terça-feira, 3 de abril de 2012

Microsoft lança plataforma de Business Intelligence SQL Server 2012 para acesso e gestão de grandes volumes de dados de qualquer lugar ou dispositivo

A Microsoft torna disponível hoje, 03/04/2012 sua nova plataforma de banco de dados, business inteligence e gerenciamento de imensas massas de dados (big data). Já vão longe os dias que SQL Server e Sybase eram produtos irmão. Isso aconteceu em 1988 (mais detalhes aqui). De lá para cá o MS SQL ganhou personalidade própria, cresceu, tornou-se robusto e respeitado. No início alguns DBAs torciam o nariz pois para eles apenas bases de dados como DB2 (mainframe e AS/400) e Oracle eram considerados.

Mas a grande adoção do MS SQL, suas características, recordes de transações quebrados, fez estabelecer nestes 22 anos o MS SQL como mais um dos grandes "players" neste mercado e brigando para ser o maior. É uma luta dura. Vou acompanhar de perto pois o assunto me interessa sobremaneira. Vou estudar e testar o SQL 2012 e oportunamente falar mais um pouco sobre ele. Segue abaixo a nota da Microsoft anunciando a chegada do SQL 2012.

Flavio Xandó






Microsoft lança plataforma de Business Intelligence SQL Server 2012 para acesso e gestão de grandes volumes de dados de qualquer lugar ou dispositivo

No Brasil, a Dotz Marketing, empresa que administra o maior programa de fidelidade
da América Latina, já utiliza a solução e comprova sua eficiência

São Paulo, 03 de abril de 2012 — A Microsoft anuncia mundialmente a disponibilidade da nova versão da plataforma de Business Intelligence (BI) mais adotada no mundo, o SQL Server 2012. O lançamento permite às empresas acessarem e gerirem o crescente volume de dados corporativos, independente do tamanho ou formato, muitas vezes armazenados em diferentes bancos de dados (on premise ou na nuvem) e/ou dispositivos, em tempo hábil de tomar suas decisões de negócios.

A nova versão do produto traz melhorias que estão relacionadas a três grandes pilares. O primeiro está relacionado  a uma gama de funcionalidades para alta disponibilidade, segurança e performance para ambientes de missão crítica. O segundo tem a ver com a série de inovações e melhorias para Business Intelligence, que estará presente em todas as edições do produto. E o terceiro é que a solução permite operar com ambientes de Cloud Computing de acordo com a necessidade da empresa, seja em nuvem pública, privada ou ambiente híbrido, quando existe infraestrutura local e em nuvem.

Os resultados de um estudo encomendado pela Microsoft à Forrester Consulting para analisar os impactos da adoção do SQL Server 2012 revelam que o retorno sobre o investimento (ROI) obtido pelas empresas é de até 189% em 12 meses. “O Brasil, como um dos países que mais consome aparelhos celulares e tablets no mundo, faz do fenômeno da consumerização um grande desafio para os nossos gestores de TI. O fato de os dados estratégicos das empresas precisarem estar disponíveis em diversos dispositivos requer uma capacidade computacional antes inimaginável”, analisa Maurício Prado Silva, gerente geral de servidores da Microsoft Brasil.

O executivo pondera que para as organizações que têm ampla cobertura geográfica, gerenciam grandes massas de dados e se comunicam por meio de diferentes canais, essa questão é ainda mais crítica. “E a versão 2012 é capaz de oferecer agilidade, alta disponibilidade e redução de custos às empresas com tais demandas”, completa Silva. O SQL Server 2012, que tem uma interface bastante familiar aos usuários de soluções Microsoft , pode ser facilmente integrado ao Excell, por meio do PowerPivot, e ao PowerPoint, por meio do Power View.  A solução  já foi implementada em milhares de organizações em todo o mundo, tais como Volvo Car Corp., Revlon e Sanofi Pasteur.

No Brasil, a Dotz Marketing, empresa dedicada à publicidade e que administra o maior programa de fidelidade da América Latina, servindo a mais de três milhões de clientes de seus patrocinadores, já utiliza a solução. “Ao utilizar o ColumnStore Index e os serviços de integração do SQL Server 2012, conseguimos reduzir o processo de carregamento de dados em mais de 50%, e com o Power View podemos gerar e executar relatórios analíticos 10 vezes mais rápido”, afirma Fábio Tavares, diretor de operações da Dotz Marketing.

BI para Big Data
O instituto de pesquisas Gartner estima que o volume global de dados tem crescido a uma taxa anual de 59%, com 70% a 85% de forma não estruturada*. Uma das inovações do SQL Server 2012 é o Power View, um recurso que possibilita, de forma bastante simples, visualizar análises de dados de acordo com os indicadores de performance da companhia (Key Performance Indicators - KPI) e facilmente exportá-los para o PowerPoint, gerando informações relevantes para o negócio. “Estas são vantagens de uma solução que é amigável e permite acessar os dados importantes da organização de modo familiar ao usuário. É o que denominamos de self-service BI, ou seja, dados disponíveis para toda a empresa, de acordo com as necessidades de cada colaborador”, acrescenta Silva.

A Microsoft e seus parceiros comerciais também anunciam que o SQL tem demonstrado resultados recordes em provas de desempenho (POCs), com destaque para a capacidade da plataforma de ser escalável para toda a organização. O novo recurso AlwaysOn, por exemplo, permite implementar rapidamente um plano de alta disponibilidade para recuperação de desastres, com acesso rápido e consistente aos dados, o que também se traduz em produtividade e em escalabilidade para acompanhar o crescimento das empresas.

Dell e HP preparadas para o novo SQL
Para que o cliente desfrute de soluções completas, são quatro os appliances baseados em Microsoft SQL Server disponíveis, o Database Consolidation Appliance (consolidação de servidores, virtualização e nuvens privadas), que é vendido apenas com hardware da HP; o Parallel Data Warehouse (PDW), oferecido ao mercado com hardware Dell e HP; assim como o Business Decision Appliance para demandas de BI, e o Business Data Warehouse Appliance, também oferecidos pela HP.

“As formas de se entregar software têm evoluido e a Dell acompanha e disponibiliza em seu portfólio a evolução do SQL Server, tanto em sua relevância de mercado quanto em sua capacidade técnica”, diz Henrique Sei, Diretor de Vendas de Soluções da Dell Brasil. “A Dell tem participado do desenvolvimento dos appliances Microsoft desde o início, especialmente do Parallel Data Warehouse (PDW) e avançado na estratégia de oferecer soluções completas aos clientes - além de comercializar licenças, oferece serviços profissionais para o Microsoft SQL Server”, complementa Henrique Sei.

Segundo Alexandre Kazuki, diretor de marketing da unidade de negócios ESSN da HP no Brasil, “a aposta da HP em appliances vem da constatação de que, em alguns casos, é melhor entregar uma solução completa aos clientes, oferecendo também expertise nas aplicações. As demandas específicas de BI, por exemplo, exigem um casamento perfeito entre software e hardware para garantir um ótimo desempenho, capaz de tratar adequadamente quantidades massivas de dados”.

A uCube, por sua vez, é um importante parceiro da Microsoft para a oferta de BI para dispositivos móveis. “Nossa grande expectativa com o SQL Server 2012 está depositada na nova ferramenta de publicação de relatórios para Business Intelligence, "Power View". Esta ferramenta  permitirá aos nossos clientes publicarem relatórios de forma muito intuitiva, dinâmica e rápida, 100% por meio da Web, desenvolvida com a tecnologia Silverlight.  A ferramenta traz a funcionalidade de arrastar e soltar, antes existente e explorada em ferramentas locais como o Excel para a Web, permitindo que o usuário analise e explore dados com riqueza sem sair do seu navegador”, explica Alex Berenguer, diretor de serviços da uCube.
  
*Gartner Symposium Presentation, Information Management Goes “Extreme”: The Biggest Challenges for 21st-Century CIOs, Mark Beyer, October 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário