segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Motorola XOOM 2 – bom tamanho, leveza e desempenho

O mercado de Tablets está efervescente. Desde que foi inventado, e é importante saber que não foi pela Apple, passou por momentos de ostracismo, mas agora vive seu esplendor. De certa forma o Tablet pode ser considerado o real “MID” (Mobile Internet Device) que foi concebido anos atrás, mas só agora encontrou seu formato ideal e ótima usabilidade. Dentre tantas alternativas, tive a felicidade de obter para testes o Motorola XOOM2 e pude usá-lo por um longo tempo. Não foi apenas “um teste”. Ele foi o meu Tablet de uso pessoal por um bom período.


Confesso que meu perfil de uso de dispositivos móveis me obriga alternar entre notebook, Tablet e smartphone. Percebi claramente que cada um tem o seu melhor momento e seu melhor uso. Sei que há pessoas que claramente podem passar sua vida apenas com o Tablet, que não é o meu caso. Mas eu me descobri optando pelo XOOM 2 em diversas ocasiões e isso me chamou a atenção.
 
Motorola XOOM 2 

Seu tamanho, 25.4 cm (10 polegadas) x 17.4 cm , espessura de 0.88 cm e 599 gramas de peso são para mim dimensões mais que adequadas. Sua tela tem 10 polegadas de área útil. É leve e sua grande tela de 1280x800 de resolução permite uma experiência muito boa no uso da Internet e dos aplicativos nativos ou incorporados (download) no dispositivo. Eu me vi menosprezando meu smartphone por muitas vezes em favor do XOOM 2, pois não há experiência melhor no uso da Internet. Sou enfático ao repetir isso, pois fora as várias outras características técnicas de destaque, isso foi o que marcou mais fortemente na minha experiência de uso com ele.

Pude usá-lo via WiFi em plena velocidade, pois ele suporta o padrão 802.11n (mais rápido – entre 150 e 300 Mbps) e com menor intensidade com acesso 3G, uma vez que o modelo testado contempla o slot para chip das operadoras de serviço de celular. A experiência foi boa e semelhante nas duas situações, com maior desempenho obviamente no uso WiFi uma vez que a conexão testada era 20 Mbps contra 1 Mbps do provedor 3G. O navegador de Internet é rápido e suporta tudo que é necessário como Flash, Youtube, HTML5, etc.

XOOM 2 de frente e de perfil

Um atributo que é de extrema importância em um Tablet é a duração de sua bateria. O XOOM 2 é bastante sensível em função do padrão de uso de seu usuário. É divulgada duração de bateria de 10 horas. No meu dia a dia, em regime de uso intenso, praticamente sem parar de usá-lo tempo algum ele permaneceu 6 horas e 20 minutos ativo. Em regime moderado, uso leve ele durou 11 horas e 30 minutos e ainda não esgotou totalmente sua bateria. Partindo da premissa que um Tablet não é uma estação de trabalho, seu uso principal é para consumo de informações como sites, e-mails, rede sociais, etc. este nível de autonomia é bastante apropriado para seu usuário.

O XOOM2 leva uma vantagem em relação ao seu antecessor XOOM. A versão atual permite que ele seja carregado via cabo USB enquanto a primeira versão exigia que ele fosse ligado a um adaptador e tomada. Na prática percebi que o tempo de carga do XOOM 2 depende do tipo de USB utilizada. Em notebooks percebi ser mais lento o tempo de carga. Usando adaptadores de tomada com plug USB ainda é o melhor processo. Também usei baterias auxiliares como o Innergie PocketCell com pleno sucesso para a recarga da sua energia.

Ainda sobre economia de energia o XOOM 2 em sua configuração padrão é extremamente agressivo” nas medidas de conservação de sua bateria. Basta que você não o manipule por alguns segundos que ele já se coloca em modo de baixa energia, tela desligada e que exige que o botão de ligar seja pressionado novamente. Confesso que no começo me irritei um bocado com isso, mas entendi o motivo, afinal o que o XOOM 2 tem de melhor, uma tela grande, com ótimo brilho e legibilidade é também o elemento que mais gasta energia.

XOOM 2 – perfil muito fino

Mas a irritação com ter que sempre religar o XOOM 2 também se deu porque recebi o Tablet com o botão já “afundado”. Provavelmente pelos lugares por onde ele passou e foi testado antes não houve delicadeza suficiente e o botão ficou premido. Dessa forma meu esforço para religá-lo era sempre maior do que seria normal. Fica a dica, como qualquer dispositivo eletrônico de alta tecnologia o XOOM 2 deve ser tratado com delicadeza. Não atribuo este “defeito” que apareceu como fragilidade do produto.

XOOM 2 – em destaque à direita o botão de liga/desliga que me deu trabalho

Algumas funções encontradas são óbvias, mas ao mesmo tempo surpreendentemente úteis. Exemplo, quando usado com chip 3G o XOOM 2 pode ser usado como ponto de acesso sem fio para compartilhar a Internet entre os usuários próximos (via WiFi). Da mesma forma, como seria esperado, a loja de aplicativos é bastante acessível e com imensa variedade de títulos, gratuitos ou pagos. Ilustrando este ponto, um dos usos que faço de um Tablet é acesso remotamente alguns de meus outros computadores. Descobri uma dúzia de aplicativos dos quais um dele gratuito o qual instalei e usei perfeitamente. Como é normal neste ecossistema Android, os produtos pagos têm sofisticações que melhoram a experiência de uso. A opção fica por conta do usuário.

Falando em aplicativos, o destaque do XOOM 2 é ele contar com um forte processador de 2 núcleos que garante um desempenho bastante bom ao executar os programas e aplicações. Corro o risco de ser redundante, mas ele vem com aplicativos pré-instalados para e-mail, acesso a redes sociais, jogos, Google Maps, Gmail, Google Talk, QuickOffice,  Citrix, GoToMeeting, etc.

Além do conector mini USB o XOOM 2 dispõe de slot para cartão de memória micro-SD para aumentar mais um pouco sua capacidade interna de armazenamento (que é de 32 Gb). Eu testei um cartão micro-SD de 16 Gb e funcionou perfeitamente (suporta até 32 GB adicionais). Isso é bastante importante (espaço) uma vez que outro talento do XOOM 2 é sua capacidade de tirar fotos e gravar filmes. Sua câmera frontal tem resolução de 1.3 Mpixels é usada para aplicativos de vídeo conferência, enquanto a câmera traseira tira fotos de 5 Mpixels e filma em resolução FullHD (1920x1080). Mas não apenas “tira fotos” ou “filma”. A qualidade em ambos os casos é de grande destaque!! Apenas em situações de iluminação muito baixa que ocorre perda de qualidade perceptível. Porém seu flash de LED ajuda nestas situações minimizando o efeito de baixa iluminação (mas não para fotos muito distantes).

XOOM 2 – câmera em destaque

XOOM 2 – câmera em destaque


Completando as características do XOOM 2, conta com sistema operacional Android 3.2 (HoneyComb), vem com 1 Gb de memória RAM e 32 GB de espaço para armazenamento. Seus dois processadores são de 1.2 Ghz e a tela é feita em “gorila glass” (muito menos sujeita a quebra ou arranhões).

Conclusão

Testar um tablete é uma situação. Usá-lo como se fosse seu por semanas e semanas é diferente. Procurei destacar as características de uma forma menos “técnica” e sim o que percebi ao longo da experiência de uso. Adorei o tamanho do produto e de sua tela. É grande sem ser gigante. É bastante leve, fino e a qualidade da navegação é de grande destaque. Andei com ele o tempo todo em minha mochila, onde transporto também meu notebook. Claramente percebi que de forma automática eu às vezes nem pensava em ligar o computador e partia direto para o XOOM 2. Não imaginava isso anteriormente. Verdade seja dita meu notebook tem um problema crônico de lentidão para sair do estado de hibernação, demora muito. Já o XOOM 2 , seja para “acordá-lo” ou para ligá-lo (quando está de fato desligado), é muito mais rápido e ágil. Eu descobri com esta experiência que mesmo quem carrega consigo um notebook o Tablet é um excelente companheiro, pois sua leveza, agilidade e seu projeto que visa ótima experiência no consumo de conteúdo, faz toda a diferença. O XOOM 2 já está deixando saudades!! Segundo o fabricante o preço sugerido é de R$ 1699.

XOOM 2 – grande, leve e rápido

32 comentários:

  1. Xandó, como sempre mais um review impecável.
    Estava precisando destes argumentos relatados aqui para justificar a possível compra deste Tablet.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super obrigado Vitor!! Se comprar, volta aqui e conta para nós a sua opinião e percepção sobre o XOOM2!! Grande abraço

      Excluir
    2. Eu comprei e adorei!! Super ágil, leve... Fiz diversas comparações. Achei o Ipad e o Galaxy pesados... gigantes... Acho que, de fato, leveza e design anatômico, contam muito. Acesso a net rapidamente, via wi-fi e 3g [claro q essa segunda opção, é mais lenta].
      Mais que recomendado!!

      Excluir
  2. Bom dia! Li seus comentários e gostei bastante, muito completo, parabens! Comprei um Motorola Xoom 2 Media Edition e atualizei agora para o ICS (Ice Cream Sandwich) e percebo que parece que a bateria tem durado menos, isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mauro legal que gostou da avaliação que eu fiz!! Eu testei a versão "grande" e não o Media Edition, mas ao trocar para o ICS essa diminuição da vida da bateria parece ser um bug dessa versão. Você ganhou alguns recursos, mas comprometeu um pouco a bateria. Já ouvi algumas pessoas falando isso. Tem agora que esperar uma atualização. Ótimo 2013 um abraço

      Excluir
  3. Xandó muito boa a sua avalização, eu vi hoje no site da Americanas ele por R$ 791,21, a vista e estava na dúvida, também uso note e smartphone, e preciso de algo intermediário para as atividades de trabalho e lazer, vou correndo aproveitar a promoção, abraço e ótimo 2013!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo reconhecimento do meu trabalho. É de fato uma boa opção, espero que goste. Depois que estiver usando passe por aqui e conte o que achou... Abraços

      Excluir
  4. Comprei um xoom2 e 33 dias depois ele apagou, ja vi varios casos assim na internet, tenho duvidas se esse aparelho e bom mesmo, espero que a motorola me atenda bem e troque por um produto que nao de mais defeitos, pois uso de forma impecavel, coloquei adesivo e capinha antes de usar e ele nunca caiu, nem molhou, eu nem mesmo fiz a atualizacao, estou esperando a motorola me disponibilizar via tablet mesmo pois tinha medo que desse algum problema, agora o minimo que espero e que ela me troque o mais rapido possivel, e nao e que eu queira trocar, pois ja baixei livros e muitas coisas nele que vou perder, mas o meu medo e que ele nao pare mais de dar defeito ja que comecou com um mes apenas do nada, mas pelo que vi nos depoimentos o xoom da muito problema, espero nao me arrepender de ter comprado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Bete espero que resolva o seu problema e recupere os arquivos. Pena que aconteceu isso tudo!!

      Excluir
  5. olá Flavio eu li seu comentário adorei ele é tudo isso mesmo. Acabei de comprar um. Me apaixonei a primeira vista ele é maravilhoso, só que estou com um probleminha. Eu fui tentar colocar meu chipe, e vi que o espaço é menor. Flavio não entra o que eu faço. É assim mesmo? Como vou colocar um chipe pra usar a internet? Se puder me ajudar fico muito agradecida. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo em relação ao chip existe um padrão mais novo, que existe também nos iPhones neste tamanho menor. Algumas operadoras já trabalham com este chip. Tenho um amigo que cortou manualmente o chip e funcionou o encaixe (não recomendo). Também ouvi dizer que existe uma maquininha própria para fazer isso.

      Excluir
    2. Esse "micro chip" custa R$10 reais. Pode até comprar pré-pago, diretamente numa loja autorizada de qqer operadora.

      Excluir
  6. Meu caro, bom dia.
    Eu também acabei comprando o tablet da motorola, não na versão que você possui, comprei o xoom 2 tela 8.2, apesar do receio por não acreditar muito na marca motorola. Devido a experiências desagradáveis de anos atrás.
    Com o uso de celulares dessa marca que dava muitos problemas, como baterias que esquentava além do normal,e problemas com os chamados PA, que era responsável pela recepção do sinal das operadoras de telefonia no aparelho, acabei dando um crédito, visto que já se passaram muito tempo e a tendência é de a tecnologia melhorar, acabei vendendo um tablet da samsung e depois de ler vários review acabei comprando esse tablet.
    A princípio me senti meio deslocado, mais não demorou muito para pegar as manhas do aparelho, confesso que a motorola fez um bom trabalho!
    Só que hoje pela manhã eu me bati com algo que me deixou meio assustado.
    Coloquei o aparelho para carregar ontem pela noite, hoje pela manhã eu tirei o mesmo do carregador, ele estava ligado e funcionando perfeitamente.Olhei meus e-emails e guardei o aparelho, mais tarde no trabalho peguei o aparelho para verificar minhas contas de e-mail e o mesmo estava desligado.
    Pressionei o botão de liga e desliga e nada dele ligar, pressionei por várias vezes e nada, coloquei pra carregar e nada dele ligar.
    Depois de muito insistir o filho duma égua ligou..... Cara, confesso que me bateu um estado de indignação, pois com o tablet da samsung nunca havia acontecido isso... Pode acreditar se ele se comportar assim outra vez, eu vendo ele e compro outro da samsung.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Claudio sua opinião e seu testemunho é importante para que todos saibam algum tipo de problema que podem encontrar. Isso não aconteceu comigo. O que aconteceu foi que o botão liga-desliga ficou meio solto, mas funcionava. Como o Tablet tina passado por várias outras pessoas antes de mim, não pude reclamar.

      Excluir
  7. Comprei um e estou adorando ate o momento! Recomendo.

    ResponderExcluir
  8. Oi Flávio Xandó o tablet xoom pode ser usado com modem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo eu não testei, usei só com WiFi. Mas boa partes destes tablets não aceitam modems USB externos. Ou usam 3G interno ou WiFi

      Excluir
  9. Flavio por favor, comprei um xoom 2 com entrada para chip e 3g, ele não aceita chip pré, pq ele não entra na net dejeito nenhum.

    por favor me ajuda ai.

    abraço
    Bruno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Bruno não me sinto capaz, nem apto a dar suporte em nome da Motorola. Mas no seu caso o problema é com a operadora de telefonia que não libera o 3G para o pré pago. Converse com eles...

      Excluir
    2. Oi Bruno, acabei de ler esse blog e tb tive esse problema.

      Eu tenho um micro-sim da claro no meu celular e tentei testar o 3G no xoom e não funcionou. Pesquisei na Internet e vi que algumas operadoras bloqueiam o uso de Internet 3g em tablets, salvo se vc contrata um plano com eles.
      Eu tenho tb um galaxy Tab 3g da vivo, e a Internet funciona perfeitamente... Então ontem fui à vivo, comprei um micro-sim e contratei um plano pré de Internet por 9,90 ao mês.
      Resultado?
      Funcionou perfeitamente.
      Veja qual é sua operadora... Tente arranjar um micro-sim de outra operadora emprestado para testes....
      Acho que resolve.
      Abs




      Excluir
    3. Grande colaboração Arthur!! Obrigado

      Excluir
  10. Comprei esse tablet e tem coisas nele que me desanimam,o teclado nao e bom,quando
    Digito,as letras demoram pra aparecer na tela,o touch dele e ruim,quando toco na tela apenas pra rolar,entra em algum site que toquei,mas nao cliquei,a tela e sensivel demais,nao da nem pra encostar pra ir rolando com ela tem q ser bem devagar.paginas e sites fecham do nada e aparece outra pagina q nao tem nada haver,ou entra na tela inicial de aplicativos,ele fica piscando,se eu soubesse q ele era assim todo maluco nao teria comprado.fora q ele trava varias vezes.quero ouuvur opiniao de outras pessoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo agradeço seu depoimento pois é importante ouvirmos todos os tipos de experiência. Eu o utilizei por dois ou três meses sem este tipo de dificuldade. Será que no seu caso não vale a pena solicitar o reparo em garantia?

      Excluir
  11. oi Flavio, acabei de comprar o xoom2, e concordo plenamente com vc. a unica coisa q nao consigo entender e o uso do GPS pois sem wi-fi ele nao funciona. Entao nao faz sentido anunciae um produto com GPS se precisar ter internet para tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece estranho isso!!! Mas vejo da seguinte forma, ter GPS não significa ter navegação embutida. GPS é o receptor de rádio que permite captar numericamente as coordenadas. O navegador embute as informações de MAPA que são arquivos gravados no dispositivo. Pelo que você relatou e percebeu o XOOM tem GPS mas não tem mapas nativos e por isso usa mapas online via Google Maps ou coisa parecida. Concordo com sua frustração, mas entendo o que acontece... Abs

      Excluir
  12. Flavio, a entrada 3g do xoom 2 nao e para chips que usamos em smartphones?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que me lembro do teste é SIM Card do tamanho comum, este que usamos em smartphones e não do tipo micro SIM Card.

      Excluir
  13. Adiquiri o meu Xoom 10.1", no dia 25/02/13
    Gostei muito do aparelho ótimo desempenho e design, mas de umas semanas pra cá, começou a aquecer de mais a ponto de desligar.
    Isso começou acontecer com muita frequência e passei a analizar o meu aparelho, ele carrega até os 50% e sobe direto para 100%, quando tiro da tomada e começo a usa-lo a bateria cai rapidadente para 50% e começa a acusar alta temperatura e desligar, quando ponho no carregador a temperatura cai e ele carrega rapidamente para 100% novamente já fiz a descarga e recarga completa do aparelho.
    Alguma solução para esse problema ou devo manda-lo direto para assistência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlindo, pelo seu relato há algumas coisas erradas com o seu Xoom. Mada do que relatou é normal, muito pelo contrário. Como você o comprou há 2 meses aproximadamente nem pense duas vezes, exerça seu direito de assistência em garantia!!! Abraços

      Excluir
  14. Pretendo usa-lo para acessar o sistema em nuvem de gestão financeira da minha empresa. Alguem com experiencia a ponto de opnar nessa forma de uso? Obrigado

    ResponderExcluir
  15. Alguem ainda tem esse modelo? O meu travou na tela do M e o backup estava em um pc que teve problema. Será que alguém consegue me mandar um backup ou o programa do pc para eu tentar arrumar o meu? Obrigado desde já. Conta por email breddi_pitta@hotmail.com

    ResponderExcluir