terça-feira, 29 de agosto de 2017

PAPOFÁCIL #041 AMD atualização processadores Ryzen Epyc Alfredo Heiss

Alfredo Heiss, especialista de hardware da AMD conversa sobre as novas famílias de processadores da empresa para uso por datacenters (Epyc) e por usuários (Ryzen), características de arquitetura, desempenho e aplicações. Segue a conversa em vídeo e os dois comunicados de imprensa sobre os procesaddores Rayzen e Epyc.

Gravado dia 28/08/2017

br PAPOFÁCIL #041 AMD atualização processadores Ryzen Epyc Alfredo Heiss




Processadores AMD Ryzen PRO para Desktop trazem segurança, performance e confiabilidade para empresas mundialmente

Esperada larga adoção de Desktops com Ryzen PRO para OEMs globais e outros


 Depois do lançamento da família EPYC™ de processadores para servidores, a AMD (NASDAQ: AMD) adicionou outra camada para seu portfólio de CPUs corporativas com a apresentação dos processadores AMD Ryzen™ PRO para desktops. Desenhados para atender às demandas de trabalho computacional intenso de hoje, os processadores Ryzen PRO trarão confiabilidade, segurança e performance para os desktops corporativos no mundo todo.
“Hoje é o marco de outro importante passo em nossa jornada para trazer inovação e empolgação de volta para a indústria de PCs: o lançamento de nossos CPUs Ryzen PRO trarão níveis disruptivos de performance para o mercado comercial premium, ” disse Jim Anderson, VP sênior e gerente geral, Computing and Graphics Group, AMD. “Oferecendo um salto significativo em performance geracional, liderança em performance multi-thread, e o primeiro CPU com 8 cores e 16 threads para PCs de categoria comercial, o Ryzen PRO garante um portfólio de escolhas tecnológicas que atendem às necessidades de negócio hoje e amanhã. ”

Ryzen PRO Lineup
Entregando avanços em responsividade para as aplicações empresariais mais exigentes e fluxos de trabalho de tarefas múltiplas, o core ‘Zen’ em cada processador Ryzen PRO entrega até 52% de melhora em capacidade computacional sobre a geração anterior[i], e o Ryzen™ 7 PRO 1700 oferece até 62% mais de performance multi-thread que soluções concorrentes selecionadas.[ii]

Linha do Produto
Modelo
Cores
Threads
Boost Clock (GHz)
Base Clock (GHz)
TDP (Watts)
Ryzen™ 7 PRO
1700X
8
16
3.8
3.4
95
Ryzen™ 7 PRO
1700
8
16
3.7
3.0
65
Ryzen™ 5 PRO
1600
6
12
3.6
3.2
65
Ryzen™ 5 PRO
1500
4
8
3.7
3.5
65
Ryzen™ 3 PRO
1300
4
4
3.7
3.5
65
Ryzen™ 3 PRO
1200
4
4
3.4
3.1
65

Segurança
Focado em implementações corporativas e para o setor público, os processadores Ryzen PRO oferecem segurança avançada silicon-level, entregando criptografia baseada em hardware e tecnologias de segurança que ajudam a proteger contra um número crescente de ameaças. Padrões de segurança como boot seguro, fTPM (firmware Trust Platform Module), AES, e funções de segurança do Windows® 10 Enterprise são completamente suportadas por toda a família de processadores Ryzen PRO.

Confiabilidade
Com base em uma excepcional confiabilidade de produtos AMD e providos de wafers com os maiores rendimentos, os processadores Ryzen PRO fornecem qualidade e confiabilidade de qualidade comercial para ajudar a garantir a longevidade da plataforma para a computação futura. A gerenciabilidade DASH de padrão aberto, líder do setor, permite a administração agnóstica da CPU e ajuda a garantir que as empresas evitem se bloquear com soluções proprietárias.
                                                                
Disponibilidade
Os maiores fornecedores de desktops comerciais esperam oferecer PCs baseados em Ryzen PRO para negócios no mundo todo no segundo semestre de 2017. Ryzen PRO mobile está programado para o primeiro semestre de 2018.

Materiais de apoio


AMD lança processador AMD EPYC™ para datacenters com desempenho recorde de ajuste, plataformas otimizadas e suporte ao ecossistema de servidor global

Dell, HPE, Lenovo, Mellanox, Samsung Electronics, Supermicro, VMware, Xilinx e muitos outros formam um forte ecossistema global para processadores EPYC™
 Clientes de Datacenter Cloud: Microsoft Azure e Baidu anunciam implementações

A
AMD (NASDAQ: AMD) e um ecossistema global de parceiros de servidores festejaram hoje uma nova era com o lançamento dos processadores de datacenter de alto desempenho AMD EPYC™ série 7000. 

A AMD, acompanhada por vários clientes e parceiros, apresentou em evento uma ampla gama de sistemas, demonstrações de desempenho e depoimentos de clientes. O design AMD EPYC inovador e de ajuste recorde com até 32 núcleos "Zen" de alto desempenho e um conjunto de recursos sem precedentes, oferece maior desempenho que a concorrência em toda uma gama de integradores, pontos flutuantes, largura de banda de memória e E/ S em benchmarks e cargas de trabalho.

"Com a nossa família de processadores EPYC, a AMD está fornecendo desempenho líder no setor em cargas críticas de trabalho para empresas, nuvem e máquinas inteligentes", disse Lisa Su, Presidente e CEO da AMD. "Os processadores EPYC oferecem desempenho sem precedentes para sistemas de soquete único, ao mesmo tempo que reduzem o desempenho do servidor
dual-socket para novas alturas superando a concorrência a cada preço. Estamos orgulhosos de trazer o poder da escolha e a inovação de volta ao datacenter com o forte apoio de nossos parceiros globais de todo o ecossistema".
Os maiores fabricantes de servidores do mundo apresentaram produtos baseados em processadores da série AMD EPYC 7000 no lançamento de hoje incluindo HPE, Dell, Asus, Gigabyte, Inventec, Lenovo, Sugon, Supermicro, Tyan e Wistron. Principalmente com monitores e sistemas operacionais de servidor oferecidos pela Microsoft, Red Hat e VMware apresentando suporte otimizado para o EPYC, enquanto os principais parceiros do ecossistema de hardware do servidor foram Mellanox, Samsung Electronics e Xilinx – exibidos no evento com plataformas otimizadas EPYC.


Plataformas líderes de servidor OEM


"O processador EPYC representa uma mudança de paradigma na computação e vai inaugurar uma nova era para o ecossistema de TI", disse Antonio Neri, Vice-Presidente Executivo e Gerente Geral da Enterprise Group, HPE. "Começando com o Cloudline CL3150 e expandindo para outras linhas de produtos no final deste ano, a chegada dos sistemas HPE, de EPYC, será bem-vinda pelos clientes que desejam implantar o desempenho e a inovação oferecidos pela EPYC".

"Como líder da indústria, estamos empenhados em impulsionar a transformação de TI para nossos clientes", disse
Ashley Gorakhpurwalla, Presidenta da Divisão de Soluções de Servidor da Dell EMC, "Nossa próxima geração de servidores PowerEdge são o suporte do moderno datacenter projetado para maximizar a escalabilidade de negócios e automação inteligente com segurança integrada. A combinação do PowerEdge e das capacidades de desempenho e segurança do AMD EPYC criará soluções únicas de computação para os nossos clientes acelerarem as cargas de trabalho e protegerem seus negócios".

Datacenter em nuvem e clientes corporativos

Os provedores de serviços de datacenter e nuvem também deram as boas-vindas ao EPYC no mercado hoje. Os membros dos provedores de serviços de datacenter "Super 7", incluindo o Baidu e o Microsoft Azure, bem como 1&1, Bloomberg, Dropbox e LexisNexis expressaram seu apoio no lançamento também.
  
"Como o maior motor de pesquisa de língua chinesa do mundo e líder da empresa AI-Tech, a Baidu se orgulha de simplificar um mundo complexo através da tecnologia", disse o Dr. Zhang Ya Qin, Presidente da Baidu. "O servidor de soquete único com processador AMD EPYC pode aumentar significativamente a eficiência da computação do datacenter, reduzir o TCO e diminuir o consumo de energia. Vamos começar a implementar com o lançamento do AMY EPYC e aguardo com expectativa a nossa cooperação que levará a uma adoção escalada de EPYC este ano e inovações contínuas".
"Trabalhamos para tornar a Microsoft Azure uma poderosa plataforma em nuvem de nível empresarial, que ajuda a orientar o sucesso de nossos clientes, independentemente do tamanho ou da geografia", disse Girish Bablani, Vice-presidente Corporativo da Azure Compute, Microsoft Corp. "Para alimentar a Azure, precisamos da infraestrutura mais avançada e dos últimos avanços em silício, razão pela qual pretendemos ser o primeiro provedor global de nuvem global a oferecer o AMD EPYC e sua combinação de alto desempenho e valor aos clientes.


Rendimento recorde de ajustes EPYC

A excitação em torno do EPYC é conduzida por vários benchmarks de servidor de configuração de registro alcançados pelos sistemas de soquetes simples e duplos.

Os processadores AMD EPYC estabelecem vários registros de desempenho, incluindo:
Servidor de dois soquetes
  • O sistema baseado em AMD EPYC 7601 obteve 2360 em SPECint®_rate2006, mais alto do que qualquer outro nível de sistema de dois soquetes1
• Servidor de soquete único
  • O sistema baseado em AMD EPYC™ 7601 obteve 1200 em SPECint®_rate2006, mais alto do que qualquer outro padrão de sistema baseado em x86 em um único socket2
  • O sistema baseado em AMD EPYC 7601 obteve 943 em SPECfp®_rate2006, mais alto do que qualquer outro padrão de sistema de um soquete único3
Todos os processadores EPYC combinam recursos de segurança inovadores, confiabilidade de classe empresarial e oferece suporte a um conjunto de recursos completo. Um sistema de tomada única AMD EPYC ™ 7601 com base em CPU muda as expectativas para o desempenho do servidor de soquete único ajudando a reduzir o custo total de propriedade (TCO) e fornecendo economias de até 20% de CapEx em comparação com o Intel Xeon E5-2660 v4; sistema baseado em dois soquetes4. Em cada ponto de preço direcionado para processadores de dois soquetes, o EPYC supera a concorrência com desempenho até 70% maior na faixa de preço de US$ 800 e até 47% mais de desempenho no mercado de US$ 4 mil dólares ou mais5.

EPYC - Visão geral do produto
  • Um design de sistema em chip (SoC) altamente escalável que varia de oito a 32 núcleos, apoiando dois threads de alto desempenho por núcleo.
  • Largura de banda de memória líder do setor em toda a linha com oito canais de memória em cada dispositivo EPYC. Em um servidor de dois soquetes, suporte para até 32 DIMMS de DDR4 em 16 canais de memória oferecendo até quatro terabytes de capacidade de memória total.
  • Suporte sem precedentes para E/ S integrada de alta velocidade com 128 pistas de PCIe® 3 em cada produto.
  • Uma estrutura de cache altamente otimizada para computação de alto desempenho e eficiência energética.
  • Conexão coerente de AMD Infinity Fabric conectando CPUs EPYC em um sistema de dois soquetes.
  • Hardware de segurança dedicado.

Linha de produtos EPYC
Modelo
Núcleos / Fios
Base Freq.
Max Boost
TDP
EPYC™ 7601
32 / 64
2.2 GHz
3.2 GHz
180W
EPYC™ 7551P
32 / 64
2.0 GHz
3.0 GHz
180W
EPYC™ 7501
32 / 64
2.0 GHz
3.0 GHz
155/170W
EPYC™ 7451
24 / 48
2.3 GHz
3.2 GHz
180W
EPYC™ 7401P
24 / 48
2.0 GHz
3.0 GHz
155/170W
EPYC™ 7351P
16 / 32
2.4 GHz
2.9 GHz
155/170W
EPYC™ 7301
16 / 32
2.2 GHz
2.7 GHz
155/170W
EPYC™ 7281
16 / 32
2.1 GHz
2.7 GHz
155/170W
EPYC™ 7251
8 / 16
2.1 GHz
2.9 GHz
120W

Recursos de apoio
  • EPYC no AMD.com
  • Saiba mais sobre a arquitetura do núcleo "Zen" x86 em AMD.com/Zen
  • Siga a AMD Datacenter no Twitter em @AMDServer

Suporte de fornecedor de serviços na nuvem

Bloomberg
"Na Bloomberg, lidamos com fluxo de informações para profissionais nos mercados de capitais. Estamos ansiosos para a liderança da AMD nas comunidades de padrões abertos, como OCP, NVMe, GenZ e CCIX, para ajudar a acelerar a adoção em toda a indústria dessas soluções inovadoras de datacenter, armazenamento e interconexão", disse Justin Erenkrantz, Chefe de Arquitetura de Computação para a Bloomberg, empresa global de finanças, mídia e tecnologia com sede em Nova York. "Com o armazenamento NVMe de maior densidade e menor latência, uma característica principal fornecida pelo processador AMD EPYC, esperamos realizar o próximo nível de desempenho e eficiência de custos".

Dropbox
"Os clientes da Dropbox esperam um acesso rápido e confiável ao conteúdo que gerenciamos e a EPYC oferece esses requisitos. Trabalhamos em estreita colaboração com a AMD durante a nossa avaliação do EPYC em nosso ambiente e vemos um potencial significativo na redução do custo total de propriedade enquanto melhoramos o desempenho em projetos de soquete único", disse Akhil Gupta, Vice-Presidente de Infraestrutura da Dropbox. Os sistemas de avaliação aproveitam as 128 pistas líderes do setor de PCIe no EPYC para desempenho e capacidade de armazenamento. O Dropbox está explorando opções de implantação para o EPYC no final deste ano, e acredito que o futuro parece brilhante para o relacionamento com a AMD e a EPYC".

LexisNexis
Na LexisNexis® Risk Solutions, acreditamos no poder dos dados e análises avançadas para melhor gerenciamento de riscos. Como um provedor confiável de análise de dados para organizações que buscam insights capazes de gerenciar riscos e melhorar os resultados mantendo os mais altos padrões de segurança e privacidade", disse Flavio Villanustre, Vice-Presidente de Tecnologia da LexisNexis Risk Solutions, do Grupo RELX. "O LexisNexis processa mais de 90 milhões de transações por hora com HPCC Systems®, uma solução comprovada de código aberto para Big Data. LexisNexis Risk Solutions e a AMD se uniram para otimizar a plataforma HPCC Systems para tirar proveito dos benefícios da densidade do fio, do desempenho do núcleo, da largura de banda da memória e da indústria de 128 pistas de PCIe por soquete do processador AMD EPYC".

Suporte OEM / ODM
 
ASUS
"Reconhecemos desde cedo o significativo potencial de desempenho e escalabilidade do EPYC para uma série de plataformas ASUS abrangendo HPC e carga de trabalho de virtualização", disse Robert Chin, Chefe da Unidade de Negócios ASUS Server. "Como um parceiro de tecnologia AMD de longa data, estamos entusiasmados em desenvolver produtos baseados em EPYC que transformarão a experiência de datacenter e TCO para nossos clientes".

Gigabyte Technology
"A GIGABYTE Technology está empenhada em impulsionar limites de design no mercado de servidores corporativos e, com a CPU AMD EPYC, podemos levar a experiência do cliente ao próximo nível com uma única solução de soquete", disse Daniel Hou, Vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da GIGABYTE Tecnologia". Com o aumento do desempenho, largura de banda de memória e E/ S em uma menor pegada, o EPYC nos permitirá expandir nosso portfólio e abordar parceiros de canais e integradores de sistemas em novos mercados-alvo".

Inventec
"A Inventec dedica-se a impulsionar a inovação em várias indústrias, combinando as tecnologias AMD CPU e GPU em nossas plataformas e a AMD é um parceiro tecnológico chave para a Inventec no mercado de datacenter da nuvem", disse Jack Tsai, Gerente Geral da Inventec EBG. "Ao integrar a nova CPU EPYC no nosso portfólio de servidores, podemos fornecer uma solução mais competitiva, escalável e de maior desempenho para nossos clientes mundiais de datacenter".

Lenovo
"Os processadores AMD EPYC apresentam oportunidades únicas para os nossos clientes reduzir o custo total de propriedade por meio de um balanço sem precedentes de núcleos, largura de banda de memória e E/ S. Estamos empolgados em colaborar com a AMD e vários clientes globais da Hyperscale para desenvolver e implementar servidores baseados em soquete único e dual soquete EPYC ", disse Paul Ju, Vice-presidente e Gerente Geral da Lenovo Global Hyperscale Business.

Supermicro
"A nova geração de soluções de servidores da Supermicro que apoia os processadores AMD EPYC desbloqueará muitas oportunidades para os clientes do datacenter aproveitarem essas plataformas inovadoras", disse Don Clegg, Vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Supermicro. "Os processadores AMD EPYC com mais núcleos, mais largura de banda de memória e mais E/ S integram-se sem esforço com nossas plataformas otimizadas para aplicações Supermicro para fornecer desempenho de liderança por watt e por dólar para otimizar o TCO do centro de dados. Estamos encantados de aproveitar esta oportunidade para fortalecer e desenvolver nossa parceria tecnológica mutuamente produtiva com a AMD".

Tyan
"Tyan tem uma longa história de apoio à AMD, e estamos entusiasmados com o impacto que o retorno da empresa ao mercado de datacenter terá em nossos clientes", disse Danny Hsu, Vice-Presidente da MiTAC Computing Technology Corporation, uma Unidade de Negócios da TYAN. "Vemos grande promessa de armazenamento e plataformas HPC com a CPU EPYC, bem como novas possibilidades para soluções GPU combinadas, permitindo uma ampla gama de novas aplicações para clientes em todo o mundo".

Wistron
"A Wistron tem o prazer de trabalhar com a AMD para fornecer as soluções de armazenamento de soluções all-flash mais rentáveis para as empresas que competem em um cenário de tecnologia em constante mudança", disse Peter Tung, Diretor de Operações da Enterprise Business Group, Wistron. "A proposição de valor para a CPU EPYC da AMD, particularmente em aplicações de armazenamento de memória não volátil é um importante diferencial e permite que os clientes corporativos e de datacenter obtenham soluções de armazenamento e IOPS elevadas".

Apoio dos parceiros de hardware
Mellanox
"Em um mundo centrado em dados, precisamos ser capazes de analisar quantidades crescentes e poder encontrar informações em tempo real. A combinação da taxa de transferência de dados, da capacidade da EPYC e das soluções inteligentes de interconexão da Mellanox permitirá que nossos clientes e parceiros maximizem o desempenho de suas aplicações e o retorno geral do investimento no centro de dados", disse Michael Kagan, Diretor de Tecnologia da Mellanox Technologies. "Estamos felizes em ser o fornecedor de soluções de interconexão preferencial para as plataformas AMD EPYC e estamos ansiosos para continuar colaborando com a AMD e os parceiros OEM para habilitar as plataformas de datacenters líderes no mundo".

Samsung Electronics
"A Samsung, ao continuar nossa colaboração contínua com a AMD, vem trabalhando para oferecer novas soluções de armazenamento de memória e flash de ponta que serão aprimoradas pela EPYC", disse Jim Elliott, Vice-Presidente Corporativo da Samsung Semiconductor, Inc. "A memória de banda larga líder da indústria e a excepcional capacidade de E/ S entregues pela EPYC permitem que a Samsung e a AMD ofereçam, juntamente,  um nível excepcionalmente alto de desempenho e eficiência aos clientes do centro de datacenters. As soluções Samsung combinadas com o poder da EPYC estão previstas para o final deste ano oferecendo uma plataforma avançada para banco de dados e análises na memória, cargas de trabalho de computação de alto desempenho e muito mais ".

Xilinx
"O lançamento do processador AMD EPYC significa um marco importante na indústria", disse Victor Peng, Diretor de Operações da Xilinx. "Juntamente com todos os dispositivos programáveis da Xilinx, a plataforma EPYC oferece um excelente desempenho ao acelerar os aplicativos do centro de dados. Também estamos satisfeitos por trabalhar com a AMD na promoção de padrões abertos de datacenters, como a interconexão CCIX para fornecer as soluções de computação heterogêneas necessárias para as cargas de trabalho da próxima geração".

Um comentário: