segunda-feira, 1 de abril de 2013

Cuidado!! Armadilha na renovação do visto americano!!


A sensação de fazer uma besteira é sempre desagradável. Fica ainda pior quando junto com a besteira desperdiçamos dinheiro, ou seja, jogamos dinheiro fora. Este texto é um ALERTA a todos que precisarão renovar o visto de entrada nos Estados Unidos da América. Afinal em meu dia a dia profissional vez por outra viajo a trabalho para os EUA, seja para um congresso, um workshop, como tantos outros profissionais. Atualmente o visto já é concedido com validade de 10 anos (como era nos anos 90), mas o meu visto (B1/B2 – turismo e negócios) tinha validade de 5 anos. Caí em uma arapuca e não quero que ninguém tenha o mesmo desprazer. Segue o alerta.

Com nossa vida corrida, não me lembrava mais do “ritual” para renovar o visto. Assim o que alguém nesta situação faria? Eu e o mundo procuraríamos no GOOGLE. Foi o que eu fiz. Pesquisei pelo óbvio, ou seja, “renovação do visto americano” e obtive a tela abaixo.
 

O primeiro site que aparece é um tal http://www.usavisitorvisa.net. Aqui cometi o meu primeiro erro!! Não percebi que os primeiros 3 endereços se tratavam de links patrocinados do Google. Isso é denunciado por um fundo diferente. Se olhar com atenção verá que é um fundo salmão bem clarinho, quase branco. Pois é, na hora não percebi.

Pelo sim pelo não cliquei em alguns outros sites e percebi que se tratavam de escritórios de despachantes que intermediavam a obtenção do visto como um serviço. Voltei à primeira opção e mergulhei de cabeça no site cuja aparência está replicada na tela abaixo.


O site pareceu para mim naquele momento bastante “oficial”. Meu segundo erro. Tinha opção para SOLICITAÇÃO DE VISTO bem como RENOVAÇÃO DE VISTO. Eu me lembrava que havia um formulário gigante para ser preenchido. Olhei aqui, olhei ali, mas não vi link para o tal formulário. Achei o link para um GUIA DE SOLICITAÇÃO DE VISTO. Logo pensei, ACHEI!! O tal formulário está aqui!! Este foi o meu terceiro erro!!

Vi que para ter acesso ao tal guia (e possivelmente o formulário) teria que ser paga uma taxa de US$ 59,95. Eu me lembrava que havia uma taxa a ser paga, só não sabia o valor. Assim estes R$ 120,00 aproximadamente me pareceram um valor justo. Não pensei duas vezes, mergulhei de cabeça e paguei usando o meu cartão de crédito para fazer o download do tal guia. Este foi o meu quarto e fatal erro!!

Paguei US$ 59,95 para fazer o download de um arquivo em PDF com mais de 170 páginas com todas as informações mais sem importância e mais inúteis de que se pode precisar!!! Depois de muito chafurdar dentro daquele PDF percebi que ali não tinha uma única linha que me servisse para alguma coisa!! Vi que eu tinha sido enganado!!

Verdade seja feita a grande besteira foi MINHA!! Tivesse eu sido mais atento e mais cuidadoso eu teria percebido que não seria este o caminho correto para fazer a renovação do visto! Bastaria eu ter descido um pouco mais a página do site (propositalmente escondida na tela de baixo?) e lido a mensagem que replico na tela seguinte:


Estava tudo ali!!! O site se autodenomina como uma empresa privada e que nada tem a ver, não é filiada ao governo dos Estados Unidos!!! Quem fez a besteira o fez por sua própria conta!!! Ou seja, EU!!! Não sei se todos vão se lembrar, mas nos desenhos animados mais antigos, quando um personagem fazia uma besteira imensa ou era enganado por alguém aparecia uma mensagem dizendo “SUCKER”, ou seja, traduzindo livremente, “IDIOTA”!! Foi assim que eu me senti, um completo idiota por ter caído neste golpe!!


Alguém pode contestar que eu não fui enganado. Apenas fui muito burro. Eu concordo com isso. Mas eu não posso deixar de citar que da maneira que o tal site foi feito, aparecendo no topo das pesquisas do Google, exibindo as opções legítimas (visto e renovação), pagamento de uma taxa para obter o guia (e implicitamente o tal formulário) é feito de forma a capturar os US$ 59,95 dos mais incautos. Ninguém tira da minha cabeça que é golpe!! Pagar este valor por um PDF inútil é uma afronta. Mas até isso foi bem bolado. Se fosse barato, algo com US$ 9,95 eu iria desconfiar, pois saberia que a taxa a ser paga para a renovação do visto seria mais cara.

Cometi uma sucessão de erros. Joguei R$ 120,00 pelo bueiro. Fica o alerta para que ninguém entre nessa barca furada como eu entrei. Quer renovar o seu visto?? Quer tirar um visto novo? Apenas e tão somente use como ponto de partida o site do consulado americano no Brasil!!! O endereço correto é :
http://portuguese.saopaulo.usconsulate.gov e a partir da opção VISTOS dê início ao processo de obtenção ou renovação.



Mas mesmo assim MUITO CUIDADO!! Se você procurar no GOOGLE por “consulado americano no brasil” adivinhem quem aparece em PRIMEIRO LUGAR!?? SIM o nefasto http://www.usavisitorvisa.net   !

 

39 comentários:

  1. a empresa que vende o pdf está registrada no brasil? já se passaram os 7 dias a que o Código de Defesa do Consumidor te permite desistir de uma compra online?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sacada caro amigo. Mas o site está registrado no exterior e hospedado no serviço de provedor GODADDY, ou seja, gringo mesmo.
      Obrigado pela ajuda de toda forma.

      Excluir
  2. Eu vi esse site quando fui renovar o meu. Até cheguei a comentar aqui em casa como a fraude era bem feita.
    Não lembro agora, mas eu vi alguma coisa no site que logo denunciou que era cilada.

    []'s

    Abel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Abel!! Vacilos que cometemos. É bem feita a arapuca. Mas que dá uma raiva gigante de ter caído, isso dá!!

      Excluir
  3. Ja não me sinto tão burra por ter caído...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Ingrid, eu também me sinto aliviado por não ter sido o único que caiu no golpe!! Consolo mútuo!!! :-)

      Excluir
  4. Oi Flávio. Muito importante o teu relato.
    Trabalho na área de tecnologia, e queria deixar duas dicas que servem não só pra tirar/renovar o visto, como também para qualquer coisa relacionada a internet.

    - A internet ainda é meio terra de ninguém. Qualquer um escreve o que quer, e apresenta também da maneira como quer. Você pode inclusive acabar fornecendo informações bancárias a extelionatários, acreditando estar na página do seu banco. Nunca confie em qualquer informação de cara, esteja sempre desconfiado se a informação é realmente verdadeira. Dê preferência a informações de grandes portais, com um nome já consolidado.

    - O Google, como qualquer outra empresa, precisa de dinheiro, e obtém seus lucros por meio de vendas de anúncios e RESULTADOS. É possível até que uma empresa compre resultados de buscas pelo nome do concorrente. Ou seja, você busca a informação "X" e a primeira resposta (comprada) é "Y".

    Acredito que tendo isto em mente, vamos conseguir evitar estas e muitas outras armadilhas que infestam a rede.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo você resumiu de forma ABSOLUTA o problema!! Agora vou arcar com o prejuízo de US$ 60 doletas... Terra de ninguém!! É isso mesmo!!! Super obrigado por sua visita!! Abraços

      Excluir
    2. achei as suas dicas uma verdadeira bosta, eduardo

      Excluir
    3. Caro Anônimo muito obrigado por sua valiosa participação na discussão. Alto nível, inteligente e muito esclarecedora!! Volte sempre!!

      Excluir
    4. Eu também caí no golpe na hora de renovar os vistos da minha mulher e dos meus três filhos. Acabei pagando quatro vezes pelo mesmo guia inútil. Achei que era uma taxa obrigatória de renovação. Tô tentando negociar o cancelamento de três pagamentos. Obviamente não há um telefone. Já mandei e-mail, mas não tô otimista. Eu tô pensando em questionar a cobrança no cartão. Será que dá certo?

      Excluir
    5. Bem, parece que a minha história vai terminar bem. Mandei e-mail e os caras disseram que as compras estão canceladas, que nenhuma cobrança vai ser lançada no meu cartão. De qualquer modo, segue o link pro site que quase me lesou: https://www.usavisa.cc/visto.html/step1

      Excluir
  5. Flávio, já estava desconfiada sobre o pagamento desse guia, cheguei a enviar um e-mail ao consulado que me responder não ser necessário o seu pagamento. Resolvi pesquisar mais um pouco e achei seu comentário.
    Parabéns!!!
    Imagina, eu tenho que renovar 3 vistos.
    Abs.,
    Doris Eller

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Doris QUE BOM que meu texto pode ajudar alguém a não cair nesta arapuca, a despeito de eu ter caído :-(
      Obrigado por seu comentário e sua participação!!

      Excluir
    2. Gente, que bom que achei vocês. Estava muuuuuito desconfiada a respeito desse guia. Também pesquisei e sempre caía na no link desses caras vendendo o tal guia. Obrigada caro Flavio Xandó. Agora sei o que fazer. Abs.

      Excluir
    3. Pois é!! A criatividade das pessoas para enganar é gigante!! Que bom que consegui alertar pessoas como você!! Obrigado pelas palavras!

      Excluir
  6. Flávio, tbm acabei de cair nessa cilada, estou me sentindo muito mal. Alguém ja solicitou o reembolso?
    O que impressiona eh a credibilidade que este site passa, até o fone informado funciona! So que o não direciona a ligação para o contato direto com alguém, esse somente via email. Posso ter a esperança de
    Reembolso? No site promete reembolso caso recebam a solicitação em até 72h.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo eu lamento que você também tenha caído nessa. Será que deu tempo para pedir o reembolso?? Abs

      Excluir
  7. Flávio,
    Excelente postagem, obrigado. Eu cheguei a colocar as minhas informações, mas eu estava desconfiado deste site... foi por pouco. Obrigado por compartilhar informações tão úteis e importantes!!!
    Abraços
    Fabio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Fabio obrigado pela força! Que bom que você não caiu na armadilha!! Abs

      Excluir
    2. Flávio, que pena que você caiu nessa, eu quase, como o Fábio foi por pouco, mas achei estranho a cobrança pois sempre soube que só se cobra a visita e a taxa consular. Achei um absurdo e liguei pra lá.
      Abraços,
      Maria

      Excluir
  8. Flavio estou solicitando o reembolso!

    O site é um "engana trouxa" mesmo, inclusive se passando por algo oficial a todo momento. Já fiz a reclamação no Consulado e peço agora o meu reembolso admitido por lei no Brasil. Vamos ver onde vai dar! Mas que é uma patifaria, é sim!

    Vou compartilhar seu alerta sim. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gregorio, deu certo? Recuperou seu $$$?? Abs

      Excluir
  9. Na modalidade do comércio virtual – e isso também serve para compras por telefone ou catálogo – o consumidor tem garantido o direito à devolução do produto em até sete dias úteis caso não fique satisfeito com a mercadoria. Isso é chamado de “Direito ao Arrependimento”. Segundo o Procon, a desistência deve ser comunicada por escrito (via carta ou e-mail) com solicitação de comprovante de recebimento. “Neste caso, o consumidor tem direito ao reembolso total dos valores pagos, inclusive do frete”, esclarece Viviane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Importante todo mundo saber disso!! Obrigado. Abs

      Excluir
  10. Flavio!!! so tenho a agradecer MUITO vc pelo alerta quanto ao tal 'GUIA". Quase caio na pegadinha!
    Andréa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Andréa que bom que você não caiu nesta arapuca como eu!! Pegadinha cara essa!!!
      Obrigado pelo feedback.

      Excluir
  11. Oi Flavio, tb quaseeee cai nesse golpe, foi por poucoooo. Faz mto tempo que tirei o meu visto e agora preciso renova-lo. Procurei e advinha qual site encontrei no google???Entretanto, como vou ao Rio, preciso renovar o visto por lá, vc teria alguma dica pra me da??
    Obrigada,
    Concy





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto pela demora!!
      Não caio mais e espero que muita gente não caia, por isso escrevi este texto.
      Não conheço locais no Rio que façam isso, mas com certeza tem profissionais sérios que prestam este tipo de auxílio.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Caro Flávio, achei muito legal vc colocar este seu relato. Vc foi lesado e se preocupou em tentar fazer com que outros nao caiam no mesmo golpe.
    Aliás, é ótimo para mostrar que, infelizmente, até pessoas bem esclarecidas acabam caindo nas armadilhas, que são muito bem montadas.
    Se me permite, vou utilizar o seu blog para deixar registrada outra armadilha, assim poderemos ajudar mais gente. E, no mínimo, tentar fazer com que pessoas mal-intencionadas NÃO se aproveitem de nossa fragilidade nesses momentos.
    Ontem (18/06/2014), eu e minha esposa passamos por situaçao semelhante, só que no MUNDO REAL.
    Saimos de SJC e fomos à Sampa para primeira etapa do visto de nosso filho, que é feita no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto).
    Ao chegar na frente do CASV, vc é abordado por pessoas com um jaleco vermelho e com um crachá de listras vermelhas e brancas com um pequeno símbolo em azul. Eles não se apresentam como funcionários do CASV, mas te abordam de uma maneira tão “ostensiva”, que vc mal tem tempo de pensar quem são eles. Naturalmente, a forma como se vestem e como te abordam induzem qualquer UM a pensar que são funcionários do CASV e que estão ali para fazer alguma triagem.
    Eles te perguntam se estão trazendo os documentos necessários para o processo no CASV. Minha esposa mostrou a pasta e os “pseudo-atendentes” verificaram que faltava a página inicial do DS-160 (a tal “Confirmation Page”).
    Mais do que depressa, eles conduziram minha esposa e meu filho a um estacionamento ao lado do CASV, onde também funciona um pequeno “escritório”. Na verdade, eles fazem um serviço de despachante. Outra pessoa explica para minha esposa que eles podem acessar o site do Consulado Americano e imprimir a página que ficou faltando pela bagatela de .... R$ 80,00. Em qualquer outra situação, minha esposa teria dito que isto era um absurdo, mas na hora e da forma como a coisa é conduzida, ele disse que sim.
    Como ela não estava com o dinheiro, me liga e eu, que estava tentando estacionar o carro nas imediações, escuto ela falar apreensiva que eu teria que vir pagar a “taxa” de R$ 80,00. Quando cheguei, até tentei negociar, mas eles não cederam e morri com a grana.
    Não podemos negar que eles nos prestaram um “serviço”. Aliás, vi muitas outras pessoas usando o “serviço” deles, por também terem esquecido a mesma folha que esquecemos. Alguns pagaram R$ 30,00. Então, concluo que eles tentam te explorar, pedindo um valor absurdo e quem tiver mais sangue frio, consegue um valor mais adequado.
    EM TEMPO: NAS PROXIMIDADES EXISTEM OUTROS LOCAIS QUE TAMBÉM FUNCIONAM COMO DESPACHANTE E PODEM IMPRIMIR DOCS DA INTERNET.
    abc, Paulo
    tags: CUIDADO, ATENCAO, ARMADILHA, ARAPUCA, ABORDAGEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Paulo, que história incrível essa que está contando. Até que pensando bem não é tão surpreendente uma vez que sempre há alguém com intenção de tirar proveito dos outros. Super bem colocado o seu relato porque quem vier aqui por causa do maldito formulário vendido vai acabar vendo seu testemunho. Obrigado.

      Excluir
  14. Se aprendeu gastando pouco mais que R$ 100,00, tá barato!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo sua ironia é bem vinda, mas se fosse no seu bolso, você não iria gastar. E foi mais de R$ 100 porque o preço cobrado é em US$!! Abs

      Excluir
  15. Caro Flávio, também cair nesse golpe. Estava precisando urgentemente agendar um visto, procurei no google por renovação de visto e claro ele leva a esse site. Paguei os $59,95 mais iof, depois percebi o golpe por se tratar de um formulário em pdf contendo inumeras paginas em espanhol, que nào serve para nada. Pedir o cancelamento por e-mail, agora é aguardar para vê o que acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo espero que dê certo para você. Conte para nós se conseguir!!
      Abs

      Excluir
    2. Caro Flaviom meu nome é Antonio Damasceno, conforme disse acima, mandei um e-mail eles responderam que cancelaram a compra e nada seria cobrada na fatura do meu cartão de crédito. Acredito que realmente eles cancelaram, pois, não apareceu o valor em $ nem em R$, e já apareceram varias compras que efetuei após o dia 26.06.
      Vale pela sua advertência e possibilitou-me a não perder os $59,95.
      Que Deus te abençoe amigo!

      Excluir
  16. O que voce tem a me falar da empresa Net Vistos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço, mas com certeza não tem nada a ver com o consulado americano e por isso pode ser uma empresa idônea tentando intermediar para ajudar e justamente cobrando por isso ou uma outra empresa picareta. Não sei dizer.

      Excluir