segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Vou trocar de notebook. E agora?

Depois de algum tempo de uso é natural que desejemos substituir aquele notebook que nos acompanha. Seja pelo desgaste do próprio equipamento, pela mudança das necessidades ou às vezes por um defeito apresentado e que não vale a pena reparar o equipamento. Este é dilema pelo qual estou passando neste exato momento. Esta situação me fez passar por tantas reflexões que resolvi dividir com os leitores cada detalhe, dúvidas e descobertas que estou fazendo ao longo deste processo.


Eu entendo que os critérios que eu utilizo são um pouco “fora da curva” em relação à maioria das pessoas. Tenho necessidades bastante especiais e por isso escolher um novo dispositivo móvel, notebook ou ultrabook  é complexo. Por isso mesmo aproveitei-me desta situação para criar este roteiro sugestão para que as pessoas possam avaliar o que é bom para si na hora de suas respectivas trocas. São as minhas reflexões pessoais, meus critérios que compartilho com os leitores e desde já estimulo o debate e troca de ideias a respeito.

A ideia é discutir o assunto em tópicos relacionados ao notebook ou ultrabook. Os temas abordados são os que seguem abaixo. Leia aqueles que são de seu maior interesse ou todos para uma visão mais ampla dos critérios que julgo importantes na escolha:

  • ·      Tipo de dispositivo
  • ·      O tamanho
  • ·      Vídeo
  • ·      Processador
  • ·      Bateria
  • ·      Dispositivo apontador
  • ·      Memória
  • ·      Rede
  • ·      WiFi
  • ·      Disco
  • ·      USB
  • ·      Midia Ótica
  • ·      Outras portas e conexões



Tipo de dispositivo

Tudo começa com a reflexão, “será que vou trocar meu notebook por outro notebook ou um Tablet é melhor?”. É uma dúvida pertinente. Se consumir informação, acesso à sites, redes sociais, e-mails é a grande atividade realizada quando fora de casa ou escritório não há dúvida que este é o melhor caminho. Leve, prático, versátil e porque não dizer, charmoso. Mas se no seu dia a dia você precisa criar muito conteúdo, textos, e-mails, etc. o Tablet não tem como ser seu único dispositivo. Tablets que permitem serem usados com teclado físico minimizam esta situação, mas nem sempre vão resolver todas as necessidades. Reflexão análoga pode ser feita com um smartphone. Mesmo aqueles que podem ser “atracados” em bases que os transformam em verdadeiros netbooks, se aplicações exigirem um pouco mais de poder de processamento, também não vai ser adequado.
Modelo de Ultrabook – fino, leve e até sensual

O tamanho

Já tive notebooks de 15, 14 e 13 polegadas.  Há tamanhos maiores ou menores do que estes no mercado, mas um modelo de 17 polegadas não é exatamente o que se pode chamar de portátil, pois não há conforto na operação de leva-e-traz, salvo seja para transporte eventual. Por outro lado a experiência de uso de uma tela tão grande é bárbara. Mas não é meu caso, pois preciso de uma solução de tela com bom tamanho e que possa transportar diariamente. Por isso que por muito tempo eu tive notebooks com telas de 15 polegadas, foram vários,  Toshiba, HP, Dell...

No outro extremo, notebooks pequenos com telas de 11 ou 12 polegadas, eu não me adapto a eles porque gosto de resoluções de tela de no mínimo 1440x900 pixels e com um dispositivo destes o tamanho das letras fica pequeno demais. Acabei me encontrando com notebooks de 14 polegadas como o velho Lenovo ThinkPad que tenho hoje. O compromisso tamanho, leveza, portabilidade e dimensão de tela é ideal para mim neste tipo de notebook. Será o tamanho que perseguirei na minha troca. Não posso deixar de falar do peso do notebook/ultrabook. Qualquer coisa acima de 2 Kg é pesado demais. Já tive notebook de 15 polegadas que pesava 32 Kg e era um suplício. Ultrabooks sofisticados com pouco mais de 1 Kg são maravilhosos, mas será que têm tudo de que preciso?


Vídeo

Uma vez que falei de tamanho aproveito para aprofundar a discussão no aspecto vídeo. O tamanho será de 14 polegadas, isso já é fato decidido. Mas como disse a popular resolução 1366x768, conhecida como HD (high definition) não me basta. Busco algo como 1440x900 ou 1600x900. Sei que uso muito programas abertos ao mesmo tempo e muitas vezes quero visualizá-los simultaneamente. Usando telas com resoluções menores não consigo colocar lado a lado 2, 3 ou às vezes 4 janelas ao mesmo tempo com tamanhos razoáveis. A conhecida resolução  FullHD (1920x1080) é fantástica, bastante “espaçosa”, mas em dispositivos de 14 polegadas, que são, volto a experimentar as letras pequenas demais para o uso no dia a dia.

Mas outro aspecto muito importante é a tecnologia do vídeo utilizado. Basicamente os notebooks repetem o que existe há anos nos computadores de mesa. Falo de vídeo com tecnologia integrada ou discreta. Máximo desempenho se obtém com vídeos discretos, ou seja, há uma placa à parte dentro do notebook dedicada ao processamento das imagens. Nvidia e AMD têm soluções discretas impressionantes, capazes, por exemplo, de processar jogos bastante sofisticados em níveis de detalhe e qualidade bastante elevados.

Por outro lado a Intel e a AMD, que fabricam os processadores para os principais notebooks há tempos integraram os circuitos de vídeo em seus chips com resultados notáveis. E a cada geração só melhoram, pelo menos dobrando o desempenho ano a ano. Mas jamais um sistema de vídeo integrado será para tecnologia de vídeo discreto. Pelo menos não na mesma geração. Testes recentes que fiz me mostraram que as soluções integradas de hoje são têm aproximadamente o nível de desempenho de soluções discretas de 2 anos atrás. Assim minha decisão está tomada. Não preciso de notebook para jogos e sim outros tipos de atividades. Assim tanto a solução da AMD com Intel são mais que suficientes para mim. Mas preciso destacar que em testes recentes que fiz com diversos notebooks, as soluções de vídeo integrado têm, ao contrário de anos atrás, desempenho suficiente até para jogos sofisticados desde que resoluções e níveis de qualidade moderados sejam utilizados. Por fim lembro que o estado da arte é ter um dispositivo que tenha gráfico integrado e discreto ao mesmo tempo, pois desta forma em situação de uso leve a solução integrada é usada para efeito de economia de energia (uso em bateria) e na necessidade de alto desempenho o gráfico discreto (e potente) é utilizado.

Notebook com sistema de vídeo integrado ou discreto do fabricante AMD

Processador

Há uma infinidade de opções, tanto por parte da AMD, com suas ótimas APUs (Accelerated Processing Unit), como pelos avançados processadores da Intel. Arrisco-me a dizer que para a grande maioria das pessoas este é o ponto “mais fácil” de escolher, pois o avanço nesta área é tão grande que praticamente todos os processadores atuais do mercado vão atender à demanda de um notebook de uso quotidiano. Na AMD temos as APUs A4, A6, A8 e A10 nas versões normais e baixo consumo. Na Intel temos Core i3, i5 e i7 também nas versões normais e de baixa voltagem.

O que difere é a quantidade de núcleos do processador (de 2 a 4) e tecnologia adicionais que sofisticam mais e mais cada solução. Via de regra CPUs com maior frequência (Ghz) são mais rápidas, mas não é uma regra rígida. Há sofisticações como elevação automática da frequência para atender uma demanda momentânea de maior processamento (modo Turbo), há mais   filas de execução de tarefas (hyper-threading), etc. São tantas sofisticações que eu poderia fazer um texto somente sobre isso. Para mim, que tenho uma demanda grande por poder de processamento (além de usar muitos programas ao mesmo tempo rodo máquinas virtuais no meu notebook) seria ideal o máximo possível de “força”. Porém máximo de força se opõe à duração de bateria. Dilema complicado. Porém atualmente mesmo os processadores mais potentes têm a capacidade de irem desligando partes de si mesmo para minimizar o consumo. Dessa forma tanto um AMD A10 como um Intel Core i7 (ambos em modelos de 4 núcleos) são adequados para este meu uso. Não tivesse eu este perfil de uso incomum optaria por um processador mediano, mas vou buscar por um modelo topo, AMD A10 ou Core i7 de terceira geração (Ivy Bridge) de 4 núcleos.

Processador de topo da Intel o Core i7

Bateria

Há notebooks com baterias de 4, 6, 8 ou 9 células, que indicam a capacidade total de carga. As mais comuns, de 6 células têm um bom compromisso entre durabilidade e peso e permitem entre 3 a 6 horas de autonomia, eventualmente mais se o uso for leve ou moderado. Alguns notebooks e Ultrabooks modernos não têm bateria destacável, ou seja, somente o fabricante consegue trocar as células em uma assistência autorizada. Não gosto disso. Busco por uma alternativa de bateria independente e que eu possa já no ato da aquisição ter uma bateria a mais para emergências (uso muito prolongado) e para me defender da invariável perda de eficiência que ocorre o tempo de uso. Geralmente além de 2 anos a bateria já tem meia vida e por isso ter uma nova ou pouco usada garante o bom uso. Bateria de 4 células não serve para mim, minha opção será por uma alternativa de 6 células e adquirir uma bateria reserva de 6 ou 9 células. Dessa forma teria entre 3 e 6 horas e uma força extra de 4 a 8 horas adicionais para emergências.


Baterias de todo tipo, fundamentais para a autonomia do notebook ou ultrabook

Dispositivo apontador

Normalmente uso um mouse externo 90% do tempo e isso nem seria importante. Touchpad é a interface mais comum da imensa maioria dos notebooks. Mas confesso que estou mal acostumado com o trackpoint que existe no meu atual Lenovo Thinkpad T400. Seria ótimo contar com este tipo de dispositivo apontador em meu próximo notebook, mas infelizmente quase nenhum fabricante oferece mais este tipo de solução atualmente. Por outro lado o touchpad evoluiu bastante. Há modelos com suporte “multi-gestual”, ou seja, permite que mais de um dedo seja usado, movimento de “pinça” para fazer zoom-in e zoom-out, etc.  Este é o ponto crítico para mim. Se tiver que abandonar o meu adorado trackpoint quero um touchpad mais evoluído. Adicionalmente preciso do suporte Bluetooth para usar um mouse sem fio com esta tecnologia e dessa forma não precisar ocupar uma porta USB com o receptor sem fio.

Touchpad e trackpoint no mesmo notebook (pouco comum) mas desejável por mim

Memória

Raros são os notebooks que são vendidos hoje com apenas 2 Gb de memória. 4 Gb é o  mais comum. Meu notebook atual foi expandido para 8 Gb pois meu perfil de uso, muitos programas simultâneos, dezenas de janelas de Internet e até máquinas virtuais exige que eu mantenha este nível de memória. Mas tenho uma ambição. Há vários modelos sendo vendidos já com 8 Gb (que não existia há 3 anos e meio quando comprei meu Lenovo). Isso é ótimo. Mas existe um detalhe FUNDAMENTAL para garantir a longevidade de uso deste novo equipamento. Vou buscar por um modelo que tenha 8 Gb de memória mas com apenas UM módulo. Dessa forma tenho terei como adquirir no futuro mais um módulo de 8 Gb e levar este futuro notebook a 16 Gb, quantidade só imaginada em computadores desktop até tempos atrás. E dessa forma uso de máquinas virtuais, dezenas de programas e janelas está garantido. E não podemos esquecer que um bom sistema operacional, seja Windows 7, Windows 8, MAC OS, etc. fazem uso de toda memória disponível visando acelerar o desempenho. Há muito tempo que digo, a melhor forma de acelerar um computador é sempre adicionando memória, é uma forma barata e muito eficaz.

Memória é TUDO! Upgrade barato e eficaz

Rede

São poucas as variáveis e por isso fácil saber o que buscar. Rede Ethernet Gigabit. Lamentavelmente ainda há alguns fabricantes (ainda bem que são poucos) que ainda usam nos notebooks interface de rede Ethernet 100 Mps. Mesmo os switches de dispositivos de rede sem fio roteadores usados nas residências dispõem de interface Gigabit. Então porque aceitar um notebook que se comunica mais lentamente quando usado via cabo?? Nada disso!

Rede Ethernet, exija conexão Gigabit

WiFi

Na época do pioneiro Centrino a conexão era no padrão 802.11 b, ou seja, 11 Mbps. Hoje em dia o comum é notebook suportar conexões no padrão “g” e “n”, o primeiro 54 Mbps e o segundo entre 150 Mbps e 300 Mbps. Mas mesmo no padrão “n” há uma sutileza a destacar. O mais comum é a rede sem fio trabalhar na frequência 2.4 Ghz, mas há pontos de acesso que trabalham a 5.0 Ghz, bem menos sujeito a interferências. É nítida a diferença quando se usa a conexão a 5.0 Ghz. Mas não é tão comum. Meu Lenovo de 3 anos e meio tem suporte a este tipo de conexão, mas misteriosamente ainda são poucos os notebooks que suportam este padrão (5.0 Ghz). Um notebook comprado agora precisa obrigatoriamente suportar as conexões de 150 Mbps do padrão “n”. Mas se possível, ter a característica dual de trabalhar também com WiFi de 5.0 Ghz é um diferencial bastante apreciável!!

Rede sem fio , o padrão “n” mais atual e mais rápido é essencial

Disco

Espaço no HD é algo muito pessoal. Alguns ficariam bem com apenas 128 Gb e outros com discos gigantes de 1 TB!!! Mas tamanho à parte vale destacar a tecnologia dos discos. Os gigantes como 750 GB ou 1 TB geralmente são do tipo de 5400 rpm, ou seja, tem uma taxa de rotação um pouco mais lenta e por isso transferem informações um pouco mais lentamente que os discos de 7200 rpm, que são os preferíveis. Há bons discos de 500 GB de 7200 rpm nos notebooks ofertados pelo mercado. O topo da tecnologia são os SSDs, ou seja, armazenamento em um tipo de memória flash, como se fosse um pendrive gigante. Ainda são caros, mas valem cada centavo (desde que possa ser gasta a quantia extra). São pelo menos entre 5 e 8 vezes mais rápidos, que resultam em tempo de carga do Windows e dos programas extremamente ágeis. Há um meio termo que são os discos híbridos que são compostos por discos de tecnologia magnética convencional (5400 rpm ou 7200 rpm) mais uma parte em SSD. Esta parte pode ser tão pequena como 4 GB, 32 GB até 128 GB. Dessa forma o sistema de forma inteligente acaba alocando os dados, arquivos e programas mais usados na parte mais rápida (SSD) e isso já traz um grande benefício. Se couber no meu orçamento vou optar por SSD puro de 256 GB e usar um HD externo (USB 3.0 que é bem mais rápido) para dados e arquivos adicionais que não uso tanto. Se isso não for possível, um HD híbrido de 500 GB com 32 Gb ou 128 GB de SSD também é uma excelente opção. É questão de tempo haverá SSD de 1 TB a preço acessível e não tão mais caro que os HD convencionais de tecnologia magnética, mas ainda não chegou esta hora. Pena. Quem sabe não compro um notebook com HD convencional e quando chegarem os SSDs grandes a custo baixo eu não troco? É uma opção!!

Disco magnético de grande capacidade hoje e SSDs gigantes no futuro


USB

Nem tem que pensar, o notebook obrigatoriamente PRECISA ter uma ou mais conexões USB 3.0. Este tipo de USB permite que HDs externos trabalhem na mesma velocidade de HDs internos do notebook, pois esta nova USB tem uma taxa de transferência extremamente maior que a USB convencional (0.48 Gbps contra 5.0 Gbps – 10 vezes mais rápida). Porém este não é para mim a única exigência em relação às interfaces USB. Já vi notebook com apenas UMA conexão USB. Duas conexões para mim também é bem pouco.  Quando há tão poucas USBs no notebook é obrigatório usar um HUB USB que nem sempre é prático para ficar ligando e desligando toda hora. Penso que 3 conexões USB, com ao menos uma delas do tipo 3.0 é o ideal. Se tiver 4 USBs então melhor ainda, mas 3 já é bastante bom.

USB 3.0 (com o conector azul) são indispensáveis hoje em dia



Midia Ótica

Os charmosos e sofisticados Ultrabooks não têm drive ótico. É uma opção de projeto visando tornar o equipamento mais leve e mais fino. Acho válido e até uma boa ideia. Afinal o drive é usado pouquíssimas vezes para instalar programas ou eventualmente gravar algum CD/DVD ou mesmo para ver um filme. E ter para uma emergência um drive de DVD USB é algo simples e acessível (já tenho um que comprei para outra finalidade). Mas confesso que para o meu modelo de uso eu gosto de ter o drive ótico ali à disposição. Se puder ler também mídia Blu-ray seria muito bom, mas não essencial. Este é um item que depende totalmente do modelo de uso. Considero também um Ultrabook como meu próximo notebook e dessa forma não sentiria falta do drive. Mas se optar por um notebook que venha com este tipo de mídia preferiria ter suporte a todos os padrões que são CD, DVD, DVD-RAM (gravação) e Blu-ray (reprodução).

CD/DVD ou Blu-ray em alguns modelos ou sem drive em Ultrabooks


Outras portas e conexões

Conector HDMI é fundamental hoje em dia para enviar a imagem para um monitor externo, TV, etc. É a forma atual de se fazer isso com a melhor qualidade. Porém se você dispõe de um monitor externo mais antigo, ou um projetor que tenha conector VGA, você também não pode abrir mão disso. Vários notebooks têm ambas as conexões. É algo para conferir e procurar aquilo que lhe serve. Conexões SERIAL ou PARALELA também estão sumindo ou praticamente extintas. Se há algum dispositivo que precise disso, será bem difícil achar. Mas mesmo assim há adaptadores USB-Serial ou USB-Paralela que resolvem o problema. Firewire também é um conector presente em alguns notebooks, mas diminuindo sua presença, pois com USB 3.0 Firewire deixa de fazer sentido. Analogamente ao caso anterior o uso de um adaptador USB-Firewire pode vir a ser necessário.

Leitor de cartões de memória é algo também essencial para um bom notebook e praticamente todos têm este recurso. Apenas julgo importante conferir se o exato tipo de cartão de memória possuído é suportado. No meu caso preciso ler cartões SD e MemoryStick Pro Duo. No notebook atual uso um adaptador SD-MemoryStick para ler ambos. Se precisasse ler CompactFlash seria necessário usar um adaptador externo USB para esta função. Podendo ter suporte para todos os formatos necessários sem usar um leitor externo é o melhor caso.

Diversas porta de conexão, HDMI, Displayport, leitor de cartões de memória,...

Conclusão

Qual é o notebook ou ultrabook perfeito? Impossível apurar esta definição. É evidente que existem milhares de notebooks/ultrabooks ideais em função dos requisitos de cada uma das pessoas que está em busca de seu novo dispositivo. Mesmo assim arrisco-me a dizer que será difícil, senão impossível reunir em um só local todos os atributos desejáveis de uma vez só. Pelo menos para mim que venho me tornando exigente com o passar do tempo.  Se eu pudesse sonhar com o meu computador portátil ideal seria o seguinte:

Tamanho de tela de 14 polegadas, peso máximo de 2 Kg (4.4 lbs), processador Core i7 Ivy Bridge de 4 núcleos, 16 GB de memória RAM, SSD “puro” (não disco híbrido) de 1 Tbyte, sistema gráfico discreto conjugados com gráfico integrado (para economia de energia em aplicações que não requeiram altíssimo desempenho), resolução de tela de 1600x900 pixels, touchpad multigestual e trackpoint integrado, teclado retro iluminado, WiFi padrão abgn (até 300 Mbps em 2.4 e 5.0 Ghz), pelo menos 3 conectores USB 3.0, saída HDMI e VGA, rede Ethernet Gigabit, bateria de 6 células com autonomia de 3 a 6 horas com possibilidade de comprar uma bateria extra de 8 ou 9 células para ampliar este tempo de uso, leitor de cartão de memória que suporte SD e MemoryStick, drive ótico com suporte a blu-ray, bluetooth e sistema operacional Windows 8 Professional.

Esta máquina não existe. Existem algumas que têm configurações próximas que com alguns upgrades de memória ou disco chegaria perto. Mas isso não é novidade. Se você pensar, ao escolher um automóvel provavelmente também terá que fazer concessões e escolher o mais apropriado no conjunto de funcionalidades e recursos e PRINCIPALMENTE que caiba no seu orçamento. Este é o ponto chave. Comprar um notebook ou ultrabook é essencialmente a busca pelo ideal em confronto com o que existe no mercado e quanto dinheiro há no seu bolso. Esta é a mensagem final. A propósito já escolhi e comprei meu próximo notebook. Ele vai chegar após dia 21/10. Provavelmente eu faça uma avaliação completa para compartilhar com os leitores. Aguardem!!

13 comentários:

  1. Xandó, por tudo o que li aqui, espero que você tenha comprado um ThinkPad T430s ! Caso não seja este, devolva e entre em contato comigo! :-)

    Abraço, Beraldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaande Beraldo!!! Você sabe o quanto eu prezo o meu T400!!! Alías aproveito o seu comentário em meu blog para perguntar onde troco o FAN de meu T400, pois a maior virtude do LENOVO é a robustez. Ainda tem muuuuita lenha para queimar o T400, mas o cooler está fraquejanda após 42 meses de uso ininterrupto (dia e noite). Trocado o cooler ainda vou usar muito este note. O que comprei, dessa vez, por algumas circunstâncias não foi um Lenovo... Dessa vez!!! Mas voltaria e voltarei à marca sem dúvida!!
      Obrigado pelo comentário e grande abraço

      Excluir
  2. Muito pertinente seus comentários, Xandó !

    Ficaremos no aguardo do review do seu próximo notebook !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Xracer!! Vou fazer sim e trazer para vocês!!! Abraços

      Excluir
  3. Alguns especialistas torcem a cara para notebooks que não são HP, Dell. Você usa um Lenovo. Então o fabricante não tem nada a ver?......clarindob@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo, não entendi a sua colocação... Meu atual é Lenovo e o novo... (surpresa). Acho que o que vale é a análise de atributos, estes que citei no texto. A marca ajuda e é importante, mas não é tudo. Abraços

      Excluir
  4. Flávio, diga logo o nome do santo e pare de ficar contando milagres. :-)
    Qual é o escolhido???? Isso aqui não é Avenida Brasil, conta logo o fim da novela!!! kkkkk
    Abcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Croab a máquina comprada foi uma ... (suspense). O modelo é um E14, será que você descobre a marca?? rsrsrsrsrsrs
      Abraços

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Xandó, não sei se você lerá este comentário, pois já passou muito tempo desse seu post. Mas eu estou esperando aqui você se decidir já que, provavelmente, usarei a sua escolha como base pra mim tb. Eu quero um note pra durar bastante, com tela impecável (de preferência full hd), mas não pra rodar jogos. Trabalho e me divirto nele sim, mas não sou de jogar tb. Minha diversão é internet, fóruns, passatempos. E meu trabalho exige apenas ms office e uns poucos programas leves. Lógico que quero slot pra cartões, usb 3.0 (pelo menos 3), bluetooth e não preciso de drive de dvd/blu-ray. Portanto, estou no aguardo pois o que eu quero é bem parecido com o que vc quer. Vai se decidir antes do fim do ano?rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emerson,eu leio e procuro responder todos os comentários!

      Já comprei o notebook, um VAIO E14, processador Core i7 quad core, 16 Gb ram, HD 1 TB, blu-ray, etc. Maquinão. Mas ela não acabou se encaixando em todos os meus requisitos. Eu queria com tela maior que 1366x768 (1600x900 pelo menos) mas não foi possível. Queria com SSD em vez de HD, mas ficava quase US$ 600 mais cara só por causa disso (quando baratear eu compro um SSD e troco). E notebooks com tela FullHD só mesmo de 15.6 ou maior, eu queria um de 14 polegadas e não muito pesado (este E14 tem apenas 1.5 Kg) e a bateria dura bastante (perto de 5 horas). Ainda vou fazer um texto falando sobre ele...

      Excluir
  7. Olá,

    meu nome é Vagner,

    Estava navegando na internet e encontrei o seu blog, gostaria de dar os parabéns, pois o blog é realmente muito interessante,
    tem muitas dicas que realmente ajudam o seu público, tenho certeza de que realmente seu blog faz sucesso.

    Também tenho um blog, o meu blog é sobre análise de Gadgets, tutoriais e dicas entre outros conteúdos, ele é novo, criei ele em janeiro, mas a audiência dele vem crescendo a cada semana.

    Estou entrando em contato pois, gostaria de escrever um artigo com algumas dicas que tenho para o seu blog. Tenho algumas dicas legais, tenho certeza que
    seu público vai gostar bastante.

    Eu posso escrever e te enviar, se gostar, você publica.

    O que acha?

    Se quiser conferir, o meu blog é: www.onotebook.com.br

    Obrigado,

    Vagner Antony Carvalho.

    Email: technotesite@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vagner. Sinto muitíssimo só ter visto seu comentário agora!! Obrigado pelas palavras encorajadoras sobre o site!! Vi seu site!! MUITO BOM!! Artigos bem interessantes, visual limpo e leve, agradável de ler!! Vamos fazer sim algum tipo de colaboração!! Mandei um email para você.
      Grande abraço

      Excluir