciro o que você quer fazer é simples. Ainda bem. Falo sobre isso em outro texto que já publiquei. Basta ligar os dois roteadores por cabo de rede, ambos pelas portas LAN (não pode ser porta WAN). Desabilite o DHCP no roteador mais distante (o que repetirá o sinal).O texto que falei é o : http://www.fxreview.com.br/2012/02/levando-sua-rede-sem-fio-para-mais.html

      Abs

      Excluir
  10. Olá,
    Tenho dois roteadores, o DIR-600 (principal) e o DI-524(quero usar como repetidor). Posso ligá-los sem fio ou somente com cabo de rede ou preciso de um outro roteador para fazer um extensão sem fios? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro X-MEN eu não conheço as funções de repetidor destes roteadores. Duvido que o DIR-524 tenha repetição pois é um roteador bem antigo. Em todo caso se você ligá-los via cabo ethernet como descrevo no texto http://www.fxreview.com.br/2012/02/levando-sua-rede-sem-fio-para-mais.html você deve conseguir resolver o problema. Abs

      Excluir
  11. Flávio, passei aqui para agradecer suas dicas. Já tinha tentando de várias maneiras, algumas até mirabolantes (tutoriais enormes e cansativos). Aqui você foi direto e simples. Fiz o teste e... voila....obrigado.
    Carlos Castro.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Flávio!
    Me ajuda por favor tenho uma roteador WRN 300 - Roteador Wireless N 300 Mbps que uso como principal e tenho tb o Netgear WGR614 v9 que quero usar como repetidor de sinal fiz todos os passos acima e quando tento conectar através do WEP ele não conecta e aparece obtendo endereço de IP ou as vezes conexão nula ou limitada poderia me ajudar? Ou poderia colocar passo-a-passo a forma de configuração dele? Obrigado pela atenção! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, não posso fazer isso. Não sei de cabeça as telas de ambos os modelos. Se ambos são NETGEAR isso ajuda pois vão funcionar. Um como estação base e o outro como repetidor. O fato de conectar e não pegar IP ou dar conexão nula ou limitada é uma pista forte que os dois roteadores não estão conectados entre si. Abs

      Excluir
  13. Olá Flavio tudo bem?
    Gostaria de confirmar se o WNR1000 da netgear faz esse serviço? E se ele é de facil configuração?
    Achei o mesmo por um preço muito em conta e estou interessado mais com medo de não dar certo. Tenho um problema com sinal e não consigo passar cabos, preciso realmente de uma solução para aumentar a extensão da wi-fi do meu apto. Eu tenho um DIR-600 parado mais acredito que ele não tenha tal função.
    OBrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miray. O WNR1000 é um roteador convencional enquanto este modelo da Belkin é um "repetidor puro", nem entrada para WAN (Internet) ele tem. O DLINK DIR-600 é um roteador WiFi mais simples e não tem esta função. O outro texto que eu escrevi sobre o assunto tem uma dica para usar 2 NETGEARs para fazer repetição de sinal. Abs

      Excluir
  14. Ola,, tudo bem? Estou a dias aqui com um problema e não consigo resolve-lo.
    Preciso dividir a internet com um vizinho (duas casas a cima da minha).
    Tenho um modem/roteador linksys WAG120N (recebe o sinal da internet)
    2 Router TP-link WR841ND.
    A situação é a seguinte:
    Onde moro não tem vista direta e sem obstaculos até a casa dele, então coloquei um roteador WR841ND (modo repetidor) no meu telhado (embaixo de uma telha brasilite, que ai sim tem vista pra casa dele) e coloquei outro WR841ND (modo repetidor) dentro da casa dele. O nivel de sinal que cada um enxerga o outro esta bom, em torno de 60%, mais a velocidade da internet esta muito ruim.
    Notei que o repetidor 1 (do meu telhado) o sinal da internet até ele fica muito boa, mais quando chega do repetidor 2 que esta na casa dele, tem grande perda da internet.
    O que pode ser? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Isaque esta configuração que você fez é bem interessante. Difícil saber o que acontece assim à distância. Você já fez testes te PING do local mais distante para cada roteador, para o modem da Internet e para um site para ver onde começa a ficar ruim? De toda forma 2 repetições me parece bastante. Será que você não tem como fazer chegar um cabo até o roteador do telhado e assim ter apenas uma repetição e não duas?? Abs

      Excluir
  15. Boa Tarde
    Flávio

    A minha pergunta é como consigo habilitar a porta ethernet LAN de um N300RE WiFi Range Extender da on networks pegando o sinal via wifi como é que o meto no cabo já tentei através do mac address mas não está a funcionar.
    O que pode ser? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo sua pergunta é bem específica. Mas este produto que eu testei e citei neste texto trabalha dessa forma. Você após fazer sua configuração ele de imediato já funciona como uma forma de repetir o sinal de WiFI e as entradas Ethernet dele já funcionam automaticamente permitindo conectar um cabo a um dispositivo (computador, TV, Media Center) que já funciona.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Ola Flavio..Instalei uma pequena rede sem fio em casa e estou tendo um pequeno problema...O meu roteador principal oscila e nao estou conseguindo conexao atraves de celulares ....
    Cenario> Modem Telefonica 831 zte (DHCP ativado)>roteador DIR 610 N (DHCP ativado IP: 192.168.0.1) conectado ao modem ....Deste esta conectado via cabo pelas porta LAN a um segundo DIR 610N DHCP desativado IP alterado(192.168.0.3) que funciona normalmente.....Porque sera que o primeiro router nao funciona corretamente com celulares somente com notbook?pode ser devido ao modem esta configurado em PPoe assim como o roteador nele ligado?Desde ja agradeço e desejo a vc e a sua familia um otimo 2014..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Lucas o cenário que você descreveu está essencialmente certo. Para tentar isolar o problema eu sugiro que você desligue o segundo roteador e tente somente com o primeiro. Se ainda assim não funcionar será algo neste roteador. Bastante improvável, mas estes roteadores têm filtro de MAC Address... não custa olhar. Abs Obrigado pelos votos de feliz 2014 e desejo o mesmo para você!

      Excluir
  18. Boa tarde. Acabo de instalar um repetidor da D-Link, DIR-505, fiz a comunicação usando WPS, muito fácil por sinal. A minha dúvida é a seguinte: após as configurações, num ponto de alcance comum, é possível visualizar as duas "redes", 1 e 2, por exemplo, sendo 1 a principal. No meu quarto, a qualidade da rede 1 deve ser de 15/20%, enquanto a da 2 passa dos 50%. Pelos testes iniciais, o dispositivo não altera automaticamente de conexão. É assim mesmo? Imaginava que o dispositivo buscaria a melhor qualidade de conexão automaticamente, ou ainda, que para o dispositivo existisse apenas 1 rede. Alguma idea?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo, sinto muito por demorar tanto para te responder.
      O "dispositivo" em questão é o seu notebook eu imagino. Quando a rede tem o mesmo SSID a grande maioria dos notebooks muda para a rede com sinal mais forte automaticamente. Mas não com redes de nomes distintos. Você sabe que a rede e e a rede 2 são "as mesmas". Mas o notebook não pode desconectar uma rede e conectar em outra DIFERENTE apenas porque sinal é mais forte. Com repetidores que usam SSIDs diferentes a comutação tem que ser manual.

      Excluir
    2. por acaso tem como fazer com que só exista uma rede com o nome "X".
      sem que haja duas redes diferentes?

      Excluir
    3. Com esta solução não tem jeito, mas como apresentei no outro post, basta cada roteador estar configurado como mesmo SSID mas com canal de rádio diferente.

      Excluir
  19. Flavio,

    Ótimo post.

    Você citou 2 vezes "novo nome" no caso do repetidor Belkin, utilizando ele não é possível deixar o mesmo SSID? Visando a comutação automática das redes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela força Higor!! Este produto tem como característica atribuir um SSID diferente. A propósito funciona bem demais. Mas quem precisar que seja o mesmo SSID a solução é mesmo procurar por outras soluções de outros fabricantes. A Linksys tem um produto com esta característica, mas cujo alcance não é tão amplo. Abraços

      Excluir
  20. Oi, Flavio! Eu tenho um Belkin N150 (F9K1001v1) mas não encontro repetidores Belkin à venda aqui no Brasil. Você saberia me informar quais modelos de outras marcas são compatíveis com o roteador que eu tenho?
    Obrigada!
    Luisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Luisa quem também tem repetidores e sei que a venda no Brasil é a LINKSYS. Eles têm um modelo o Linksys Cisco RE1000-BR que é ótimo e fácil de achar no Brasil.

      Excluir
  21. olá, o que é melhor, usar um repetidor ou usar um roteador, tipo linksys, como repetidor ou como uma segunda rede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambos servem igualmente bem, o que pode fazer diferença é a maior o menor simplicidade de configuração.

      Excluir
  22. Olá Flavio, suas postagens são ótimas, mas quanto mais eu pesquiso pior fica. Eu tenho Net Virtua 30M, o aparelho deles é o ARRIS TG8862A/NT WPA2-PSK, eu utilizo direto no aparelho da net. O problema é que o Wi-fi tem pouco alcance e a casa é grande (3 andares +- 300m2) e antiga, não podendo utilizar o fio. Como faço para distribuir o Wi-Fi pela casa?
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica. Tudo bem? Permita-me dar-lhe uma dica: em minha residência eu resolvi o problema com o NPLUG da Intelbras. Ficou muito bom mesmo! Vale a pena dar uma conferida.

      Excluir
    2. Cara Jéssica o aparelho da NET tem um alcance muito limitado mesmo. Há muuuuitas soluções, mas esta que descrevi no texto (deste fabricante ou outro) atenderia 100% sua necessidade! A dica que o ALEX J deu também é uma boa dica!

      Excluir
  23. E se houver uma zona de sombra entre os roteadores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que procurar um outro local para posicionar o repetidor

      Excluir
  24. Olá, para um apartamento de dois andares, preciso usar um 2.4 Ghz ou 5.0 ?
    Grato
    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto 2.4 como 5.0 Ghz servem. O 5.0 tem sinal mais robusto e estável, mas o alcance é um pouco menor. Mais importante que a frequência do WiFI é o correto posicionamento e distribuição dos aparelhos.

      Excluir
  25. Tem internet na casa da minha sogra oi velox roteador e dlink moro cerca de 300 m de distancia. qual aparelho vc me indica para alcancar o sinal e funcionar a net na minha casa sem
    precisar ir na casa da sogra,?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CAro anônimo bem legal e interessante sua pergunta. 300 m nenhum aparelho tem alcance, MAS antenas direcionais podem ser usadas com alcances de até 2 Km (ou mais), mas tem que te VISADA de um aparelho para o outro. Escolha um roteador que tenha a opção de desatarraxar a antena e trocar por outra, isso é relativamente comum.

      Excluir
  26. Muito legal o post, Flávio. Em minha residência resolvi esse problema com o NPLUG da Intelbras. Ficou excelente. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CAro Alex J muito obrigado por suas palavras e apoio!! E ótima dica!

      Excluir
  27. Posso configurar repetido d-link610 ancorado no celuar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jose Milton não sei se entendi sua pergunta... Não usei este repetidor, mas se ele tem entrada para modem 3G, seja cabo, ADSL ou 3G usar a Internet repetida pelo WiFI dá na mesma.

      Excluir
  28. Ola Xandó...Tenho um roteador TP LINK e adquiri um repetidor wifi porém o sinal não ficou como o desejado. Resolvi então comprar outro repetidor mas para minha surpresa o sinal ainda não é satisfatório. Minha dúvida é : os repetidores só captam o sinal do roteador ou compartilham o sinal entre si? Obrigado e espero ter sido claro na duvida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rodrigo certas marcas e modelos permitem repetir o sinal de outro repetidor, como se fosse um cascateamento de switches. Mas não é muito recomendável. No sei caso me parece que o crítico é o posicionamento dos aparelhos.

      Excluir
  29. Caro Flavio, Tenho uma casa de 2 andares e gostaria de levar o sinal da internet para a parte de cima que é muito fraco. Uso um roteador TP-LINK que funciona bem só no andar de baixo da casa. Eu vi na internet que posso usar 2 roteadores na rede, porém cada um fala uma coisa. Uns dizem que tenho que conectar um cabo saindo da porta ethernet do primeiro roteador a porta WAN do segundo roteador. Outros dizem que tenho que ligar com o cabo as respectivas portas ethernet dos 2 roteadores e depois acertar a configuração. Por favor me ajude. O que tenho que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Santurbano na verdade as duas formas são capazes de funcionar. Se ligar a LAN do roteador principal na WAN do outro, este tem que estar com o DHCP LIGADO e fornecendo IP de outra rede (diferente do primeiro roteador). Se ligar LAN com LAN o segundo roteador tem que estar com DHCP DESLIGADO e configurado com IP da MESMA rede que o primeiro roteador. Depois disso é só configurar as diferentes redes WiFi ou a mesma rede em canais diferentes!

      Excluir
  30. Olá Flávio, sou totalmente leiga nesse assunto, mas preciso muito da sua ajuda. Gostaria de saber qual melhor modelo/marca de repetidor para eu comprar que tenha um alcance de pelo menos 20 metros. Quero utilizar a internet da casa da minha mãe, lá tem um roteador TP Link
    Preciso utilizar o notebook estando em minha casa, que fica mais ou menos a distância que mencionei 20 metros em linha reta. Onde irei posicionar o repetidor?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara anônima há várias marcas de repetidor de WiFi. Dlink, TPLINK, Linksys, Belkin... para 20 metros garanto que todos estes que falei serverm

      Excluir
  31. Flavio, como funciona esses repetidor? tenho que ter acesso as configurações do roteador? ou só configurar o repetidor no sinal wifi?

    ResponderExcluir
  32. Olá tenho uma NET de 50 mega fica na minha mãe moro a 7 metros dela. Uso WiFi mas o sinal n chega bom as vezes nem chega o q faço? Compro roteador ?qual VC me indica?

    ResponderExcluir
  33. Olá tenho uma NET de 50 mega fica na minha mãe moro a 7 metros dela. Uso WiFi mas o sinal n chega bom as vezes nem chega o q faço? Compro roteador ?qual VC me indica?

    ResponderExcluir
  34. Olá tenho uma NET de 50 mega fica na minha mãe moro a 7 metros dela. Uso WiFi mas o sinal n chega bom as vezes nem chega o q faço? Compro roteador ?qual VC me indica?

    ResponderExcluir
  35. Ola boa tarde!!
    Queria tirar uma dúvida com você, tenho um roteador DLink Wireless N 150 instalado no quarto e o sinal chega 26% na sala, pra mim seria mais prático esse repetidor, mais não sei se seria a melhor opção.Quero colocar uma camera IP na varanda, entao seria melhor o sinal na sala e na varanda.O que faço? Outra dúvida esse DLink 150 mbps com o repetidor sendo 300 mbps terei algum problema?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  36. Olá Flávio!!! Beleza cara??!

    Posso abusar de seus conhecimentos? Então...

    Tem uma lanchonete do outro lado da quadra que tem sinal wifi liberado (sem senha), é só achar o sinal e conectar... Como fica perto da minha casa, pensei em me conectar "também" nessa rede pelo celular em CASA já que não paro em casa e portanto não gostaria de encarar mais mensalidades com internet além do pacote que já pago da operadora de celular (É brabo esse pacote de 500MB que uso 10 dias e fico 20 sem net até retornar a franquia).

    Pensei numa antena externa repetidora mas não queria ligá-la ao note porque acho que só existe conexões usb (Não tenho PC).

    Parece loucura mas pensei uma besteira aqui... Sabe essas anteninhas wifi vendidas separadas que tem conexão pigtail por cabo? Então... Se eu colocar uma externamente apontada para uma parabola e a na outra ponta do cabo colocar outra apontada para um repetidor dentro de casa funcionaria para buscar essas redes mais distantes? (Agora você deve estar rindo... rsrs)... Mas eu não vi ninguém na internet até hoje falar sobre "como buscar redes wi-fi mais distantes"

    Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
  37. moro meio longe do sinal internet para todos, compro da vivo mas nao consigo usar a net em meu pc, se eu comprasse um repetidor expansor sinal wifi, seria possivel em usar o meu pc? e se eu tiver um celular com androide, wifi, sera que posso usar a net sem comprar o pacote das operadoras ? por favor me responda, obrigada! mary.erazan@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Oi Flávio, boa noite!
    Para melhorar o sinal nas dependências que tenho Smart TV, comprei o TP-Link TL-WA850RE, muito simples de configurar e pôr em funcionamento. Entretanto, quando vou conectar a rede nas TV, aparece repetição da SSID e estou achando que isso está interferindo na qualidade do sinal, pois às vezes, vendo o NETFLIX, fica caindo. Como não sou experiente nisso, queria saber se o meu raciocínio está correto e, se sim, como posso solucionar essa questão. Pode me orientar, por favor?
    Grato.
    Pedroso

    ResponderExcluir
  39. olá Flavio
    gostaria de saber o que o senhor acha sobre o programa My Public Wifi, que pelo que li, faz esse mesmo serviço, mas sem roteador, somente pelo notebook.
    por acaso é viável ?

    ResponderExcluir
  40. ola flavio
    eu queria compartilhar a minha internet com um amigo ea casa dele fica a uns 25 metros da minha soque tem uma casa entre as duas como faso para compartilhar a minha internet com ele

    ResponderExcluir
  41. olá Flávio
    tenho um pequeno provedor em meu bairro e a empresa responsável pela distribuição de energia elétrica está tirando todo o cabeamento ,gostaria de saber se posso substituir os cabos por repetidores poste a poste e se vou ter uma grande perda de velocidade?

    ResponderExcluir
  42. comprei um repeater gembird wnp-rp-002 com o cabo ligo qualquer pc mas internet sem fios nao consigo ,sera possivel ajudar-me ,obrigado

    ResponderExcluir
  43. Oi Flávio! Poderia me ajudar nesta questão: Pego um sinal de internet wifi (O sinal ocila) da casa de um amigo +/- uns 50 mts e na minha casa não tenho computador e notebook somente Smartphone. Este repetidor faz melhorar este sinal para internet no smartphone? Como faço isso?
    Walter

    ResponderExcluir
  44. Olá Flávio por favor preciso de uma resposta
    Eu divido minha internet com meu vizinho, onde o modem-roteador fica na casa dele, e pisamos um fio q ta ligado no modem dele pro meu roteador q fica em. Casa, gostaria de. Saber se ele tem acesso a tudo q faço, e se os videos e arquivos q baixei tem como ele saber, tipo se ele. Pedir um relatorio na operadora eles mandam???? Preciso urgente desse resposta, pois tenho arquivos pessoais q não gostaria q ngm tivesse acesso, aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  45. eu tenho uma duvida, espero ter a resposta:
    quero propor um sistemas de cameras para o controle de ttransito num semaforo,..a duvida e', visto que terei 4 cameras no local, como trnsportar o sinal para uma distancia de 2km??

    ResponderExcluir
  46. Tem como usar 3 repetidores, logico alem do roteador,mas no caso de usar 3 repetidores como e a configuraçao e so mudar o IP de cada um? ou tem outra configuraçao adicional.

    ResponderExcluir