segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Projeto audacioso - Um mapeamento real da Internet no Brasil

Chamou a atenção de muita gente quando a gigante Google saiu pelas ruas das cidades no Brasil, com uma perua devidamente equipada, fotografando tudo e todos. Lembram-se? Na época o objetivo era capturar as imagens para o recurso “Google Street View”. Causou polêmica, até constrangeu algumas pessoas, mas no final todos gostaram do resultado, das imagens disponíveis na Internet. Algo semelhante, ainda mais ambicioso e provavelmente ainda mais útil vai ser feito pelas empresas WDC Network e Abranet. É o mapeamento da Internet Brasileira.

O objetivo primordial desta “aventura” é descobrir qual é a realidade de infraestrutura de Telecom no Brasil. Isso será feito por meio da detecção de redes sem fio, sinal 2G e 3G, visitas aos provedores de acesso das localidades, estudo de disponibilidade de banda larga, acesso discado, Wimax... Enfim, todas as formas possíveis de conexão. Algumas cidades grandes serão também visitadas para que os contrastes possam ser apurados.

O motivador desta verdadeira expedição é conhecer como é a Internet no Brasil todo. Inicialmente serão visitadas 100 cidades, presentes no Plano Nacional de Banda Larga através da TELEBRÁS. Desde cidades muito pequenas, até cidades médias, mas com alta taxa de crescimento como Sinop, Marabá, etc.

“Pretendemos colher resultados, criar um banco de dados e armazenar esse conhecimento para expor a realidade da infraestrutura de Telecon do nosso país. Para os patrocinadores será uma experiência incrível de conhecimento, para o mercado e o governo. Será uma forma de identificar e registrar a situação”, explica o presidente da WDC Networks, Vanderlei Rigatieri.

A Expedição tem seu lançamento oficial durante o evento FUTURECOM para a mobilização do mercado de telecomunicações. O primeiro destino já traçado é rumo à região centro-oeste, partindo de São Paulo à Brasília, sede do Governo Federal. Neste roteiro será visitada a primeira cidade que aderiu ao PNBL, Santo Antônio do Descoberto em Goiás.

O veículo a ser usado nesta incursão estava exposto no espaço da empresa WDC Network no evento FUTURECOM. Eu não deixei escapar a oportunidade de tirar várias fotos, mesmo que com meu smartphone, para poder mostrar para os leitores. Trata-se de um Mitsubishi 4x4 que hoje está reluzente. Mas após passar por tantos lugares...
visão lateral do carro a ser usado na expedição

O carro foi especialmente adaptado para esta função. Tem capacidade para 4 pessoas confortavelmente. , um jornalista será sempre convidado a participar em cada trecho mapeado. Serão 25.000 km percorridos no Brasil todo. Mas será feita a neutralização do carbono emitido, quase 2 toneladas, por meio do plantio de árvores nas cidades visitadas.


Carro da expedição todo equipado

visão interna do carro da expedição – repare na câmera no vidro apontando para fora

Toda expedição será registrada em um site, http://www.expedicaowdc.com.br , o qual conterá um diário de bordo de toda a viagem, localização da equipe, histórias, etc. O carro a ser usado dispõe de várias câmeras, gravador de imagens para todas elas e antenas funcionando em 2.4 Ghz e 5.8 Ghz. O carro por si será um “hotspot ambulante” e os habitantes locais poderão pelo site da expedição realizar um teste real de eficiência de acesso e isso fará registrar as taxas reais de transmissão/recepção em todas as regiões visitadas. Este “mapa de conexões” estará disponível no site para consulta.

Propositalmente a trilha desenhada para a EXPEDIÇÃO WDC pretende percorrer o caminho desenhado pela fibra ótica que será usada pela TELEBRÁS (ainda não instalada), usando a linha de transmissão da Eletronorte e os dutos da Petrobrás que serão a base transmissão da Internet Banda Larga que vai incluir mais de 5 milhões de novos assinantes a preços competitivos. Assim também será possível aferir o “antes e o depois”.

No final esta jornada também se tornará um livro com a memória de toda a viagem. Também terá cunho social esta “aventura”, pois em conjunto com patrocinadores, ações sociais serão feitas nas cidades, compromissos assumidos com e pelas as prefeituras.


Detalhe da antena e câmera na parte traseira para mapear o sinal

Penso que esta iniciativa, que está entre cunho jornalístico e missionário, tem imensa valia pois ajudará a montar um perfil feito por um órgão PRIVADO, não associado a alguma operadora específica, portanto sem viés de cunho comercial, sendo testemunhado por jornalistas que se habilitarem para acompanhar este processo. Tenho CERTEZA de que vou acompanhar pelo site a expedição e seus resultados. Parabenizo a WDC, Abranet todos os patrocinadores pelo projeto e pela inciativa.

Visão da parte traseira do carro

visão frontal do carro

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