sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Edimax nano – turbine sua conexão WiFi com este “mini”

Desde que as vendas de notebooks cresceram a ponto de igualar e superar a venda de computadores de mesa o uso de rede sem fio só faz crescer. Inicialmente as redes WiFi tinham velocidade 11 Mbps (padrão “b”), depois evoluíram para  54 Mbps (padrão “g”) e por fim chegaram a 150 Mbps ou 300 Mbps (padrão “n”).  Mas e a imensa quantidade de notebooks que já foram vendidos e ainda não dispõem de WiFi padrão “n”? E computadores de mesa que por um motivo ou outro estão em um local no qual rede cabeada não pode ser instalada?

Para estes casos a solução mais simples é usar um adaptador de rede sem fio do tipo USB e acrescentar esta nova funcionalidade (rede mais rápida) ao notebook ou PC de mesa. Há muitas soluções no mercado, mas tive a oportunidade de testar o adaptador Edimax EW-7811Un que será a partir de agora chamado por mim carinhosamente apenas de “nano”. E não é sem motivo. Seu tamanho é extremamente reduzido. Já usei no passado outros adaptadores USB para rede sem fio e estes sempre eram maiores que pendrives e ficavam desajeitados na lateral do PC ou notebook. O “nano” como seu apelido sugere é tão pequeno, menor que os menores adaptadores de mouse sem fio que já vi.

WiFi Edimax convencional e o “nano”

Não sei se vocês pensam como eu, mas a maior vantagem de ter um adaptador tão pequeno é poder mantê-lo instalado todo o tempo no notebook e não precisar ficar tirando e colocando toda hora. Com um adaptador do tamanho de um pendrive não dá para guardar o computador em uma mochila sem que este seja entortado ou mesmo danificado. Mas o Edimax “nano” permite isso. Ele fica apenas entre 4 a 5 milímetros para fora, bem discreto e sem atrapalhar. Esta caraterística já é para mim o grande diferencial.


Adaptador WiFi Edimax  “nano”

A instalação é muito simples. No caso do Windows 7 nem driver precisa ser instalado, pois o 7 já dispõe de suporte nativo. Mas eu instalei o software que o acompanha para pode avaliar outras características da conexão, estatísticas, gerenciamento de perfis, etc.

Tela de gerenciamento WiFi do Edimax “nano”



Apenas uma ressalva. Na versão atual do software que acompanha o produto tem um inconveniente. Na hora de escolher o idioma, quando PORTUGUÊS é escolhido a tela seguinte é apresentada em um idioma misterioso. Acabei instalando em inglês. Uma simples troca, mas que acabei tratando com bom humor.

Tela de instalação do software em “português”

E o desempenho??

Inicialmente é importante frisar que para obter as maiores velocidades de conexão alguns fatores devem ser observados:


  •       O roteador sem fio ou access point deve ser do padrão “n”
  •       O adaptador de rede sem fio do notebook ou desktop também deve ser padrão “n”
  •       A distância entre o computador e a base não pode ser excessiva
  •       Não pode haver muitas paredes ou obstáculos massivos no meio do caminho


Usando o padrão “n” velocidade de 150 Mbps são comuns e apenas roteadores e adaptadores com sistema de antenas duplas conseguem chegar a 300 Mps, que não é o caso do “nano”.

Também é importante destacar que estas velocidades nominais sempre estiveram longe das velocidades efetivas que são obtidas no “mundo real”. Por exemplo, uma rede padrão “g”, muito comum, tem velocidade nominal de 54 Mbps, que em tese permitiria transferências de dados a uma taxa de 5 Mbytes/segundo, na prática obter 1.5 Mbytes por segundo já é perto do limite da tecnologia. Há razões de engenharia que explicam isso que não valem a pena serem discutidas, mas fato é que uma velocidade nominal de 150 Mps, seguindo a mesma proporção, deveria resultar em transferências de 4 Mbytes por segundo, aproximadamente o triplo de uma conexão “g”.

Boa notícia, o Edimax “nano” em condições ideais foi capaz de transferir informações a 4.62 Mbytes por segundo, algo um pouco menor apenas de uma rede cabeada de 100 Mbps. É muito bom!

Porém nem sempre a situação é ideal. Nem sempre o notebook se encontra bem próximo ao access point WiFi. Às vezes há obstáculos como paredes no meio do caminho. Assim eu resolvi testar o Edimax “nano” em situações diversas e adversas. A situação IDEAL consiste do notebook presente na mesma sala que está o concentrador WiFi (access point) a não mais de 2 metros de distância. A situação que eu classifiquei como pior consiste do notebook distante, com 3 ou 4 paredes como obstáculos, com o sinal já “fraquejando”. Para efeito de comparação eu testei também o WiFi nativo do meu notebook Lenovo Thinkpad, um sistema Intel 5100 AGN.

Devo pontuar que esta comparação é extrema uma vez que o “nano” por seu tamanho muito reduzido não tem superfície de antena grande o bastante enquanto notebooks de forma geral têm uma estrutura de antena embutida dentro da tela LCD ocupando quase toda a área da tela. Assim era esperada alguma diferença no comportamento entre o “nano” e um WiFi nativo de notebook. A tabela abaixo resume o teste:

Tabela comparativa Edimax “nano” e WiFi nativo

Testes de desempenho em diferentes condições

Na situação IDEAL quase houve um empate técnico. O desempenho do “nano” foi 3 vezes superior a de uma rede padrão “g”, sendo o WiFi do Lenovo um pouco mais rápido. Conforme obstáculos foram sendo colocados no caminho o “nano” teve mais dificuldades para lidar com a situação e seu desempenho declinou mais rapidamente do que o WiFi nativo do Lenovo. Na situação extrema, mais distante e com mais obstáculos o “nano” ainda funcionava, mas 10 vezes mais lento que seu oponente e 27 vezes mais lento que a situação IDEAL.

Considero absolutamente normal este nível de desempenho e mesmo a regressão em função da distância e obstáculos uma vez que a superfície de antena existente em cada uma das soluções é muito diferente.

Conclusão

O tamanho “nano” é o grande atrativo desta solução. Poder deixá-lo permanentemente instalado no notebook, sem precisar tirar e colocar a cada vez que se guardo o computador na mochila é muito confortável.

Segundo o fabricante “este adaptador inteligentemente ajusta a potência de transmissão conforme a distância e reduz o consumo de energia quando a comunicação sem fio estiver ociosa. Com a tecnologia WLAN verde, o consumo de energia pode ser reduzido de 20% a 50%. O adaptador não apenas lhe fornece a melhor tecnologia sem fio do mundo, mas também cuida do meio ambiente e do seu bolso, utilizando menos energia e reduzindo as contas de eletricidade”. Este aspecto é bastante importante. Embora tenha ficado claro que o aumento de energia na situação de maiores obstáculos não foi suficiente para manter o desempenho.

Considero uma excelente solução pelo tamanho e praticidade. Quem precisar aumentar a velocidade de WiFi de seu notebook tem uma ótima alternativa. Porém deve ficar claro que seu melhor talento, a melhor forma de usá-lo é no cenário notebook próximo ao concentrador WiFi, pois dessa forma ele entrega toda a sua capacidade e velocidade.

4 comentários:

  1. Só uma pergunta: por ser USB, ele nao seria limitado a velocidade da porta USB??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo, COM CERTEZA a USB poderia limitar. Porém enquanto a velocidade nominal deste adaptador WiFi é de 150 Mbps uma USB 2.0 tem limitação 480 Mbps (mais de 3x mais). USB 3.0 tem velocidade nominal de 3 Gbps.
      Assim neste caso a USB não , limitou mas sua observação foi muito pertinente e me ajudou a esclarecer.

      Excluir
  2. Ahhh ótimo, pq eu tb nao sabia qual era a velocidade de uma porta USB, eu achava q seria em torno de uns 50 a 100Mbps

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Paulo, USB 1.0 vai a 12 Mbps, USB 3.0 vai a 450 Mbps e USB 3.0 vai a 5 Gbps. Abs

      Excluir