sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Mais de 750 mil computadores foram afetados por vírus voltado ao MAC OS X

Por muito tempo os usuários de MAC sentiam-se imunes às agruras dos programas maliciosos, vírus, malwares, etc. Isso nunca foi verdade, pois há ameaças para MAC desde muito tempo, porém em escala muito reduzida. Não se pode mais falar isso. Segundo a empresa ESET o recente vírus FLASHBACK já se acomodou confortavelmente em mais de 750 mil maçãs ao redor do mundo.

O que antes era "privilégio" dos PCs, agora não é mais. A nota da ESET com esta informação está detalhada abaixo. A mensagem implícita ou talvez mesmo explícita, é que os usuários de MAC OS não podem mais abrir mão de uma solução de segurança para suas estações de trabalho.

Flavio Xandó






ESET calcula que mais de 750 mil computadores foram afetados por vírus voltado ao MAC OS X

Segundo investigação do laboratório da ESET, 17,18% dos equipamentos infectados pelo malware Flashback na América Latina encontram-se no Brasil
A fornecedora de soluções de segurança ESET acaba de divulgar um relatório no qual aponta que cerca de 750 mil computadores foram infectados pelo Trojan (Cavalo de Troia) Flashback, código malicioso voltado ao sistema operacional Mac OS X. Do total de equipamentos afetados, cerca de 6,9 mil encontram-se no Brasil.

Segundo o relatório, o Brasil foi o segundo país em número de usuários de Mac infectados pelo Flashback na América Latina, só atrás do México, com 18 mil computadores afetados – que representam 45,22% de todos os problemas identificados no mercado latino-americano.

De acordo com os especialistas do laboratório da ESET o pico de infecção ocorreu no mês de março de 2012, quando identificou-se que essa ameaça utilizava uma vulnerabilidade no Java para instalar-se em equipamentos com o sistema operacional Mac OS X, da Apple. “No início de maio, o último Centro de Comando e Controle utilizado pelos cibercriminosos para administrar a rede de computadores zumbis infectados pelo Flashback foi fechado”, afirma Raphael Labaca, Coordenador de Ameaças e Pesquisa da ESET América Latina.

O Flashback, que teve sua aparição primeiramente reportada em fevereiro deste ano, injetava o código malicioso nos navegadores e outras aplicações com o intuito de roubar nomes de usuários e senhas de sites como o Google, Yahoo, PayPal entre outros. Além disso, ele convertia as máquinas infectadas em equipamentos zumbis conectados a uma rede botnet.

“Esse tipo de ameaça serve para mostrar que nenhum equipamento ou tecnologia está livre da ação dos cibercriminosos. Por conta disso, os usuários devem ter consciência de que a única forma de evitar os ataques virtuais é combinar ferramentas voltadas a detectar e corrigir ameaças com um comportamento seguro”, aconselha Camillo Di Jorge, country manager da ESET no Brasil.


2 comentários:

  1. Se eu fosse um bom publicitário venderia a ideia de q antivirus para a Maça só teria um: Agrotóxico! (entendeu a piada, maça, praga, agrotóxico...ahuah)
    Falando sério, isso tava na cara q aconteceria cedo ou tarde né... o negócio é se especializar em segurança for macs e produtos apple. Falando em apple, vc tem alguma indicacao de lugar pra fazer cursos (mac os, seguranca etc) ai em SP?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante a sua ideia Paulo!! Essa do "agrotóxico"!!!
    A coisa é simples. MAC não pega vírus... de PC, mas pega vírus de MAC. PRECISA ter uma proteção. Sobre cursos não conheço, mas é uma boa ideia ir atrás!! Abs

    ResponderExcluir