quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Dell Vostro 3360, sóbrio, leve e rápido


Notebook corporativo é assunto muito sério. No mês de junho a Dell lançou esta nova geração a qual eu comentei e registrei  – “Dell faz lançamento mundial no Brasil dos novos notebooks Vostro”. São modelos de 13.3, 14 e 15 polegadas que podem que visam portabilidade e mobilidade (13.3) e desempenho aprimorado nos modelos maiores, embora todos tenham comportamento “nervoso”, ou seja, rápidos.

Mas o que define se um notebook é corporativo ou doméstico? É algo razoavelmente subjetivo, mas algumas diretrizes são bem aceitas. Falando genericamente, um design mais sóbrio, cores mais neutras (por exemplo, preto ou cinza), recursos de segurança aprimorados como localizador (em caso de roubo), login por impressão digital, gerenciamento remoto, etc. Já um notebook pessoal privilegia recursos de entretenimento e design mais “descolado”, tampas coloridas, eventualmente blu-ray, etc. Mas ainda bem que nada é absoluto. Dentro de certos limites um notebook corporativo pode atender a um consumidor final e vice-versa. Este Vostro “veste terno”, mas também tem talento “esportivo” como mostrarei ao longo do texto, fruto de minha experiência com o Vostro 3360 de 13.3 polegadas.

Características gerais

O Vostro 3360 testado tem como principais características:

  • ·      Processador Intel Core i5 3317U (de 1.7 Ghz até 2.6 ghz) geração Ivy Bridge
  • ·      Memória 6 GB DDR3
  • ·      Disco rígido de 500 GB (5400 rpm)
  • ·      SSD de 32 GB para atuar como cache acelerando o notebook
  • ·      Leitor de cartão 8 em 1 (múltiplos formatos)
  • ·      Tela LED 13.3 polegadas 1364x768
  • ·      Vídeo integrado Intel HD 4000 (embutido no processador)
  • ·      Rede sem fio padrão B, G e N (11, 54 e 150 Mbps)
  • ·      Rede Ethernet Gigabit (até 1000 Mbps)
  • ·      Bateria de 4 células
  • ·      Som de alta definição
  • ·      3 conexões USB 3.0, HDMI e VGA
  • ·      Leitor/gravador de DVD
  • ·      Windows 7 Professional 64 bits
  • ·      Microsoft Office Trial (30 dias)
  • ·      Antivírus Trend Micro Internet Security (24 meses)
  • ·      Leitor de impressão digital


 
Dell Vostro 3360

Dell Vostro 3360 – detalhes da máquina testada


O que me encantou neste notebook foi sua capacidade e portabilidade. Pesa apenas 1.67 Kg, é fino e bonito. Tem um jeitão sóbrio como tem que ser um notebook corporativo, mas sua tampa “prata aberdeen” dá um toque de classe que o diferencia.

Outro ponto de destaque é seu processador. Trata-se do Core i5-3317U (ultra low voltage) que visa economia de energia. É de última geração (Ivy Bridge) e por isso mesmo tem sofisticações muito desejáveis. Apesar de sua velocidade nominal ser de 1.7 Ghz (parece ser pouco), ele consegue elevar seu desempenho sob demanda até 2.6 Ghz, ou seja, avanço de 53%!!!  Isso não é pouco!! Assim ele tem o melhor dos dois mundos, gasta pouca bateria, mas em caso de necessidade ele acelera como “gente grande”. Graças à tecnologia Turbo Boost do processador em ação.
 
Processador Core i5 em modo de economia e plena carga (Turbo Boost)

A propósito merece destaque esta capacidade do processador i5 Ivy Bridge do Vostro 3360. Gerações passadas conseguiam fazer esta aceleração, mas apenas quando um núcleo era muito solicitado. Agora, como mostra a figura abaixo, com os quatro núcleos do processador em carga máxima, o sistema opera em 2.4 ou 2.6 Ghz. Dessa forma a aceleração é plena.

 
Todos os processadores funcionando em “turbo máximo”

Na foto abaixo pode ser vista a tampa prateada  bem como duas das conexões USB 3.0 (mais a saída HDMI) e a diminuta espessura do notebook.



Dell Vostro 3360 – visão lateral



Conta com um disco rígido de 500 GB de capacidade, bom espaço para o uso do dia a dia, talvez até além da necessidade corporativa. Mas trata-se de um disco “lento”, de apenas 5400 rpm. Mas isso não atrapalha o desempenho porque há um “truque tecnológico” muito interessante em uso pela Dell. Há também um SSD (armazenamento em memória e não em disco magnético) de 32 GB (integrado – como se fosse um HD só) que tem como função acelerar a leitura das informações. Assim os dados mais usados e a própria carga do sistema operacional se dá de forma muito rápida. Este “truque” tem sido usado nos glamorosos ultrabooks com  o  mesmo objetivo. Rigorosamente o Dell Vostro 3360 não é um ultrabook, mas sua portabilidade, desempenho e uso de interessantes tecnologias (como o SSD) o aproxima deste novo conceito de notebook.

Dell Vostro 3360 – detalhes do hardware testado

Duração de bateria

É talvez o atributo mais importante de um notebook ainda mais para o mundo corporativo onde vez por outra é comum carregar o notebook consigo para uma reunião e debruçar-se sobre ele por horas. O Vostro 3360 nasceu com o gene de eficiência de energia em seu DNA. Seja pelo avançado processador Ivy Bridge que trabalha com baixa voltagem e 1.7 Ghz (acelerando sob demanda), bem como por um extenso conjunto de recursos contidos no projeto do notebook feito pela Dell que favorecem o modesto gasto de energia.

Mas afirmar categoricamente quanto tempo a bateria vai durar é impossível pois depende do perfil de uso da pessoa e até do tipo de tarefa executada naquele dia. Por isso eu faço o teste em duas situações extremas, solicitação máxima (stress de processador, disco e vídeo – programa Battery Eater) e uso mínimo (sem processar nada com tela sempre acesa em brilho mínimo). Dessa forma com certeza a duração real da bateria vai se situar em um destes dois extremos.

- 8 horas e 1 minuto em “idle”
- 2 horas e 57 segundos em “stress” (programa Battery Eater)

Dell Vostro 3360 – teste de duração de bateria

Eu nunca tinha visto um teste tão “elástico” como este. A variação de 2 horas para 8 horas mostra os dois extremos do cenário que o usuário encontrará. Méritos do processador Ivy Intel Bridge (Core i5 de 3ª geração) e do projeto do 3360 que conta com muitos artifícios para desligar partes inativas e poupar energia. Mas impressiona o fato de em uso mediano este notebook fornecer pelo menos 5 horas de uso contínuo (modelo de uso normal – consultas, navegação, e-mail, etc.). Muito bom.


Desempenho do notebook

Há muitos aspectos a considerar, mas alguns são mais perceptíveis para os usuários. O tempo necessário para ligá-lo, entre apertar o botão e ter a tela da área de trabalho do Windows exibida foram gastos 18 segundos. É muito veloz. Outra situação crítica é hibernar e sair de hibernação (recuperando todos os programas anteriormente abertos). Eu vivo um pesadelo em relação a isso porque meu atual notebook (que já tem 3 anos e meio) demora quase um minuto para hibernar e quase 3 minutos para sair de hibernação e me dar o controle da máquina. O Vostro 3360 faz isso em 22 segundos!!!

Acesso à rede é outro ponto normalmente crítico. Usando rede sem fio (incluindo o padrão “n” – Intel Wireless N 2230) a carga de arquivos é muito rápida (velocidade até 300 Mbps). Usando rede Ethernet (cabeada) a velocidade suportada é Gigabit (1000 Mbps). Mas o sistema de WiFi deste notebook merece destaque pois suporta WiDi, ou seja, Wireless Display – conexão a monitores e TVs (que suportem este padrão) sem necessidade de conector físico mesmo em resolução FullHD (1920x1080)!!

Outro aspecto que o usuário percebe bastante a agilidade é o sistema de vídeo. O 3360 conta com o Intel HD 4000 integrado ao processador, bem evoluído em relação à geração anterior (mais detalhes podem ser vistos na parte final deste texto). Isso confere ao 3360 poder de sobra para reprodução de vídeos em plena resolução, bem como até alguns jogos de alta complexidade (como DIRT 3 e Crysis) em média resolução. Notebooks mais antigos não conseguem fazê-lo nem na mais baixa resolução, rodar estes jogos mais complexos.  Por ser notebook corporativo jogo não é foco para o produto, mas nos momentos de tempo disponível também para isso o 3360 é apropriado.

Agilidade também é requerida na carga de programas, atributo que é de responsabilidade do disco rígido do notebook. O Vostro 3360 conta com um sistema de HD híbrido de tecnologia magnética e SSD (memória flash). Tem inteligência para acelerar operações do Windows como seu carregamento, hibernação, etc. e agilizar a carga dos programas mais usados. Com ou sem “cronômetro na mão” a percepção de agilidade na carga dos programas é destaque. As conexões USB 3.0 permitem que HDs externos sejam conectados operando em velocidade máxima, operando tão rapidamente quanto o disco interno do notebook. Isto confere ótima agilidade no acesso aos dados em discos externos.

Por fim um notebook corporativo deve ter poder de “processamento bruto” para lidar com manipulações numéricas, cálculos diversos, recálculo de planilhas, etc. Como foi citado antes o recurso Turbo Boost do processador que acelera sua velocidade sob demanda consegue dar vazão à demanda de cálculos e processamento nos principais programas como Excel, codificação de vídeo, processamento de antivírus, etc. Existem processadores mais rápidos da mesma geração como os Core i7, presentes em notebooks ou ultrabooks mais poderosos, mas o Vostro 3360 brilha na capacidade de cálculos e atende perfeitamente mesmo usuários exigentes. A propósito o 3360 pode ser comprado com processador Core i5 de 3ª geração como este modelo testado, bem como com Core i7 de 3ª geração (ainda mais veloz).

Na parte final deste texto mostrarei com mais detalhes alguns dos testes aplicados no Dell Vostro 3360 que justificam esta opinião. Caso você tenha mais interesse e se quiser saber como foi testado o notebook e o convido a ver também esta sessão derradeira do texto.

Conclusão

Portabilidade com agilidade é o desafio a ser cumprido pelo projetista de um bom notebook. O Dell Vostro 3360 com sua tela de 13.3 polegadas, 1.67 Kg e perfil fino (magrinho) é um exemplo de dispositivo “móvel”. 3 conexões USB 3.0, bem como HDMI para enviar sua tela para um grande monitor (ou mesmo via WiDi) reforçam este talento. Ainda por conta da portabilidade devo lembrar que este notebook não dispõe de drive ótico (CD/DVD). Isso deve ser conhecido, pois instalação de software deve ser feita via rede, Internet ou usando um DVD USB externo.

Dell Vostro 3360 – fino e leve

Seu design é sóbrio e elegante, mas vai um pouco além dos produtos corporativos totalmente pretos. Tem sua tampa em cor cinza prata que lhe dá um tom mais jovial e menos formal, mas ainda chique. Outro detalhe importante é a existência de um leitor de cartão de memória que suporta 8 formatos, geralmente presente em notebooks “pessoais”, útil para ter acesso a fotos, músicas e filmes obtidos em celulares, câmeras, etc. O notebook é corporativo, mas ninguém é de ferro, certo? No trabalho ou no lazer fotos ou vídeos estarão presentes.

O desempenho impressiona de forma relativa e de forma absoluta. Um notebook deste tamanho e peso, salvo ultrabooks não costumavam ter esta agilidade. Em termos absolutos nos testes aplicados no 3360 ele superou vários outros equipamentos maiores. Um dos grandes pontos de destaque é a evolução do sistema de vídeo que superou muitas vezes as gerações anteriores a ponto de jogos complexos poderem ser usados neste notebook em resolução média (mesmo não sendo seu foco). Lembro que vídeo rápido não serve apenas para jogos. Existem diversos programas que tiram proveito de processamento gráfico aprimorado para acelerar processamento. Alguns exemplos: Flash Player, Acrobat Reader, Photoshop, Internet Explorer, Chrome, etc. Assim vídeo melhor colabora para melhor experiência do usuário de forma ampla.

O uso de energia (fora de tomada) é totalmente satisfatória, mesmo sabendo que sua bateria tem apenas 4 células (por causa do tamanho e peso). Mesmo assim o usuário poderá ficar entre 8 horas e 2 horas, em ociosidade e em uso máximo contínuo, sem visitar uma tomada de força. Possivelmente poderá usá-lo entre 5 e 6 horas em regime de uso misto, que foi o que obtive entre uso de rede sem fio, acesso a Internet, leitura e edição moderada de textos.

Esta máquina seria perfeita para mim, para substituir o meu atual notebook Core2Duo. Só não o escolho porque o tipo de uso que faço da máquina exige resolução de vídeo maior que 1366x768. Tirando isso teria minha escolha sem dúvida.

No site da Dell pode ser encontrado o Vostro 3360 cujo preço começa em R$ 2098,00 (com Core i3 e 4 Gb de memória e 320 GB de disco) até R$ 3198 (com Core i7 com 6 Gb de memória e 500 GB de disco ). O modelo que testei é o com processador Core i5 que custa R$ 2849. Os preços são para pagamento a prazo (10 vezes).


Detalhando alguns testes

Leitores com interesse técnico mais aprofundado terão sua curiosidade satisfeita a seguir. Escolhi alguns dos muitos testes feitos com o Vostro 3360 para detalhar e explicar em detalhes. Assim quem tem familiaridade com alguns destes testes poderá comparar seu próprio notebook ou computador com o desempenho do 3360 e tirar suas conclusões, ratificando ou não a minha opinião expressada neste texto.

Em alguns testes farei comparações com uma máquina testada antes, um pouco menos de dois anos atrás (finalzinho de 2010), com o mesmo tipo de processador Core i5 , mas da geração de 32 nm. Esta será denominada de “máquina referência”.

SUPERPI

SuperPI teste completo – destaque para cálculo com 4 milhões de casas decimais

Estressa apenas um núcleo de processador. O 3360 foi 16% melhor do que a máquina referência (75 segundos contra 86 segundos). Não é muito. Será que nos outros testes foi melhor? Veremos...

 PASSMARK

Passmark Test – mix de operações diversas combinadas

Testa diversos aspectos do computador e atribui um índice. O 3360 foi 52% melhor do que a máquina referência (1376 contra 906). Diferença sensível.

PASSMARK sob stress multitarefa

Passmark Test – mix de operações diversas combinadas mais antivírus e cálculos matemáticos

Mesmo teste PASSMARK, mas com operação de varredura do antivírus rodando junto com o WPRIME um pesado teste de cálculos complexos. O 3360 foi 36% melhor do que a máquina referência (912 contra 669). O que mais me chamou a atenção foi que o Vostro 3360 sob stress foi mais rápido (912) do que a máquina referência sem stress (906)!! Isso tem grande significado.

PCMARK VANTAGE


PCMARK Vantage  – mix de operações diversas com ênfase em manipulação de mídia

Também um conhecido teste com mix de operações que privilegiam manipulação de mídia. O 3360 foi 48% melhor do que a máquina referência (7424 contra 5032).

SisSoftware SANDRA – Processor Arithmetic

vostro3360-15
tic  – cálculos numéricos pesados (multicore)

Estressa a capacidade de cálculos do processador usando todos os núcleos do processador. O 3360 foi 19% melhor do que a máquina referência (37.8 contra 31.8).


WPRIME

WPRIME – cálculos numéricos pesados (multicore)


Também estressa a capacidade de cálculos do processador usando todos os núcleos do processador. O 3360 foi 8% pior do que a máquina referência (644 contra 593). Resultado curioso uma vez que em todos os testes o 3360 foi melhor.

TESTES DO SISTEMA DE VÍDEO (HD 4000)

A tabela abaixo resume alguns dos testes que fiz e os respectivos resultados obtidos na máquina referência. Os resultados são índices ou fps (quadros por segundo no caso dos jogos) testados em algumas resoluções e nível de qualidade. A diferença do desempenho do Vostro 3360 é incrível. No pior caso foi 107% melhor (dobro) e em alguns casos perto de 300% melhor (quatro vezes mais rápido). Era um resultado esperado pela evolução da família Ivy Bridge de processadores Intel cuja GPU (vídeo integrado ao processador) é bastante eficaz. Eficaz a ponto de permitir jogar DIRT3 e Crysis com qualidade mediana e bom nível de resposta. Na tabela, na parte dos jogos, estão em vermelho resultados que inviabilizam a experiência de jogo (ruins).
Resultados de testes sintéticos e jogos.


OUTRAS IMAGENS

Dell Vostro 3360 - CPUz

Dell Vostro 3360 – GPUz

Dell Vostro 3360 – programa HDTUNE – velocidade do disco rígido


Dell Vostro 3360 – IEW - Índice de experiência do Windows


Dell Vostro 3360


8 comentários:

  1. Obrigado pela excelente análise, buscava informações mais detalhadas acerca desse modelo e encontrei tudo o que precisava aqui.

    ResponderExcluir
  2. Olha, comprei este computador no final de 2012, investi um bocado de dinheiro nele, e tenho me incomodado bastante.
    Um problema na famigerada placa de wireless da Intel me consumiu MUITAS horas de atendimento técnico, substituição de placa wireless, substituição de placa mãe, substituição de HD, reinstalação de sistema operacional sem a configuração de restauração de fábrica e, no final, o problema persiste. Agora até o touchpad está funcionando em modo intermitente!
    Veredito da Dell: o hardware (placa wireless) tem incompatibilidade com alguns equipamentos e eles não podem fazer nada... e veja, a incompatibilidade é só com a marca TPLink, quase ninguém usa né?
    Agora é Procon na certa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rafael, é muito importante ouvirmos relatos de sucesso e insucesso. Obrigado. Este caso de incompatibilidade com AP TPlink é muito estranho, parece mais placa WiFi com defeito mesmo. Exerça seu sagrado direito à garantia do produto!! Abs

      Excluir
  3. Ola' Flavio, somente agora li tua resenha, pois estou pesquisando um laptop compacto de 13" para comprar para trabalho e viagens. Qual tua opiniao sobre os Samsungs Serie 5 comparado a estes Vostros? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo! Os Samsung são mais para uso pessoal enquanto o Dell Vostro mais para uso em empresas, embora possam ser usados em ambos os casos. Gosto da robustez do Dell e das "amenidades" do Samsung. Para o MEU tipo de uso eu ficaria com o Dell. Abs

      Excluir
  4. Parabéns pelo Post.
    Estava pensando em adquirir este modelo, porem na versão i7 e 8gb.
    estava na dúvida quando a operacionalidade do equipamento, poder de processamento e duração de bateria. O seu post me ajudou e muito a tomar a decisão. comprarei imediatamente.
    Muito obrigado.

    Stepherson Fontoura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Stepherson que legal que minha avaliação pode ajudar você!! Esta máquina com i7 e 8 GB vai ficar um avião!! Abs

      Excluir