segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Asus Zenfone 3 - Avaliação Total - explorando a autonomia da bateria

Analisando em detalhes a autonomia de bateria do Zenfone 3
   
Próximo tópico : Explorando a câmera fotográfica
Tópico Anterior : A família Zenfone 3
   
O modelo de uso dos smartphones vem se alterando, tornando-se mais intenso. Isso se reflete na expectativa que as pessoas têm em relação à duração da bateria. Apenas 8 horas, já não é mais aceitável. Ninguém quer ficar dependente de cargas ao longo do dia ou no carro, embora isso possa acontecer em uma situação de emergência. Um dos principais motivos de eu demorar para testar um aparelho se deve ao estudo da autonomia da bateria. No mínimo 3 semanas de uso contínuo em regime de uso normal, com todos meus aplicativos do dia a dia instalados.


O Zenfone 3 foi até agora, entre os smartphones que testei o que apresentou a melhor autonomia de bateria nestas condições de uso!! Em média 18 horas e 12 minutos de duração!!!! Grosso modo, das 6 da manhã até a meia noite!!! Quem não será atendido nessas condições? Fantástico!! Durante o teste pude conversar com a Asus e me foi dada uma explicação. Quando usaram o processador Intel Atom para seu primeiro smartphone, uma plataforma adequada para o desempenho, mas longe de ser extremamente eficiente em termos energéticos, muitas otimizações e técnicas para aumentar a autonomia precisaram ser desenvolvidas. Agora, usando o ótimo SoC da Qualcomm, o Smartdragon 625, que é bem eficiente, este conjunto de tecnologias e medidas de economia levaram o Zenfone 3 a este patamar de desempenho na gestão da energia.

Durante todo o período de teste eu jamais precisei de cargas adicionais durante o dia. Não precisei! Mas digamos que o seu perfil de uso seja muito mais intenso que o meu, que você possa exaurir a carga na metade do tempo, o sistema de carga rápida vai ajudá-lo a ter algumas horas a mais com pouco tempo de recarga, mais 3.5 horas de autonomia com apenas 20 minutos de recarga ou a carga completa em 1 hora e 40 minutos.

Você que leu este tópico até aqui, se queria saber sobre a autonomia de bateria, em resumo, viu que eu obtive 18 horas e 12 minutos em média e isso coloca o Zenfone 3 como o melhor smartphone que já testei até agora em questão de autonomia. Se quiser saber o porquê disso, pode acompanhar os parágrafos abaixo onde detalho todos testes que fiz. Se esta conclusão já é suficiente e não quer se aprofundar, pode seguir para a leitura para o próximo tópico no qual falo da câmera fotográfica do Zenfone 3.

Fundamento meu teste de autonomia em algumas situações distintas. Algumas são apenas para referência e comparação com outros smartphones.

Standby: aparelho ligado, mas sem usá-lo de forma alguma, tela apagada, porém recebendo mensagens, e-mails e atualizações de redes sociais, conectado à rede 3/4G ou WiFI. Nesta situação o Zenfone 3 pode permanecer 185 horas até esgotar sua bateria, quase 8 dias!!

Youtube: o segundo cenário é de uso contínuo de Youtube. O mesmo vídeo sendo reproduzido ininterruptamente, tela sempre ligada, nível de brilho perto de 60%. Nesta função o Zenfone 3 permaneceu ativo por quase 12 horas.

Gravação de vídeo: O terceiro cenário é da função de filmagem na resolução 1980x1080 (full HD), tela sempre ligada, imagem sendo continuamente capturada e gravada. Descobri ser esta a situação que mais estressa a bateria do Zenfone 3, na qual ele segura a gravação de vídeo por 5 horas e 15 minutos.

Waze: O quarto cenário é do uso contínuo do aplicativo de navegação por GPS e identificação dos melhores caminhos. Era até então, até eu começar a fazer o teste de gravação de vídeo, este aplicativo o maior triturador de baterias que havia para qualquer smartphone. O Zenfone 3 consegue manter o Waze funcionando em média por 7 horas e 48 minutos!!!  Importante frisar “em média” porque há tempos já sei que o ritmo de consumo da bateria nesta situação depende do trajeto, da temperatura, se há incidência de sol no smartphone, etc. Capturei os dados de 18 viagens que mostro no gráfico abaixo. Raros são os smartphones que chegam a 5 ou 6 horas de autonomia nesta rigorosa avaliação! Seu antecessor, o Zenfone 2 entregava 4 horas e 6 minutos neste teste. Há smartphones que mal chegam a 3 horas. Outra forma de ver este mesmo número é, 1% de carga de bateria entrega cerca de 4 minutos e 45 segundos. O Zenfone 3 tem um comportamento excelente quando demandado pelo Waze!


figura 11 – autonomia da bateria usando o aplicativo Waze

Carga da bateria
: também julgo muito importante o tempo de carga da bateria. Caso tenha sido esquecido de carregá-lo de um dia para o outro, o Zenfone 3 ganha aproximadamente 1% a cada minuto. Levou 1h e 40 minutos (100 minutos) para a carga total, com ele ligado (mas sem usar). Vendo de outra forma, uma carga de 40 minutos confere autonomia extra de mais de 7 horas no regime “misto” que eu o submeti (um pouco mais de 18 horas de autonomia total). Ou mais de 3 horas e meia com apenas 20 minutos de carga. O que você acha? Eu achei muito bom. 


figura 12 – autonomia da bateria em diferentes atividades

Uso real
: o cenário que julgo mais importante é mesmo o “uso natural” do smartphone, no qual por pelo menos 3 semanas adoto o aparelho como meu único dispositivo do dia a dia, todos meus aplicativos, redes sociais, 4 contas de email, whatsapp, fotos, vídeos, etc. Há uma boa variabilidade na autonomia. Nos 21 dias testados, obtive uma vez mais de 21 horas de uso contínuo e no pior caso 12 horas e meia, média de 18 horas e 12 minutos. Avalio smartphones há um bom tempo e como meu padrão de uso não mudou tanto assim, é para mim referencial para comparações e por isso atesto que até agora, nenhum foi tão bem neste teste.

figura 13 – autonomia da bateria em regime “natural”

Ainda estou tentando correlacionar algumas informações como percentual de tempo de uso de tela, GPS, principais aplicativos, uso de fotos, voz, etc. Ainda não consegui um modelo matemático adequado, mas para os mais curiosos, a tabela abaixo contém o “diário de bordo” do meu teste. Podemos identificar de forma aproximada porque certos dias o consumo foi maior ou menor.
 

figura 14 – “diário de bordo do teste - regime “natural” (clique para ampliar)

O que julgo mais importante é destacar que estas 18 horas de autonomia média reflete o MEU PADRÃO de uso que com certeza não é igual ao do leitor. Posso ser mais comedido ou posso ter um modelo de uso mais intenso. Por isso que gosto de mostrar a tabela acima. Ela ilustra o que eu fiz a cada dia com o smartphone. Não por acaso o dia que teve maior consumo foi o que teve maior percentual de uso de tela, 34% do tempo ligada. Há dias com maior uso de GPS/Waze, há dias sem Waze, com fotos, voz, etc.

A forma de coleta de dados que utilizei foi muito simples, um pouco trabalhosa, mas simples. A cada dia registrava a hora que começava o uso, a partir de 100% de carga. No final do dia aferia o percentual usado e pelo tempo decorrido podia inferir o tempo total que teria durado a bateria naquele dia. Abaixo mostro algumas telas que exemplificam isso.

Neste particular dia comecei a usar o Zenfone 3 às 7:00 e encerrei o uso às 20:36 tendo consumido 61% da carga (sobrando 39%). Neste dia a tela consumiu a maior parte da energia, seguida pelo Waze e pelo Facebook e Whatsapp.


figura 15 – registro do consumo de energia de um dia típico

Interessante destacar que foram mais de 4 horas e 5 minutos de uso de tela, ou seja, tempo que manipulei o smartphone e mais de 2 horas e 5 minutos de Waze!! Um dia bastante típico para o meu padrão de uso. E mesmo assim, fazendo as contas, neste dia a autonomia prevista seria perto de 22 horas!!! Isso em 13 horas e 23 minutos e pela previsão do próprio Zenfone 3 (que bateu com os meus cálculos), haveria mais 9 horas de autonomia se o mesmo padrão de uso se repetisse.


figura 16 – registro do uso de tela e do Waze neste dia típico

Li alguns testes especializados na mídia que não destacaram a duração de bateria como vantagem do Zenfone 3 e até se manifestaram críticos a respeito. Percebi que nestas avaliações foram usados softwares e benchmarks para estressar o smartphone e assim depreender uma “duração de bateria”. Respeito este tipo de teste e vejo também utilidade nessa abordagem. Porém não existe nada como usar de fato o aparelho no dia a dia, com toda a variação natural de demanda, aplicativos diferentes, por tempos diferentes, etc. , ou seja, uso “humano” e natural do smartphone.

Também apresento os testes “isolados” (Youtube, standby, Waze, gravação de vídeo) para que dessa forma o leitor possa com estas informações todas de uma certa forma inferir como o Zenfone 3 seria adequado ou não para sua utilização. Pode haver smartphone cuja autonomia seja melhor?  Difícil, mas pode. Só que ainda não passou pelas minhas mãos. Tenho grande curiosidade para testar o Zenfone 3 Max e o Moto Z Play (teste em progresso) que pela capacidade de suas baterias prometem duração de bateria ainda maior. Será??!!

 

Próximo tópico : Explorando a câmera fotográfica
Tópico Anterior : A família Zenfone 3

Introdução
Análise de usabilidade
A família Zenfone 3
Explorando a autonomia da bateria
Explorando a câmera fotográfica
Entendendo o acidente com o Gorilla Glass
Conclusão

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário