segunda-feira, 5 de setembro de 2011

SONY Vaio VPCEE47FB Poderoso e Multimídia - Avaliação completa

Este texto complementa e fundamenta a avaliação já publicada do notebook SONY Vaio VPCEE47FB A avaliação segue uma metodologia que vem sendo replicada nas minhas últimas análises. Foram feitos cerca de 20 testes que incluem benchmarks sintéticos (que medem apenas um aspecto do desempenho do equipamento) e testes compostos (que medem um grande conjunto de capacidades e recursos). Complementam os testes as experiências de uso efetivas em situação real de uso, com aplicativos do dia a dia, usam de Internet (sites, portais, redes sociais), uso de recursos multimídia (música, fotos, filmes), tarefas de manutenção regular do PC (antivírus, stand-by, hibernação e duração de bateria). Complementando a avaliação foi testado o suporte técnico da empresa. 

Os resultados aqui apresentados dão base às conclusões apresentadas na avaliação final do produto também mostradas na versão reduzida da avaliação - que pode ser vista clicando aqui. Recomendo a leitura da versão resumida antes de ler este texto.

O TESTE

Recebi o SONY VAIO VPCEE47FB em junho de 2011 e submetido aos testes abaixo. Cada uma das avaliações individuais será apresentada, detalhada e interpretada e o protocolo do teste explicado.

Em alguns momentos este VAIO será comparado com outro notebook, um CCE WIN T546P+, cujo processador é um Core i5 450M com gráfico integrado ao processador, um forte notebook e forte oponente. Assim será possível avaliar o VAIO com processador AMD Vision Phenon II P650 com vídeo integrado Mobility Radeon HD 5145.


                 VAIO E47 – ótimo processador, teclado numérico à parte e Blu-ray

Avaliação do Suporte Técnico.
O produto veio com uma documentação simples, dados de garantia e atendimento. Está em destaque o telefone para suporte, número para São Paulo e 0800 para o resto do Brasil. A mesma informação também está facilmente acessível no site da SONY O protocolo do teste previa ligar para o atendimento e simular um problema para aferir a agilidade e a capacidade do atendente resolver a dúvida e o problema.

Liguei para o suporte com uma dúvida bastante pertinente, embora eu já soubesse a resposta. Não esperei mais que 4 minutos para ser atendido e questionei como faria para ligar o VAIO E47 na minha TV, pois queria assistir filmes em Blu-ray na tela grande usando o computador. A primeira pergunta que me fizeram foi se a TV também era SONY. Para complicar um pouquinho disse que não, era de outra marca (no caso LG). A atendente explicou-me em detalhes. O VAIO tem saídas VGA e HDMI. Bastaria usar um cabo HDMI para realizar esta conexão. Fiz a instalação junto com ela ao telefone. No final reclamei que não havia imagem na TV mesmo estando conectada. Fui orientado a usar o comando de chaveamento de vídeo e de fato assim obtive a imagem da TV Full HD. Ela me explicou como mudar a resolução para 1920x1080 e assim pude assistir ao filme em Blu-ray. Posso dizer que fiquei bem satisfeito com o serviço de suporte, pois a espera foi pequena, houve atenção e cuidado no atendimento e a situação proposta foi resolvida de forma objetiva.


Testes sintéticos – sistema de vídeo.

A capacidade da placa gráfica do notebook lhe confere maior ou menor agilidade para lidar com programa que demandem fortemente de recursos gráficos, como jogos e programas multimídia mais avançados. Algumas atividades do dia a dia também são aceleradas por bons sistemas gráficos uma vez que Windows 7 consegue usar estes recursos para incrementar seu desempenho. Diversos testes gráficos foram feitos para aferir estas capacidades do SONY VAIO VPCEE47FB.

3DMARK03 – resolução 1024x768


O 3DMark03 É um benchmark bastante popular principalmente capaz de avaliar a capacidade de bem desempenhar aplicativos que usam DirectX 8, padrão usado em jogos mais antigos. A resolução escolhida (1024 x 768) foi especificamente associada com a resolução mais semelhante ao LCD deste notebook (1368 x 768). Este número bem como de qualquer benchmark não tem significado algum quando analisado sozinho. Deve ser visto comparativamente. Enquanto o VAIO obteve 10964 3DMarks, nosso notebook  referência obteve neste mesmo teste 3483 3Dmarks  evidenciando que o SONY VAIO VPCEE47FB tem desempenho 3 vezes melhor!  Um ótimo desempenho que sugere ser apto para jogos que usem DX8 e eventualmente DX9.

3DMark06 - resolução 1024x768
 


Este popular benchmark avalia a capacidade do sistema gráfico frente às exigências de aplicativos e jogos DirectX 9, usado em jogos um pouco mais atuais. O VAIO obteve 4491 3Dmarks enquanto o notebook referência apresentou 1501 3DMarks, quase o triplo do desempenho!! É um resultado comparativo muito bom. Mas friso que PCs tipo Desktop com boa placa de vídeo dedicada pode obter pelo menos o dobro desta marca. O real talento para jogos só pode ser confirmado com um teste te “jogo real”, mais adiante neste texto.

3DMark Vantage – resolução 1024x768



Avalia o desempenho de aplicativos ou jogos que usem o DirectX 10. Não foi possível executar e obter índice 3DMark Vantage para o notebook referência, o CCE com processador Core i5 pois flahou a execução do teste. Mas o valente SONY VAIO VPCEE47FB obteve uma brilhante marca de 5051 pontos na resolução testada que o habilita a tentar usar jogos com DX10.


Testes Compostos – benchmarks conjugados – várias funcionalidades.

Procuram classificar um PC ou notebook frente a diversas solicitações como acesso a disco (sequencial ou aleatório), sistema de vídeo, processamentos matemáticos diversos (compressão de dados, decodificação de vídeo, acesso à memória), etc. São muito úteis como forma de comparação rápida entre diferentes PCs.

IEW (índice de experiência do Windows)


É o mais simples do benchmarks compostos. Apura 5 aspectos do desempenho global do PC. Rodado no Windows Vista apresenta valor máximo de 5.9 para cada tópico e até 7.9 no Windows 7. São compatíveis entre si as pontuações do Vista e do 7 apenas o valor pode ser maior no W7 por considerar hardwares mais sofisticados só disponíveis mais recentemente. Interpretando os resultados se vê que processador, memória e disco obtêm índices elevados. E neste caso o sistema gráfico também está no mesmo nível que os outros atributos. O IEW é sempre limitado pelo menor índice individual e por isto o SONY VAIO VPCEE47FB ficou limitado a 4.9 enquanto nosso notebook referência obteve IEW 4.1


Passmark Performance Test 7.0




Este benchmark composto avalia um conjunto maior de aspectos do PC inclusive diversos detalhes em cada um deles. Um índice final é obtido e pode ser usado para comparações. O SONY VAIO VPCEE47FB obteve índice de 823, próximo do índice 860 obtido pelo notebook referência (ligeiramente melhor).


PCMARK Vantage Professional 1.01


Este benchmark também inclui diversos aspectos ao analisar o desempenho, mas tem apresenta maior concentração de avaliações em aspectos multimídia do PC. O SONY VAIO VPCEE47FB obteve índice final de 3964 enquanto o notebook referência obteve 4945, cerca de 25% mais lento. É interessante notar que neste teste PCMARKVANTAGE equipamentos com processadores da AMD têm rotineiramente apresentado desempenho pior que seus análogos da Intel. Mas isso não permite concluir nada apenas por este dado. Por isso outros testes são também importantes.

Testes sintéticos – benchmarks específicos – teste de únicas funcionalidades.

Procuram classificar um PC ou notebook frente a uma específica capacidade. A forma como os PCs e notebooks são construídos, seus componentes, disco, processador, memória podem favorecer determinados tipos de operações. Assim os testes sintéticos avaliam cada um destes sutis e diversos cenários onde o PC é bastante solicitado.

DVD Shrink 3.2



O DVD Shrink não é um programa de benchmark e sim um programa gratuito par realizar cópias de DVDs não protegidos contra cópias. Como muitos DVDs têm tamanho de 8.9 Gbytes o programa o comprime para caber em um DVD comum de 4.7 Gbytes. Isto demanda forte capacidade de processamento, decodificação e codificação de vídeo. O SONY VAIO VPCEE47FB efetuou a tarefa (em DVD padrão sempre usado neste teste) em 17 minutos e 54 segundos (1074 segundos) , enquanto o notebook CCE com Core i5 demorou 33 minutos e 55, larga vantagem para o VAIO!!

WPRIME 2.0



O WPRIME realiza um conjunto extenso de operações matemáticas em dois níveis de profundidade (32M e 1024M). Este benchmark se beneficia de múltiplos processadores caso o PC os tenha.

O SONY VAIO VPCEE47FB usa um processador de dois núcleos que permite que programas assim dobrem sua capacidade de lidar com estas complexas operações. O PC referência realizou as operações em 616 segundos enquanto o SONY VAIO VPCEE47FB levou 916 segundos. Neste teste o notebook CCE com Core i5 saiu-se melhor.


SisSoftware SANDRA – Processor Arithmetic



O SisSandra Arithmetic Test também estressa a capacidade de processamento numérico do PC obtendo os índices Dhrystone e Whetstone . O VAIO obteve o índice combinado de 16.3 GOPS (giga operations per second). Suficiente para “mastigar” números em cálculos e planilhas.

SUPER PI MOD 1.5



O SUPERPI é um clássico entre os benchmarks sintéticos e usa apenas um dos núcleos dos processadores, ou seja, executa apenas uma tarefa por vez. É importante este tipo de teste, pois a há muitos programas que ainda não se aproveitam de múltiplos núcleos dos processadores atuais. O programa calcula o número irracional PI com diversas casas decimais de precisão. O foco do teste é o tempo necessário para calcular PI com 4 milhões de casas decimais.

O SONY VAIO VPCEE47FB realizou esta tarefa em 2 minutos e 35 segundos (156 segundos) enquanto o notebook referência realizou em 87 segundos.

HD TUNE 2.5



O HD Tune apura a velocidade o disco rígido, seu taxa de transferência de informações e seu tempo de acesso (quão rápido o disco se posiciona para ler uma informação). É considerada a taxa média de transferência uma vez que um disco rígido com tecnologia mecânica de pratos giratórios tem tempos distintos na borda do prato magnético e no interior. A agilidade do disco interfere diretamente na percepção de agilidade (ou não) quando se carregam os programas.

O disco do SONY VAIO VPCEE47FB apresentou uma taxa de transferência média de 64.9 MB/s e tempo de acesso médio de 16.9 ms (milissegundos). O PC referência obteve 62.8 MB/s e 11.8 ms nos mesmos teste. O desempenho do disco deste notebook é de bom nível refletindo em tempo de boot e ágil carga de programas.

SisSoftware SANDRA – Physical Disks Test




O SisSoftware SANDRA também apura as informações de tempo de acesso e taxa de transferência de dados. Para rechecar os valores obtidos no HD TUNE as medidas são feitas também com este software que resultaram em 66,12 MB/s de taxa de transferência e 20 ms de tempo de acesso. As medidas são ligeiramente diferentes daquelas feita usando o HDTUNE, mas confirmam a mesma ordem de grandeza de valores e a qualidade do HD deste notebook.


Battery Eater - Consumo de Bateria


Por se tratar de notebook a duração da bateria é essencial, precisa ser conhecida a para que o consumidor questione a adequação deste equipamento frente às suas necessidades. O teste consiste em de forma padronizada e controlada submeter o notebook a uma situação de stress na qual o disco rígido é acessado esporadicamente e um processamento gráfico pesado é realizado 100% do tempo desenhando e rotacionando uma figura na tela.

Nesta situação de demanda intensa e constante a bateria de 6 células do SONY VAIO VPCEE47FB durou 1h 17 min e 45 segundos até que o notebook entrasse em modo de hibernação. Este é um uso extremo, cujo perfil de uso é muito improvável no dia a dia, mas é útil para descobrir o “pior cenário” possível. Por outro lado foi feita a medida da duração da bateria do notebook em “repouso total”, ou seja, ligado, mas sem executar tarefa alguma. Nesta situação permaneceu 3h 58 minutos. O notebooks referência no mesmo teste permaneceu 1h 8 minutos e em repouso 2h 32 minutos. Assim se pode afirmar que este notebook permitirá que seu proprietário use entre 1h17min e 3h58 min sem precisar ligar o equipamento à tomada dependendo do perfil de uso do mesmo neste período. É um ótimo resultado em termos absolutos e melhor que o notebook referência.

Consumo de Energia

Usando um medidor externo de consumo foram medidos os respectivos consumos de energia para a situação de repouso, ou seja, notebook ligado, tela ligada, mas nenhuma ação sendo realizada e o máximo consumo obtido em todos os testes realizados. O SONY VAIO VPCEE47FB teve mínimo consumo de 18 Watts e durante os testes de máxima exigência oscilou entre 30 Watts e 41 Watts. O máximo consumo foi obtido no programa WPRIME.

Execução de Vídeos em Alta definição (FullHD 1920 x 1080)

O objetivo deste teste é identificar a capacidade do PC ou notebook na decodificação e execução deste tipo de conteúdo digital, bem como avaliar o grau de exigência e consumo de recursos nesta situação. O painel LCD do SONY VAIO VPCEE47FB tem resolução de 1368x768 e por isso mesmo não leva ao máximo a exigência para exibir o filme (mas este tem que ser processado do mesmo jeito). Ligando-se um monitor externo ao notebook obtivemos vídeo em resolução FullHD.

Nestas duas situações o consumo de recursos (uso de CPU) oscilou entre 2 e 10% que é um nível sensacional. Quanto menos CPU é usada para processar vídeo mais sobra para o PC. PCs despreparados para manipular conteúdos FullHD podem o vídeo de maneira insatisfatória. O SONY VAIO VPCEE47FB exibiu de forma correta e com mínimo uso de recursos. A evolução da plataforma gráfica Vision (com HD 5145 embutida) é o grande responsável por este bom resultado.




Aplicativos do dia a dia, Office, Internet, etc.

Este teste é subjetivo, mas não menos importante. Consiste em usar por alguns dias seguidos todas as ferramentas que são de uso corriqueiro entre os usuários de PCs e notebooks. Os aplicativos Word 2007, Excel 2007, Power Point 2007 e Outlook 2007 foram usados de forma intensa e simultânea no SONY VAIO VPCEE47FB. Muitas vezes com vários documentos abertos, dois ou mais documentos de Word, duas ou mais planilhas de Excel, tudo isso com uso do Outlook ao mesmo tempo. Também algumas janelas do Internet Explorer 8.0 estavam abertas durante o teste do “dia a dia”, que de fato era um uso normal do PC como se fora o meu PC principal. No uso de Internet foi feito uso de diversos sites entre eles portais de informações, Terra, Globo.com, UOL, ForumPCs, Facebook, Youtube, Twitter, Google, Google Docs, Orkut, Blogger, etc. A experiência de uso atendeu 100% às expectativas mesmo com diversas sessões (abas) do Internet Explorer abertas simultaneamente. Este notebook atende completamente às necessidades de quem no dia a dia faz uso deste conjunto de aplicativos.

Jogos

Alguns PCs ou notebooks podem ser mais ou menos apropriados como plataformas para jogos. Os testes que foram submetidos avaliam o desempenho em jogos que exigem de fato do processador e também do sistema gráfico do PC, responsável pela sensação de “fluidez” e conforto no ato de jogar. Jogos como Paciência, Xadrez, Copas, Campo Minado e vários jogos online não exigem praticamente nada do sistema gráfico/processador e obviamente qualquer PC minimamente configurado roda com perfeição estes jogos mais simples. O que se pretende é avaliar o PC com um conjunto mínimo de programas que vão do mais simples e não tão moderno ao mais exigente e assim aferir se o equipamento pode ser considerado apropriado como plataforma para jogos mais elaborados.

O fator que determina a qualidade do jogo, a “jogabilidade” é o número de “quadros por segundo” (ou frame rate) que se obtém. É o número de vezes por segundo que a tela é redesenhada. Como referência o cinema trabalha com 24 quadros por segundo. Os jogadores freqüentes citam 30 quadros por segundo como o mínimo para ter boa qualidade. Alguns falam até em 60 quadros por segundo. Isso para quem joga muitas horas por dia. Um usuário menos assíduo vai se contentar com 20 quadros por segundo, sem problemas. Nos testes a seguir foi usado o programa FRAPS para capturar esta informação e avaliar a adequação dos jogos ao equipamento.

Flight Simulator X – 1024 x 768 Medium High e High



O Flight Simulator X é um jogo de 2006, mas que ainda tem milhões de fãs. É um jogo particularmente muito útil para testes uma vez que tem uma quantidade imensa de opções para sofisticar o nível de apresentação e visual e também muito “moldável” ao PC sendo usado.

No SONY VAIO VPCEE47FB foi usada a resolução 1024x768 e nível de detalhes “Medium High” e “Ultra High”. No nível Medium High foram obtidas taxas que variavam entre 42 fps (frames por segundo) e 51 fps. No modo Ultra High as taxas variaram entre 19 fps e 26 fps.  O nível Medium High permite boa jogabilidade. Jogadores mais exigentes que optarem pela qualidade “Ultra High” talvez não aceitem este nível de quadros por segundo. Mas diminuindo um pouco o nível de  detalhes a experiência com o jogo ficará adequada. E no nível de detalhes “Medium High” o Flight Simulator X pode ser jogado com total fluidez no SONY VAIO VPCEE47FB com boa cadência e exibição dos gráficos.

FIFA 2010 1024x768

FIFA 2010 é um jogo moderno, com visual rebuscado, mas sem exageros e de grande popularidade. Foi usado o nível de detalhes ALTO e resolução 1024x768. Nestas condições o número de quadros por segundo oscila entre 53 e 59 no momento do começo da partida. É um nível bem satisfatório,  pois há SOBRA para que nos transcorrer da partida, principalmente quando ocorre um gol, quando há diversas imagens, repetições, câmera lenta, etc. esta taxa cai para 29 a 39 fps. O notebook CCE apresentou no início da partida 24 fps e entre 14 e 23 fps no meio do jogo, VAIO foi bem melhor.


CRYSIS – 1024x768


Crysis é o vilão extremo entre os jogos, pois tem um uso de recursos extremamente alto, tanto do processador como de placa gráfica. Não são muitos os PCs que permitem jogar Crysis com elevada qualidade. O protocolo deste teste define que deve ser avaliado o programa na resolução 1024x768 (baixa), e em qualidade High (há também a qualidade Ultra High). Nesta situação obteve-se 10 quadros por segundo que é um desempenho baixo para ser jogado (o CCE obteve apenas 4 quadros por segundo, ainda pior). Fora do protocolo do teste reduzi a qualidade para a mais baixa possível (Low) e mantida a resolução (também baixa) de 1024x768 e desta forma obtive 38 quadros por segundo, um bom resultado (contra 17 do CCE). Definitivamente Crysis no SONY VAIO VPCEE47FB dá para ser jogado apenas na resolução mínima. Que isso não o desmereça, pois muitos PCs não têm também condições de uso deste programa bastante exigente em alta qualidade.



DIRT2 1680x1050


Após testar o rigoroso e “comilão” Crysis, testei apenas no VAIO VPCEE47FB o DIRT2, um delicioso jogo de corridas, moderno, de visual refinado e mesmo assim bem menos exigente com o sistema de vídeo. E forcei ao extremo. Usando monitor externo na resolução 1680x1050, embora na qualidade MÉDIA do jogo, ainda assim obtive 37 quadros por segundo. Usando a resolução nativa deste notebook, 1366x768 consegui jogar DIRT2 a 46 quadros por segundo, um resultado fantástico!

Outras considerações e conclusão

O SONY VAIO VPCEE47FB é um equipamento diferenciado. Ele traz um processador moderno, rápido e que presta um ótimo serviço para as tarefas do dia a dia. Tem visual elegante, bonito e acabamento brilhante. Conta com quatro conexões USB e para conexão com monitores externos ou TVs, conectores VGA e HDMI. Não traz conexões eSATA ou FireWire como outros notebooks.

Apesar de ser um notebook de porte maior (15.5 polegadas) sua bateria tem duração adequada, entre 1h17m e 3h58m (pior e melhor cenários). O atendimento de suporte foi uma grata e positiva surpresa, direto, objetivo e eficaz. A unidade que grava DVD e lê Blu-ray é outro diferencial que permite usar este notebook também como central de entretenimento, ligado ou não em uma TV externa. Como muitos notebooks atuais, mão traz modem (para quem ainda precisa de conexão Internet discada – mesmo que em viagens). Sua rede é Gigabit Ethernet 10/100/1000 Mbps e sua rede sem fio é padrão “n” (até 300 Mbps), outro diferencial.  Traz também uma Webcam de ótima qualidade.

O grande destaque fica por conta do ótimo desempenho do sistema de vídeo deste notebook. Viabilizou o uso de jogos razoavelmente sofisticados e se saiu muito bem. Mas um bom desempenho de vídeo também ajuda nas tarefas do dia a dia. O processador AMD Phenon II P650 em conjunto com o sistema de vídeo Mobility Radeon 5145 fazem um ótimo par. O desempenho no uso de vídeos FullHD foi ótimo pois nesta situação o “peso” do processamento gráfico foi mínimo. Sua memória de 4 Gb é totalmente aproveitada com a versão 64 bits do Windows 7 Home Premium que vem pré-instalada. VAIO Media Center, VAIO Update, VAIO Control Center e VAIO Gate, softwares de produtividade da SONY completam as virtudes deste notebook. Também conta com Office Starter (Word e Excel – sem prazo de expiração e pode ser atualizado para uma versão mais completa se o usuário assim desejar).

Tem custo acima do patamar de R$ 2000 por se tratar de equipamento “premium” com recursos diferenciados. E para quem precisa destes recursos, tem bom custo benefício pelo preço de R$ 2.715,00 (preço obtido em 20/08/2011).

Classificação final e Desempenho

         Índice geral de performance: 7684 nFXs (índice para notebooks)


Galeria de Imagens

                                      Visão geral do SONY VAIO VPCEE47FB
                       Visão geral do SONY VAIO VPCEE47FB

                                               Detalhe do TouchPad

                                 detalhe do teclado e tecla ASSIST

                              Desktop com a ferramenta de navegação VAIO




                           Gerenciador de dispositivos

                 Detalhes do processador – programa CPUz

                      Detalhes da GPU – programa GPUz


Outros artigos que escrevi sobre AMD, VAIO, FUSION ou VISION:

SONY série Y com AMD FUSION chega ao mercado
AMD Llano & Abu Dhabi Yas Marina – dicas e curiosidades
AMD LLANO Tech Day – parte 2 por dentro da APU Llano
AMD LLANO Tech Day – parte 3 – O desempenho da APU
AMD LLANO Tech Day – parte 4 – O TESTE REAL e completo
SONY VAIO VPC EE47FB – Poderoso e Multimídia - Avaliação Resumida
SONY VAIO VPC EE47FB – Poderoso e Multimídia - Avaliação Completa

3 comentários:

  1. Nossa Xandó... Você vai junto nos testes, hein ? Até ligou para o suporte ? KKKKKKkkk

    Você comprou este modelo pro seu uso ?

    Sou apaixonado pela Sony. QUALIDADE PURA !!!

    Abs
    Moshe

    ResponderExcluir
  2. Oi Moshe!! Na verdade a SONY me emprestou este notebook por várias semanas e neste tempo fiz este teste com ele. O objetivo é testar isso tudo para formar uma opinião. Depois escrevo a AVALIAÇÃO RESUMIDA (já publicada dias atrás) e depois eu publico a COMPLETA para dar subsídio às pessoas mais detalhistas.

    Este conjunto de testes faz parte de uma metodologia que venho usando há um ano e meio mais ou menos, incluindo a conversa com o suporte, pois com uma metodologia comum fica mais fácil fazer comparações entre testes e produtos distintos. Se você gostou... fico muito satisfeito!!! Abraços

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. Gostaria de dizer que para mim, o mais importante era ter uma bateria de longa duração, pois quando comprei esse notebook o vendedor disse que durava umas 5 horas a bateria!! Decepção total! Comprei pelo nome Sony...A bateria para usos simples como entrar em sites de noticias, emails sem baixar nada pesado, nunca durou mais de 1 hora! Pra mim, sony nunca mais!

    ResponderExcluir