quarta-feira, 22 de maio de 2013

Escolher o cartão de memória certo é essencial!!



Algumas coisas são simples. Outras são óbvias. Por vezes o simples e o óbvio estão juntos e nem por isso conseguimos enxergar... Sou usuário de câmeras digitais praticamente desde o seu surgimento. Os mais “vividos” vão se lembrar de certa marca muito famosa que inovou absurdamente ao lançar uma câmera digital que gravava as fotos em disquetes de 3 ½ polegadas!!! Era o objeto de desejo à sua época!! Hoje ao contar isso parece uma piada. Afinal os cartões de memória hoje são infinitamente melhores, mais confiáveis, imensa quantidade de espaço, etc.

Mas na hora de comprar um cartão de memória, todos eles são iguais. O que importa é a capacidade apenas. Certo? Errado! Claro que a capacidade é muito importante. Afinal a quantidade de Gigabytes que o cartão de memória tem impacta diretamente na quantidade de fotos que o consumidor pode tirar e nos minutos de vídeo que ele pode registrar, seja em sua câmera (que também filma) ou em uma filmadora digital.

Há cartões de diversos formatos e capacidades. Atualmente são usados SD, micro SD e Compact Flash. Este último é o formato mais antigo e de maior tamanho, mas apesar de parecer anacrônico ele evoluiu muito em capacidade (128 GB) e velocidade. Ainda é usado por vários tipos de câmeras, principalmente profissionais. Em seguida surgiu o formato SD, menor e não por isso com muito menos capacidade, há versões também de 128 GB. Por fim, para atender a demanda do mercado de smartphones e Tablets, veio o microSD com versões até 64 GB. Chegou a existir um formato intermediário chamado mini SD, mas que não teve grande aceitação uma vez que o micro SD o substituiu com todas as vantagens.

 

figura 1 – Os vários tipos de cartões de memória

Uso profissional e pessoal

O conhecido fabricante Sandisk, uma das empresas líderes deste mercado organizou um workshop apresentado pelo fotógrafo profissional Caio Guatelli para discorrer sobre os usos de cartão de memória. Em função de sua profissão ele usa sofisticadas máquinas e de uma forma bastante interessante. Ao registrar uma foto uma câmera comum grava um arquivo do tipo JPG o qual comprime a imagem. Fotógrafos profissionais têm como requisito armazenar a imagem “pura”, sem compressão alguma (formato RAW). E estas câmeras profissionais ao gerar arquivos com resoluções altas (15 ou mais megapixels) usam bastante espaço para cada foto (entre 20 e 25 MB).

Mas a demanda extraordinária desses profissionais não acaba aí. É bastante comum tirar um monte de fotos em sequência, entre 12 e 14 por segundo, visando capturar diversos momentos e cenas para escolher dentre dezenas a melhor. Por isso este tipo de profissional precisa de cartões de memória de grande capacidade e alta velocidade de gravação. Por isso este tipo de câmera usa habitualmente cartões do tipo Compact Flash do tipo Extreme Pro (o mais sofisticado) que tem 128 GB de capacidade e velocidade de 100 MB/s (comparável à velocidade de um disco rígido de computador).

 
figura 2 – Compact Flash Extreme Pro de 128 GB – o mais sofisticado que existe


Claro que nem todas as pessoas tem este tipo de necessidade. Por isso mesmo há cartões Compact Flash mais “modestos” nas especificações. Mas o que é mesmo notável é o progresso das características do outro tipo de dispositivo de memória, os cartões SD. Até pouco tempo eles não chegavam perto das características dos Compact Flash. Atualmente a Sandisk tem 5 linhas distintas de SDs que têm capacidades, velocidades e preços diferentes. Isto está ilustrado na figura 3.


figura 3 – Os vários tipos de cartões de memória SD
Explicando melhor cada família destes cartões de memória:

SD Extreme Pro, capacidades entre 8 GB a 64 GB e velocidade de 95 MB/s
SD Extreme, capacidades entre 4 GB a 128 GB e velocidades entre 30 e 45 MB/s
SD Ultra, capacidades  entre 4 GB a 64 GB e velocidades ente 15 e 30 MB/s
SD Regular, capacidades entre 2 GB a 64 GB e velocidades entre 2 a 10 MB/s
SD Eye Fi, com WiFi embutido para transferir os dados imediatamente (mais lento)

Mas como escolher entre cada um desses?? Acho que os extremos são fáceis de definir. Sabe aquele porta retrato digital que você tem, que lê uma foto a cada 3 ou 4 segundos? Com certeza o SD mais simples e mais barato (o azul) é mais que suficiente para este tipo de aplicação!! Por outro lado, precisa de máxima capacidade (128 GB) com boa velocidade? O Extreme é o que tem esta característica. Vai tirar várias fotos em seguida? Com certeza não como o fotógrafo profissional, mas várias câmeras mais simples e até mesmo “de bolso” permitem tirar várias fotos por segundo para que a melhor seja escolhida. Assim um cartão rápido também é necessário.

Vou dar outro exemplo. Eu tenho uma filmadora que registra as imagens em resolução Full HD (1920x1080). Há 4 modos de qualidade (cada um deles gasta mais espaço no cartão e requer mais velocidade de gravação). Empiricamente eu descobri que os dois modos de mais qualidade geram arquivos iguais!! Isso me deixou bem confuso. Achei em fóruns de discussão a resposta. Como o meu cartão SD não tem capacidade de gravar o volume de dados por segundo na melhor qualidade, a câmera para não gerar “soluços” ou “pulos” no vídeo, automaticamente muda para o nível anterior. Esperto!! Mas somente com um cartão do tipo Extreme ou Extreme Pro conseguirei extrair o máximo de minha ótima filmadora!!

E preciso confessar que até então eu não dava muita atenção às diferenças entre os cartões de memória. Ao andar nos corredores de uma loja eu olhava principalmente preço e capacidade. São atributos importantes, mas não são suficientes para uma escolha correta.

Colocando ordem na nomenclatura usada pelos fabricantes de cartões de memória atualmente são chamados apenas de SD os produtos de até 2 GB. Ganha o nome de SDHC cartões entre 4 e 32 GB) e SDXC entre 32 GB  até 1 TB.  Também é importante citar que para aplicações de vídeo é usada uma convenção de “classe” (que tem a ver com velocidade) sendo os “classe 10” os que começam a ser apropriados para este tipo de aplicação (gravar em alta definição).

O terceiro tipo de cartão são os do tipo micro SD. É impressionante o grau de miniaturização. Até devemos ter cuidado para que não sejam perdidos, pois são menores que a unha de um dedo mindinho de uma criança. São os utilizados em smartphones, menos comuns em máquinas fotográficas ou filmadoras, mas há um ou outro modelo que os utiliza. Um bom cartão micro SD pode fazer diferença no desempenho de um smartphone, principalmente no tempo de carga de aplicativos, alternância entre programas e até mesmo na gravação de fotos e vídeos.

Micro SD Ultra, capacidades entre 4 GB e 64 GB e velocidade entre 10 a 15 MB/s
Micro SD Extreme, capacidades entre 8 GB e  a 16 GB e velocidade entre  15 e 30 MB/s
Micro SD Regular, capacidades entre 2 e 32 GB e velocidades entre 2 e 10 MB/s


figura 4 – exemplos de cartões micro SD Extreme Pro e Ultra

O que nem todos sabem é que se usa muito um adaptador de micro SD para SD. Alguns produtos ao serem comprados trazem consigo o tal adaptador ou podem ser comprados à parte. Ter um destes adaptadores é sempre uma boa ideia. Os PCs e notebooks têm leitores de SD, mas poucas vezes conseguem ler micro SD. Assim um cartão de memória pode ser montado em um notebook para recuperar fotos e gerenciar o seu conteúdo. Também gosto da ideia do adaptador, pois dá flexibilidade ao permitir o uso da mesma memória em dispositivos diferentes. Um exemplo do adaptador pode ser visto na figura 5.

 
figura 5 – adaptador de micro SD para SD

A despeito dos tão falados atributos como tamanho, capacidade e velocidade de cada um destes tipos de cartão de memória, existem outras características importantes. O produto tem que ser robusto e resistente. Eu já perdi um cartão SD de marca “genérica” porque após uma queda (de cima de uma mesa). Ele desmontou e por mais que eu o remontasse ele não funcionou mais. A Sandisk divulgou que seus produtos são construídos para serem usados em condições extremas. Aceita temperaturas entre -25C até 85C (frio ou calor extremo), são a prova de água, resistindo 72 horas dentro até 1m de profundidade. Estas são condições referência, mas há relatos de cartões que resistiram por semanas em local ainda mais profundo antes de serem recuperados, secos e utilizados.

Tive a oportunidade de fazer uma prova disso. Deixei um cartão SD dentro da um aquário cheio de gelo por alguns minutos. Bastou secá-lo e voltar a utilizá-lo na máquina fotográfica. Também aceitou queda de 2 metros de altura. São garantidos contra vibrações e impactos de até 5 metros.

A empresa Sandisk tem 25 anos de vida. Conta com mais de 4400 patentes e vendeu mais de 1 bilhão de cartões nos últimos 10 anos. Também inventou o formato Compact Flash e micro SD e participou da criação do formato SD em conjunto com outras empresas.

Cada fabricante agrega ou não alguns softwares aos seus produtos. A Sandisk inclui nos cartões Extreme e Pro o Rescue Pro ou Rescue Pro Deluxe. Estes são capazes de realizar a recuperação de arquivos do cartão, apagados, formatados, etc. Afinal acidentes acontecem. O software também pode ser comprado direto do fabricante caso o cliente deseje (US$ 59 pela licença de 1 ano).

Conclusão

A Sandisk primeiro chamou minha atenção tempos atrás por conta de seus pendrives (que nem foram objeto deste texto), também disponíveis em diferentes capacidades e também com interface USB 3.0 (bem rápidos). Mas os cartões de memória, que antes eram para mim apenas pequenos receptáculos de plástico com um punhado de chips, revelaram-se bem mais abrangentes!! Por causa das diferenças de velocidade eu consegui entender o porquê de minha câmara de vídeo não estar operando na máxima qualidade. Da mesma forma de nada adianta gastar muito com um cartão de memória que será usado em um porta-retratos digital ou em um tocador de MP3.

O cartão de memória correto faz a diferença para o fotógrafo profissional, que tira dezenas de fotos em poucos segundos, bem como para o consumidor comum que quer registrar rapidamente uma foto para já poder tirar outra. Não existe nada mais irritante do que perder a oportunidade e tirar uma foto porque a anterior demorou em ser gravada. Não deve ser repetido o meu erro de apenas olhar preço e capacidade. É bem mais do que isso!!

62 comentários:

  1. Um adaptador bem interessante é o micro SD para SD com suporte a USB, assim é possível usar um cartão micro num celular ou câmera e acessar o conteúdo em PCs com ou sem leitor de cartão.

    Outro detalhe interessante, é que hoje em dia, até as câmeras da Sony estão suportando o formato SD, além do seu formato proprietário, o Mermory Stick e suas variações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Rene! O adaptador USB multifunção é muito útil e mesmo a SONY se rendeu aos formatos SD e micro SD!! Exigência de mercado.

      Excluir
  2. Xandó, tudo bem que os cartões micro-SD são pequenos e a comparação com uma unha do dedo mindinho faz sentido, mais só se for de um adulto porquê a unha de uma criança está mais para um micro SIM (chip de telefonia GSM)...

    No mais, ótima matéria.

    Abraços.

    Carvalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez eu tenha exagerado um pouquinho, unha do dedo mínimo de adulto, então, certo! O micro SIM de telefonia é sim menorzinho!! Abs

      Excluir
  3. Ótima matéria. Uma dúvida: se eu comprar um cartão micro-SD e utilizar um adaptaor para utilizar em minha câmera, vou perder velocidade? É melhor comprar um SD?
    Obrigado.
    Flávio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Flavio!! O adaptador não perde velocidade desde que o micro-SD seja realmente rápido. Por outro lado existem cartões CompactFlash para estas máquinas melhores que são ultra super rápidos. Se você precisa desta velocidade toda é uma opção melhor. Abs

      Excluir
  4. Excelente mas para tirar dúvida: farei uma viagem de 12 dias ao exterior e não quero correr o risco de que o raio x dos aeroportos destruam minhas fotos, além de também não correr o risco de ficar "sem cartão". Tenho uma Canon 5D Mark III. Qual o cartão que me recomenda? Seria o CF Extreme Pro 128Gb e/ou o SD Extreme Pro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo nenhum desses seria afetado por raio X de aeroporto. O que muda é a velocidade de gravação, importante para quem tira várias fotos por segundo (para escolher depois a melhor). Neste caso o CF Extreme Pro 128 UDMA 7 é mais rápido. Mas a câmera deve suportar este tipo de memória!!

      Excluir
  5. No momento estou preocupado com leitores de cartão... Já se foram 4. Alguém conhece algum bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rodz, eu venho usando há um bom tempo os leitores internos dos notebooks que tenho ou tive sem problemas. Existem muitos leitores "genéricos" que são um lixo. Eu procuraria um leitor feito pelos próprios fabricantes de memória.

      Excluir
  6. Parabéns pela matéria; Ajuda e muito pessoas leigas como eu.
    Bom, entendi que o tipo de cartão, tem a ver com a velocidade de processamento da imagem, más o tipo de cartão escolhido, influencia na qualidade final da fotografia?
    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras!!
      Não tem influência na qualidade, apenas na velocidade de captação das imagens.
      Porém quem tira foto de forma mais "profissional" usa muito aquele recurso que ao clicar na câmera tira dezenas de fotos e depois fica bem fácil escolher a melhor delas. Nesse sentido a "qualidade fica melhor" pela facilidade de escolha, mas não pela qualidade em si e sim pela velocidade.

      Excluir
  7. Gostaria de parabenizá-lo e solicitar uma ajuda.
    Comprei uma filmadora e ela não aceita cartão microsd, coloquei um sd e ela aceitou.
    Qual do mercado você me recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo muito obrigado por suas palavras.
      SD u micro SD a tecnologia é praticamente a mesma, o que muda é o tamanho do Chip. Em relação a marcas SANDISK, KINGSTON são as mais conceituadas e se seguir as dicas que dei aqui neste texto vai ser capaz de descobrir qual o modelo, capacidade e velocidade que melhor te atende.

      Excluir
  8. Olá, temos uma filmadora da Mirage, que filma em HD e FullHD, poré não tem memoria interna, utiliza apenas cartão de memoria.
    Qual o melhor cartão de memoria para gravar jogos de futsal, sem que a imagem fique pulsando?
    Ja testamos dois modelos e não deu um bom resultado, o primeiro foi da Sony 16GB 30MB/S, ficou péssimo, o segundo foi um ExtremePro 16GB 45MB/S, ficou bem melhor, principalmente a imagem, mas ainda sim continua pulsando a imagem, um pouco menos que o primeiro, mas não ficou legal ainda.
    Consigo resolver essa questão trocando o cartão de memoria, ou melhor trocar de filmadora?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Caro, Flávio Xandó!
    Gostaria de saber se posso utilizar um adaptador de micro SD para SD de fabricante diverso ao cartão micro SD?

    Desde já, obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, a conexão é padrão, e o adaptador funciona apenas como uma extensão. Uma ponte em cobre que une o cartão como se o mesmo tivesse ligado direto ao leitor.

      Excluir
    2. Está tb foi minha dúvida, eu tô precisando comprar este cartão: Cartão Micro Sd Samsung Evo Sdxc 128gb Classe 10 80mb/s U1 só que o mesmo não acompanha o adaptador + eu tenho um adaptador de um outro micro SD que seria o de 32GB da Kingston...posso comprar o de 128Gb que vai servir neste adaptador? PF me responda e obrigado.

      Excluir
  10. Olá!
    Aqui onde moro há comércio ambulante. É possível que os micro sd sandisk que vemos em seus tabuleiros sejam falsos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Vaneska infelizmente este tipo de produto tem falsificações no mercado. Mas nada posso falar dos que estão sendo vendidos pelos ambulantes de sua região.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Flávio Xandó!
    Primeiramente eu gostei da matéria pra caramba, inclusive mais do post do asus zenfone 5, pois eu tenho ele e estou gostando d+, mas ai eu quero uma ajudinha sua em correlação aos cartoes SD (sou meio ruim nisso..rsrs). Eu estou querendo comprar um cartão sd de 32gb para o zenfone 5, um deles e o da SONY classe 10 e o outro e outro é da marca SanDisk classe 10 tmb... eu queria saber qual dos dois é melhor e... se possivel.... se é compativel com asus zenfone 5. os dois links estão abaixo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-615365869-carto-sony-micro-sdhc-class10-40mbs-32gb-galaxy-mini-s4-s5-_JM (este e da SONY)

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-617295602-carto-micro-sdhc-32gb-ultra-sd-sandisk-classe-10-30mbs-s5-_JM (este é da SanDisk)

    Desde já agradeço!
    PS.: Belos posts q tu fez ai man

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CAro Yan muito obrigado por suas palavras! Os dois cartões que citou vão servir perfeitamente no seu Zenfone. Eu tenho uma preferência pessoal pelos cartões da Sandisk.

      Excluir
  13. Olá, tenho dúvida.
    Se eu usar uma memória micro SD dessas que prometem taxa de transferência de até 48mb/s, em um adaptador que a transforme em uma memória SD regular, irei desfrutar da velocidade prometida ou isso não influência?
    Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo como o adaptador é puramente "mecânico" (encaixes) não vejo como não funcionar a alta velocidade com o adaptador.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Tem muita diferença entre o micro ultra sdxc 64gb classe 10 velocidade 10 a 15 mb/s com o micro ultra sdxc 64gb classe 10 com velocidade 10 a 30 mb/s. Só encontro vel. 10 a 30 mb/s.
    Vou usar para Vídeos baixados do YouTube, Fotos e Jogos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Cleder para reprodução dos vídeos ambos terão desempenho satisfatório. para gravar videos em tempo real ou tirar muitas fotos em alta resolução de uma só vez que faz diferença um cartão melhor e mais rápido.

      Excluir
    2. Querido Flavio vc saberia me informar se o cartão de memória SDXC 64GB ULTRA DE 10 A 30 MB/s CLASSE 10 e compativel para o tablet note 5100 de 8" ...

      Excluir
  16. Ola amigos....eu comprei para minha filha um netbook de 11 polegadas da HP e como ele não tem memoria suficiente preciso do auxilio dos amigos para saber qual cartão de memória eu devo comprar para que minha filha possa armazenar uma fotos e videos. Estou na duvida pois lendo o post vi que alguns netbooks nao reconhecem cartao SD, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Malcoln embora o cartão de memória seja prático por ser pequeno e poder ser "embutido" dentro do computador, um HD USB externo é melhor para isso. A não ser que apenas 64 GB seja suficiente como expansão para ela. Não conheço computador que tenha leitor de cartão que não leia os cartões. O que pode ter é um notebook ou ultrabook cujo leitor não aceita todos os tipos de cartão e por isso tem que comprar o cartão certo.

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Olá, comprei um micro SD de 64gb classe 10 e a taxa de transferencia de um arquivo do computador para ele está em 1mb/s apenas. Qual pode ser o problema ?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo. A única explicação que tenho é que o leitor de cartão que você está usando no computador não está usando a máxima velocidade. Seria como plugar um HD externo USB 3.0 em uma porta USB 2.0, entende?

      Excluir
  20. Boa tarde! comprei um cartão micro SD de 128GB para meu Android e o formatei usando o celular. Já tranferi alguns arquivos mas quando tento tranferir mais pelo PC aparece que quase todo o espaço do cartão está sendo usando e a a ba Propriedades não mostra a opção Formatar. Será que é defeito no cartão ou na formatação? como posso resolver? Agradeço a ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem estou com um problema semelhante, tentei formatar o meu cartao de 128 e agora da erro pra tudo. Como posso recupera-lo? :/

      Excluir
  21. Bom dia! Ótima Matéria.
    Possuo uma camera gopro hero 4 silver, e uso o micro SD SanDisk Ultra Plus 64G. No site da gopro, eles alegam que esse cartão de memória não é recomendável para camera. O uso desse micro SD pode danificar minha camera? a qualidade de fotos é perdida pelo uso do ultra plus? PS: o micro SD recomendável é o extreme.
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a mesma dúvida. No meu caso é um cartão SDHC SanDisk Ultra 32GB Classe 10.

      Excluir
  22. Excelente chefe!!
    Sr. Chandó, espero que possa tirar uma dúvida. Meu cartão é de 32gb classe 4 da Sandisk micro sd e uso no Xperia Z2. Infelizmente alguns arquivos de fotos e até vídeos, ficam inacessíveis como se fossem danificados e não abrem. A causa seria a classe do cartão? Pois já troquei 2x e não resolveu.

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  23. Ola amigo precisa de umas dicas sobre a Go Pro Hero 4 Black Edition.
    Recursos, cartão de memória certo........
    Obrigado

    ResponderExcluir
  24. Ola amigo preciso de umas dicas sobre a Go Pro Hero 4 Black Edition.
    Recursos, cartão de memória certo........
    Obrigado

    ResponderExcluir
  25. Qual sua opinião para a Panasonic Lumix GH4?
    Para usar em drones........

    ResponderExcluir
  26. Tenho um galaxy note 4 e comprei um micro sd de 128gb que o celular lê normalmente e aparece 125 gb , só que quando vou colocar um app nele diz que está com a memória cheia!
    O que será que acontece? Tem algo a ser feito pra que dê certo colocar os aplicativos nele?

    ResponderExcluir
  27. Tenho um galaxy note 4 e comprei um micro sd de 128gb que o celular lê normalmente e aparece 125 gb , só que quando vou colocar um app nele diz que está com a memória cheia!
    O que será que acontece? Tem algo a ser feito pra que dê certo colocar os aplicativos nele?

    ResponderExcluir
  28. Tenho um galaxy note 4 e comprei um micro sd de 128gb que o celular lê normalmente e aparece 125 gb , só que quando vou colocar um app nele diz que está com a memória cheia!
    O que será que acontece? Tem algo a ser feito pra que dê certo colocar os aplicativos nele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser um cartão maquiado, aparece que tem o espaço mas você nao consegue salvar nada, isso ja aconteceu comigo! ai comprei um original!

      Excluir
  29. Saberia me dizer se um adaptador da Kingston aceita cartão da SanDisk ?
    Abraços

    ResponderExcluir
  30. estou a procura de um cartão de memoria micro SD para o meu smartphone, que grava em FULL HD e tem uma câmara de 13P, da Sony, e as vez queria trocar em ocasião especais para a minha GoPro(raramente) que filma em Full HD, qual sera o mais adequado para fazer fotos excelentes? obrigado

    ResponderExcluir
  31. estou a procura de um cartão de memoria micro SD para o meu smartphone, que grava em FULL HD e tem uma câmara de 13P, da Sony, e as vez queria trocar em ocasião especais para a minha GoPro(raramente) que filma em Full HD, qual sera o mais adequado para fazer fotos excelentes? obrigado

    ResponderExcluir
  32. Oi me chamo cleide me ajude numa dúvida por favor se for possível !! Tenho uma camera nikonD5100 o meu adaptador da marca sandisk nao ta funcionando o mini sd funciona perfeitamente so que ele precisa de um adaptador.. a pergunta e duvida que gostaria de saber se posso usar outro adaptador da marca kingston na câmera ou vai causar problema pra câmera qual seria o ideal ou correto?

    ResponderExcluir
  33. Tenho um smartphone moto g. Queria colocar um cartão de 32. Poeria ser esse modelo ultra?

    ResponderExcluir
  34. Olá Flávio, adorei o post, realmente a tecnologia não nos serve de nada se não soubermos utiliza-la da forma correta!

    Poderia me dar uma ajuda? Qual dos 2 cartões abaixo é melhor o extreme 1 ou o extreme 3?

    http://www.pontofrio.com.br/CineFoto/CartoesdeMemoria/Cartao-de-Memoria-SanDisk-32GB-Extreme-Micro-SDHC-UHS-I-para-Cameras-de-Acao-Adaptador-4391105.html?recsource=wproddisp&rectype=w8

    http://www.pontofrio.com.br/CineFoto/CartoesdeMemoria/SanDisk-32GB-Micro-SDHC-UHS-Extrem---80-MB-3527340.html?recsource=wproddisp&rectype=w9

    Obrigada!!

    Abs

    ResponderExcluir
  35. Olá, você pode me dar uma ajudinha? Comprei uma Gopro 4 black, veio sem cartão de memória, pesquisei em alguns sites qual seiria melhor pra ela. No site dizia que tinha que ser de classe 10 da Samsung ou SanDisk, dizia também que pra 4 black tinha de ser entre 32GB ou 64GB. Achei que não tinha problema comprar de um tamanho maior, comprei um de classe 10 com 128GB. Tudo bem de início, baixei o app da Gopro e as fotos iam naturalmente pra lá, até que fui viajar e elas simplesmente não abriam mais no celular e nem no computador. Fui fazer um mergulho e um menino ia me fotografar com a Gopro dele, depois, quando fui pegar o disco com as fotos do mergulho perguntei a ele se não poderia me ajudar com a minha. Expliquei o que aconteceu e de todas as opções, uma era que se eu comprasse um cartão de maior quantidade do que ela pede, isso poderia acontecer. Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  36. O ADAPTADOR INTERFERE NA VELOCIDADE????

    ResponderExcluir
  37. Olá, bom texto.
    Sem querer formatei meu cartão SDHC I SanDisk Extreme 80ms/s, pela minha camera Nikon 7100. O cartão funciona em pcs, porém uso Mac e o cartão não está nem montando no computador, você saberia me dizer como posso formatá-lo de maneira que ele volte a funcionar no meu mac? não preciso recuperar nada que estava nele, só gostaria de poder usa-lo no meu Mac.

    ResponderExcluir
  38. Flávio, uma dúvida; Este Extreme Pro 128 GB e 95 M/s, é específico para câmeras profissionais, ou tem alum de mesma capacidade e velocidade para smartphones. Ou será que para smartphone só tem do Ultra de 64 GB pra baixo? Diego. abs

    ResponderExcluir
  39. Flavio Xandó saberia dizer se um adaptador capcacidade 4gb, leria um cartão de 64gb ou correria o risco de queimar o cartão ?

    ResponderExcluir
  40. Olá, tenho um Zenfone laser de 16GB de memória interna e estou querendo comprar um cartão micro sd de 64GB. Vi que extreme "roda" vídeos em 4k, mas o meu celular "roda" vídeos em full hd, no meu caso, fará alguma diferença comprar o extreme ou será "jogar dinheiro fora"? Obrigado. Jorge.

    ResponderExcluir
  41. Olá, só complementando, é Zenfone 2 laser, tinha esquecido do 2. Valeu. Jorge.

    ResponderExcluir