segunda-feira, 8 de agosto de 2011

AMD LLANO Tech Day – parte 4 – O TESTE REAL e completo

No texto anterior , publicado há algumas semanas comentei sobre o desempenho do AMD LLANO sob a ótica da própria AMD, seus números e seus testes. Já foi de entusiasmar. Porém ficou faltando o teste real. E tive esta oportunidade. Só demorei demais para publicar pelo acúmulo de temas e outros assuntos. Mas agora posso destrinchar os dados obtidos no teste feito com um notebook especialmente emprestado pela AMD para esta finalidade.

Como disse, era um notebook “AMD”. Não tinha marca. Mas apresentava a plataforma completa. Assim conduzi os testes. Usei minha metodologia própria, que venho usando há algum tempo, mas também aceitei sugestão da AMD para realizar alguns testes específicos. Assim espero ter feito um “mix” de avaliações que me permitiram chegar a uma conclusão equilibrada.

VISÃO GERAL E CONCLUSÃO (antecipada)

Ao contrário de todos os meus outros textos vou começar pelos resultados e minha opinião final. Assim favoreço quem está muito curioso e com pressa. Na sequência mostro cada etapa do teste, cada passo que justifica minha conclusão.

Os testes foram extremamente abrangentes. Tanto que nem vou apresentar todos os resultados para que o texto não fique absurdamente grande (já está grande). Serviu para definir o exato ponto de mercado no qual se insere este tipo de solução. Entendi que LLANO, integrante da família Fusion, configura um tipo de novo de dispositivo. Há certo exagero nisso, mas faz sentido e eu explico.

O notebook com AMD LLANO A8-3500M é bem diferente de um notebook “comum”. Seu núcleo APU (CPU + GPU) tem comportamento diferenciado. Eu faço a pergunta, o que é mais útil hoje em dia, ter um PC com ótimo desempenho gráfico ou um PC com ótimo poder de cálculo/processamento?? Há alguns anos a resposta seria óbvia, CÁLCULOS!! Mas com o avanço do uso das GPUs além dos jogos, ter GPU poderosa é muito importante.

Esta APU testada BRILHA INTENSAMENTE na área de GPU, “nadando de braçada” sobre as soluções “onboard” ou “integradas” (como Intel HD Graphics). Já no segmento de CPU, o LLANO A8-3500M é competente, mas não é tão forte como as CPUs Core i5 e Core i7, falando EXCLUSIVAMENTE de poder de cálculos. Isso vai ficar evidente nos testes sintéticos que mostrarei ao longo do texto.

Porém o que encontramos ao testar esta APU é um imenso EQUILÍBRIO no dia a dia, para aplicações REAIS. É notável um processador conseguir “mastigar” números e cálculos complexos como, por exemplo, os programas SUPERPI e WPRIME, mas na prática isso não traz imenso benefício ao usuário, SALVO ele tenha uma aplicação complexa de engenharia ou financeira que demande este formidável poder de manipulação numérica!

Mas justiça seja feita. Em aplicativos de cálculo que UTILIZAM GPU, como os citados no texto anterior , codificação de vídeo com SHOWBIZ 5 (OpenCL) MotionDSP vReveal 3.0 (“vídeo cleanup”), Adobe Photoshop CS, Flash Player, etc. são bastante acelerados.

A APU A8-3500M com seus 4 núcleos permite que o notebook testado seja bastante ágil e “responsivo” (responde rapidamente mesmo com vários programas abertos). E com programas que demandam desempenho gráfico, decola!! Isso tudo com suporte ao padrão DirectX 11 e desempenho gráfico de “placa discreta” em notebook.

Convenhamos, para a imensa maioria das pessoas as CPUs andavam mais do que sobrando. Tinham (têm) poder além do necessário. AMD LLANO define um novo paradigma reservando no mesmo espaço de silício uma área para aplicações de GPU com flexibilidade. A AMD “calibrou” a quantidade de recursos de seus chips tendo isto em mente, uma boa CPU, uma ótima GPU, que viraram a APU!! Isso justifica meu entusiasmo (comprovado abaixo).


O NOTEBOOK TESTADO

Como citado era um modelo referência da AMD, criado para permitir que a imprensa e analistas pudessem avaliar a solução com a APU LLANO. A despeito disso era um notebook “ajeitado”, com tela de 14 polegadas, leve, com uma interface USB 3.0, HD bem rápido, boa rede sem fio padrão “N”, gravador de DVD e conector HDMI. Vejam abaixo as fotos deste protótipo testado.






OS TESTES EM DETALHES

A partir de agora dezenas de testes feitos serão apresentados e comentados. Leitura recomendável para os mais curiosos. Também essencial para quem quiser conhecer as entranhas da APU LLANO A8-3500M. Se você não se enquadra nestas categorias, tudo bem. Passe os olhos, pince e leia os testes que lhe dizem alguma coisa. Isto tudo dá o subsídio às conclusões que já elenquei,  extraordinariamente no começo deste texto.

Em alguns momentos será citado um PC referência. Trata-se do notebook CCE WIN T546P+ baseado no processador Intel Core i5 M450 de 2.4 Ghz com placa vídeo Intel HD Graphics integrada. Lamentavelmente não pude testar ainda notebooks com processador Intel da geração Sandy Bridge (o mais moderno). Mas vale a base de comparação com um modelo de bom desempenho.


Testes sintéticos – sistema de vídeo.


 3DMARK03 – resolução 1024x768



O 3DMARK03 avalia a capacidade de bem desempenhar aplicativos que usam DirectX 8, padrão usado em jogos um pouco mais antigos.  O notebook Core i5 que usei como referência obteve neste mesmo teste 3483 3Dmarks, enquanto o LLANO obteve 14437,  evidenciando que o AMD LLANO A8-3500M é 314% mais rápido. Não dá para desprezar esta diferença muito grande. Medi também em outras resoluções, como 1680x1050 na qual obteve ótimos 7967 3DMarks!!

3DMark06 - resolução 1024x768


Avalia a capacidade do sistema gráfico frente às exigências de aplicativos e jogos DirectX 9, usado em jogos um pouco mais atuais. O PC referência apresentou 1505 3DMarks, contra 6933, que também evidencia a superioridade do AMD LLANO A8-3500M. Também como o teste 3DMARK03, houve um ganho de 330% em relação ao notebook referência.

Na resolução 1680x1050 apresentou resultado de 5304 3DMarks, além de um bom número em termos absolutos, mostra pouco decréscimo em relação a 1024x768, um indicativo da robustez da GPU.


3DMark Vantage – resolução 1024x768


Avalia o desempenho de aplicativos ou jogos que usem o DirectX 10. Não foi possível executar e obter índice 3DMark Vantage para o notebook referência Core i5 M450 pois este teste não rodou com sucesso neste equipamento. Por sua vez o AMD LLANO A8-3500M rodou e apresentou índice de 12026 3DMarks. Na resolução de 1680x1050 obteve índice de 2616.

3DMark 11 – resolução 1024x768

O teste 3DMark11 é bem recente e especial, pois apenas placas gráficas que suportam o padrão DirectX 11 são capazes de serem avaliadas. O notebook referência baseado no Core i5 M450 não tem capacidade DX11. O LLANO A8-3500M obteve índice E1934 em 1024x768 e X441 na resolução 1920x1080 (full HD). Só para dar uma base de comparação, onde LLANO obteve 1934 a GPU Radeon 6790 obteve neste mesmo teste o valor 5192, mais rápida, porém se trata de uma solução externa, para desktop e com consumo de energia bem maior. Chamou minha atenção este teste do LLANO que explica o bom desempenho em jogos com padrão DirectX 11.


Testes Compostos – benchmarks conjugados – várias funcionalidades.

Procuram classificar um PC ou notebook frente a diversas solicitações como acesso a disco (sequencial ou aleatório), sistema de vídeo, processamentos matemáticos diversos (compressão de dados, decodificação de vídeo, acesso à memória), etc. São muito úteis como forma de comparação rápida entre diferentes PCs.

IEW (índice de experiência do Windows)


Interpretando os resultados pode ser ver que gráficos, memória e disco obtêm índices bem “evoluídos” e equilibrados. São os índices unitários mais baixos, mas em nível elevado. O IEW é sempre limitado pelo menor índice individual e por isto o AMD LLANO A8-3500M ficou limitado a 5.9 enquanto nosso notebook referência Core i5 M450 obteve IEW 4.2.


Passmark Performance Test 7.0



Este benchmark composto avalia um conjunto maior de aspectos do PC inclusive diversos detalhes em cada um deles. Um índice final é obtido e pode ser usado para comparações. O AMD LLANO A8-3500M obteve índice de 910 enquanto notebook referência obteve 906, valores próximos. Como este teste consiste de um “mix” de outros testes, na média o LLANO foi ligeiramente superior.

PCMARK Vantage Professional 1.01


Este benchmark também inclui diversos aspectos ao analisar o desempenho, mas tem apresenta maior concentração de avaliações em aspectos multimídia do PC. O AMD LLANO A8-3500M obteve índice final de 4644 enquanto o notebook referência obteve 5032.A própria AMD já havia alertado explicitamente que o PCMARK VANTAGE era um teste no qual o LLANO não brilhava. Explicação? O Mix de testes não lhe é favorável. Mas mesmo assim o resultado ainda que 8% abaixo do Core i5, não se trata um mau resultado.


Testes sintéticos – benchmarks específicos – teste de únicas funcionalidades.

Procuram classificar um PC ou notebook frente a uma específica capacidade. A forma como os PCs e notebooks são construídos, seus componentes, disco, processador, memória podem favorecer determinados tipos de operações. Assim os testes sintéticos avaliam cada um destes sutis e diversos cenários onde o PC é bastante solicitado.

DVD Shrink 3.2

O DVD Shrink não é um programa de benchmark e sim um programa gratuito par realizar cópias de DVDs não protegidos contra cópias. Como muitos DVDs têm tamanho de 8.9 Gbytes o programa o comprime para caber em um DVD comum de 4.7 Gbytes. Isto demanda forte capacidade de processamento, decodificação e codificação de vídeo. O AMD LLANO A8-3500M efetuou a tarefa (em DVD padrão sempre usado neste teste) em 33 minutos e 29 segundos (2009 segundos) enquanto o PC referência fez a mesma tarefa em 33 minutos e 55 segundos (2035 segundos). Empate técnico!!

Porém convém notar DOIS ASPECTOS. O software DVD Shrink não usa vários núcleos do processador e muito menos a GPU. Este teste “nivela por baixo”, mas não deixa de ser válido.  Só lembro que o SHOWBIZ 5 é cerca de 95% mais rápido por causa da aceleração da GPU.

WPRIME 2.0


O WPRIME realiza um conjunto extenso de operações matemáticas em dois níveis de profundidade (32M e 1024M). Este benchmark UTILIZA-SE de múltiplos processadores caso o PC os tenha.

O AMD LLANO A8-3500M sem auxílio de GPU, mas com seus 4 núcleos  precisou de 747 segundos para a operação mais complexa enquanto o Core i5 M450 realizou a mesma tarefa em 600 segundos. Neste caso LLANO foi 20% mais lento. Cabem os mesmos comentários que fiz no teste do DVD Shrink

SisSoftware SANDRA – Processor Arithmetic



O SisSandra Arithmetic Test também estressa a capacidade de processamento numérico do PC obtendo os índices Dhrystone e Whetstone .

O AMD LLANO A8-3500M obteve o índice combinado de 20 GOPS (giga operations per second). O notebook referência Core i5 M450 obteve no mesmo teste 31 GOPS, assim o LLANO foi 35% mais lento.

SUPER PI MOD 1.5


O SUPERPI usa apenas um dos núcleos dos processadores executando apenas uma tarefa por vez. Calcula o número irracional PI com diversas casas decimais de precisão. O foco do teste é o tempo necessário para calcular PI com 4 milhões de casas decimais.

O AMD LLANO A8-3500M realizou esta tarefa em 1 minutos e 26 segundos, 86 segundos, enquanto o PC referência realizou em 2 minutos e 57 segundos, 177 segundos, 50% mais lento.

Estes três testes anteriores (SUPERPI, WPRIME e SisSANDRA) reforçam minha conclusão de que o LLANO tem um bom desempenho para cálculos matemáticos, mas não brilha tanto quanto sua GPU pode ser usada simultaneamente. O Core i5 foi entre 20% e 50% mais rápido nestas situações.



Battery Eater - Consumo de Bateria

Este foi o teste mais esperado para eu realizar. Queria e PRECISAVA conferir se tudo que se falou do LLANO seria confirmado.

Foram DOIS os testes feitos. O IDLE TEST que mede o tempo de funcionamento sem atividade alguma do notebook. Fiz também o BATTERY EATTER, como o próprio nome sugere, um “comedor de bateria”. Trata-se de stress máximo, uso de disco, CPU e vídeo ao mesmo tempo.

Assim com estes dois testes nós temos o MELHOR e o PIOR cenário possível e podemos afirmar com 100% de certeza que a duração esperada de bateria estará entre estes dois extremos.


BATTERY EATER : Nesta situação de demanda intensa e constante a bateria do AMD LLANO A8-3500M durou 2 horas e 35 minutos segundos até que o notebook entrasse em modo de hibernação. Este é um uso extremo, cujo perfil de uso é muito improvável no dia a dia, mas é útil para descobrir o “pior cenário” possível. O notebook referência conseguiu ser usado por 1h 8 min e 28. São 154 minutos contra 68 minutos, uma diferença de 126% a favor do LLANO.

IDLE TEST : A duração da bateria do notebook em “repouso total”, ou seja, ligado, mas sem executar tarefa alguma. Nesta situação resultou 9 horas e 45 minutos de duração. O notebook referência Core i5 M450 resistiu por em 2h 32 minutos, uma diferença de 284% a favor do LLANO.

 Assim se pode afirmar que este notebook permitirá que seu proprietário use entre 2h35 min e 9h45 min sem precisar ligar o equipamento à tomada dependendo do perfil de uso do mesmo neste período. SENSACIONAL!!


Execução de Vídeos em Alta definição (FullHD 1920 x 1080)

O objetivo deste teste é identificar a capacidade do PC ou notebook na decodificação e execução deste tipo de conteúdo digital, bem como avaliar o grau de exigência e consumo de recursos nesta situação. O painel LCD do AMD LLANO A8-3500M tem resolução de 1366x768 e por isso mesmo não leva ao máximo a exigência para exibir o filme (mas este tem que ser processado do mesmo jeito). Ligando-se um monitor externo ao notebook obtivemos vídeo em resolução FullHD.

Nestas duas situações o consumo de recursos (uso de CPU) oscilou entre 1% e 3% que é um nível sensacional. Quanto menos CPU é usada para processar vídeo mais sobra para o PC. PCs despreparados para manipular conteúdos FullHD podem consumir 100% de CPU com bom resultado ou mesmo apresentar o vídeo de maneira insatisfatória. O AMD LLANO A8-3500M exibiu de forma correta e com mínimo uso de recursos.




JOGOS

O que se pretende é avaliar o PC com um conjunto mínimo de programas que vão do mais simples e não tão moderno ao mais exigente e assim aferir se o equipamento pode ser considerado apropriado como plataforma para jogos mais elaborados.

O fator que determina a qualidade do jogo, a “jogabilidade” é o número de “quadros por segundo” (ou frame rate) que se obtém. É o número de vezes por segundo que a tela é redesenhada. Como referência o cinema trabalha com 24 quadros por segundo. Os jogadores frequentes citam 30 quadros por segundo como o mínimo para ter boa qualidade. Alguns falam até em 60 quadros por segundo. Isso para quem joga muitas horas por dia. Um usuário menos assíduo vai se contentar com 20 quadros por segundo, sem problemas. Nos testes a seguir foi usado o programa FRAPS para capturar esta informação e avaliar a adequação dos jogos ao equipamento.

NEED FOR SPEED SHIFT 2

A AMD recomendou o teste com alguns jogos em particular. Este foi um deles. O visual é incrível e gráficos são muito bonitos!! Não tenho referência anterior pois não testei este jogo antes. De toda forma testei em duas resoluções na qualidade padrão (não mexi).  Em 1366x768 obtive 30 quadros por segundo (fps - frames per second) e em 1680x1050 obtive 20 fps. Conclusão, dá para se divertir com o Need for Speed Shift 2 no notebook com LLANO A8-3500M, um pouco mais “fluido” a 1366x768, mas também a 1680x1050.

Need for Speed Shift 2 – 1366x768



Need for Speed Shift 2 – 1680x1050


DARKSPORE

O  Darkspore também foi um dos jogos recomendados pela AMD para ser testado no LLANO. Também não conhecia o jogo e apenas o usei para obter o desempenho nas telas iniciais.  Também não tenho referência anterior. Também testei em duas resoluções e na qualidade padrão.  Em 1366x768 obtive 28 quadros por segundo (fps - frames per second) e em 1680x1050 obtive 22 fps. É possível se divertir com o DARKSPORE no notebook com LLANO A8-3500M, um pouco mais “fluido” a 1366x768, mas também a 1680x1050.



DARKSPORE – 1366x768



DARKSPORE – 1680x1050


Flight Simulator X – 1024 x 768 Medium High e High

O Flight Simulator X é um jogo de 2006, mas que ainda tem milhões de fãs. É um jogo particularmente muito útil para testes uma vez que tem uma quantidade imensa de opções para sofisticar o nível de apresentação e visual e também muito “moldável” ao PC sendo usado.

FS X – 1024x768 – Medium High

 FS X – 1024x768 –Ultra High

No AMD LLANO A8-3500M foi usada a resolução 1024x768 e nível de detalhes “Medium High” e “Ultra High”. No nível Medium High foram obtidas taxas próximas a 72 fps (perto de 36 fps no notebook referência). No modo Ultra High obtive 36 fps (perto de 19  fps no notebook referência).  Como considero 30 fps o limite do conforto da “jogabilidade” é possível usar o FS X com no AMD LLANO A8-3500M com boa cadência e fluência dos gráficos.

FIFA 2010 1024x768

FIFA 2010 é um jogo moderno, com visual rebuscado, mas sem exageros e de grande popularidade. Foi usado o nível de detalhes ALTO e resolução 1024x768. Nestas condições o número de quadros por segundo oscila entre 50 e 53 fps (entre 19 e 25 no notebook referência) no momento do começo da partida. É muito bom. No transcorrer da partida, principalmente quando ocorre um gol, quando há diversas imagens, repetições, câmera lenta, etc. esta taxa cai para 45 a 48 fps.

FIFA 2010 – 1024x768 


CRISYS

Crysis ainda é grande vilão entre os jogos, pois tem um uso de recursos extremamente alto, tanto do processador como de placa gráfica. Não são muitos os PCs que permitem jogar Crysis com elevada qualidade. O protocolo deste teste define que deve ser avaliado o programa na resolução 1024x768 (baixa), e em qualidade.

Nesta situação (HIGH) obteve-se 36 fps (3 fps no notebook referência - inaceitável). Reduzi a qualidade para a mais baixa possível (Low e sem AA) e mantida a resolução (também baixa) de 1024x768 e desta forma obtive 84 fps (17 fps no notebook referência) , valores muito confortáveis!!
Ainda no modo ULTRA HIGH AA 8x em 1024x768 obtive 27 fps. Impressionante! Nunca imaginei ver desempenho assim em um notebook (a despeito de estar a 1024x768).

Só para dar a informação para os mais curiosos, a 1680x1050 qualidade LOW (sem AA) obtive 68 fps e na qualidade VERY HIGH 19 fps. Dá para perceber que dá para “calibrar” uma resolução/qualidade a 1680x1050 e ainda obter mais de 30 fps. Definitivamente , Crysis no AMD LLANO A8-3500M é totalmente VIÁVEL!

Crisys 1024x768 ULTRA LOW sem AA

Crisys 1024x768 VERY HIGH AA 8X

DIRT2

A AMD sugeriu que fosse testado com o DIRT 3, recém lançado, aliás lançado no mesmo período que o LLANO. Não fiz isso. Testei no DIRT 2 porque tenho vários outros testes feitos inclusive em placas de vídeo externas como Radeon 6950, Radeon 6790, etc.



DIRT 2 – 1024x768 ULTRA HIGH AA 8x


DIRT 2 - 1024x768 Ultra LOW (sem AA)

Como pode ser visto nas telas acima o LLANO A8-3500M encara o DIRT 2 com folga. Na qualidade ULTRA LOW obtive 77 fps e na qualidade máxima ULTRA HIGH com AA 8x (anti aliasing) obtive 32 fps.

Mas sabem o que foi mais impressionante? A 1680x1050 os mesmos testes resultaram em 69 fps (ULTRA LOW sem AA) e 26 fps (ULTRA HIGH AA 8x). Ou seja, DIRT 2, jogo também DX11 roda MUITO BEM no LLANO!


OUTRAS CONSIDERAÇÕES E CONCLUSÃO

Comecei este texto pela conclusão, pois imaginei que poucos iriam ler este teste todo. Mas fiz questão de mostrar cada elemento testado para que cada um olhasse aquilo que mais lhe interessasse. Mas após toda esta longa série de testes eu ratifico o que afirmei no início. O AMD LLANO A8-3500M, nobre integrante da iniciativa FUSION é um novo tipo de chip. A começar por sua autodenominação APU. Por fim no equilíbrio do projeto em prover boa capacidade de cálculos matemáticos (via CPU), sem ser brilhante, e ótimo desempenho gráfico!! Ótimo mesmo!! E cálculos, se necessário, podem ser incrivelmente acelerados com uso da GPU.

A promessa de 10 horas de duração da bateria foi confirmada (09h45min), mas deve ser entendido como limite superior pois o notebook estava inativo (idle). Mas o teste do Battery Eatter conseguiu estressar o notebook por 2h35min, tempo este que alguns notebooks mais simples pedem tomada mesmo inativos, foi também muito bom.

PROMESSA CUMPRIDA!! A AMD dissera “poder computacional destacado, desempenho gráfico comparável a soluções desktop e até 10 horas duração de bateria”. Sim isso tudo confirmado! Santa competição!! E ainda vem muita coisa pela frente, tanto do lado VERDE como do lado AZUL!!! Nós consumidores não perderemos por esperar!!



Outros artigos que escrevi sobre AMD, VAIO, FUSION ou VISION:
SONY série Y com AMD FUSION chega ao mercado
AMD Llano & Abu Dhabi Yas Marina – dicas e curiosidades
AMD LLANO Tech Day – parte 2 por dentro da APU Llano
AMD LLANO Tech Day – parte 3 – O desempenho da APU
AMD LLANO Tech Day – parte 4 – O TESTE REAL e completo
SONY VAIO VPC EE47FB – Poderoso e Multimídia - Avaliação Resumida
SONY VAIO VPC EE47FB – Poderoso e Multimídia - Avaliação Completa



GALERIA DE IMAGENS

                           Gerenciador de dispositivos

                 Detalhes do processador – programa CPUz


                        Detalhes da GPU – programa GPUz







Ajustando a prioridade por aplicativo
                                                      Ajustes finos do Fusion
   

Programa Cinebench – foi muito bem também




6 comentários:

  1. Uma pergunta, nesse notebook de teste não possuía uma GPU dedicada teria ? Ou e a apenas a integrada?
    Pelo oque a AMD publicou com o Llano quando com uma GPU dedicada pode-se unir a integrada com a integrada e ter um desempenho um pouco melhor.

    ResponderExcluir
  2. O notebook não tem vídeo dedicado, apenas a HD6620 integrada a APU (screenshot do 3DMark mostra isso).

    O recurso que voce se refere se chama DualGraphics, e seria possível somar o poder da APU com uma HD6570 ou HD6670 discreta... em ambos os casos, a nomenclatura do vídeo seria alterado.

    Xandó,

    Parabéns pelo texto, conseguiu mostrar perfeitamente que nossas APUs são competitivas quando falamos apenas de software legado (x86) e tem um enorme diferencial para os softwares acelerados... flash, photoshop, etc... etc...

    Espero nos encontrarmos em breve para um bate papo, infelizmente estava fora dos últimos eventos.

    Grande abraço,

    Alfredo Heiss

    ResponderExcluir
  3. Caro Anônimo, como o Alfredo falou, no caso a GPU do notebook testado era apenas a integrada e no caso integrada ao chip (CPU + GPU). Sei que a versão LLANO para DESKTOP chamada LYNX tem o recurso de agregar GPU externa à interna e com ótimo resultado.

    ResponderExcluir
  4. Graaaande Alfredo, ter comentário seu é sempre uma honra! Super obrigado pelo apoio e suas palavras!
    De fato estou animado com esta história de APUs!!
    E vamos colocar assuntos em dia sim, apareça!!! Abraços

    ResponderExcluir
  5. Muito bom ^^ espero que o até o final deste ano as APU esteja ainda mais competitivas não só com poder grafico.

    ResponderExcluir