Resolvi contar de novo esta história porque é um fato que aconteceu há pouco mais de 5 anos e a mesma situação incrível continua a se repetir. Foi minha primeira colaboração para o site ForumPCS (o link para a matéria original se encontra aqui). Esta história está relacionada com Internet, ou melhor, a impossibilidade de uso desta no exterior, uma situação bizarra.
Era uma vez um notável profissional da mídia televisiva brasileira que costuma viajar amiúde para o exterior. Por ser uma pessoa muito conectada viaja sempre com seu notebook para poder se relacionar com seus amigos e parceiros. No início, anos atrás, usava como muitos viajantes o sistema iPASS para se conectar via modem/telefone com seu provedor. Para quem não conhece, o iPASS é um tipo de consórcio formado por diversos provedores (centenas ou mais) no mundo tudo, que permite a autenticação de login e uso local da Internet. Por exemplo, se eu viajo para Miami, eu escolho na lista de telefones do discador do iPASS um provedor, ligo, informo meus dados de login do meu provedor brasileiro (UOL por exemplo) e uso a internet discada (ou Wi-Fi) perfeitamente no exterior. Depois serei cobrado pelas horas avulsas do serviço utilizado. Não é exatamente barato, mas para pegar e mandar e-mails no exterior é muito mais prático que manter uma conta em provedor em diversos países (!!!).
Mas voltando à história (história com H não com E), esse ilustre personagem um belo dia percebeu que os hotéis já ofereciam serviço de internet banda larga nos seus quartos, um confortável cabo RJ-45 à disposição para ser plugado e obter navegação na Internet a velocidades siderais. Alguns hotéis podem chegar hoje em dia a 20 Mbps (em 2011 - em 2005 isso era cerca de 2 Mbps). Bye bye modem, nunca mais certo ?? Errado !!!
Após usar várias vezes com pleno sucesso o serviço de banda larga em sua plenitude nos hotéis no mundo, este personagem, e várias outras pessoas também começaram tempos atrás a experimentar uma situação curiosa. Cada usuário de notebook tem sua configuração certinha, testada e re-testada pelo uso constante no Brasil. Mas ao chegar ao exterior estas pessoas conseguiam via banda-larga de hotéis (ou Wi-Fi) navegarem na Internet, receber e-mails, mas NÃO CONSEGUIAM MANDAR E-MAILS!!
Que coisa estranha pode estar pensando você. Ahhhhhh fácil. Tem que ativar a autenticação do servidor SMTP certo? Afinal os provedores exigem autenticação para usuários fora de sua própria rede física para evitar SPAM. NEGATIVO, sem sucesso!!!
Continuava recusando a autenticação. Um destes usuários havia se desfeito do iPASS pois não precisaria mais. DESESPERADO fez do quarto de seu hotel ligação INTERNACIONAL para o provedor no Brasil!! Você pode imaginar o quanto é “barato” ligar para o Brasil para pegar e-mails? Ainda mais em hotéis nos Estados Unidos! Uma ligação de 10 minutos pode custar US$ 50 ou mais!!!!!
Como tinha sido eu o infeliz que tinha feito uma última intervenção na configuração deste notebook para este personagem, a ira do inferno caiu sobre os meus ombros, sendo taxado de responsável pelo nefasto incidente.
Fui fundo no assunto, afinal não iria “pagar um pato” que não era meu! O provedor de acesso foi acionado, neste caso UOL, e como sempre fui atendido por aquelas pessoas robotizadas e pasteurizadas que existem em qualquer sistema de help-desk. Claro que ele seguindo um roteiro óbvio me mandou checar desde os servidores SMTP e POP, discutiu que senha devia estar digitada errada (mas a mensagens baixavam-que esperteza!). De repente parece que ele tinha achado o “ovo de Colombo” e mandou que fosse acionada a autenticação do SMTP. Já fiz isso retruquei, faça de novo você pode ter digitado algo errado. Incrível como somos taxados de ineptos por esse pessoal de suporte. Ele ainda sugeriu que o hotel devia ter um bloqueio para enviar e-mails, alguém já ouviu desculpa mais esdrúxula que essa?!! No final como nada mais dava certo ele sugeriu a panacéia universal, o famoso BOOT na máquina. Para não contrariá-lo fiz o que ele mandou, afinal…
Depois de duas sessões de suporte distintas que foram mais ou menos idênticas eu engrossei. Depois de muita pressão consegui falar com alguém cujo QI pelo menos já era na casa da dezena e não da unidade. PASMEM !!! Ele “entregou o ouro”, disse que por razões de SEGURANÇA, e para evitar SPAM o SMTP da UOL estava bloqueado para uso não autenticado fora de rede deles no Brasil (isso já era sabido). Usando por outro provedor no Brasil com autenticação de SMTP podia usar mas BLOQUEADO o uso do SMTP mesmo que autenticado para acessos oriundos de IPs fora do Brasil. Eu caí de costas com a descoberta. Por mais que eu argumentasse o garboso atendente disse ser uma norma da empresa e que nada poderia ser feito naquele momento.
Como eu ainda estava travestido de responsável pelo infortúnio causado para o personagem televisivo tive que montar uma solução emergencial de contingência. Tenho em meu escritório um Servidor Windows 2003, o qual pela razão de eu usar o Outlook do Office, frequentemente faço a sincronização do meu Outlook remotamente com o meuservidor via VPN (Virtual Private Network).
VPN, explicando rapidamente, é uma “rede dentro da rede”. Estabelece-se uma conexão com um servidor VPN usando um recurso Dial-Up do Windows e se ganha um endereço IP de rede privada (192.168.xxx.yyy por exemplo) e este PC se comporta como se estivesse na rede local com todo o tráfego àquela rede passando pelo “túnel” da VPN. Uma das formas de ativar uma VPN é escolher o uso do Gateway remoto. Dessa forma TODO tráfego, seja ele da “rede local VPN” ou mesmo tráfego de navegação, browser, e-mail etc. viaja até o servidor VPN e “sai para o mundo” via este servidor.
Dessa forma, depois de configurada essa engenhoca para o tal personagem (claro que pendurado muitos minutos em um telefonema internacional), todo o seu tráfego foi desviado para o meu servidor, o seu provedor passou a “achar” que ele estava se conectando a partir do IP de meu escritório, no Brasil. BINGO!! E-mails podiam ser enviados. Eu o orientei a usar a sua Internet do hotel normalmente, mas para enviar e-mails, só para enviar, ele deveria se conectar ao meu servidor para “enganar” o UOL fazendo-o o pensar estar no Brasil.
Essa epopéia durou vários dias. Deixei ser taxado de vilão severo e mesmo tendo resolvido o problema ficou aquela impressão de “você fez a bobagem ainda bem que pode consertar”. Vida dura essa de consultor…Mas depois, com o problema resolvido ainda pude usufruir da gratidão de meu ilustre amigo.
Eu ofereci esta história na ocasião para alguns veículos de imprensa que colaboro, mas eles foram relutantes. “Jamais a assessoria de imprensa do provedor vai admitir isso publicamente”, “precisa ter provas concretas”, “acredito nessa história, mas acho que é muito perigoso mexer com essa gente”…
Enfim, foi ótimo que ninguém deu atenção à minha história pos pude contá-la de uma forma muito mais completa, solta e divertida originalmente no site ForumPCs e agora em 2011 eu a resgato no meu blog pessoal.
Só para confirmar o já confirmado, isso vem acontecendo desde esta época (2004 aproximadamente) e não se limita a acesso a partir dos EUA para este provedor. Este ano a mesma pessoa e algumas outras tiveram o mesmo problema a partir da França, Bélgica, etc.
PS: adendo de 2011, o tal personagem já pode ser identificado. Ele não se importa que eu diga quem é. Estamos falando do Sr. José Eugênio Soares, também conhecido como JÔ SOARES.
Olá Xandó.
ResponderExcluirSerá que utilizando o webmail poderia dar certo... Abraços.
Fábio JS Pereira
Oi Fábio!! Muito legal ter você comentando aqui também. É um prazer.
ResponderExcluirÓtima pergunta!! O Jô fazia QUESTÃO de usar o OUTLOOK por causa de seu hábito de trabalho. De fato usar o Outlook é melhor que usar qualquer Webmail por melhor que ele seja. No começo ele até usou o Webmail, mas depois ele queria porque queria o Outlook. E eu tive que descascar o problema e resolver!! Foi isso.
Obrigado por seu comentário!! Grande abraço!
Flavio boa tarde,
ResponderExcluirEstou na Venezuela e tendo exatamente o mesmo problema. Só não entendi claramente a solução que vocÊ usou. Ano passado tive este problema no Chile e após entrar em contato com a operadora de serviços da intenet local ela liberou meu domínio para uso no pais e me formeceu uma porta específica de saida (SMTP), porem aqui tenho tentado falar na CANTV (operadora local) e nada feito. Vou ficar mais uns 10/15 dias por aqui e sem usar o Outlook estou ferrado.
Aguardo um retorno e desde já agradeço.
Henrique (henrique@betterseguros.com.br)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCaro Henrique a solução que eu usei embora de cunho "corporativo" é algo simples. Uma VPN é uma "rede dentro de outra rede", no caso uma rede dentro da Internet. Desde que você tenha acesso a um servidor que tenha o serviço de VPN, usuário e senha, ao conectar neste servidor o provedor de e-mail "pensará" que você está conectado local (Brasil) e não Venezuela e isso vai resolver a situação do bloqueio de acesso para IPs fora do Brasil.
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