terça-feira, 4 de setembro de 2012

Windows Server 2012 chega ao mercado tendo nuvem como recurso de destaque!

Neste dia 4 de setembro a Microsoft anunciou a disponibilidade da nova versão de seu sistema operacional para servidores, a versão 2012. O Windows 2008 Server já fora uma evolução forte em relação ao seu antecessor (2003) e de novo a Microsoft dá um passo grande. 

Fruto de sua experiência com o Azure (nuvem da Microsoft), tanto em aspectos de desepenho, integração e segurança a que foi aprendido com a nuvem veio paro 2012 em forma de grande facilidade de gerenciamento principalmente para administradores que precisam lidar com vários servidores simultaneamente (por exemplo instalar um recurso ou função em 100 servidores de uma só vez). É o que ela chama de "
O poder de muitos servidores e a simplicidade de um só"

Há evoluções sensíveis no Hyper-V, sua plataforma de virtualização. Segundo a Microsoft eles questionaram os clientes de VMware (líder de mercado) quais recursos o VMware não tem que eles gostariam de ver no Hyper-V. Disso decorreu a evolução, que não é pequena e vai requerer muito espaço, com certeza um outro texto, fruto de um teste detalhado que pretendo fazer. Mas vale citar replicação de VM (à quente e de forma incremental), possibilidade de fazer "motion" de uma VM entre hosts distintos sem necessidade de complexa arquitetura de storage, suporte a VM de 1TB de memória e com até 64 processadores.

Há no Windows Server 2012 recursos para ajudar o gerenciamento da consumerização de TI (BYOD - "bring your own device") que já tem acontecido nas empresas, bem como forma de viabilizar o uso de aplicações em qualquer nuvem, interna ou externa.

É bem extenso... A Microsoft não trouxe apenas uma versão maquiada, com interface estilo Windows 8 e sim um forte conjunto de recursos que dão suporte ao uso de nuvem e arquitetura distribuída. Já vou garantir a minha cópia de avaliação para testar, absorver e dividir com os leitores. Em breve!!

Segue abaixo a nota oficial da Microsoft sobre o lançamento.
Flavio Xandó


Windows Server 2012



Windows Server 2012 é o Sistema Operacional para a Nuvem


Pesquisa realizada pela Microsoft com clientes em todo mundo revela expectativa de 15 horas de economia na produtividade ao ano por funcionário

São Paulo, 4 de setembro de 2012 -- A Microsoft anuncia a disponibilidade mundial do Windows Server 2012, uma plataforma de servidor consistente, disponível e efetiva em termos de custos para datacenters e nuvens privadas, que utiliza a experiência da Microsoft na implantação e operação de nuvens públicas. O Windows Server 2012 oferece às empresas e provedores de hospedagem uma infraestrutura de nuvem escalável e dinâmica que permite conexão segura de modo a auxiliar equipes de TI a atender as necessidades do negócio com rapidez e eficiência, por se tratar de um sistema web e de aplicação que é aberta e elástica.

"O sistema operacional sempre foi o coração da infraestrutura de TI e agora renasce em um novo mundo de serviços contínuos na nuvem, dispositivos conectados e dados massivos", diz Mauricio Prado, Gerente geral de servidores da Microsoft. "Nosso legado único em torno dos mais utilizados sistemas operacionais, aplicativos e serviços na nuvem nos permitiu fornecer o que chamamos de Sistema Operacional para a Nuvem, baseado no Windows Server e Windows Azure, ajudando nossos clientes a conquistarem um datacenter sem limites", acrescenta.

A Microsoft criou o Windows Server 2012 a partir da nuvem, aplicando sua experiência em datacenters globais que possuem centenas de milhares de servidores e fornecem mais de 200 serviços na nuvem. O Windows Server 2012 expande a definição de sistema operacional para servidor, ao incorporar diferentes tecnologias tradicionais e criar novas capacidades, como armazenamento avançado, rede avançada, virtualização e automação. Novos recursos ajudarão os clientes a obterem um salto quantitativo e qualitativo em itens como velocidade, escalabilidade e poder de processamento de seus datacenters e aplicações. Em combinação com o Windows Azure e o System Center, o Windows Server 2012 permitirá que os clientes gerenciem e forneçam aplicações e serviços em nuvens privadas, hospedadas e públicas.

Os clientes podem utilizar suas capacidades e investimentos existentes no gerenciamento de sistemas, desenvolvimento de aplicações, bancos de dados, identidade e virtualização com o Windows Server 2012 e realizar a promessa da computação em nuvem. Muitos clientes corporativos já percebem o enorme valor nas implantações iniciais. Uma pesquisa com 70 clientes que já adotaram o novo sistema em todo o mundo revelou que eles esperam, em média, uma redução de 52% no tempo de indisponibilidade, uma redução de 41% no tempo de implantação de cada carga de trabalho e 15 horas de economia na produtividade ao ano por funcionário. Além disso, 91% das empresas entrevistadas esperam uma redução nos esforços na gestão de servidores, enquanto 88% esperam uma redução nos esforços de administração da rede.

Para Prado, a flexibilidade em uma nuvem privada não depende apenas de um ambiente virtualizado. "O Windows Server 2012 vai além da tecnologia de virtualização para implantar e conectar de forma mais segura nuvens privadas em um ambiente flexível de TI que se adapta dinamicamente às necessidades de negócios. Os novos recursos fornecem alto desempenho e escalabilidade para permitir uma infraestrutura verdadeiramente multilocatária onde recursos de rede, computação e armazenamento são isolados entre os locatários no mesmo host", conclui.

A TIVIT, empresa focada em serviços integrados de TI e BPO, já usuária do Windows Server e System Center 2012, está entusiasmada com a nova versão do Sistema Operacional para Servidores da Microsoft. "O System Center 2012, plataforma de gerenciamento de ambientes de TI, possibilitou à TIVIT ampliar seu framework de monitoramento e gerenciamento de configurações para plataforma Windows, ao trazer inovação e interoperabilidade de sistemas, além de facilitar a implementação e a gestão de novos ambientes. Nossa expectativa com o Windows Server 2012 é a de simplificação da gestão, permitindo a otimização de nossos projetos", disse Leonardo Brito Gibrail, Executivo Sênior de Soluções da TIVIT.

O Windows Server 2012 está disponível em quatro versões diferentes, cada uma adaptada para melhor atender aos diferentes ambientes de TI e necessidades de negócios:

• Windows Server 2012 Datacenter: criado para ambientes de nuvem privada altamente virtualizados.
• Windows Server 2012 Standard: criado para ambientes físicos ou minimamente virtualizados.
• Windows Server 2012 Essentials: ideal para pequenas empresas que possuam até 25 usuários ou 50 dispositivos.
• Windows Server 2012 Foundation: fornece a experiência do Windows Server para empresas com até 15 usuários.


Sobre a Microsoft Brasil
Fundada em 1989, a Microsoft Brasil possui 14 escritórios regionais em todo o País e gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 495 mil profissionais. Nos últimos nove anos, a empresa investiu mais de R$ 151,3 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 112 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial no fornecimento de software, serviços e soluções em tecnologia da informação, que ajudam empresas e pessoas a alcançarem seu potencial pleno.
Acesse também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário