segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Asus Zenfone 3 - entendendo o acidente com o Gorilla Glass

Acidente de percurso com o Gorilla Glass! 
      

Próximo tópico : Conclusão
Tópico Anterior : Explorando a câmera fotográfica
 

O Zenfone 3 é construído com o consagrado vidro Gorilla Glass 2.5, resistente e bastante adequado a este tipo de smartphone. Na versão Deluxe o Zenfone 3 usa o Gorilla Glass 4.0, versão mais evoluída deste material especial desenvolvido pela Corning. Ao longo do teste e do uso, o Zenfone 3 sofreu algumas quedas. Caiu de cima da mesa, caiu do meu bolso, caiu de cima de um sofá, de várias formas. Não quis propositalmente colocar o Gorilla Glass 2.5 à prova. Estas quedas apenas aconteceram ao longo do tempo, sem que nenhuma consequência funesta acontecesse. Que bom!! É resistente mesmo.

Mas no dia 23 de dezembro eu estava arrumando a bagagem no porta malas do meu carro para uma viagem de natal e ano novo quando o pior aconteceu. Eu tinha colocado o aparelho em uma démodé pochete que uso de vez em quando, mas esqueci de fechar o zíper. Lá pelas tantas o Zenfone caiu da altura de minha cintura rumo ao chão da garagem, feita de um concreto absolutamente duro. Tivesse caído “de chapa” e não “de canto” o Zenfone 3 teria resistido. Mas a queda no concreto, de canto, no lado superior esquerdo (o que ficou mais castigado) iniciou uma trinca que se estendeu pela metade superior da tela como mostra a foto abaixo. A parte traseira do Zenfone 3 ficou perfeita, sem uma trinca. E apesar das rachaduras, estou usando sem maiores problemas (salvo a redução da visibilidade).
 


figura 31 – como ficou o Zenfone 3 após a rigorosa queda no concreto

Este tipo de incidente não é incomum com smartphones, sejam quais forem. E não escolhe marca nem modelo. Já me aconteceu com um Quantum, com Samsung, Motorola... acontecem também com iPhones de forma geral. Se a queda é “de mal jeito”, principalmente na quina do aparelho, poucos se salvam. Agora vou executar o procedimento padrão da Asus. Abrirei um chamado para reparo fora de garantia, afinal foi uma queda e nada a ver com processo de fabricação ou defeito de fábrica. Aliás, eu me lembro que com o Zenfone 5, o primeiro que foi vendido no Brasil, eu tive problema parecido. Acionei o suporte, enviei pelo correio e em 8 dias tive o aparelho consertado de volta. E tomarei mais cuidado no futuro!! É minha dica.


Próximo tópico : 
Conclusão
Tópico Anterior : Explorando a câmera fotográfica

Introdução
Análise de usabilidade
A família Zenfone 3
Explorando a autonomia da bateria
Explorando a câmera fotográfica
Entendendo o acidente com o Gorilla Glass
Conclusão
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário