segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Zenfone 3 Zoom - parte 3 - as câmeras fotográficas

As Câmeras fotográficas (na verdade 3 ou 2+1)

Próximo tópico : Conclusão
Tópico Anterior : Bateria "infinita" libertadora

O Zenfone 3 Zoom é uma evolução do Zenfone Zoom lançando em 2016, simplificado em alguns aspectos e melhorado em outros. A versão anterior tinha uma estrutura de zoom telescópico até 3x. A Asus descobriu com os consumidores que a preferência seria por uma aproximação de 2.3x sem a necessidade do complicado (e caro) jogo de lentes móveis e criou o Z3Z dessa forma, dois conjuntos de lentes sendo uma delas com a aproximação de 2.3x e a lente “regular” (sem zoom).

Destaco que em modo automático o software de câmera do Z3Z escolhe a lente a ser usada em função do nível de aproximação selecionada (até 12x). Trata-se de um algoritmo bastante esperto que pode inclusive usar as duas lentes ao mesmo e tempo e combinar imagens para concretizar um melhor resultado. Em sua máxima aproximação (12x) a qualidade da imagem é sensivelmente melhor que câmeras de outros smartphones pois a combinação das lentes realmente funciona muito bem. Exemplos assim estão apresentados abaixo para que você confira.


figura 09 – sistema de lentes da câmera traseira do Zenfone 3 Zoom

A lente “1.0x” tem abertura f/1.7, que significa que é capaz de registrar fotos em condições de luminosidade bem restrita. A saber é a mesma abertura do Samsung Galaxy S7 e S8, aparelhos tidos como referência em termos de qualidade de fotos em smartphone. A câmera frontal tem abertura f/2.0, muito boa para este tipo de uso. Já a lente “2.3x” tem abertura f/2.6, um pouco menos sensível à luz, algo compreensível já que o jogo de lentes, por melhor que seja, acaba não deixando passar toda a luz (mais “vidro” no caminho). Mas ainda assim é capaz de bons resultados (melhor em ambientes mais iluminados).

Em modo manual a câmera do Z3Z permite um alto grau de gerenciamento, desde a escolha específica da lente (1x ou 2.3x) , abertura, sensibilidade (ISO), tempo de disparo e tantos outros parâmetros usados por fotógrafos mais exigentes, incluindo o “nível” para fazer o alinhamento da câmera na horizontal. Além disso a imagem pode ser capturada em formato RAW, ou seja, formato sem compressão que pode ser usado em softwares apropriados para manipulação com alto grau de sofisticação e qualidade.
 
figura 10 – alguns dos ajustes manuais do Zenfone 3 Zoom

Mas você, fotógrafo amador como eu, que eventualmente gosta de manobrar vez por outra algum parâmetro, o modo automático é bastante eficiente e vai permitir que as fotos do tipo “apontar e disparar” fiquem com uma qualidade diferenciada.

Lembro que a câmera traseira (que tem as duas lentes) captura as imagens em até 12 MP e a câmera frontal (selfies) faz fotos em até 13 MP com recursos de embelezamento e retoques em tempo real (mas não tem flash).

Descobri uma função muito importante para a lente 2.3x. Claro, para aproximar, mas em situação “profissional”. Costumo em apresentações tirar fotos das telas para registrar as informações. Invariavelmente as telas ficavam com baixa qualidade por causa da aproximação com zoom digital e em ambientes quase sempre com pouca luz. Usar a aproximação 2.3x nestas ocasiões é um diferencial, tanto que pude usar estas fotos das telas em muito dos meus textos já publicados.

Não tenho mais o que falar da câmera do Zenfone 3 Zoom. Tem qualidade irrepreensível. Entendo que há certa dose de subjetividade na avaliação de qualidade de fotos. Por isso não vou falar mais muita coisa e sim mostrar várias fotos que capturei em diversas situações e condições. Clique na foto para visualizar a versão maior da imagem.

Ambiente externo, ótima luz


figura 11 - mesma cena, sem zoom e com zoom (ótico 2.3x), clique para ampliar


 
figura 12 - mesma cena, sem zoom, zoom ótico 2.3x e 10x (combinado), clique para ampliar

Importante relembrar, não custa nada, o zoom 2.3x é ótico, ou seja, uma aproximação REAL obtida por meio da combinação de lentes (por isso ótico) e não pode meio de ampliação dos pontos e corte da imagem que é como funciona o zoom digital. A última das 3 fotos acima foi feita com zoom 10x, na qual o Zenfone 3 Zoom combinou as lentes e zoom digital (já que o limite da lente é 2.3x) e o resultado ficou muito melhor do que o simples zoom digital de 10x. A saber, o Z3Z tem zoom digital até 12x. Exemplo parecido é mostrado abaixo, sem zoom e com zoom combinado (ótico e digital) de 8x.


figura 13 - mesma cena, sem zoom e com zoom 8x (ótico e digital)

 
figura 14 – excelente captura de cores e matizes

 

figura 15 – sombras precisas e cores bem definidas


Ambiente externo à noite ou ambiente interno

Vamos agora dificultar um pouco as coisas. A minoria dos smartphones têm real capacidade de capturar boas fotos, boas de verdade, em condições de pouca luz. As fotos abaixo foram todas obtidas em ambiente escuro, seja interno ou externo. Precisei aprender a obter o melhor do Zenfone 3 Zoom, às vezes clicando na tela para mostrar para ele qual era o elemento que ele deveria usar como base para a sensibilidade de luz da captura. É simples assim. Tocar e escolher o ponto que dá o melhor resultado e isso pode ser conferido no visor. Seguem alguns destes exemplos.


figura 16 – pouca luz (bem pouca) em ambiente interno


 
figura 17 – pouca luz em ambiente externo


 


figura 18 – pouca luz em ambiente interno e com alguma luz contra



Um importante recurso existente nas câmeras modernas de smartphones é o HDR, ou seja, a capacidade de capturar os detalhes em cenas que têm níveis de iluminação diferentes. A imagem abaixo é de um pôr do sol, com luz contrária, e mesmo assim os objetos contra a luz apresentam ótima visibilidade. Sem HDR ou com um HDR de pouca qualidade esta foto seria o sol ao fundo e quase todo o primeiro plano escuro.


figura 19 – iluminação uniforme graças ao bom HDR 


E os selfies?? Vão muito bem! Não é o tipo de foto que mais me cativa, mas andei me arriscando vez ou outra. A foto abaixo me chamou a atenção porque foi tirada em 13 MP em um ambiente aberto, mas no meio de uma trilha, com muita sombras e luz ao fundo e mesmo assim o resultado foi muito bom. Também agradeço aos recursos de embelezamento do Z3Z que estavam ativados (por padrão) e por isso saí até que bem na foto.


figura 20 – selfie no meio da trilha, sombras e luz contra


Por fim quero destacar uma das mais recentes fotos que tirei, sua versão “completa” e um recorte que mostra o nível de detalhes da captura feita pelo Z3Z. Sem tanta luz, dia nublado. Achei fantástico o resultado.


figura 21 – a flor e seus detalhes (recorte – não é zoom), clique para ampliar


Não posso me esquecer de falar sobre a capacidade de filmar em resolução 4K e destacar algo já mostrado na penúltima foto, capacidade de captura de profundidade de campo, como as avançadas câmeras DSLR.

A câmera do Zenfone 3 Zoom, ou melhor, as câmeras, têm grande possibilidade de atender às necessidades dos mais exigentes usuários. O zoom ótimo de 2.3x e a possibilidade de combiná-lo com o zoom digital melhorando muito o resultado é um diferencial. O modo manual é muito completo e até mesmo captura da foto em modo RAW, para tratamento em softwares profissionais (que fazem ainda mais maravilhas pela fotos). Algumas pessoas podem sentir falta do flash para a câmera frontal. São decisões de projeto que priorizam alguns detalhes em detrimento de outros. As imagens acima falam por si e mostram o que a(s) câmera(as) do Zenfone 3 Zoom é capaz de fazer.

Próximo tópico : Conclusão
Tópico Anterior : Bateria "infinita" libertadora


Nenhum comentário:

Postar um comentário