sexta-feira, 19 de outubro de 2018

PAPOFÁCIL #269 Huawei aplicação de IoT Vaca conectada para incremento de produtividade

Marcelo Yamamoto, Diretor Estratégia de IoT, detalha a solução já implantada na China que utiliza um sensor NB-IoT para acompanhar a localização e movimento das vacas para identificar período do sio e assim aumentar sensivelmente o taxa de sucesso de emprenha e elevar a produtividade de leite nas fazendas.

Gravado dia 17/10/2018 na Futurecom 

PAPOFÁCIL #269 Huawei aplicação de IoT Vaca conectada para incremento de produtividade









Huawei apresenta soluções de 5G e tecnologias emergentes na Futurecom2018 

Entre as aplicações da companhia que estarão em exibição durante o evento, destacam-se demonstrações de transmissão 8K em rede 5G, junto com a Claro; de plataforma avançada de videomonitoramento para Cidades Inteligentes, junto com a Oi; e de teste  de  realidade  virtual  com solução fim a fim conectado e operado por meio de rede 5G, junto com a Vivo

Comemorando seus 20 anos de presença no Brasil, a Huawei, líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), trouxe diversas soluções e participou de diversos painéis durante a Futurecom 2018, que aconteceu entre os dias 16 e 18 de outubro, em São Paulo (SP). A companhia fez demonstrações de soluções com as operadoras Claro, Oi e Vivo, além de trazer aplicações de agrobusiness.
Vaca Conectada

No espaço IoT Applications, a empresa mostrou a Vaca Conectada, uma solução de IoT voltada à Agricultura Inteligente. Trata-se de um dispositivo que é fixado por uma coleira ao corpo das vacas, servindo para monitorar sua atividade no pasto e enviar as informações via rede celular para um servidor que armazena os dados de comportamento dos animais e que poderão ser acompanhados pelo gestor da fazenda.

Como resultado, pode-se saber de forma mais precisa quando, por exemplo, uma vaca entra no período fértil, pois sua atividade aumenta nessa época. Dessa forma, é mais fácil identificar o melhor momento para a inseminação artificial, ampliando as chances de sucesso do procedimento.

Saber o momento exato de realizar a inseminação ajuda a aumentar a probabilidade de nascer bezerro macho ou fêmea, dependendo da estratégia de negócios do criador. Essa é uma informação valiosa quando, por exemplo, a criação é dedicada a gado de corte ou a produção de leite. Na China, essa tecnologia já é utilizada em mais de 1 milhão de animais conectados, gerando um aumento de 25% na receita de leite.
Transmissão 8K em rede 5G

 Durante o evento, a Claro e a Huawei apresentam, pela primeira vez no Brasil, uma demonstração de transmissão 8K em uma rede comercial sendo preparado para o 5G, com anéis de transmissão de 10G. A Globo será responsável por todo conteúdo disponibilizado.

Os trabalhos se iniciaram em julho deste ano, atingindo 3,2Gbps de velocidade e latência de 1ms, com equipamento 5G Huawei, operando em 3.5GHz – faixa de frequência deverá ser a primeira destinada ao 5G no Brasil e será alvo de testes de convivência com serviços de TV satélite na Banda C (TVRO). É a maior velocidade já conseguida, até hoje, em todo o mundo, usando equipamentos Huawei, nos testes de 5G nesta faixa.

Vídeo-monitoramento para Cidades Inteligentes

 Em conjunto com a Huawei, a Oi apresenta no evento uma solução de smart cities voltada para vigilância. Trata-se de uma plataforma avançada de vídeo-monitoramento inteligente, que tem como objetivo fazer segurança preventiva de locais públicos e privados.

A solução, desenvolvida pela Huawei, estará em demonstração no estande das duas empresas no Espaço Telco Transformation, uma das atrações da Futurecom. Baseada em tecnologia cloud, o sistema oferece flexibilidade e dinamismo na utilização dos analíticos: entre seus recursos, é possível compartilhar informações com facilidade, inclusive entre instituições públicas e privadas, mediante acordo entre as partes. Vale ressaltar que a segurança dos dados é total: a nuvem é privada, instalada dentro do ambiente do cliente.

Realidade Virtual + 5G
Recentemente, a Huawei apresentou juntamente com a Vivo, pela primeira vez, um teste de realidade virtual com solução fim a fim, conectado e operado por meio de uma rede móvel que utiliza a tecnologia 5G, com demonstração da usabilidade em novas aplicações de baixíssima latência e altas velocidades. A demo dessa solução, que proporciona uma experiência de jogo on-line, mesclando interação humana com experiência virtual, será apresentada no Espaço Telco Transformation.

Nenhum comentário:

Postar um comentário