segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Asus Zenfone 3 - explorando a câmera fotográfica

O sistema de câmera fotográfica do Zenfone 3 
  
Próximo tópico : Entendendo o acidente com o Gorilla Glass
Tópico Anterior : Explorando a autonomia da bateria
 
O sistema ótico do Zenfone 3 é bastante elaborado e sofisticado. O Zenfone 2, se não tinha a elegância e design da nova versão, já era bastante competente para tirar fotos e registrar filmes. Você pode conferir por si mesmo no texto “Asus Zenfone 2 – desvendando a bateria, câmera e mais!”. Testei o Zenfone 2 em uma viagem para a China e fiz fotos sensacionais!

Uma série de tecnologias estão presentes que precisam ser apresentadas, pois colaboram para o salto de qualidade dessa geração. O sensor ótico de 6 elementos é da marca Sony (IMX 298), de última geração capaz entre outras coisas de filmar em resolução 4K (3840 × 2160) e tirar fotos de 64 MP (mais detalhes adiante). Conta com estabilização de imagem ótica e eletrônica, que torna uma verdadeira proeza registrar uma foto tremida. A câmera traseira tem resolução de 16 MP e a frontal de 8 MP com grande angular de 84 graus. Ambas as câmeras têm abertura f2.0 que significa boa sensibilidade à luz, tornando fotos em ambientes menos iluminados possíveis.


figura 17 – sistema ótico Sony IMX 298 com 6 elementos

O sistema de autofoco consegue capturar o elemento sendo fotografado em apenas 0.03 segundos e em modo de filmagem o autofoco funciona de maneira contínua. Conta com refinado modo manual que permite tempo de exposição de até 32 segundos, que deve ser suficiente para capturar o brilho das estrelas no céu!! Tem HDR evoluído, para permitir registro de cenas com primeiro plano mais escuro em fundo claro. Várias tomadas são feitas com exposições diferentes e são combinadas as imagens para uma correta distribuição de luz na foto.

Tem sensor de luminosidade na câmera traseira para um correto “balanço de branco” que resulte em fotos bastante realistas e cores naturais. Tem também o modo “pouca luz”, o já conhecido modo da “coruja” que intensifica a iluminação em até 4 vezes. Para isso a foto tem resolução máxima de3 MP, mas faz verdadeiros milagres na captura da imagem em condições bem adversas de iluminação. E tem o modo “super resolução” que gera uma foto de 64 MP (!!!), quatro vezes mais que os 16 MP da câmera traseira, por meio de composição e interpolação de várias imagens tiradas. E de fato faz um ótimo trabalho nesta resolução “simulada”.
 

figura 18 – características do sistema ótico do Zenfone 3

 Eu não podia deixar de lado estas especificações todas. Precisava contar para os leitores as tecnologias do sistema de câmera do Zenfone 3, segundo a Asus um smartphone “criado para fotografar”. Mas melhor que citar estas tecnologias todas é mostrar boa parte delas em ação, compartilhando o resultado em diferentes fotos capturadas por mim, um fotógrafo amador, sem domínio de grandes técnicas, ou seja, um consumidor padrão.

Super resolução: 16 MP é a resolução do sensor ótico, mas é capaz de gerar uma foto de 64 MP!! Não punha muita fé na qualidade dessa interpolação, mas pelo que vi, é mais do que isso. Segundo a Asus múltiplas capturas são feitas e um esperto algoritmo faz a interpolação. Vejam o resultado. A primeira foto é a original e a segunda mostra em detalhe, bastante ampliado (marcado em vermelho na foto original) de um pedacinho, que comprova a competência deste recurso.
 

figura 19 – foto original na qual foi usada a super resolução (clique para ampliar)


figura 20 – foto da direta com super resolução (clique para ampliar)

Na foto da direita percebe-se claramente a melhor definição. Não há “pixelação” da imagem, os contornos são muito mais suaves e há mais detalhes. Não existe necessidade para usar super resolução a todo momento, mas o Zenfone 3 o faz de maneira eficaz se assim seu usuário o desejar.
  
HDR Pro: fotos contra fundos iluminados são sempre muito problemáticas! Apenas fundo aparece e o primeiro plano fica totalmente escuro. O Zenfone 2 já tinha um bom nível de HDR, confira este link e veja seu teste, incluindo as fotos. Mas já que o HDR do Zenfone 3 é agora PRO, segundo a ASUS, eu o submeti ao pior cenário possível que é a foto CONTRA A LUZ!! Na foto abaixo se vê o sol diretamente ao fundo, as pedras no primeiro plano estão boa parte delas surpreendentemente visíveis. Além disso achei que a foto ficou lindíssima!
 

figura 21 – uso do HDR Pro - detalhes mesmo contra a luz (clique para ampliar)

Pouca luz
: da mesma forma que o Zenfone 2 tinha um bom HDR, também tinha um modo específico para pouca luz, mas o Zenfone 3 dá um passo adiante, proporcionando recurso para ampliar em 4 vezes a luminosidade, usando ao máximo seus sensores. Tem uma contrapartida, a foto resulta no máximo de 3 MP, mas fica ótima nesta situação de pouca luz. A primeira foto é de uma sobremesa que tirei em um jantar, ambiente bastante precário em termos de iluminação. Não só ficou perfeita como ainda se percebe o efeito de profundidade de campo.
 

figura 22 – uso recurso “pouca luz” (clique para ampliar)

A foto seguinte me impressionou pela forma despretensiosa que ela foi tirada. Por entre os vidros do terminal 3 do aeroporto de Guarulhos, sem ajuste particular algum, nem o modo “pouca luz” eu usei. Mesmo assim o avião próximo, o avião mais distante e a lua ao centro, foram todos capturados com precisão.
 

figura 23 – foto noturna (clique para ampliar)

foto ao crepúsculo, dificílima, mas o Zenfone 3 registrou a cena muito bem em modo “pouca luz” (clique para ampliar)
   
Selfie
: a câmera frontal registra as fotos com resolução de 8 MP e tem um ângulo de captura de 84 graus. Mas há muitos recursos para aprimorar ou embelezar o auto retrato, bem como selfie panorâmico. Há ajuste de tom de pele, efeito “blush” (rostos mais avermelhados), suavização da pele (rejuvenescedor), realce para os olhos, etc. No meu caso não há muito que possa resolver para embelezar (!!), mas experimentei um bocado com cada um destes ajustes, sempre indo do grau mínimo para o grau máximo e assim poder perceber bem os efeitos gerados. A foto abaixo tem apenas alguma aplicação de suavização de pele, mas tirada em difícil situação (fundo claro) e ao amanhecer. Só depois que descobri que mesmo em modo selfie a câmera frontal também tem modo HDR Pro, pena que não usei! Mas mesmo assim a foto ficou boa.


figura 24 – Selfie (clique para ampliar)

Foto próxima
: gosto muito de registrar objetos em curta distância. Isso exige que a câmera tenha uma boa capacidade de fazer o foco nesta situação. Também dá um efeito muito bonito a correta “profundidade de campo”, ou seja, e elemento próximo em foco e o cenário distante desfocado. A foto abaixo dá um bom exemplo disso.
 

figura 25 – foto foco próximo (clique para ampliar)

Instantâneos rápidos
: fotografar é capturar emoções. Assim a câmera precisa ter a agilidade para rapidamente permitir registrar aquela cena que te impressionou ou te emocionou. Tecnicamente a foto abaixo não faz uso de nenhum recurso especial. Mas ilustra este lado de passar por um local, ouvir a música que toca o coração e registrar o momento. Aliás, também filmei este momento com o Zenfone 3. Na sequência ilustro este tipo de foto “descompromissada” mostrando outros instantâneos que capturei.
 

figura 26 – clique para ampliar



figura 27 – clique para ampliar


figura 28 – clique para ampliar


figura 29 – clique para ampliar


figura 30 – clique para ampliar
 
A câmera do Zenfone 3, seja para fotografar, seja para filmar (inclusive em 4K) representa um bom avanço em relação ao Zenfone 2. Há ainda diversos recursos a citar, como “time lapse” (filma um tempo grande em pouco tempo), foto “retrocesso de tempo” (muitas fotos tiradas na sequência e a melhor delas pode ser escolhida), “sorriso em grupo” (a foto é tirada automaticamente quando todos estiverem sorrindo), panorama, criação de animação GIF, entre tantos outros. E preciso citar o modo manual, que permite tempo de exposição entre 1/50000 e 32 segundos, ISO de 50 a 3200, foco manual, etc. para ser usado quando o eficiente modo automático, por qualquer motivo não for suficiente para obter algum efeito desejado.



Próximo tópico : Entendendo o acidente com o Gorilla Glass
Tópico Anterior : Explorando a autonomia da bateria

Introdução
Análise de usabilidade
A família Zenfone 3
Explorando a autonomia da bateria
Explorando a câmera fotográfica
Entendendo o acidente com o Gorilla Glass
Conclusão

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário