segunda-feira, 13 de maio de 2013

Backups, uma geração nova e inovadora de dispositivos


Backups, backups, backups!! Quem nunca teve algum tipo de problema com perda de arquivos?? Eu mesmo já compartilhei com meus leitores a história “Notebook roubado, problema dobrado” na qual relato o nefasto incidente que me obrigou a trabalhar por meses (quase um ano) para recuperar informações na medida em que eu ia dando pela falta delas (incluindo o imposto de renda do ano anterior)!! Mas hoje em dia vivemos tempos que só não faz suas cópias de segurança quem não quer!! Há recursos baratos e cada vez mais simples!! Por vezes estes dispositivos contam com recursos extras bastante surpreendentes!!

Tive a oportunidade de testar de uma só vez duas soluções do fabricante Seagate. São dois discos rígidos externos de 1 TB de capacidade. O leitor deve estar se perguntando por que dois modelos foram testados se HD externo é HD externo, são todos iguais? Ledo engano!! Há tipos e tipos. Vou detalhar para vocês.
 
figura 01 – dois modelos de HDs externos de backup testados – Plus e Wireless

Recebi o Seagate Backup Plus for Mac e o Segate Wireless Plus. Ambos compartilham das mesmas características físicas. Ambos têm 1 TB de capacidade. O Backup Plus é um pouco mais fino, mas essencialmente iguais. Os HDs externos da Seagate têm um conector destacável em sua parte traseira que permite trocá-lo e assim ter conectividade com outras interfaces que não sejam apenas USB 2.0 ou USB 3.0 (o padrão atual é USB 3.0), mas também podem ser comprados no mercado adaptadores para eSATA, Thunderbolt, Firewire, etc.  
 
figura 02 – adaptador que permite mudar o tipo de conexão dos drives

Salvo menção em contrário tudo que estou contando diz respeito aos DOIS drives. No final do texto falarei de forma específica do modelo Wireless Plus.

Precisava conferir o desempenho. Faz parte. Testei em duas situações distintas. Com o drive conectado na USB 3.0 e conectado na USB 2.0 de meu computador. O gráfico da figura 03 ilustra a situação de maior desempenho que é ligado na USB 3.0, entregando taxas de transferência entre 108 MB/s e 83 MB/s. Resumindo, é o mesmo nível de desempenho de um HD interno do computador. Muito bom!

 

figura 03 – gráfico de desempenho do HD

O mesmo teste feito na interface USB 2.0 apresenta taxa de transferência constante e uniforme em torno de 32 MB/s, que é explicado pelo fato da velocidade da USB ser menor do que a velocidade do drive, limitando (a USB) o desempenho. Mas a despeito disso, para finalidade de backup mesmo USB 2.0 é uma boa alternativa. Quer mais desempenho? Quer mais agilidade e velocidade de disco interno? Opte pela USB 3.0.

Estes testes foram feitos no PC, mas o modelo que testei do Backup Plus era versão específica para MAC. Como assim?? Versão especial por que? Os produtos que atendem aos dois tipos de computador são essencialmente idênticos. O que muda é apenas a formatação prévia do HD, formato MAC (HFS+) ou formato Windows (NTFS) bem como a versão dos softwares que vêm pré-gravados no disco.

Hardware à parte o que adorei nos dois HDs foram os softwares que os acompanham!! Ou melhor, falando resumidamente, o SEAGATE DASHBOARD. Fantástico!! São muito simples e cheios de recursos. E se isso não bastasse os HDs contam com uma pasta na qual há alguns vídeos com tutoriais explicando como usar os recursos do Seagate Dashboard. Vídeos rápidos, sucintos e muito diretos. Não resisto à tentação de compartilhá-los (estão no canal da Seagate do Youtube).







Backup Plus: Protecting Your Files With Seagate Dashboard

Backup Plus: Sharing To Social Media Sites With Dashboard
Backup Plus: Saving Social Media Files With The Dashboard

Os temas dos três vídeos são os pontos chave do produto. A começar pela interface simples. Veja a figura 04 e figura 05 que ilustram o processo de proteção de dados. São apenas três singelas opções, Protect (Proteger), Share (Compartilhar) e Save (Salvar). As telas estão em inglês, mas o produto já vem com todas as mensagens em português (desculpo-me com os leitores por que não ter capturado as telas em português).

 
figura 04 –tela principal do Seagate Dashboard  - simplicidade

 
figura 05 – configurar proteção com apenas um clique

Escolhida a opção PROTEGER basta um único clique (figura 05) que toda a configuração é feita de forma automática. É feita a cópia de todos os arquivos de música, fotos, vídeos, documentos, planilhas, apresentações, etc. e o backup é programado para ser feito de forma contínua. Assim a cada vez que qualquer arquivo é criado, alterado ou adicionado o backup é feito na mesma hora!!

Caso o usuário deseje ter maior controle sobre a operação, o segundo botão (New Backup Plan) pode ser usado dando maior controle sobre o quê e quando o backup será efetuado. Esta é uma boa ideia para o primeiro backup, que por ser mais extenso pode impactar o desempenho do computador, sendo assim uma boa ideia fazer o primeiro backup de noite ou madrugada e depois deixar o backup em automático total o dia todo.

De toda forma o processo é tão escandalosamente simples que qualquer pessoa terá sua “rotina de backup” devidamente criada e agendada muito rapidamente. Ter dados protegidos é tudo que se deseja. Eu que o diga com meu notebook roubado tempos atrás. Aliás, convém contar que eu tinha backup, mas justo naquele dia o HD estava junto, dentro da mochila que foi roubada do meu carro!!! Dou uma dica valiosa. JAMAIS leve seu HD de backup para fora do escritório ou de sua casa!!


Recursos que me surpreenderam

Para mim a simplicidade da solução apresentada pela Seagate já era mais que suficiente para que eu considerasse o produto inovador. Mas ainda havia mais. Como sabemos, hoje em dia tudo é circundado pelos relacionamentos nas redes sociais. Assim o Seagate Backup Plus e o Seagate Wireless Plus trazem consigo dois recursos muito valiosos! Usando o próprio Seagate Dashboard podemos publicar conteúdo nas redes sociais bem como fazer backup do nosso conteúdo online!!

Conheço pessoas que a cada passo que dão registram em fotos e mandam para o seu perfil do Facebook. Mas será que também guardam estes arquivos em algum outro lugar? Com o Seagate Dashboard backup de arquivos de Facebook e Flicker pode ser feito de forma manual ou automática. A cada foto ou arquivo enviado pelo PC, MAC, Tablet ou smartphone o backup é feito no HD externo. Isso está ilustrado na figura 06.

 
figura 06 – fazendo backup de conteúdo de redes sociais

Da mesma maneira o conteúdo presente no drive pode ser enviado para redes sociais. Também visando facilidade e simplicidade, com 3 ou 4 cliques do mouse um conjunto de fotos pode ser enviado para o Facebook, para álbum existente ou criado novo álbum. Analogamente fotos podem ser enviadas para o Flickr e vídeos para o Youtube. Durante o tempo que estive com os discos eu acabei me acostumando a usar o mecanismo de publicação do Dashboard, pois é realmente bem mais simples. A interface de publicação pode ser vista na figura 07.

 
igura 07 – conteúdo pode ser publicado a partir do próprio drive com o Dashboard

A versão MAC do Backup Plus dispõe de recurso adicional que é o suporte ao TIME MACHINE, sistema de backup da própria Apple que também faz cópias incrementais dos dados e do sistema de tempos em tempos.Os produtos ainda contam com um “reforço” interessante. Ao instalar e registrar o HD começa a valer uma assinatura de 1 ano da Seagate Cloud, que permite que os backups (ou parte deles) sejam também feitos na Nuvem. Após vencer a assinatura inicial o usuário pode estender o prazo, ampliar seu espaço, etc.

Seagate Wireless Plus – um novo conceito, novo modelo de uso

A versão Wireless Plus é basicamente um Backup Plus que aprendeu truques novos. E que truques!! É um conceito novo de dispositivo. Usado com seu cabo USB compartilha 100% das virtudes e características de seu irmão Plus. Mas a personalidade WiFi confere talentos interessantes e que atende situações bem diferentes.


igura 08 – Seagate Wireless Plus – um novo modelo de uso
Imagine situação na qual se deseje compartilhar o conteúdo de um HD externo com algumas pessoas. HD externo é conectado a um computador e apenas e tão somente este acessa os arquivos. Esta é o início da mudança de paradigma do Wireless Plus.

Como o nome indica ele tem um “Access Point” WiFi embutido. Assim um ou mais computadores, Tablets, smartphones, notebooks, etc. podem se conectar ao drive da mesma forma que se conecta a uma rede sem fio. O produto já vem com senha e nome da rede (SSID) pré-gravadas. Uma vez conectado ao drive o dispositivo tem acesso às pastas de conteúdo para serem consumidos. Há pastas com documentos, fotos, vídeos, músicas, etc. Para smartphones e Tablets há aplicativos para IOS e Android que tornam ainda mais simples o consumo de recursos e arquivos.

Exemplos de uso não faltam. Em uma reunião várias pessoas precisam obter o mesmo arquivo a partir de um disco externo... Em casa ou mesmo em uma viagem de carro, muitas pessoas podem ouvir música e ver filmes a partir de um repositório comum.


igura 09 – Seagate Wireless Plus – em destaque a luz de Wireless em operação (azul)
Antes de começar a testá-lo eu estava curioso em relação ao processo de instalação uma vez que pensei que para acessá-lo teria que configurar o equipamento como faria com um NAS (Network Attached Storage). Se fosse assim não seria tão simples para ser configurado. Mas o caminho implementado pela Seagate foi criativo e nada complicado, muito acessível para um usuário doméstico comum. Um exemplo da tela de acesso ao conteúdo está mostrado na figura10.


igura 10 – Seagate Wireless Plus –biblioteca de mídia e conteúdo para consumo

Cabe a questão, sendo WiFi este drive pode ser usado 100% desconectado da USB? Pode sim. Ele conta com uma bateria interna que segundo especificaçãoda Seagate tem capacidade para alimentar o drive por 10 horas de uso “típico”. Em uso contínuo a duração é um pouco menor. Nos meus testes submeti o Wireless Plus a stress de uso e ele permaneceu perto de 8 horas servindo conteúdo.

Mas caso se deseje usar por mais tempo que 8 ou 10 horas, como fazer? Descobri que apenas conectando o drive na porta USB (como HD externo) não alimentava o WiFi. Existe um segundo cabo USB com outro tipo de entrada que este sim serve para prover energia para o WiFi. Dessa forma o “dono” do drive pode deixá-lo conectado via USB (usando os 2 cabos) e outras pessoas também terão acesso ao drive, como se fosse uma “mini rede” por longo tempo.

Mas existe uma pergunta ainda não respondida. Você leitor deve estar incomodado se percebeu um detalhe muito importante. Se eu uso o recurso WiFi de meu notebook, Tablet ou smartphone para me conectar ao Seagate Wireless Plus, como vou poder usar Internet e me conectar ao mundo?? Dispositivos só permitem acesso a UMA rede WiFi por vez! Boa pergunta, certo?

A resposta é engenhosa! O Wireless Plus pode ser configurada para ele se conectar a outra rede WiFi!! Assim o usuário usa a Internet e mesmo acesso a uma eventual rede do escritório ou da casa passando pelo HD. É engenhoso e funciona! Torna-se transparente e dessa forma tanto conteúdo do HD como acesso a sites, e-mails, etc. é feito pela “dupla rede wireless” (a rede do HD e a rede do local).

Em uma situação ideal, com os dispositivos próximos, sem grandes obstáculos entre os aparelhos, é ótimo, mas este tipo de solução pode sofrer degradação de desempenho. No caso oposto (maiores distâncias entre os dispositivos ou obstáculos para o WiFi) esta situação de “dupla rede” levará a experiência de menor qualidade. Eu afastei o Seagate Wireless Plus da fonte de WiFi do escritório e acima de certo limite o uso da Internet e acesso a pastas de rede são feitos com mais morosidade.

Isso não é um defeito do produto e sim uma  opção de projeto, uma característica que se por um lado o torna extremamente prático e simples de usar, por outro lado exige alguma atenção. Não deve ser usado muito longe do roteador WiFi que se conecta à rede ou Internet.

Conclusão

Os dias que vivemos, nos quais um HD de backup era vendido e o usuário que se virasse para fazer ele mesmo seu backup estão longe!! Há algum tempo Seagate e mesmo alguns fabricantes concorrentes já começaram a embarcar em seus produtos algumas soluções de backup. Mas o Seagate Dashboard, presente nas duas soluções é um passo grande adiante das soluções que eu já tinha visto, mais complexas e que exigiam alguém com maior expertise para usar na totalidade o produto. A funcionalidade de integração com redes sociais para publicação de conteúdo a partir do drive e principalmente poder fazer backup automático do conteúdo destas redes é fantástico. Eu conheço uma dezena de pessoas pelo menos que empurram montes de fotos no Facebook e nem se preocupam em tê-las consigo. Nem falo da possibilidade do Facebook fechar de um dia para o outro, mas estas pessoas podem querer olhar estas fotos mesmo quando não conectadas. Como fazer?

O Wireless Plus traz consigo todas as virtudes do Backup Plus mais a capacidade de se transformar em um pequeno servidor de conteúdo e ser acessado via WiFi. Simples fácil e de configuração muito intuitiva (igual a se conectar a uma rede wireless). Como o padrão de rede WiFi é “n”, isso garante bom desempenho, suficiente para que vídeos diferentes sejam assistidos “pelo ar” por algumas pessoas simultaneamente. Fica apenas a sugestão para a Seagate, para melhorar este ótimo produto, o cabo USB de dados também poderia ser usado para alimentar e carregar a fonte de alimentação do WiFi  (para não precisar de dois cabos). E fica o alerta, não afastar em demasia o HD do roteador de caso ou escritório para que o acesso à Internet não seja comprometido nem acesso à rede local (se existir).

Eu diria que com o grande progresso de usabilidade e facilidade do software que acompanha estes HDs externos eles se diferenciam e tem valor adicional. A ideia de tornar o HD externo em um “mini servidor” de conteúdo é genial. Respeitados os limites da tecnologia, distâncias envolvidas, etc. vejo que uma nova categoria de dispositivo foi criada e possivelmente terá seguidores, usuários sendo beneficiados e outros fabricantes criando soluções parecidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário