Vou contar uma coisa. Eu tenho uma IMENSA curiosidade de experimentar um carro elétrico. Mas carro de verdade. Carrinho de golfe que já conduzi (nem é dirigir) não conta. O mais perto que passei disso foi experimentar um carro com câmbio do tipo CVT, que não tem troca de marchas perceptíveis. Essa que é a parte interessante do carro elétrico. O motor já entrega toda força (torque) já em baixíssima rotação e isso é torna o dirigir extremamente prazeroso! A FORD por sua vez já tem uma versão híbrida do seu FUSION e agora com o FOCUS criou um simulador, acessado pelo Facebook que mimetiza a experiência de seu carro elétrico. Questões como preço e disponibilidade à parte, achei muito interessante a iniciativa da empresa pois dá um "gostinho" deste tecnologia aos admiradores da marca, do carro e principalmente da eletricidade como força motriz.
Flavio Xandó
A Ford criou um programa interativo no Facebook que permite realizar um test-drive virtual com o novo Focus Electric. Numa ação inédita, o programa, chamado "Plug N Play in Electric City with the 2012 Focus Electric” propicia uma viagem virtual com o veículo, através do www.facebook.com/FordElectricVehicles, usando o sistema de navegação para calcular a distância de diferentes destinos e dos pontos de recarga ao longo do caminho.
Hospedado na página de veículos elétricos da Ford no Facebook, o test-drive interativo "ensina" os consumidores americanos a entender a forma de dirigir, a autonomia e as diferentes tecnologias dos veículos elétricos. A apresentação deste programa também pode ser conhecido no vídeo disponível no link: Plug & Play in Electric City with 2012 Focus Electric.
"O test-drive virtual, em formato de jogo, é um modo de darmos aos consumidores a chance de se divertir e, ao mesmo tempo, conhecer o novo Focus Electric", diz Chad D'Arcy, gerente de Marketing do Focus Electric. "Ele destaca os equipamentos inovadores do veículo, incluindo a tecnologia avançada que facilita a recarga das baterias."
Veículo médio mais econômico
O Focus Electric foi certificado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos como o veículo de passeio para cinco passageiros mais econômico da América, com um consumo equivalente de 44,6 km/l (46,7 km/l na cidade e 42 km/l na estrada). A produção do Focus Electric começou em dezembro de 2011 e está sendo aumentada progressivamente. Até o final do ano, o modelo estará disponível em 19 regiões dos Estados Unidos.
O Ford Focus Electric marca uma estratégia essencialmente diferente da concorrência, a começar pela eletrificação de plataformas. Em vez de apostar em modelos únicos e específicos, a Ford entende que as vendas vão crescer ao longo do tempo e será preciso flexibilidade para atender o mercado.
Por outro lado, pesquisas feitas pela Ford mostraram que muitas pessoas simplesmente não entendem a nova tecnologia de veículos elétricos. Isso levou ao enfoque didático adotado na apresentação do Focus Electric nas mídias sociais.
Na semana passada, a Ford lançou a primeira competição "reality" do Yahoo nos Estados Unidos, chamada "Plugged In" e disputada por duplas concorrendo a um Focus Electric. Na série, os diversos equipamentos do Focus Electric ajudam os competidores a completar os desafios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário