domingo, 27 de agosto de 2017

PAPOFÁCIL #040 Intel, novos processadores Xeon para o mundo digital muito mais abrangente

Roberto Matos, Diretor de Negócios para a América Latina da Intel conta sobre a evolução da plataforma Xeon, processadores para servidores que endereçam a necessidade de um mundo altamente digital com demandas cada vez mais complexas e concentradas. Divididos em "escalas" para cada tipo de demanda, bronze, prata, ouro e platina, chegando a capacidades incríveis em termos de memória endereçável  e quantidade de núcleos de processamento!

Gravado em 24/08/2017


PAPOFÁCIL #040 Intel, novos processadores Xeon para o mundo digital muito mais abrangente


Intel apresenta família de processadores escaláveis Intel® Xeon® e traz a próxima geração de experiências para empresas e consumidores
Plataforma chega ao Brasil e oferece os mais altos níveis de desempenho da indústria e o maior avanço para o data center em uma década

São Paulo, 24 de agosto de 2017
 - A Intel apresenta a família de processadores escaláveis Intel® Xeon® oferecendo às empresas um desempenho inovador para lidar com tarefas pesadas, incluindo análises em tempo real, infraestrutura virtualizada e computação de alto desempenho. Já disponível no Brasil, a plataforma da Intel para o data center oferece os mais altos níveis de desempenho da indústria e o maior conjunto de avanço para data centers da última década.
 
Os processadores escaláveis Intel® Xeon® são projetados exclusivamente para a infraestrutura em constante evolução, oferecendo às empresas a maior eficiência no consumo de energia e o melhor desempenho no nível de sistema da indústria, com uma média 1,65 vezes maior2 em relação à geração anterior. Em cargas de trabalho crescentes, como Inteligência Artificial, os processadores escaláveis Intel® Xeon® oferecem desempenho 2,2 vezes melhor também em relação à geração anterior.
 
“As infraestruturas de data center e de rede estão passando por transformações imensas para suportar modelos de uso emergentes, como medicina de precisão, inteligência artificial e serviços abrem caminho para o 5G", afirma Fábio de Paula, diretor da Intel Brasil para o mercado corporativo. “Neste contexto, a família de processadores escaláveis Intel® Xeon® atende a essas novas demandas com uma série inovações relevantes”, complementa de Paula.
 
A família escalável Intel® Xeon® já chega com mais de 500.000 processadores vendidos ao redor do mundo para empresas líderes em negócios, computação de alto desempenho e clientes provedores de serviços de nuvem e comunicação. Estes clientes se beneficiam de um aumento consistente no desempenho médio de 1,65 vezes2 em relação à tecnologia da geração anterior. Com 58 recordes mundiais, os novos processadores Intel® Xeon® oferecem desempenho líder da indústria na mais ampla gama de cargas de trabalho.

A família escalável Intel® Xeon® também fornece às empresas o mais rico pacote de de recursos de plataforma, oferecendo aumentos de desempenho significativos nas principais cargas de trabalho, incluindo:

  • Inteligência Artificial: Oferece inferência de deep learning 2,2 vezes superiores3 em comparação com a geração anterior e ganhos de desempenho de aprendizagem profunda de 113 vezes3 em comparação com um sistema de servidor não otimizado de 3 anos quando combinado com otimizações de software, acelerando a entrega de serviços alimentados pela AI.

  • Rede: Oferece um aumento da taxa de encaminhamento IPSec de até 2,5 vezes 22 para os principais aplicativos de rede em comparação com a geração anterior ao usar o Intel QuickAssist e o DPDK, aumentando o valor derivado da transformação da rede.

  • Virtualização: Opera até 4,2 vezes mais máquinas virtuais13 (VMs) em comparação com um sistema de 4 anos para implantação rápida de serviços, utilização de servidores, menores custos de energia e eficiência no uso do espaço, estimulando a modernização do data center corporativo.

  • Computação de alto desempenho: Fornece uma melhoria de até 2 vezes no FLOPs/clock1 com a Intel AVX-512, além de portas integradas da arquitetura Intel Omni-Path, oferecendo capacidade de computação aprimorada, flexibilidade I/O e largura de banda de memória para acelerar descobertas e inovações.

  • Armazenamento: Processa até 5 vezes mais IOPS11 ao mesmo tempo em que reduz a latência em até 70%11 versus SSDs NVMe prontos para uso quando combinados com os SSDs Intel® Optane™ e o Kit de Desenvolvimento de Desempenho de Armazenamento (SPDK), tornando os dados mais acessíveis para análises avançadas .
O processador possui uma nova microarquitetura de núcleo, novos interconectores e controladores de memória. A plataforma resultante otimiza o desempenho, bem como a confiabilidade, a segurança e o gerenciamento necessários em data centers e infraestrutura de rede.
   
  • Desempenho: Os processadores escaláveis Intel® Xeon® oferecem um aumento geral de desempenho de até 1,65 vezes2 em relação à geração anterior e de até 5 vezes19 para cargas de trabalho de processamento de transações online (OLTP) do warehouse versus a base instalada atual, acelerando as atuais cargas de trabalho, incluindo modelagem e simulação, machine learning, HPC e criação de conteúdo digital. Esses ganhos significativos de desempenho são habilitados graças aos novos recursos, como as Intel® Advanced Vector Extensions 512 (Intel® AVX-512), que aumentam o desempenho de tarefas computacionalmente intensas, à nova Intel® Mesh Architecture para latência de sistema reduzida, à tecnologia Intel® QuickAssist para aceleração de hardware e operações de criptografia e compressão de dados e ao fabric integrado de alta velocidade com a arquitetura Intel® Omni-Path para implantação econômica de clusters HPC.

  • Escalabilidade: Otimizados para atender uma ampla gama de demandas de desempenho em data centers e redes de comunicação, os processadores escaláveis Intel® Xeon® oferecem até 28 núcleos e até 6 terabytes de memória do sistema (sistemas de 4 soquetes) e podem ser ampliados para suportar sistemas de 2 a 8 soquetes e além, alimentando das cargas de trabalho de entrada até aplicativos de missão crítica.

  • Agilidade: O desempenho computacional, de rede e de armazenamento e as otimizações do ecossistema de software dos processadores escaláveis Intel™ Xeon® os tornam ideais para o data center definido por software e otimizado para TCO (custo total de propriedade) – data centers que dinamicamente se auto-proporcionam recursos - seja rodando localmente, através da rede e na nuvem - com base nas necessidades da carga de trabalho.

  • Segurança: A proteção de dados por meio da criptografia completa tem levado a uma significativa sobrecarga de desempenho. O aplicativo agora pode ser executado com menos de 1%16 de sobrecarga com criptografia de dados em repouso ligada. Os novos processadores escaláveis Intel® Xeon® também oferecem uma melhoria de desempenho de 3,1 vezes18 em relação a geração anterior em desempenho de criptografia. A Intel ampliou os recursos de segurança do processador com Intel® Key Protection Technology, oferecendo proteção aprimorada contra-ataques na chave de segurança. Além disso, os processadores escaláveis Intel® Xeon® foram projetados para proteger a plataforma com novos avanços na raiz de confiança do hardware.

A base para a próxima geração de data centers e redes de comunicação
A Intel também apresenta a Intel® Select Solutions, uma marca de soluções destinada a simplificar e acelerar a implantação de data center e infraestrutura de rede, com entrega inicial de soluções no Ubuntu Canon*, Microsoft SQL 16* e VMware vSAN 6.6*. A Intel Select Solutions é uma expansão do profundo investimento da empresa no ecossistema de colaborações do Intel® Builders e oferecerá opções de configurações verificadas pela Intel para o mercado, permitindo que os clientes acelerem o retorno do investimento da infraestrutura baseada nos processadores escaláveis Intel® Xeon® para cargas de trabalho com prioridade no usuário.
  
Projetada exclusivamente para ajudar os clientes a acelerarem a implantação da infraestrutura de nuvem, transformarem redes de comunicação e liberarem a inteligência artificial, a plataforma escalável Intel® Xeon® é suportada por centenas de parceiros do ecossistema, por mais de 480 empresas do Intel® Builders e por mais de 7.000 fornecedores de software para estimular as otimizações de software a aproveitarem a plataforma. Os processadores escaláveis Intel® Xeon® receberam amplosuporte de várias empresas, incluindo Amazon*, AT&T*, BBVA*, Google*, Microsoft*, Montefiore*, Technicolor* e Telefônica*.
  

Aprenda mais sobre as inovações que a Intel está trazendo para o data center com os novos processadores escaláveis Intel® Xeon® e as Intel® Select Solutions visitando www.intel.com/xeonscalable, ou visite  http://launchevent.intel.com para conhecer mais profundamente a plataforma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário