sábado, 29 de janeiro de 2011

A maldita impressora NÃO FUNCIONA!!

Temos amigos de longa data, todos nós. E porque não ajuda-los quando eles precisam? Eu não me furto a auxiliá-los, e até aprendo muito nestas ocasiões. Mas por vezes coisas estranhas, quase bizarras acontecem e isso merece ser registrado e contado para os amigos e leitores que acompanham meu blog FXREVIEW. Também para que os leitores possam compartilhar histórias semelhantes. Mas vamos ao caso.

Este amigo me pediu uma indicação de impressora há quase um ano. Eu me lembro de ter passado duas ou três alternativas para ele. No final ele acabou comprando outra impressora, diferente das que eu tinha indicado. Ele comprou uma HP 6900, pequena, simples, rápida, uma boa impressora. Mas ele por algum motivo não consegui instalá-la. Estive em sua casa e acabei conseguindo fazer a pequena HP funcionar.

Mas dias depois a impressora parou... Falamos ao telefone, tentei ajudar, mas nada. Dei um pulinho lá e para minha surpresa, o cabo estava solto!! Problema trivial. Expliquei, mostrei, ficou tudo bem.

Mais alguns dias de novo me pediram ajuda, mesmo problema, a impressora sem funcionar. Perguntei se o cabo não tinha soltado. “Claro que não, não mexi no cabo”. Lá fui eu de novo ver o que tinha acontecido. Logo de cara vi que a impressora estava mais distante, em uma mesa ao lado. O cabo não estava solto, mas ligeiramente fora do encaixe na impressora, pois com a mudança de posição o cabo fora esticado e ficou com mal contato. Sugeri que fosse comprado um cabo mais longo para evitar que isso acontecesse de novo.

Mais um mistério resolvido, cabo novo comprado. Ele mesmo instalou o cabo e disse que tudo tinha ficado perfeito. UFA! Pensei comigo mesmo “agora não tem mais como ter surpresas”. Ledo engano. Não foi bem assim que aconteceu. Semana passada, após várias semanas sem “problemas com a impressora” ele me ligou novamente, vou replicar resumidamente o diálogo.

Aquela maldita impressora parou de novo!! Que bela porcaria esta impressora!!

Olha nas outras vezes o problema era o cabo. Será que não soltou de novo ou coisa parecida? Daria para você checar as conexões?

Já fiz isso mais de uma vez e te garanto que está tudo certo, super bem encaixado nas duas pontas, no PC e na impressora.

Só se houve algum problema com o driver da impressora. Vou me conectar remotamente para ver se descubro o que houve.

Eu tinha deixado instalado o software LogmeIn prevendo que poderia precisar algum dia. Fiz acesso remoto e achei algumas coisas estranhas, a impressora HP 6900 aparecia duas ou três vezes. Isso às vezes pode acontecer se o cabo USB for plugado em outro conector no PC e o Windows (no caso um XP SP3), acaba instalando outras cópias da impressora. Fiz uma “limpeza” nas impressoras, deixei apenas a original. Reinstalei o driver da HP e nada aconteceu, continuava sem funcionar. Continuava parecendo que o cabo estava solto. Mas como ele jurara que as conexões estavam perfeitas eu comecei a suspeitar que o cabo USB novo (aquele um pouco maior) tinha apresentado problema, mau contato, etc.

Eu vou de novo aí ver sua impressora e por via das dúvidas vou levar um cabo novo para fazer um teste.

Não sei se é isso não, essa impressora que você me falou para comprar é muito ruim, para de funcionar toda hora!

Nem quis polemizar, afinal ele comprou outra impressora, não a que eu tinha recomendado. Mas de toda forma não parecia ser a impressora. A HP comprada era bem legal. Já nem sabia mais. Levando um cabo USB nas mãos dirigi-me para lá para destrinchar o novo mistério.

Logo ao chegar olhei no PC, olhei na impressora e parecia tudo normal. Observando com mais atenção descobri o problema. Usando meu telefone celular tirei até foto da situação. As fotos abaixo foram incluídas em um e-mail que mandei para ele um pouco depois, com as devidas explicações nas próprias fotos. Vejam o que tinha acontecido.




Incrível, não é mesmo??!!! A impressora estava conectada COM PERFEIÇÃO!! Mas na interface de rede, no conector RJ45 e não no conector USB!!!

De quem é a culpa??? MINHA É CLARO!! Segundo meu amigo ele fez tudo exatamente como eu tinha explicado. Será que a HP tem culpa? Muito improvável! O conector de REDE é diferente e eles tiveram o cuidado de fazê-lo inclusive em outra cor (amarelo). Na verdade esta impressora é uma pequena jóia, legal mesmo. Pequena e dispõe de interface RJ45. Quem sabe se eu tivesse usado a configuração de rede (um pouquinho mais complicada) este episódio não aconteceria. Jamais um cabo RJ45 entraria em um conector USB (será??!).

A lição a ser aprendida é que se há alguma chance de algo dar errado, dará errado!! E todo amigo que pedir ajuda, pensarei mais vezes. Não chegou a acontecer problema entre nós, mas em alguns momentos os diálogos foram um pouco mais tensos.

Enfim... acho que tudo pode acontecer quando a relação PC, PERIFÉRICOS e USUÁRIOS existir !!! E você, o que achou da história? Tem algum caso (ou seria “causo”) semelhante para contar??


PS: este texto foi publicado originalmente no site FORUMPCs como uma das minhas colunas semanais.

6 comentários:

  1. Trabalho com TI e em atendimento direto ao usuario, esse é o tipo não sabe e não quer aprender pois tem o telefone de quem sabe.
    Devido a a este tipo só ajudo hoje quem é amigão MESMO pois seja o que vier acontecer vai ser só motivo de piada e chacota.

    ResponderExcluir
  2. Entendo seu ponto de vista. Eu mesmo tive dificuldade de lidar com o assunto. Mas no final tudo se resolveu. Algumas pessoas têm medo de se expor outras se expõem demais e fazem coisas incríveis como esta.

    ResponderExcluir
  3. eu acho que a Impressora Epson T50, é uma ótima Impressora,pois posso Imprime Direto em CD e DVD, Alta Qualidade Fotográfica.
    esse e outras novidades você só encontra no www.munadialcompras.com
    você também pode ver outros modelo

    ResponderExcluir
  4. Caro MUNDIALCOMPRAS não vou tolerar comentários SPAM ou PROPAGANDA em meu blog. Esteja avisado

    ResponderExcluir
  5. Flavio, a historia eh otima, e a sua simpatia tambem, meus parabéns. Usuario eh uma coisa incrivel. Faz cada coisa, que até parece sacanagem, como fez esse seu amigo com dificuldade tecnológica generalizada. E ainda te culpou pela escolha do modelo, ninguém merece. Meu pavio é bem mais curto... Abração pra vc!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Edvaldo!! Pelas suas palavras e sua colaboração e comentário!! Grande abraço!!

      Excluir