segunda-feira, 21 de agosto de 2017

PAPOFÁCIL #036 Kasperky Como anda o Ransomware Claudio Martinelli

Claudio Martinelli, Diretor Geral América Latina da Kaspersky, contou nessa conversa que Ransomware apareceu há alguns poucos anos, mas de lá para cá não parou de crescer em quantidade de ataques e na sua forma. Seja uma empresa, uma escola ou até hospital. Como se prevenir.
Além disso eu replico abaixo um artigo que escrevi tempos atrás sobre o assunto, contando dois casos reais de ataque Ransomware que eu presenciei.

Gravado dia 18/08/2017

PAPOFÁCIL #036 Kasperky Como anda o Ransomware Claudio Martinelli


Sequestro de dados (Ransomware) é real, previna-se!!

Há algum tempo, poucos anos, eu comecei a escutar histórias de sequestros de dados e de arquivos. Isso tudo me parecia muito distante, história de ficção, sabe? Mas vocês não imaginam como isso está próximo de nós. Vou contar brevemente dois casos que presenciei sobre isso.


Caso 1: cheguei tarde!!
Visitando uma empresa vi que seu servidor se encontrava com todas as pastas aparentemente intactas. Os arquivos pareciam estar normais, mas o conteúdo de cada uma delas irremediavelmente codificado. Uma mensagem na pasta (arquivo texto) continha instruções para obter a chave de abertura dos arquivos (pagar algo como US$ 5000). Backup existe para isso, certo? Não neste caso. A empresa fazia backup com HD externo, que ficava permanentemente conectado ao servidor, que também fora completamente encriptado. A dona da empresa se recusou a negociar com a bandidagem virtual. Eles recuperaram uma razoável parte das informações em cópias nas estações locais e outra parte em anexos de e-mails. Claro que a partir deste funesto incidente toda a segurança da empresa foi revista, servidor oportunamente trocado, novas rotinas de backup etc.

Caso 2: assistindo o ataque ao vivo e a cores!!Tentando ser breve, a história é longa. Algumas pessoas em outra empresa começaram a sentir falta de arquivos muito usados em pastas bem importantes. Os nomes esperados tinham sido trocados por outros do tipo 1A33B4CF5D670CD26.LOCK (um longa cadeia de caracteres hexadecimais sucedidos por LOCK=trancado). Fora criado um arquivo texto com o pedido de resgate, também US$ 5000, será que o preço é tabelado? Eu estava lá e pude observar ao vivo alguns arquivos desaparecendo e sendo LOCKados, bem ali, na minha frente!!! O ataque estava em progresso naquele momento. Desligamos todas as conexões de Internet e mesmo assim continuava o ataque. Possivelmente um programa malicioso que fora recém instalado em algum lugar estava fazendo isso.


Com muita calma observei todas as evidências possíveis e acabei por perceber que todos os arquivos recém bloqueados tiveram seu “proprietário” alterado para “Maria Aparecida” (nome fictício). Imediatamente esta máquina foi retirada da rede, quase que teve seu cabo Ethernet cortado com um facão. O ataque parou!! Dos quase 900 mil arquivos da rede, quase 29 mil já tinham sido sequestrados!! O usuário do referido computador tinha uma hora antes instalado uma atualização de software do Banco XYZ, por causa do alerta que veio por e-mail. Phishing malicioso, obviamente!

A tal máquina, foi reformatada e assim o mau cortado pela raiz (já estava para ser reinstalada mesmo). Como a empresa tinha uma rotina sólida de backup, apagamos todos os arquivos encriptados e foi o restaurado o backup feito naquela madrugada (horas atrás). Foi rápido porque apenas os arquivos que faltavam foram trazidos de volta (aqueles 29 mil).

Muitas lições aprendidas. Backup robusto em primeiro lugar, orientar usuários a não sair instalando nada sem consulta, ainda mais solicitado por e-mail ou até mesmo proibir usuários de instalar programas. E por fim ter uma abordagem muito focada e calma na hora da crise para ser capaz de lidar com ela, procurando evidências que auxiliem a resolver o problema. UFA!! E o antivírus? Ainda não tinha a vacina para esta ameaça particular. Acontece, pode ter sido o chamado “zero-day attack”.

Rescaldo dos incêndios

Estes dois breves casos ilustram como este tipo de incidente é REAL e está muito perto de nós! Diversas empresas de segurança já estavam avisando que 2015 e 2016 seriam os anos do RANSOMWARE, estes sequestros de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário