segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Asus Zenfone 3 - Conclusão final

Conclusão 
 
Próximo tópico : 
Tópico Anterior : 
Entendendo o acidente com o Gorilla Glass

Por ter testado o Zenfone 3 por mais de 45 dias (explicitamente) e usado ao todo por quase 3 meses posso apontar seus pontos fortes e fracos.  É um dispositivo que prima por um design refinado, bastante diferente de sua versão anterior. Seu acabamento em vidro nos dois lados e bordas levemente arredondadas lhe conferem uma elegância que o nivela a aparelhos que têm quase o dobro de seu preço. Sua tela de LED IPS é ótima em brilho, contraste e realismo das cores. Apenas a versão Deluxe tem tela Super Amoled, mas a resolução Full HD (1920x1080) está presente nos modelos, menos na versão Max, a mais simples, que é 1280x720.
 

figura 32 – Zenfone 3


O vidro Gorilla Glass 2.5 é bastante resistente, mas não é capaz de realizar o milagre de resistir a uma queda sobre uma superfície de concreto e ainda mais em uma trajetória oblíqua, pegando o canto do aparelho. Mas isso não me preocupou, pois no passado quando precisei de reparo em smartphone da Asus isso aconteceu de forma natural e rápida.

A qualidade do sistema ótico é bastante diferenciada, tanto para fotos em ambientes com ampla iluminação como em locais com pouca luz, situação que lida muito bem. Aprimoramentos das fotos, super resolução (64 MP interpolada de ótima qualidade), filmagem em Full HD e 4K, recurso de “time-lapse”, amplo modo manual, são alguns dos destaques. Apenas smartphones da concorrência que custam o dobro do preço têm alguns atributos mais amplos, como por exemplo, abertura f1.7 enquanto o Zenfone 3 tem abertura f2.0 e modo “pouca luz” (que o faz chegar praticamente ao mesmo resultado).

A durabilidade da bateria é um imenso destaque. Até agora eu jamais testara um aparelho que no meu padrão de uso entregara 18 horas de autonomia em regime “normal”. Não é benchmark e sim meu próprio hábito de consumo. Se você não leu o meu teste detalhado da bateria, recomendo que o faça, pois há vários outros cenários nos quais o Zenfone 3 foi amplamente competente!

Em termos de usabilidade, por sua configuração robusta, 4 GB de memória, armazenamento de 64 GB, resolução Full HD, tela LED IPS, processador de 8 núcleos Snapdragon 625 de 2.0 Ghz, Android 6 complementado pela ZenUI, atende a todas necessidades. Tem uso fluído, sem engasgo algum, rápido e responsivo. O sensor de impressão digital, aliás, presente desde o membro mais simples e barato da família, o Zenfone 3 Max de 5.2 polegadas, situado na parte traseira me deixou dividido. Às vezes amava ter o sensor ali e outras horas me irritava por não poder ter acesso frontal, é questão de costume e preferência. Acabei por me adaptar e gostei.

É uma opção excelente para quem vem usando smartphones de categoria intermediária e quer sem grande investimento adicional, ainda abaixo de R$ 1900 (começa a partir de R$ 1400), desfrutar de um verdadeiro “mid-high” como a Asus denominou. Leve, fino, elegante, rápido, bonito, duração de bateria diferenciada (melhor que já testei até agora), é real opção a ser considerada pelo consumidor.

   

Próximo tópico : 
Tópico Anterior : 
Entendendo o acidente com o Gorilla Glass

Introdução
Análise de usabilidade
A família Zenfone 3
Explorando a autonomia da bateria
Explorando a câmera fotográfica
Entendendo o acidente com o Gorilla Glass
Conclusão
     




Nenhum comentário:

Postar um comentário