segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Zenfone 3 Zoom - parte 2 - Bateria "infinita" libertadora

Autonomia da bateria do Zenfone 3 Zoom – Libertador!
 

Próximo tópico : As câmeras fotográficas
Tópico Anterior : Introdução e Usabilidade


Desde que testei o Asus Zenfone 3 e depois o Moto Z Play, meu padrão para avaliar duração de bateria de smartphone mudou completamente! Expectativa de duração da bateria de 8 a 10 horas é para mim inaceitável. Ninguém merece ficar escravo de cargas ao longo do dia ou no carro. Meus testes com smartphones são longos exatamente para que possa levar ao limite o estudo da autonomia da bateria. No mínimo 3 semanas de uso contínuo e em regime de uso normal, com todos meus aplicativos do dia a dia instalados. No caso do Z3Z foram meses.

O Zenfone 3 Zoom é o aparelho cuja duração de bateria foi de longe o que apresentou a melhor autonomia de bateria nestas condições de uso!! Em média 27 horas de duração!!!! Mais que um dia inteiro! Quem não será atendido assim? Por isso usei o termo “libertador” no título deste texto, era a isso que me referia! Alguns aparelhos que já avaliei, incluindo os mais badalados dentre os que  têm sistema Android, em alguns deles eu precisava ativar modo de economia de energia para conseguir acabar o dia. Mas ainda mais irritante era eu tendo que me abster de usar para economizar em alguns momentos: “não vou acionar a tela agora para não gastar bateria, vejo essa mensagem junto com outras depois”. Alguém merece usar um smartphone assim? Mesmo que esteja entre os mais aclamados do mercado? Absolutamente não. O Zenfone 3 Zoom com sua generosa bateria de 5000 mAh, o SoC Qualcomm 625 e gerenciamento de energia bem elaborado LIBERTA o usuário disso tudo!!

Durante todo o período de teste eu jamais precisei de cargas adicionais durante o dia. Não precisei! Mas digamos que o seu perfil de uso seja muito mais intenso que o meu, que você possa exaurir a carga na metade do tempo, ou se esqueceu de recarregar durante a noite, o sistema de carga rápida vai ajudá-lo a ter algumas horas a mais com pouco tempo conectado à energia, acréscimo de 3.5 horas em 20 minutos.

Você que leu este tópico até aqui, se queria saber sobre a autonomia de bateria, em resumo, obtive 27 horas em média e isso coloca o Zenfone 3 Zoom como o melhor smartphone que já testei até agora em questão de autonomia, de longe. Se quiser saber o porquê disso, pode ler os parágrafos abaixo onde detalho todos testes que fiz. Se esta conclusão já é suficiente, pode pular a leitura para o próximo tópico que detalho a câmera fotográfica do Zenfone 3 Zoom.

Fundamento meu teste de autonomia em algumas situações distintas. Algumas são apenas para referência e comparação com outros smartphones.

Standby: aparelho ligado, mas sem usá-lo de forma alguma, porém recebendo mensagens, e-mails, conectado à rede 3G/4G ou WiFI. Nesta situação o Zenfone 3 Zoom permaneceu 212 horas até esgotar sua bateria, quase 9 dias!!

Youtube: o segundo cenário é de uso contínuo de Youtube. O mesmo vídeo sendo reproduzido ininterruptamente, tela sempre ligada, nível de brilho em de 60%. Nesta função o Zenfone 3 Zoom permaneceu ativo por quase 12 horas!

Gravação de vídeo: O terceiro cenário é da função de filmagem na resolução 1980x1080 (full HD), tela sempre ligada, imagem sendo continuamente capturada e gravada. Descobri ser esta a situação que mais estressa a bateria do Zenfone 3 Zoom, na qual ele mostro ser capaz de segurar a gravação de vídeo por 5 horas e 1 minutos.

Isso é curioso porque o Zenfone 3 consegue gravar vídeos por 5 horas e 15 minutos, com uma bateria de menor capacidade. Ou o software de câmera do Z3Z é mais sofisticado a ponto de consumir mais bateria ou seria porque descobri que durante a captura do vídeo a tela fica em brilho máximo, a despeito da escolha do nível escolhido (ou automático), mesmo em locais não tão iluminados. Mas mesmo assim, 5 horas de captura de vídeo em 1080p é uma capacidade de gravação bastante adequada. Asus, seria interessante ver o porquê dessa diferença em relação ao Zenfone 3. É importante o usuário saber que se gravar um vídeo de 1 hora, isso levará consigo 20% de sua bateria.

Waze: O quarto cenário é do uso contínuo do aplicativo de navegação por GPS e identificação dos melhores caminhos. Era até então este aplicativo o maior triturador de baterias que havia para qualquer smartphone. O Zenfone 3 Zoom consegue manter o Waze funcionando em média por 10 horas e 5 minutos.  Importante frisar “em média” porque há tempos já sei que o ritmo de consumo da bateria nesta situação depende do trajeto, da temperatura, se há incidência de sol no smartphone, etc. Capturei os dados de 18 viagens que mostro no gráfico abaixo. Raros são os smartphones que chegam a 5 horas de autonomia neste rigoroso teste!! Seu antecessor, o Zenfone 2 entregava 4 horas e 6 minutos neste teste. Há smartphones que mal chegam a 3 horas. O Zenfone 3 era o melhor até então com 7 horas e 50 minutos. O Z3Z  também quebrou o recorde de autonomia usando apenas o Waze!


figura 03 – autonomia da bateria usando o aplicativo Waze

Carga da bateria
: também julgo muito importante o tempo de carga da bateria. Ao carregar sua bateria o Zenfone 3 Zoom ganha aproximadamente 1% a cada 1m50seg. Levou 2h e 59 minutos (179 minutos) para a carga total, com ele ligado (mas sem usá-lo). Vendo de outra forma, uma carga de 50 minutos confere autonomia extra de mais de 9 horas no regime “misto” que eu o submeti (perto de 27 horas de autonomia total). Ou mais de 3 horas e meia com apenas 20 minutos de carga. O que você acha? Extremamente desejável, mas com 27 horas de autonomia... quem vai precisar destas cargas adicionais? 


figura 04 – autonomia da bateria em diferentes atividades

Uso real
: o teste mais realista é mesmo o “uso natural” do smartphone, no qual por pelo menos 4 semanas adoto o aparelho como meu único dispositivo do dia a dia, todos meus aplicativos, redes sociais, 4 contas de Email, whatsapp, fotos, vídeos, etc. Há uma boa variabilidade na autonomia. Nos 28 dias testados, obtive uma vez mais de 30 horas de uso contínuo e no pior caso 21 horas, média de 27 horas. Eu faço testes de smartphones há um bom tempo e meu padrão de uso não tem mudado e por isso é para mim referencial para comparações. Por isso atesto que NUNCA, nenhum foi tão bem neste teste.

figura 05 – autonomia da bateria em regime “natural”

Ainda estou tentando correlacionar algumas informações como percentual de tempo de uso de tela, GPS, principais aplicativos, uso de fotos, voz, etc. Ainda não consegui um modelo matemático adequado, mas para os mais curiosos, a tabela abaixo contém o “diário de bordo” do meu teste. Podemos identificar de forma aproximada porque certos dias o consumo foi maior ou menor.


figura 06 – “diário de bordo do teste - regime “natural” (clique para ampliar)

O que julgo mais importante é destacar que estas 27 horas de autonomia média reflete o MEU PADRÃO de uso que com certeza não é igual ao do leitor. Posso ser mais comedido ou posso ter um modelo de uso mais intenso. Por isso que gosto de mostrar a tabela acima. Ela ilustra o que eu fiz a cada dia com o smartphone. Não por acaso o dia que teve maior consumo foi o que teve maior percentual de uso de tela, 47% do tempo acesa (5h 42min). Há dias com maior uso de GPS/Waze, há dias sem Waze, com fotos, voz, etc.

A forma de coleta de dados que utilizei foi muito simples, um pouco trabalhosa, mas simples. A cada dia registrava a hora que começava o uso, a partir de 100% de carga. No final do dia aferia o percentual usado e pelo tempo decorrido podia inferir o tempo total que teria durado a bateria naquele dia. Abaixo mostro algumas telas que exemplificam isso.

Neste particular dia comecei a usar o Zenfone 3 Zoom às 7:30 e encerrei o uso às 22:57 (15h e 28 min) tendo consumido 58% da carga (sobrando 42%). Neste dia a tela consumiu a maior parte da energia (19% - 5h 21min), seguida pelo próprio Android (7%).


figura 07 – registro do consumo de energia de um dia típico

Interessante destacar que foram mais de 5 horas e 21 minutos de uso de tela, ou seja, tempo que manipulei o smartphone. Mesmo assim, fazendo as contas, neste dia a autonomia prevista seria perto da média de 27 horas!!! Com mais de 5 horas de “tela” e mais de 1 hora de Waze!! Isso tudo depois de 15 horas e 28 minutos de uso e pela previsão do próprio Zenfone 3 Zoom (que bateu com os meus cálculos), mais 12 horas de autonomia no mesmo padrão de uso.


figura 08 – registro do uso de tela e do Waze neste dia típico

Como faço estes testes há muito tempo o padrão de uso é o mesmo e por isso posso comparar com outros smartphones já testados. Há quem faça estes testes usando softwares de benchmark para estressar o smartphone e assim depreender uma “duração de bateria”. Respeito este tipo de teste e vejo também utilidade nessa abordagem. Porém não existe nada como usar de fato o aparelho no dia a dia, com toda a variação natural de demanda, aplicativos diferentes, por tempos diferentes, etc. 

Também apresento os testes “isolados” (Youtube, standby, Waze, gravação de vídeo) para que dessa forma o leitor possa com estas informações todas de uma certa forma inferir como o Zenfone 3 Zoom seria adequado ou não para sua utilização. Pode haver smartphone cuja autonomia seja melhor?  Acho difícil, mas com a contínua evolução dos produtos isso pode acontecer. Só que ainda não passou pelas minhas mãos. A experiência de uso do Z3Z em relação à bateria é completamente libertadora, uma preocupação que seu usuário jamais precisará ter! Ao contrário de tantos smartphones que oferecem 11, 12 ou 13 horas de autonomia e posicionam-se como suficientes.  

Por fim, o Z3Z vem com um adaptador que se encaixa em seu conector USB-C para que ele se transforme em um “powerbank”. Assim, aquele amigo que tem um smartphone da fruta ou algum Android que não tenha a autonomia suficiente, pode receber energia extra no final do dia a partir do Zoom. Ele vai ceder vários mAh de energia para os amigos e ainda assim vai ter horas de sobra para completar o dia. Isso diz muito!! Diz tudo.

Próximo tópico : As câmeras fotográficas
Tópico Anterior : Introdução e Usabilidade


Introdução e Usabilidade



Nenhum comentário:

Postar um comentário