terça-feira, 30 de agosto de 2011

O Mac é ótimo!! Nem sempre!

Existem situações que parecem existir apenas em sonho. Imagine uma empresa onde de repente todos os PCs são substituídos por iMacs. Não tenho como negar. Seria burrice, falta de visão e de senso de realidade negar a qualidade dos iMacs. Para quem não sabe do que estou falando, vejam as fotos abaixo. Trata-se de um “all-in-one” deslumbrante e moderníssimo da Apple.





E existe algo sobre os Macs que eu sinto com profunda intensidade. São extremamente sedutores, não acham?? Impressionante!!

Vou contar a história desde o começo. Como tropecei com estes incríveis e deslumbrantes computadores? Na minha vida profissional, uma de minhas atividades frequentes (e também das preferidas) é realizar um estudo nas empresas que eu denomino de Diagnóstico de TI. Passo um tempo na empresa, estudo desde aspectos de hardware, software, infraestrutura, rede, links de comunicação, segurança, licenciamento de software, etc. No final elaboro um conjunto de recomendações de curto e médio prazo, ou seja, apresento um plano de ação o qual eu posso ou não acompanhar a execução. Enfim... Foi para isso que estava na referida empresa, de porte médio para o seu segmento (que por ética obviamente não vou revelar o nome).

Até o final de junho passado, as principais equipes da “linha de frente” da empresa (segmento de serviços), usavam PCs convencionais, com Windows. Era um ambiente razoavelmente heterogêneo. Havia desde PCs ainda Pentium 4 (acreditem!!), até modernos Core i5, passando por competentes AMD Athlon X2 e Intel Core 2 Duo. Windows havia XP, Vista e 7.

Por conta de uma visão diferenciada do dono da empresa, visando dar um imenso salto de qualidade no ambiente operacional, ele escolheu mudar de uma só vez DEZENAS de computadores. Permaneceram apenas 4 PCs e os 3 servidores (DELL com Windows Server 2003). Todos os PCs foram aposentados e foi comprada esta mesma quantidade de iMacs na seguinte configuração (idênticos às fotos mostradas acima) e todos com MS Office 2011 para MAC:

- Monitor de 23 polegadas
- Processador Intel Core I3 3.2GHz
- 1000 GB HD (1 TB)
- 4GB Ram DDR3
- Placa Gráfica ATI 5670 512MB
- Wi-fi 802.11n; Bluetooth; Camera
- Ethernet Gigabit
- Sistema Mac OS X
- Teclado e mouse sem fio bluetooth

Passado um tempo, agora no final de agosto de 2011 iniciei meu trabalho de diagnóstico, conforme fora contratado e combinado com a empresa. Comecei analisando infraestrutura, servidores, etc. Por causa da troca dos PCs por iMacs pensei em conversar com os usuários. Esperava por um desfile de elogios e pessoas maravilhadas. Não poderia pensar em nada diferente disso. E qual não foi minha surpresa!!!!!! Escolhi alguns comentários dos usuários para mostrar para os leitores o que eu ouvi totalmente atônito!! Reproduzidos literalmente.

“Mac incompatível com as necessidades, há muitas incompatibilidades”

“Lentidão dos aplicativos pois o ambiente parece um Frankstein”

“O Word não tem todos os comandos à mão, tem que usar os menus e no outro Word tinha na faixa de atalhos”

“O tamanho do teclado é ruim, pequeno demais e faltam teclas que havia no PC”

“Há uma estranha incompatibilidade de arquivos do Word entre um Mac e outro. As vezes cria em um MAC e não consegue abrir em outro”

“O idioma do Word é maluco, desconfigura sozinho”

“Em alguns Macs para fazer atualizações precisa de autorização do administrador e por isso pulamos as atualizações muitas vezes”

“PDF colorido quando manda imprimir em preto e branco sai em negativo”

“No Firefox não consigo organizar os favoritos como fazia no PC”

“Informações sobre tamanho e resolução de imagens não disponíveis como era com o botão direito do mouse no PC”

“Quando cai a luz o Word do Mac não permite recuperar o arquivo até o ponto que estávamos no trabalho como no PC”

“Problema com anexos ao enviar e-mail. Manda e não chega para o destino”

“Muitas vezes o Word obriga a gravar o arquivo com outro nome pois diz que aquele arquivo está aberto na rede, depois tem que apagar o arquivo original e renomear o novo”.
“Não sei no Outlook do Mac pedir recibo de entrega/leitura de e-mail. Sabia fazer no PC”

“Na cópia de texto do Word para o corpo de um e-mail perde a acentuação”

“E-mails corrigidos, chegam ao destino sem acentuação ou com caracteres estranhos nos lugares das letras acentuadas”

“Outlook dá muito problema. Anexos recebidos ou enviados tempos atrás desaparecem e não podem ser abertos”

“No Word alguns textos feitos com fonte tamanho 19 (grande) parecem normais em outros Macs e texto em tamanho normal colado em e-mail chega gigante para o destinatário”

“O Outlook só permite anexar um arquivo por vez e dá muito trabalho anexar diversos arquivos da rede”

“Pesquisar e-mails no Outlook do MAC é moroso pois tem que ir pasta a pasta e não procurar em um lugar só como no PC”
...
...
...

Acima estão apenas alguns dos comentários. Há mais. Há elogios também, claro!! Adoraram o Photoshop do Mac, a maioria das pessoas elogiou a velocidade da máquina (a despeito de algumas pessoas terem reclamado de lentidão), a interface...

Mas afinal, qual é a realidade??? MAC não pode ser isso tudo como acima citado. Se fosse a Apple já teria falido há muito tempo e é exatamente o contrário que se observa, grande sucesso!

Este texto não pretende destrinchar, explicar nem resolver estes problemas citados. Mas fica claro que, sem entrar no mérito das reclamações individualmente, há bastante “mau uso” dos recursos. Não posso afirmar com total certeza, mas parece que faltou um treinamento prévio mais direcionado às necessidades da empresa. É até possível que parte destes problemas sejam reais, mas para mim é muito difícil acreditar.

Para se ter uma ideia, uma das pessoas me falou que chegou a oferecer 10% de seu salário para ter seu antigo PC de volta (os PCs ainda estão por lá esperando um destino – venda ou doação). Isso para mim é inaceitável!!

O meu trabalho não tem nada a ver com Macs, mas não vejo outra forma de agir que não seja ajudar e investigar também esta situação com as DEZENAS de usuários. Descobrir a causa da percepção destes “ERROS” todos. Se necessário for, terei que buscar um profissional “fera” em MAC para esta tarefa!! De um jeito ou de outro...

Ao entrar nesta empresa a visão é “do outro mundo”. Observar já na recepção dois iMacs lindos e imponentes como estes, depois nas salas das equipes muitos outros iMACs causa uma impressão maravilhosa. Mas o que parecia ser o PARAÍSO, não se revelou até agora dessa forma. Culpa dos usuários?? Culpa da Microsoft (e seu Office para Mac)? Culpa do OS X? Culpa dos iMacs?? Sinceramente acho que há pouca culpa e muito mal entendido. Estou ansioso para retomar este trabalho e descobrir os reais problemas e soluções!! Oportunamente retomarei e contarei o final desta incrível história!! Fica marcado um novo encontro com o final desta história.

15 comentários:

  1. Xandó eu poderia passar dias aqui escrevendo sobre o assunto.

    Mas vou resumir dizendo que, infelizmente, a beleza dos produtos da Apple aliada a diversos boatos do mercado e ao Marketing invejável de Jobs fazem de seus usuários seguidores de uma religião que menospreza a tecnologia e idealiza conceitos.

    Uma pena que o mercado tem lançado coisas tão maravilhosas e para, algumas pessoas, só existe esta marca pela frente que não respeita sequer nossa lingua no teclado e vai contra padrões como USB3.

    Lamentável...

    Meu netbook é mais fino que o MacAir, liga mais rápido, tem usb3, nunca trava, é lindo, maior autonomia... Mas, parece que nada disto importa.

    Jobs é o cara. Transformou uma marca em um time de futebol e/ou seita religiosa. kkkkkk

    Fazer o que ??? Sistema bom mesmo foi o OS/2 Warp da IBM, lembra ? :-)))

    Mas meus comentários não vendem revista. Então... let's get out...

    Abs
    Moshe

    ResponderExcluir
  2. Bom, se quase todo problema reside em cima de softwares da Microsoft, em teoria, seria simples, mude para um similar especialmente preparado para o ambiente da Apple, ou não tem similar???? O.o

    ResponderExcluir
  3. Moshe Marques: A Apple tem sim um marketing agressivo, mas se o produto não correspondesse à publicidade, certamente não teria efeito algum.

    Mudar o ambiente bruscamente como o dono da empresa fez, é muito complicado. Acho que a falta de treinamento dos usuários foi o calcanhar de Aquiles.

    Aguardo ansiosamente a continuação da história.

    Valeu Xandó.

    ResponderExcluir
  4. Tudo tem seu lado bom e seu lado ruim.

    Esta experiência do Xandó me lembrou exatamente quando houve a febre de Linux nas estações de trabalhos das empresas rodando StarOffice, etc...

    Quanto a qualidade eu realmente questiono. Marcas como Asus, Sony, Dell, HP, Samsung tem equipamentos tão bons ou melhores.
    Aliás, os chips do iPhone são fabricados pela Samsung.

    Tenho um cliente com dezenas de iPhones. Quase todos apresentam problemas. O MacAir do meu irmão trava, o meu iPhone eu joguei no lixo, o do meu filho e da minha esposa tem bugs, e por ai vai.

    Enfim, é tudo farinha do mesmo saco. Só não devemos esquecer disto.

    Marketing é Marketing. Peça é peça.

    Com foco e treinamento, qualquer sistema rodaria bem em qualquer empresa.

    Abs
    Moshe

    ResponderExcluir
  5. Uso Mac a dois anos e, quando migrei, também sofri bastante com os aplicativos da Microsoft. São muito inferiores em relação a versão para Winfows. A solução foi adotar alternativas como o BR.Office e iWorks.
    Quanto ao Outlook, estamos em 2011! Web mail esta ai para isso. =)

    Caro Xandó, apenas queria corrigir uma gafe que cometeu repetidamente no seu texto. O nome da linha de produtos é Mac. Não MAC. Consequentemente os computadores tem seus nomes grafados como iMac.

    ResponderExcluir
  6. Oi D3lta , obrigado por seu comentário!!
    Na verdade há dificuldades além dos programas da MS (Outlook e Word), há dúvidas/problemas com o Firefox, impressora, atalhos, rede...
    Espero que um a um possam ser resolvidos!!

    ResponderExcluir
  7. Moshe sua colocação foi PERFEITA. E não há mesmo ambiente ideal ou perfeito. O finado OS/2 era ótimo mesmo mas pecava na instalação que as vezes dava muito trabalho.

    O JOBs é mesmo um gênio, eu o respeito muito por sua capacidade de tornar os seus produtos, bons de fato, como artigos essenciais e extremamente disputados!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Isso mesmo Wilsinho!! A ideia de mudar foi maravilhosa, mas faltou alguma coisa a mais de preparação e treinamento. VOLTAREI com a história com certeza!! Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oi Pedro, obrigado pela correção. Eu de fato usei MAC e não Mac mais para destacar, mas se isso está essencialmente errado, eu vou corrigir!! Muito obrigado.
    E concordo com você, tive a impressão mesmo que o MS Office 11 do Mac é menos evoluído que o MS Office 2010 do PC apesar de ser mais novo. Obrigado pela comentário.

    ResponderExcluir
  10. Ultimamente estudo sobre religiões... Se vc for ver o quão embevecido é o EGO destas pessoas por acharem que estão no "caminho certo", por acharem que são melhores do que o restante das pessoas aos olhos do amigo imaginário delas...Fora que, para eles, a extorsão por um pastor de todo e qualquer valor por estas promessas extraordinárias muito lhes é justa. Ou seja, as semelhanças com religião não param por aí....

    ResponderExcluir
  11. Caro Anônimo sua comparação entre os "seguidores" da Apple e seitas religiosas já andei ouvindo por aí. Acho que há um certo exagero, mas não tiro sua razão, seu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  12. Paulo de Souza (@paulodesouza)2 de setembro de 2011 às 21:51

    Xandó.... Uma pergunta: Na sua consultoria, uma troca completa de pcs por macs, nao estaria incluído o treinamento dos funcionários para o novo ambiente de trabalho? Mesmo q nao fosse vc a fornecer esse treinamento?

    ResponderExcluir
  13. Oi Paulo. Eu cheguei na empresa com este cenário já estabelecido. E nem era o escopo do trabalho lidar com o assunto dos Macs, mas não resisti e fiz o levantamento com os usuários. Se eu fosse consultado a priori eu implantaria 2 MACs na empresa, faria deles um laboratório para descobrir todas as arestas para só depois migrar tudo, com as soluções já apontadas e prontas. Obrigado por seu comentário!! Abraços

    ResponderExcluir
  14. Olá Xandó,

    Já fui "PCzero", mas nos últimos 8 anos virei fã da Apple. Já tive 7 MacBooks (normais e os Pros). Todos os detalhes dos equipamentos da Apple são MUITO bem observados, baterias melhores, telas melhores, conector de energia com imã, que previne quedas em casos de tropeções no fio...

    Outro detalhe que me agrada muito é a forma como o OSX trabalha, não existe o lance do Registro do Windows, que de tempo em tempo te OBRIGA a formatar a máquina e começar do zero, pq fica cheio de lixo de programas antigos e vai ficando cada vez mais lento. Meu computador hoje é rápido como era há 8 anos. Falo dos 8 anos pois tem um outro detalhe muito interessante:

    Quando você compra uma nova máquina da Apple, pode migrar todos os seus dados para uma máquina nova, via cabo, ou hoje em dia via TimeMachine. Quando termina é como se tivesse feito um "transplante de cerebro", tudo, inclusive seu papel de parede, está no computador novo! Faço isso desde que comprei meu primeiro Mac e nunca tive problema.

    Nunca travou, nunca peguei virus e nunca perdi absolutamente nada!

    A opinião das pessoas teria sido um pouco diferente se tivessem tido um treinamento melhor. O fato de diminuir drásticamente a chance de pegarem vírus e baixarem porcaria (jogos e outros programas cheios de spywares e lixos), já vale qualquer coisa para a empresa.

    Em tempo, o melhor programa de e-mail é o próprio Mail que já vem na máquina. O Entourage ou Outlook não são muito legais. No meu caso uso só Word, Excel e PowerPoint do pacote Office.

    PS: Ainda tenho um PC aqui, para casos raríssimos de incompatibilidade.

    Eu NUNCA vi alguém, depois de passado o período de adaptação, querer voltar pra um PC.

    Abraço e parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir
  15. Oi Ricardo é um prazer imenso ter um comentário seu aqui!! E seu testemunho é prova de que usando da forma certa não tem erro, o MAC é ótimo mesmo. Esta função de migrar dados tem também desde o Windows Vista (aaargh), mas pelo que você contou no MAC é ainda mais prático e eficiente. Super obrigado por suas palavras e um grande abraço!!

    ResponderExcluir