segunda-feira, 6 de maio de 2013

Um em cada 20 computadores em todo o mundo está infectado, diz Kaspersky Lab

Alertas de segurança pululam todos os dias. Mas eu não era capaz de estimar o volume de computadores infectados. As empresas de segurança têm seus "sensores", grupos de máquinas "boi de piranha" que ficam na rede para identificar o volume do problema. Além disso os próprios programas antivírus têm monitores que consolidam informações sobre programas maliciosos na rede. Não importa por qual meio a Kaspersky, ou melhor seu Security Lab apurou este alarmante número. Um a cada 5 computadores está infectado!!! Vale ler a nota abaixo divulgada pela empresa.



Flavio Xandó




Um em cada 20 computadores em todo o mundo está infectado, diz Kaspersky Lab



Número representa 5% de todos os PCs, ou seja, cerca de 50 milhões de máquinas



São Paulo, 06 de Maio de 2013 – A Kaspersky Lab identificou que um em cada 20 computadores em todo mundo está infectado. O número representa 5% dos PCs, de acordo com o Kaspersky Security Scan (KSS), uma ferramenta gratuita de verificação de malware da companhia que reúne estatísticas de segurança e que considerou máquinas com e sem antivírus instalados. Quando considerado apenas os computadores que não possuem antivírus a porcentagem sobe para 13% dos PCs.

De acordo com Eugene Kaspersky, CEO da Kaspersky Lab, o estudo foi realizado em equipamentos domésticos e de pequenas empresas. “A pesquisa representa um bilhão de equipamentos. Se aplicarmos as nossas estatísticas percebemos que cerca de 50 milhões de computadores em todo o mundo estão contaminados.”

Os países que apresentaram o menor nível de contaminação, segundo o Kaspersky Security Scan, são Alemanha, Austria, e Suíça com menos de 3% de infecções. Já os mais infectados são a Rússia, Ucrânia, Bielorússia, Cazaquistão e Turquia.

Segundo Kaspersky, uma solução de segurança não garante 100% de proteção, mas as estatísticas apontadas pelo KSS são inadmissíveis. “O único aspecto positivo é que os computadores infectados, sem software de segurança, contabilizam o triplo de contaminação. É evidente que a qualidade das soluções de segurança não é sempre a mesma e, portanto, o nível de defesa difere de um produto para outro. Por isso, é sempre necessário instalar nos equipamentos um software de segurança de qualidade e sempre atualizado”, finalizou.

Para comprovar o estado do seu PC, a Kaspersky Lab disponibiliza o download gratuito do Kaspersky Security Scan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário