segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Zenfone 3 Zoom - parte 4 - Conclusão

Conclusão
   
Próximo tópico : 
Tópico Anterior : As Câmeras fotográficas

São muitos detalhes que compõem o Zenfone 3 Zoom. Para o meu modo de uso o imenso destaque é para o efeito libertador de poder usar durante o dia inteiro e ainda se precisar, ceder energia para os smartphones limitados dos amigos. Não precisar ficar se policiando para não tocar ou usar o aparelho e assim gastar mais bateria. Não foi à toa que usei o termo “libertador” no título deste texto (o texto introdutório).

Em segundo lugar destaco o sistema de câmeras com suas 3 lentes (1 frontal e 2 traseiras), sendo que na traseira as lentes podem ser combinadas para compor um zoom de até 12x com qualidade muito melhor que os smartphones que apenas têm zoom digital. A qualidade das fotos e vídeos é irrepreensível e não trará expectativa não realizada. Falta o flash para a câmera frontal (selfies), algo que não coube no projeto original, mas quem sabe o que está por vir.

Tamanho, peso, agilidade na manipulação. O processador (SoC) Snapdragon 625 é bastante suficiente para o todas as operações que precisei ao longo do extenso texto que realizei. Não é o processador de “topo” da Qualcomm, mas foi muito bem escolhido. Sem travamentos, “soluços” ou lentidão de qualquer forma. Seja com 3 GB ou 4 GB de memória o comportamento é virtualmente o mesmo, ágil!
figura 22 – Zenfone 3 Zoom em todas as suas variações

A interface ZenUI, que chega a ser polêmica por ser criticada pelos concorrentes, no meu caso, por já ter experiência com smartphones da Asus há tempos, estou completamente à vontade e às vezes procuro por recursos dela quando avalio aparelhos da concorrência. É uma questão de gosto. A Samsung, por exemplo, também tem a sua camada de interface e acho que por isso também não merece críticas. É uma questão de gosto e adaptação, afinal, tudo é Android no fundo com melhorias e aprimoramentos visuais.

Se eu pudesse pedir algumas melhorias e evoluções no Zenfone 3 Zoom seriam, o flash para a câmera frontal, WiFi padrão AC (padrão B G e N são suportados), pois permite acesso ainda mais rápido. O software da câmera é ótimo, isso se vê pelos resultados, mas a função de filmar não reconhece microfone externo, algo que para quem grava vídeos amiúde como tenho feito, para melhor qualidade da captação do áudio, usar microfone direcional (redução de ruído de fundo), é essencial para mim. Descobri um aplicativo de câmera que aceita o microfone externo, mas não usa o zoom 2.3x.

Eu me adaptei bem ao sensor de impressão digital na parte traseira, mas ouvi boatos que dizem fabricantes estariam desenvolvendo um leitor pela tela do smartphone... Será? Ter o leitor atrás (bom para quando se está com o aparelho na palma da mão), mas é bom tê-lo na frente quando tem o aparelho apoiado na mesa. Ter ambos seria fantástico. Ou quem sabe reconhecimento facial que funcionasse rápido. Já que me permiti especular, são estes os meus desejos.

Porém, saibam que o Zenfone 4 está a alguns meses de seu lançamento (último trimestre é meu palpite). De forma totalmente especulativa (apenas meu palpite – algo oficioso), vi uma foto do que seria o novo Zenfone 4 e me lembrou muito o Zenfone 3 Zoom, duas câmeras, bateria grande... Quem sabe o Z3Z já não fosse um ensaio para a próxima geração? De toda forma quem precisar de um smartphone avançado, com todos os méritos que descobri neste teste e que não precise vender um rim para comprar, certamente o Zenfone 3 Zoom é uma alternativa e tanto e está disponível hoje com toda essa tecnologia. Prova disso é que vem sendo o meu aparelho do dia a dia há meses.

Pode ser encontrado na http://loja.asus.com.br e muitos pontos de venda físicos e virtuais, versões com 3 Gb ou 4 GB de armazenamento de 32 GB, 64 GB e 128 GB por preços que vão de R$ 1899 a R$ 2499 (preço sugerido Asus – descontos podem ser encontrados no varejo). No caso da loja virtual da Asus, em até 12 vezes.




figura 22 – Zenfone 3 Zoom em todas as suas variações


Próximo tópico : 

Nenhum comentário:

Postar um comentário