segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Asus Zenfone3 - Avaliação total - Introdução

Introdução. Mais que uma nova versão, uma nova geração

Próximo tópico : 
Análise de usabilidade
Tópico Anterior : 

O Zenfone 3 foi lançado há várias semanas, 25 de outubro para ser exato. Nunca realizo testes rápidos. Não que eu não goste deste tipo de teste, é que não sei fazer assim. E muitas circunstâncias acabaram por me atrasar ainda mais. Mas achei muito bom que tenha acontecido assim porque dessa forma o “frisson” do lançamento passou e posso ser ao mesmo tempo mais preciso, extenso, mas também comedido, sem o impacto emocional do lançamento. Sua chegada em si foi cercada de grande expectativa. Jornalisticamente falando eu possivelmente cometo um erro ao antecipar logo no primeiro parágrafo a conclusão do meu teste. Mas o Zenfone 3 é um aparelho sensacional. Claro que há uma pequena aresta aqui ou ali, mas excedeu de forma destacada o que esperava dele.

Venho testando a linha Zenfone desde seu primeiro lançamento no Brasil, o Zenfone 5 um dispositivo modesto para os dias de hoje, mas ainda bastante competitivo em seu segmento, atualmente em nova versão, denominado Zenfone GO. A linha Zenfone 2, incluindo as variações Selfie, e Laser eram dispositivos evoluídos, um bom hardware de fato, a despeito de relatos isolados que ouvi de aparelhos perdendo funcionalidade após um ano de uso. Isso não aconteceu comigo, com o Zenfone 2 nem com o Selfie. Usei ambos por muitos meses.

O que fazia falta na linha Zenfone 2 era um acabamento mais refinado e mais bonito. Nisso o Zenfone 3 que testei esbanja em elegância e beleza! Seu acabamento envidraçado, tanto na parte dianteira e traseira, sua linha fina, bem fina, 6.16 milímetros apenas (7.7 se levar em conta o pequeno ressalto da câmera), bastante leve (155 gramas), frisos cromados discretos emoldurando cada lateral do aparelho... Gosto é subjetivo, eu sei, mas para mim os designers da Asus acertaram em cheio. Em termos de design o Z3 não fica devendo nada para o concorrente coreano ou californianos cujos smartphones custam mais que o dobro, ou seja, a percepção de valor estético é um grande destaque.


figura 01 – Zenfone 3 – visão frontal, traseira e espessura

A Asus posicionava o Zenfone 2 como um aparelho de nível intermediário. Mas com o Zenfone 3 que testei (modelo ZE552KL) ela pretende criar um segmento que denomina de “mid-high”. Faz sentido pelos atributos técnicos, estéticos, de design, mas não penaliza o consumidor com preços muito elevados (entre R$ 1400 e R$ 1900). A Asus coloca como seus principais concorrentes neste modelo o Samsung Galaxy A7 e o Moto Z Play.

Mas não só de beleza vive um smartphone certo? Cumprindo o protocolo necessário e desejado pelos leitores segue abaixo a ficha técnica do Zenfone 3 que testei (ZE552KL).




figura 02 – Zenfone 3 – especificações técnicas


Próximo tópico : 
Análise de usabilidade
Tópico Anterior : 

Introdução
Análise de usabilidade
A família Zenfone 3
Explorando a autonomia da bateria
Explorando a câmera fotográfica
Entendendo o acidente com o Gorilla Glass
Conclusão
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário