sábado, 13 de dezembro de 2014

Asus Zenfone 6, mais que um Zenfone 5 vitaminado

O Asus Zenfone 6 tornou-se para mim um objeto de desejo para realização de um teste. O motivo era simples. Recentemente eu publiquei minha avaliação de seu irmão menor, o Zenfone 5 que me surpreendeu sobremaneira pela interface, agilidade e provocou dúvidas em relação à durabilidade da bateria. Por isso minha avaliação do Zenfone 5 foi mais centrada em descobrir como o modelo de uso (e aplicativos) afetam a vida da bateria do Asus Zenfone. O balanço final foi extremamente positivo e por isso mesmo nasceu a grande curiosidade em relação ao Zenfone 6.

Recomendo fortemente que o leitor deste texto leia minha análise do Zenfone 5 ou ao menos corra os olhos em busca dos tópicos que mais o interessa. Isso porque vou me fixar mais nas diferenças entre os dois modelos, que se não são tantas, são sensíveis e importantes. Este texto pode ser visto aqui: “Desvendando a autonomia da bateria do Asus Zenfone 5

O primeiro pensamento é que o Zenfone 6 é um Zenfone 5 vitaminado, cuja tela cresceu de 5 para 6 polegadas (2.5 cm maior na diagonal). Seria apenas isso ou haveria surpresas guardadas no formato de um smartphone maior? A propósito, o tamanho do aparelho desperta muita curiosidade e atenção. Eu não sabia se me adaptaria a um aparelho deste porte. As pessoas ficam de certa forma espantadas quando vêm o Zenfone 6. Mas como o mercado já tem soluções de tamanhos parecidos este aparente estranhamento vem diminuindo. Mas causa espanto quando um iPhone 5 de 4 polegadas é colocado ao lado do Zenfone 6, a diferença de tamanhos é bem sensível.

O “hardware” em si difere do Zenfone 5 obviamente no tamanho do aparelho incluindo os seguintes pontos:
  • Tela de 6 polegadas (5 polegadas)
  • Peso de 196 gramas (145 gramas)
  • Dimensões 166,9 x 72,8 x 9,90 mm (148,20 x 72,80 x 10,34 mm)
  • Processador Intel Atom Dual Core 2.0 Ghz Z2580 (Atom Dual Core 1.6 Ghz)
  • Câmera de 13 Mpixels (8 Mpixels)
  • Bateria de 3300 mAh (2110 mAh)



figura 01 – visão frontal e lateral do Zenfone 6

Descobri nas semanas que estive com o Zenfone 6 que calças sociais masculinas ainda são capazes de acomodá-lo sem problemas, mas calças jeans ou bermudas não o comportam no bolso. Mulheres com suas bolsas, desde que não sejam minúsculas também são candidatas a receber o Zenfone 6. Porém ao interagir com as pessoas não achei muitas mulheres que tivessem se encantado com este tamanho de smartphone. Pode ser apenas o começo de uma nova tendência e por isso ainda não cativou o sexo feminino. Pode ser uma questão de tempo. Mas regras existem para ter exceção. Minha amiga Bia Kunze, a “Garota sem Fio”, destacada e importante analista de dispositivos móveis gostou bastante do Zenfone 6.

A Asus tem um discurso de marketing muito engenhoso para justificar um dispositivo grande assim. Mas seria apenas discurso? “Com a popularização de diversas plataformas de comunicação como SMS, Facebook Messenger, WhatsApp, Viber, etc. as pessoas têm falado menos ao telefone (voz) e usado mais recursos online. Por isso favorecer a boa experiência no uso dos recursos online é algo que vai na direção da expectativa dos usuários e isso passa pela disponibilização de uma tela maior”.

Eu endosso esta fala. Senti na minha própria pele. Confesso que antes de iniciar o teste achava o Zenfone 6 um trambolho, grande demais. Vou devolver o aparelho amanhã e já vou estranhar muito meu Zenfone 5 ou mesmo o meu smartphone de tela de 4 polegadas (BlackBerry Z10). Não imaginava que eu me adaptasse tão bem a este formato. Imaginei que iria simplesmente tolerar o aparelho deste tamanho, mas o que aconteceu foi uma total adaptação.

Para ajudar as pessoas que estão muito acostumadas com aparelhos de 4 polegadas o Zenfone 6 tem um recurso muito interessante chamado “One Hand Mode”. Aparelhos pequenos são manipulados por algumas pessoas com apenas uma mão. Normalmente apoiando o aparelho na palma da mão e usando o dedão para digitar ou clicar. Ao acionar este criativo recurso a totalidade da interface é reduzida para uma área de 4.3, 4.5 ou 4.7 polegadas, alinhado à esquerda (para canhotos) ou à direita. Como não tenho o hábito de usar o telefone com apenas uma mão, não usei muito este recurso, mas vejo grande valor para quem migrar de um dispositivo pequeno para um grande e possivelmente vai assim até que se acostume com a interface grande (aliás muito fácil de se acostumar).


figura 02 –Zenfone 6 no modo “uma mão” simulando tela de 4.3”

Ilustrando as diferenças de tamanho

As fotos abaixo exibem o Zenfone 6 comparado com seu irmão menor, o Zenfone 5 e na outra imagem comparado ao Z10, um smartphone de 4.2 polegadas. É perceptível a diferença na dimensão dos ícones e das letras. Apesar da tela maior o Zenfone 6 tem a mesma boa resolução de tela de seu irmão menor, ou seja, 720x1280 pixels. Mas o tamanho garante uma área de tela mais de 40% maior!
  

figura 03 – comparando Zenfone 6 e Zenfone 5


figura 04 – comparando Zenfone 6 e BlackBerry Z10 (4.2 polegadas)

Sobre o GPS

Este tópico merece muito cuidado. Mas preciso registrar minha experiência. Ao usar aplicativos que utilizam o GPS (predominantemente o Waze) percebi que o Zenfone 6 teve um comportamento menos estável. Claro que o GPS funciona, dá a informação correta, localização correta. Mas quando o sinal é perdido, algo que pode acontecer, demorava muito para obter novamente a localização e durante algum tempo o GPS fica “maluquinho” achando que está em locais diferentes (mas nas imediações). Depois de um tempo ele “se acha”. Isso não acontecia no Zenfone 5. Poderia ser um “azar”, esta unidade ter sido montada com uma antena de GPS com menor sensibilidade. Mas conversando com outros dois jornalistas que também fizeram testes com o Zenfone 6, eles relataram o mesmo fenômeno.

Não faria sentido um comportamento diferente do apresentado pelo Zenfone 5. Porém ficou famoso o caso do iPhone que perdia sinal por conta da posição que o usuário o segurava e que foi resolvido pela adoção de uma capa protetora que impedia o posicionamento dos dedos nos locais que o atrapalhava. Essas coisas são delicadas e sensíveis. Preciso relatar o que observei. No teste o GPS funcionou, Waze funcionou, tudo a contento. Mas com menor estabilidade em relação ao Zenfone 5, demorando um pouco mais para estabilizar o sinal. Talvez a antena do GPS posicionada alguns milímetros mais para cima ou mais para baixo tenha fetado o desempenho. Mas repito, sem prejuízo operacional. Apena um pouco menos estável.

Sobre a bateria...

Após publicado o teste do Zenfone 5 muitas pessoas interagiram comigo acerca da bateria, aliás tema que fora foco e destaque em meu texto. O Zenfone 6 tem bateria de 3300 mAh (57% maior que a bateria do Zenfone 5 de 2100 mAh). Isso significa que sua autonomia é pelo menos 50% maior? Não, isso não é verdade e nem poderia ser. Eu explico. Após alguns cálculos cheguei à conclusão de que o Zenfone 6 tem área de tela (LCD) cerca da 44% maior e a velocidade de seu processador de 2.0 Ghz é 25% mais rápido (consome um pouco mais).

Se o leitor olhar as tabelas e gráficos que eu fiz no teste do Zenfone 5 (não vale a pena replicar aqui) digo que o Zenfone 6 nos meus testes apresentou duração de bateria cerca de 15% a 20% MELHOR. Isso significa que para o MEU MODELO DE USO resultou entre 12 e 13 horas de uso (sem usar navegação por GPS e o aplicativo WAZE que consome toda bateria em pouco mais de 3 horas). Em standby absoluto (mas sem ao menos olhar o telefone) a autonomia foi de aproximadamente 92 horas.

Veja que temos 3 números. 3 horas usando o Waze, 13 horas em regime “normal” e 92 horas em standby. A origem da polêmica na discussão da duração de bateria está no MODELO DE USO. Cada um tem seu. É como comparar o consumo de gasolina de um automóvel. Duas pessoas nunca vão chegar ao mesmo número porque dirigem de formas diferentes. Assim se alguém usar o smartphone (qualquer que seja ele) como um “notebook de bolso”, com a tela 100% do tempo em atividade e trafegando dados quase o tempo inteiro, nunca obterá as horas de autonomia propaladas pelos fabricantes (Asus ou qualquer outro) nem mesmo ao que eu obtive.
 

figura 05 – análise dos aplicativos que mais usaram a bateria em determinado momento
      
Ainda vale destacar que a quantidade e o perfil das aplicações instaladas afeta a durabilidade da bateria.  No meu caso instalei cerca de 25 aplicativos (além dos que já estão presentes no Zenfone). Há relatos sobre o alto consumo de bateria que a sincronização de contatos do Facebook causa no Android, bem como todo aplicativo que fica periodicamente acessando a rede para busca ou atualização de informações. Um dos modos de economia de energia “agressivo” do Zenfone impede que aplicativos se comuniquem enquanto a tela estiver apagada (em standby). Cada um sabe se isso é bom ou não para si. Mas o recado importante é que o tipo e a quantidade de aplicativos afeta MUITO o consumo de bateria. 

E a assistência técnica da Asus!?? Precisei e testei!
   

Infelizmente acidentes acontecem. Aconteceu comigo. Na verdade não com o Zenfone 6 e sim com o meu Zenfone 5. Mas aconteceu durante o teste do Zenfone 6. O Zenfone 5 estava no bolso de uma calça que ao ser recolhida para ser lavada o aparelho caiu do bolso no chão, de uma altura de um metro aproximadamente. Para minha surpresa o resistente Gorila Glass trincou e no entorno da trinca surgiu uma mancha preta. O smartphone continuou a funcionar, mas com este incômodo. Sinceramente fiquei na dúvida se era um problema de fabricação (vidro mais frágil) ou se ele caiu de mal jeito mesmo.

De toda forma eu liguei no número de atendimento ao cliente da Asus (que descobri no site). Contei sobre o acidente, que fora causado por uma queda. Feito meu cadastro (dados pessoais e do aparelho) fui informado que em dois ou três dias receberia um e-mail com uma autorização de postagem para a assistência técnica. Isso aconteceu em uma 4ª feira. No dia seguinte recebi o tal e-mail. Na 6ª feira fui à agência do correio postar o Zenfone 5. A única despesa que tive foi de R$ 2,00, valor referente à embalagem.

Segundo o SAC o smartphone seria avaliado e eu receberia um orçamento por e-mail, que após aprovado receberia instruções para pagamento. Depois receberia o aparelho reparado em minha casa. Dias se passaram e eu não recebi o tal orçamento. Fiquei preocupado. Mas pelo site tinha como acompanhar o status do conserto. Ótimo recurso. Vi que o aparelho já estava em reparo.

Final da história, na outra 6ª feira, uma semana após eu ter postado o Zenfone 5 ele chegou na minha casa, consertado, com um nova e brilhante tela. O aparelho veio no padrão de fábrica, ou seja, foi reinicializado. Como eu tinha feito cópias de tudo que me interessava antes isso não teve nenhuma consequência.

Na avaliação que a Asus fez deve ter descoberto que o vidro estava fragilizado e fez o conserto em garantia. Isso ou algo parecido. Fato é que não paguei pelo conserto e entre ligar para eles e ter o aparelho consertado de volta entregue na minha casa se passaram 8 ou 9 dias. O que dizer?? Não pode ser melhor que isso!! Parabenizo a eficiência, presteza e profissionalismo da assistência técnica da Asus no Brasil!!! Uma tranquilidade para quem tem Zenfone 5 e Zenfone 6.     


Observações pós teste e conclusão 
 
Estou finalizando este texto já tendo devolvido o Zenfone 6 para a Asus. Retornei para meu habitual smartphone de 5 polegadas (Zenfone 5). Incrível como qualquer aplicativo, seja Facebook, leitura de e-mails, WhatsApp, em tudo, estou achando as letras muito pequenas!! Imagine se eu tivesse voltado para o meu BlackBerry Z10 de 4.2 polegadas!! Fato concreto, a tela grande obviamente tem letras maiores, mas não se trata de um luxo, algo que seja supérfluo. Se assim fosse eu repararia a diferença, mas sem sentir saudades da tela de 6 polegadas.

Apesar de saber que se tratava de um dispositivo mais avançado, maior tela, etc. não tinha muito palpite sobre minha adaptação e percepção de maior valor (para mim) do Zenfone 6. Estava enganado. É um dispositivo avançado, com uma proposta de modelo de uso diferenciada proporcionada exatamente por sua dimensão. Tem preço sugerido de varejo de R$ 999, valor bastante agressivo frente às suas características. Relembro que duração de bateria, resolução e qualidade das fotos (que já era boa no seu irmão menor) e velocidade de processamento são melhores que o Zenfone 5, um aparelho que tem sido muito bem aceito pelo mercado.

Mas reconheço que é uma questão de gosto e adaptação. Se você torce o nariz (como eu fazia) por conta do tamanho avantajado, dou uma dica. Olhe com seus próprios olhos, experimente, faça um breve teste. No meu caso eu mudei minha opinião. Posso vir a ser um usuário constante de um smartphone deste tipo,  deste tamanho.  O GPS apresentou certa lentidão para se ajustar após perda de sinal. Este é o ponto negativo que destaco. E se a pessoa pretende usa o smartphone como “notebook de bolso”, em operação por todo tempo, deverá usar baterias portáteis ou procurar outro smartphone (não vai achar pois desconheço dispositivo que funcione neste modelo de uso o dia todo). Conclusão, Zenfone 6 mais que aprovado.


Agora se você está lendo isso depois de setembro de 2019 e queria mesmo era saber do Zenfone 6 que será lançado em 21 de outubro de 2019, meu grande e bom amigo Rudy Caro fez um review definitivo sobre esse smartphone. Assista seu vídeo abaixo ou clique aqui.





figura 06 – análise dos aplicativos que mais usaram a bateria em determinado momento

figura 07 – visão frontal e lateral do Zenfone 6


40 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Flavio Xandó, boa noite. Por não encontrar um canal de comunicação com você, mesmo de forma inapropriada, resolvi deixar esta mensagem, desculpe-me. Por meio de onde eu posso te enviar uma pergunta? Atenciosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro PP este site/blog foi feito para atender a um interesse público. Se eu começar a responder perguntas individualmente isso só vai atender a uma pessoa e não todos que leem os meus textos. Fique 100% a vontade para compartilhar sua dúvida neste espaço!! Abs

      Excluir
  3. Estou procurando o zenfone 6 2.0 Ghz. só acho p 1.6 Ghz, tem muita diferença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diferença existe pois é cerca de 20% mais rápido o processador, mas não imagino grande diferença no comportamento. Já tentou no site de vendas da própria Asus?

      Excluir
    2. Flávio, na verdade percebi q estão comercializando com especificação incorreta, comprei o meu com especificação de 1.6 porém pelo myasus informa 2.0, espero ter ajudado

      Excluir
    3. Prezado, o meu aqui parece não ser 2.0, e o pior, o chip 2 parou de funcionar

      Excluir
  4. Olá, Eu comprei um Zenfone 1.6 c 8gigas e único inconveniente foi a bateria pois não pesquisei corretamente e não vi que ele só fornece 6.5h de bateria com internet 3G ligada...triste pois agora que resolvi usar o whatsapp morri na praia. Obs. quem tem Vivo não se preocupe basta ligar p suporte e pedir ajuda p configurar a internet, sim isso mesmo o cel não é nativo da vivo por isso não tem configuração nenhuma de internet, nem torpedo recebe. Agora o que ninguém comenta é que ele é quase um pc graças ao intel nele, roda ppsspp p psp melhor que galaxy note 3 neo e outros! sim isso mesmo roda tudo sem problema de som ou retardo (leg.) 10 nota 10 nem s4 nem note 3 nem moto g2 nem sony t2 ninguém fez o que ele conseguiu...muito bom! para o Zenfone se tornar o melhor basta melhorar a bateria e por instalação dos programas para o micro sd como o sony xperia C ou alcatel fez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo não procede o que você falou. Eu testei com um chip da VIVO e tinha todas as funções funcionando normalmente.

      Excluir
  5. Não consigo encontrar o Zenfone 6 - 2.0 Ghz em lugar nenhum. Já pesquisei em todos os lugares e não acho. Flávio, sabe me informar onde posso encontrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ASUS tem um canal de atendimento a cliente que funciona extraordinariamente bem e também tem venda direta pelo seu site.

      Excluir
  6. Desejo saber quantas horas devo deixar carregando o zenfone 6 pela primeira vez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ilton, o fabricante fala em 12 horas. Acho um certo exagero, mas já que é uma vez só...

      Excluir
  7. Flavio, permita-me uma pequena correção: a bateria do Zenfone 6 é, aproximadamente, 36% maior que a do Zenfone 5, e não 57% maior, como relataste. Dito isso, gostaria de te parabenizar pelo excelente e aprofundado review, o melhor que já vi. Estou interessado na compra de um celular dessa categoria. Procuro um celular para uso moderado, sem utilização de banda 3g e aplicativos como whatsapp. Nessas condições, conforme a sua experiência, você acha que a bateria terá uma autonomia de quantas horas, aproximadamente? Comparando os Zenfones 5 e 6 com o Iphone 4s, qual deles, na sua avaliação, possui maior relação custo-benefício? Desde já, grato pela atenção! Ass: João José

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro João José obrigado pela colaboração e correção!! Mas fazendo as contas, a bateria do Z5 tem 2110 mAh, multiplicando por 1,569 chega nos 3300 mAh da bateria do Z6. Penso que dessa forma conta está certa. Se você dividir 2110 por 3300 chegará no 36% que falou (0,64). Mas EM RELAÇÃO ao Z5 a bateria é 57% maior.

      Excluir
  8. Olá, estou ansiosa para adquirir um zenfone 6, só que possuo microchip, será que o zenfone é adaptável ou vou precisar da base para que o microchip "volte a ser um chip normal"? E qto ao carregamento, será que posso carregar com o parelho ligado e ainda fazer a utilização do mesmo enquanto carrega ou isso prejudica a bateria como ocorreu com o meu atual celular?
    Obrigado e aguardo resposta :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cro anônimo o chip do Z6 é o mesmo da imensa maioria dos telefones. Só o iPhone 5 e 6 têm o nano chip.

      Excluir
  9. Boa tarde

    Estou entusiasmado com o review, só que vi um review anterior a este que o utilizador e testador do aparelho, fivou constrangido de usar o mesmo em publico em um shopping devido ao tamanho ter chamnado tanta atenção.... É tão grande assim mesmo? E o estranho que a Asus em seu site so disponibiliza o de processador inferior e de 1.6 ... O que voce testou foi de 1.6 ou 2.0?existe uma duvida... Vi reportagens sobre o aparelho dizendo que o processador z2580 trabalha a 2.0 e o que voce testou foi a 1.6...E no site da Awsus so tem o 1.6 para vender Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Silver eu já testei e usei o Asus FonePad de 7 polegadas, sensivelmente maior, um verdadeiro Tablet com chip de telefone. O Zenfone 6 é grande, mas não a ponto de causar constrangimento. Lembre-se que o iPhone 6 Plus é deste mesmo tamanho e os usuários não ficam com vergonha de usá-lo. Testei o 1.6 e gostei muito.

      Excluir
  10. Caro Flávio,
    Meu Zenfone 5 molhou e não liga mais.. :-(
    Você poderia disponibilizar o telefone da AT que você encaminhou o seu?
    Sei que a garantia não irá cobrir esse tipo de dano, mas quero pagar o conserto na AT autorizada.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Prezado Flavio
    Esta avaliação feita por você foi mais que util para mim.. ela decidiu a minha compra, hoje sou um feliz usuário deste excelente smartphone, o tamanho é perfeito para mim, acredito que ate o momento é umas das melhores relações custo/beneficio do mercado com valores < R$1000, só um detalhe o modelo comercializado no Brasil é 1.6Ghz, em outros países é 2 Ghz e outro interessante segundo CPU-Z o densidade da tela é 320 dpi... ;) Obrigado por tua avaliação!

    ResponderExcluir
  12. Caro Flávio, comprei um z6 a dois dias e operando com ele de forma contínua apenas utilizando o whatzap e fazendo pesquisas na internet na conexão 3g ele leva 4h30min para zerar a bateria por completo. As configurações estão assim: modo de economia otimizado,iluminação da tela auto e a sincronização do email está a cada 15 mim. Vale salientar tbm que não tenho waze e baixei uns Apps que não aparecem na grade de estatística de consumo(pois ainda não os usei).Será que essa pouca durabilidade tem a ver com fato de a bateria ser nova ou será um defeito de fábrica ? Fiquei decepcionado ,pois esperava mais nesse quesito do zenfone 6. Desde já agradeço!abraços!!

    ResponderExcluir
  13. Amigo Flávio, poderia me esclarecer sobre uma mancha branca que reparei no canto inferior proxima a ''casinha'' onde clicamos para voltar na tela principal do Zenfone6, seria possível esta pequena mancha se expandir, aja vista que incomoda em paginas brancas, só que a mesma não é visível em paginas coloridas. O facebook ex: incomoda demais

    ResponderExcluir
  14. #arrependido. Zenfone 6, estragou. Comigo 2 vezez
    Primeira vez bateria viciada, mesmo novo.
    Segunda vez não está funcionando auto falantes, funciona somente fone superior frontal.
    #semsorte
    Não recomendo

    ResponderExcluir
  15. #arrependido. Zenfone 6, estragou. Comigo 2 vezez
    Primeira vez bateria viciada, mesmo novo.
    Segunda vez não está funcionando auto falantes, funciona somente fone superior frontal.
    #semsorte
    Não recomendo

    ResponderExcluir
  16. Derrubei meu zenfone 6 e ele queimou a tela, realizei a troca e depois disso percebi que o chip 2 fica perdendo a conexão direto e também a conexão de dados perde sinal frequentemente, não sei se tem relação com a manutenção que realizei.
    Outro ponto , acho o volume muito baixo para ver vídeos ou ouvir músicas ...

    ResponderExcluir
  17. Me interessei pelos Zenfones e pelo Fone Tablet da Asus mas fiquei em dúvida com o fato das baterias não serem removíveis. Isto significa que quando a bateria "morrer", o aparelho deve ser jogado fora? Ou a Asus coloca uma nova? A que preço? E qual o tempo de vida útil dessas baterias? Parabéns pelos competentes "reviews". Grato.

    ResponderExcluir
  18. Existem muitas reclamações do Zenfone 6 no reclame aqui, alguem vivenciou algum problema no aparelho ?

    ResponderExcluir
  19. O zenfone 6 leva quanto tempo para carregar completamente?

    ResponderExcluir
  20. No Asus Zenfone 6 é normal o sensor central parar de funcionar, assim sendo possível apenas usar o sensor esquerdo para acionar as tarefas?

    ResponderExcluir
  21. O Asus Zenfone 6 ele só pega com micro chip ou pega com chip comum ?

    ResponderExcluir
  22. O Asus Zenfone 6 ele só pega com micro chip ou pega com chip comum ?

    ResponderExcluir
  23. Estou em dúvida entre comprar o Zenfone 6 e o Lg G3 STYLUS, qual vocês me recomendam?

    ResponderExcluir
  24. Sabe dizer se o Zenfone6 atualiza para o Android 5.1.1 Lollipop?

    ResponderExcluir
  25. O meu está com problema no cartão SD. Está reiniciando várias vezes...

    ResponderExcluir
  26. Comprei um Zenfone 6 2ghz, e não consigo achar capa e nem pelicula pra ele. Ja pesquisei na internet, e não acho nada a respeito. cheguei a comprar a do zenfone 2 laser e também do zenfone 6, mas são diferentes. Preciso de uma ajuda.Meu e-mail é ftluci@hotmail.com. Se alguém souber de algo.

    ResponderExcluir
  27. Comprei um Zenfone 6 2ghz, e não consigo achar capa e nem pelicula pra ele. Ja pesquisei na internet, e não acho nada a respeito. cheguei a comprar a do zenfone 2 laser e também do zenfone 6, mas são diferentes. Preciso de uma ajuda.Meu e-mail é ftluci@hotmail.com. Se alguém souber de algo.

    ResponderExcluir
  28. Comprei um Zenfone 6 2ghz, e não consigo achar capa e nem pelicula pra ele. Ja pesquisei na internet, e não acho nada a respeito. cheguei a comprar a do zenfone 2 laser e também do zenfone 6, mas são diferentes. Preciso de uma ajuda.Meu e-mail é ftluci@hotmail.com. Se alguém souber de algo.

    ResponderExcluir
  29. Amazing, Your blogs are really good and informative. I got a lots of useful information in your blogs. We've removed the unnecessary 'marketing' text and put a focus on getting users to actually try the app to see if they like it. We hope you like it Personal Injury Lawyer Fairfax. It is very great and useful to all. Keeps sharing more useful blogs..

    ResponderExcluir