domingo, 6 de junho de 2010

DELL Inspiron 14 i1428 -200 - Avaliação Resumida


Especificações Técnicas




Visão Geral : É sóbrio, discreto e transparece robustez (comprovada no teste). A resistência do equipamento o qualifica para ser um notebook de transporte diário sem causar surpresas. Quantidade de interfaces (USBs, leitor de memória, Firewire, etc.) tornam prático o uso com dispositivos externos diversos. Seu processador embora não seja da família mais recente da Intel oferece um desempenho à altura das necessidades, surpreendendo inclusive em alguns tipos de aplicações e tendo superado os principais desafios do rigoroso teste submetido. Suporte técnico muito bom. Notebook indicado para uso doméstico e com boa performance. Dispõe de larga quantidade de memória (4 Gb). Por usar Windows 7 de 64 bits permite aproveitamento máximo desta memória e desempenho garantido mesmo com muitos aplicativos abertos. Com o uso de jogos qualificou-se como inadequado, salvo jogos casuais e simples (ainda que divertidos) usados em nível médio-baixo de resolução e detalhes.

Pontos Fortes: Boa capacidade do disco rígido, adequado para armazenamento de coleções de fotos, vídeos e música. Tempos de respostas surpreenderam mesmo quando usado com diversos aplicativos ao mesmo tempo (com cinco sessões abertas ainda se experimenta bom desempenho). Suporte preciso e ágil. Localização e quantidade das portas de expansão permite uso de vários acessórios externos ao mesmo tempo. Vários softwares realmente úteis acompanham o produto (Central de Segurança MacFee, Office 2007 trial, reprodução e gravação de DVDs, etc.). Programas abrem rapidamente e muita agilidade no uso de filmes, DVDs e músicas. Reproduziu muito bem vídeos em alta definição (1920x1080) no LCD (1280x800) e em monitor externo (resolução plena). 4 Gb de memória utilizáveis e bom custo benefício são destaques. Tem boa autonomia de bateria (quase duas horas em plena carga de utilização) e quase quatro horas com uso leve.

Pontos Fracos: Teclado tem layout que exige uso de tecla [Alt Gr] para obter alguns caracteres como “/” ou “?”. Falta de led para indicação de CAPS LOCK (trava de maiúsculas) e falta de led de atividade do disco rígido. Não tem modem (útil somente para quem pode precisar usar Internet em linhas discadas ou em viagens onde não há banda larga ou Wi-Fi).

Suporte técnico: telefone de suporte muito acessível na documentação que o acompanha, mas difícil de localizar no site da DELL. Chamada de suporte atendida prontamente sem longa espera embora após passar por cinco níveis de menus ao telefone (recomendando o autoatendimento pelo site). Problema reportado (simulado) identificado prontamente após interação com o atendente. Área de suporte do site com vasto material disponível, documentos, drivers, etc. facilmente localizados e disponíveis para download.

Desempenho

Índice geral de performance: 6171 nFXs (índice para notebooks)

Conclusão :Sua indicação é essencialmente para uso pessoal, embora também cumpra bem alguns afazeres profissionais. Seja usando programas de produtividade, criação de documentos, planilhas, apresentações, e-mail, uso intenso de Internet, mídias sociais (Facebook, Twitter, Orkut, etc.), downloads, sites complexos, etc. O teclado que exige pequena adaptação ou falta de alguns leds, bem como falta do modem (Internet discada), não comprometem embora seja bom que se conheça estas características a priori para não ser surpreendido caso precise delas. Não tem bom desempenho em jogos mais modernos (DirectX 9 e DirectX 10), e somente se recomenda o uso de jogos em níveis baixos de detalhes e resoluções. Jogos simples e casuais são bem suportados. Tem um bom processador (Pentium Dual Core T4300) que embora não seja de última geração permite bom desempenho com programas ou documentos mais complexos. Somente se submetido a grande carga de aplicações simultâneas, cinco ou mais programas abertos e ativos simultaneamente que perde desempenho. Este bom comportamento se deve ao processador, aos 4 Gb de memória e Windows 7 64 bits. É capaz de realizar tarefas multimídia, reprodução de DVDs e mesmo vídeos em alta definição (Full HD). O DELL Inspiron 14 testado tem como grande vantagem seu custo-benefício. Poucas são as alternativas de máquinas feitas por algum renomado fabricante que trazem a configuração de elevada característica por um preço acessível.


A avaliação completa que detalha e mostra cada parte do teste pode ser vista clicando aqui.

Glossário

Flavio Xandó

Um comentário:

  1. Pelo Gerenciador de Dispositivo, apresenta o Monitor Genérico PNP e não apresenta o Drive de Monitor específico da DELL.

    ResponderExcluir