sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Moto Z Play – a melhor autonomia de bateria dentre todos smartphones

Moto Z Play – o campeão em autonomia de bateria e versatilidade
Moto Z Play - análise da câmera fotográfica e snap Hasselblad True Zoom

Estraguei a surpresa com este título, mas era necessário!! Pronto, falei! Já faz um tempo que dedico pelo menos 3 semanas do meu teste de smartphone apenas a avaliação da bateria. Desenvolvi uma metodologia própria que venho usando há tempos e assim posso seguramente comparar os resultados.

O Moto Z Play foi até agora, entre os smartphones que testei o que apresentou a melhor autonomia de bateria nestas condições de uso!! Superou o recém testado Asus Zenfone 3 que até então ocupava para mim este posto. O Moto Z Play entrega em média 21 horas e 50 minutos de duração!!!!

Impossível não ser atendido nessas condições, fantástico!! Aliás, no teste com o Moto Z usando o snap de bateria auxiliar obtive autonomia parecida, mas não considerei, pois o snap não faz parte da configuração padrão (e também pode ser usado no Z Play). O ótimo SoC da Qualcomm, o Smartdragon 625, que é bem eficiente e o conjunto de medidas de economia de energia presentes permitiram este ótimo desempenho da bateria.

Eu eu jamais precisei de cargas adicionais durante o dia! Mas imagine que seu perfil de uso seja muito mais intenso que o meu, que você possa exaurir a carga na metade do tempo, o sistema de carga rápida vai ajudá-lo a ter algumas horas a mais com pouco tempo de tomada. Com os números que obtive no teste, são mais 4h10m com apenas 15 minutos de recarga!

Fundamento meu teste de autonomia em algumas situações distintas. Algumas são apenas para referência e comparação com outros smartphones.

Standby: aparelho ligado, mas sem usá-lo de forma alguma, porém recebendo mensagens, emails, conectado à rede 3/4G ou WiFI. Nesta situação o Moto Z Play permaneceu 225 horas até esgotar sua bateria, mais de 9 dias!!

Youtube: o segundo cenário é de uso contínuo de Youtube. O mesmo vídeo sendo reproduzido ininterruptamente (via WiFi), tela sempre ligada, nível de brilho perto de 60%. Nesta função o Moto Z Play permaneceu ativo por mais de 13 horas.

Gravação de vídeo: O terceiro cenário é da função de filmagem na resolução 1980x1080 (full HD), tela sempre ligada, imagem sendo continuamente capturada e gravada. Descobri ser esta a situação que mais estressa a bateria do Moto Z Play, na qual ele em teoria seguraria a gravação de vídeo por 7 horas. Disse em teoria porque durante o teste, após 32 minutos a gravação se encerra automaticamente. Precisei ficar atento e retomando a gravação para concluir este teste. Talvez algo que seja alterado/corrigido em alguma atualização a ser feita pela Lenovo/Moto.

Waze: trata-se do uso contínuo do aplicativo de navegação por GPS e identificação das rotas mais eficientes. O Moto Z Play consegue manter o Waze funcionando em média por 10 horas e 6 minutos.  Falo “em média” porque há tempos já sei que o ritmo de consumo da bateria nesta situação depende do trajeto, da temperatura, se há incidência de sol no smartphone, etc. Capturei os dados de 16 viagens que mostro no gráfico abaixo. Raros são os smartphones que chegam a 5 horas de autonomia neste rigoroso teste!! Seu irmão Moto Z entrega 5 horas e 25 minutos neste teste. Há smartphones que mal chegam a 3 horas. O Moto Z Play de novo triturou este recorde dentre os meus testes, um comportamento magnífico sob Waze!


figura 04 – autonomia da bateria usando o aplicativo Waze

Carga da bateria
: também julgo muito importante o tempo de carga da bateria, caso tenha sido esquecido de carrega-lo de um dia para o outro, o Moto Z Play ganha aproximadamente 1.3% de energia a cada minuto. Levou 1h e 18 minutos (78 minutos) para a carga total, com ele ligado (mas sem usar). Vendo de outra forma, uma carga de 40 minutos confere autonomia extra de mais de 11 horas (!!!!) no regime “misto” que eu o submeti (quase 22 horas de autonomia total). Ou mais de 5 horas e meia com apenas 20 minutos de carga. O que você acha? É fantástico!! 


figura 05 – autonomia da bateria em diferentes atividades

Uso real
: o cenário que julgo mais importante é mesmo o “uso natural” do smartphone, no qual por pelo menos 3 semanas adoto o aparelho como meu único dispositivo do dia a dia, todos meus aplicativos, redes sociais, 4 contas de email, whatsapp, fotos, vídeos, etc. Há uma boa variabilidade na autonomia. Nos dias testados, obtive uma vez mais de 24 horas de uso contínuo e no pior caso 18 horas e meia, média de 21 horas e 54 minutos. Avalio smartphones há um bom tempo e meu padrão de uso não tem mudado. Por isso é para mim referencial para comparações e por isso atesto que até agora, nenhum smartphone foi tão bem neste teste.


figura 06 – autonomia da bateria em regime “natural”

Ainda estou tentando correlacionar algumas informações como percentual de tempo de uso de tela, GPS, principais aplicativos, uso de fotos, voz, etc. Ainda não consegui um modelo matemático adequado, mas para os mais curiosos, a tabela abaixo contém o “diário de bordo” do meu teste. Podemos identificar de forma aproximada porque certos dias o consumo foi maior ou menor.

figura 07– parte do “diário de bordo do teste - regime “natural” (clique para ampliar)

Mas o que julgo mais importante é destacar que estas quase 22 horas de autonomia média reflete o MEU PADRÃO de uso que com certeza não é igual ao do leitor. Posso ser mais comedido ou posso ter um modelo de uso mais intenso em relação a quem está lendo este texto. Por isso que gosto de mostrar a tabela acima. Ela ilustra o que eu fiz a cada dia com o smartphone. Não por acaso o dia que teve maior consumo foi o que teve maior percentual de uso de tela, 31% do tempo acesa (307 minutos). Há dias com maior uso de GPS/Waze, há dias sem Waze, com fotos, chamadas de voz, etc.

A forma de coleta de dados que utilizei foi muito simples, um pouco trabalhosa, mas simples. A cada dia registrava a hora que começava o uso, a partir de 100% de carga. No final do dia aferia o percentual usado e pelo tempo decorrido podia inferir o tempo total que teria durado a bateria naquele dia. Abaixo mostro algumas telas que exemplificam isso.

Neste particular dia comecei a usar o Moto Z Play um pouco antes das 7:00 e encerrei o uso às 22:33 tendo consumido 63% da carga (sobrando 37%). Neste dia a tela consumiu a maior parte da energia, seguida pelo.


figura 08 – registro do consumo de energia de um dia típico

Interessante destacar que foram mais de 5 horas de uso de tela, ou seja, tempo que manipulei o smartphone e quase de 1 horas e 40 minutos de Waze!! Um dia bastante típico para o meu padrão de uso. E mesmo assim, fazendo as contas, neste dia a autonomia prevista seria perto de 24 horas!!! Isso em 15 horas e 33 minutos de uso e pela previsão do próprio Moto Z Play (que bateu com os meus cálculos), mais 9 horas de autonomia se o mesmo padrão de uso se repetisse.



figura 09 – registro do uso de tela e do Waze neste dia típico



Alguns avaliadores usam benchmarks para aferir o consumo da bateria. Acho que é uma forma bastante válida para fazer uma medida e poder comparar aparelhos. Mas penso que não existe nada mais “real” do que usar de fato o aparelho no dia a dia, com toda a variação natural de demanda, aplicativos diferentes, por tempos diferentes, etc. E o tempo obtido é um número fruto de uso real e não apenas uma situação de stress simulada. Prefiro assim.

Também apresento os testes “isolados” (Youtube, standby, Waze, gravação de vídeo) para que dessa forma o leitor com estas informações todas possa, de uma certa forma, inferir como o Moto Z Play seria adequado ou não para sua utilização. Não sei se existe smartphone cuja autonomia seja melhor. Se existe, ainda não passou pelas minhas mãos. Tenho grande curiosidade para testar o Zenfone 3 Max e outros smartphones com grandes baterias (4000 mAh) ou mais, que prometem duração de bateria ainda maior. Será que baterão o Moto Z Play??!!


Moto Z Play – o campeão em autonomia de bateria e versatilidade
Moto Z Play – a melhor autonomia de bateria dentre todos smartphones
Moto Z Play - análise da câmera fotográfica e snap Hasselblad True Zoom

Nenhum comentário:

Postar um comentário