Um belo dia a tecla “G” parou de funcionar… era um incômodo. Para me virar eu fazia COPY/PASTE de outro “g” já digitado. Às vezes desligando o notebook e ligando de novo a tecla voltava a funcionar. Cheguei a religar 10 vezes uma ocasião e mesmo assim não tive sucesso. Depois disso começou a piorar, pois outras teclas também pararam de funcionar como “F8″, “H”, “P” etc. Eu cheguei a carregar comigo um teclado externo na minha mochila do notebook. Era bizarro e ridículo além de muito desconfortável.
Um dia resolvi consertar o problema e procurei por uma assistência técnica da HP. Na ocasião eles falaram que pelo volume de serviços eu teria que esperar entre 7 e 10 dias úteis para obter o orçamento. Fiquei muito bravo, pois ficaria sem o notebook por quase 15 dias só para saber se dava para consertar e quanto custaria!!! Achei demais. Argumentei que até revisão de carro pode ser feita com hora marcada e que era inviável deixar o notebook lá por tanto tempo. Disseram que mesmo sabendo que só veriam o computador na véspera desse prazo, era assim que trabalhavam, tinha que deixar meu notebook à toa por lá. Acabei desistindo, ou melhor, iria esperar uma ocasião mais apropriada para isso.
Após esta tentativa infrutífera comecei a freqüentar o Fórum de suporte da HP, ótimo por sinal. Os usuários se ajudam bastante e às vezes alguém da HP aparece por lá para complementar algumas informações. Acabei encontrando um usuário que citava um problema muito parecido com o meu.
Trocamos algumas mensagens no fórum e um dia ele apareceu com uma URL “mágica”. Acreditem vocês, este problema de teclado em notebooks era recorrente em diversos modelos da HP e também de algumas outras marcas. Nesta o Mr. Schwinger, um respeitável professor da Harvard University havia explicado o problema, sua causa e melhor do que isso, elaborara uma guia passo a passo para resolver o problema!!!
Notem na foto acima que de propósito a ferramenta sendo utilizada é um prosaico canivete. É uma grande pena que o site já não esteja mais no ar (era uma página da Universidade de Harvard) Era um primor em simplicidade e eficácia o roteiro do professor.
Mas qual a causa do problema? Simples! O “flat cable” que une o teclado à placa mãe do notebook tem um conector que foi fabricado usando materiais distintos. Estes materiais têm coeficientes de dilatação bem diferentes. Ao longo de muitos meses o “esquenta- esfria” do notebook provoca movimentos micrométricos do conector. Este com o tempo começa a se soltar causando mau contato e a parada gradativa de funcionamento de algumas teclas. A solução do Mr. Schwinger? Tire o encaixe e encaixe de novo o flat cable do teclado (vide a foto abaixo).
Segui passo a passo suas instruções e … DEU CERTO!! Meu teclado voltou à vida, perfeito!! Algumas semanas depois vendi este notebook para comprar outro equipamento. Vendi sem nenhuma dor na consciência e com a certeza de que mesmo se a pessoa usasse o notebook tão intensamente como eu só voltaria a ter problemas após outros dois anos.
Embora o site do nobre professor cite muitas dezenas de modelos da HP descobri depois que o componente problemático, o conector do teclado, por ser fabricado por um terceiro, pode ser causa de problemas análogos em notebooks de outras marcas. Como a HP foi “homenageada” pelo Professor Schwinger é muito provável que tenha trocado o componente em seus projetos mais atuais. De fato não vi isso acontecer mais. Mas como cautela e canja de galinha não faz mal para ninguém, não custa contar a história para todos!!
APOIIS ACONTECEU COM MIGO TECLA G E DEPOIS FICOU ROLANDO A BARRA DE ROLAGENS NO NAVEGADOR PRA SIMA E PRA BAIXO SOZINHO E ESTOU EU TENTANDO RECONECTAR JÁ QUE UM LADO DO CONECTOR QUEBOU UMA PONTINHA E A TELA QUE FICA ENTRE AS TECLAS SAIU DO LUGAR MEU PAAAI
ResponderExcluirCaro Rawyn, que bom que o meu caso pode te ajudar. Depois conta se deu tudo certo!! Abraços
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