terça-feira, 10 de abril de 2012

FORD populariza sistema que desliga o motor nas paradas e economiza combustível

A Ford divulgou a nota abaixo sobre o interessante recurso em nova versão do Fusion que chega no segundo semestre. O conceito é extremamente simples. E com a ajuda de uma central eletrônica computadorizada o motor não fica ligado quando o carro está parado, reduzindo o consumo de combustível e diminuindo a emissão de gases. Bom para o bolso e para os pulmões das pessoas. O que quero destacar é que este tipo de sistema já existia em alguns carros de luxo e agora com a redução do preço do sistema começa a ser implantado em carros médios. Quiçá um dia até o diminuto Ford Ka (e carros de outros fabricante que seguirem esta tendência) tenham este interessante recurso.




Flavio Xandó




A Ford está popularizando nos Estados Unidos um sistema que desliga o motor do carro quando ele não é usado para tracionar as rodas, como nas paradas de semáforo, e economiza combustível. Conhecido como "Auto Start-Stop", o equipamento será oferecido no novo Fusion, que chega ao mercado no segundo semestre.

O novo Fusion será o primeiro sedã não híbrido do mercado norte-americano a contar com esse sistema, e por um preço muito menor em comparação com outros veículos. Isso mostra a preocupação da Ford em tornar acessíveis para mais consumidores as tecnologias inovadoras de economia de combustível.

Economia

Para o motorista médio do Fusion, a economia proporcionada pelo motor 1.6 EcoBoost com Auto Start-Stop é estimada em US$1.100 num período de cinco anos, em comparação com outros sedãs da categoria. O sistema para de consumir combustível quando o carro está parado ou roda em ponto morto. A economia depende do estilo de dirigir, mas os motoristas que rodam a maior parte do tempo em tráfego urbano se beneficiam mais, com uma redução de até 10%. Na média, o Auto Start-Stop aumenta a eficiência no consumo em cerca de 3,5%.

Um estudo feito pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos estima que os congestionamentos representaram um consumo extra de 7,19 bilhões de litros em 2011, aproximadamente 5% de toda a gasolina usada no país. Algumas regiões da América estudam leis para inibir o excesso de uso do motor em ponto morto.

"O veículo em ponto morto consome energia sem produzir nenhum trabalho", diz Birgit Sorgenfrei, gerente do programa Auto Start-Stop da Ford. "E também gera emissões de gases em um espaço concentrado, que podem afetar a qualidade do ar."

Eficiência

Estudos mostram que os motoristas encontram, em média, de 10 a 15 sinais vermelhos e de parada em um trajeto típico de 32 quilômetros, o que representa de 5 a 15 minutos de motor em ponto morto, desperdiçando combustível.

O Auto Start-Stop que a Ford vai oferecer no Fusion com motor EcoBoost 1.6 é um dos equipamentos mais populares dos carros híbridos. Quando o carro para, o motor se desliga automaticamente e deixa de consumir combustível e emitir gases. Assim que o motorista tira o pé do freio, o motor volta a funcionar e está pronto a obedecer ao comando do acelerador.

"Nossos engenheiros dedicaram um grande esforço na calibração do Auto Start-Stop do Fusion para tornar o seu funcionamento o mais eficiente e confortável possível para o motorista e os passageiros", diz Sorgenfrei.

2 comentários:

  1. E o desgaste do motor neste start-stop contínuo ?
    E a sensação de insegurança ao parar num sinal de noite num local escuro e o carro desligado ?
    Eu não quero um carro desses nunca !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xtracer obrigado por sua participação nos comentários.
      Olha, não sei te dizer com 100% de certeza. Sua observação é pertinente. Mas este sistema start-stop já existe em carros bem mais caros e sofisticados há um bom tempo. Em carros que não iriam correr o risco de usar um sistema que deixaria o motorista na mão e se desgastasse à toa... Eu teria sim um carro com este recurso pela economia (que não é pequena) e pela menor emissão. Os problemas que você levantou são super relevantes, mas foram equacionados na concepção do dispositivo. Abraços

      Excluir