segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O teclado bomba relógio do notebook

Isso aconteceu comigo já faz um bom tempo. Mas resolvi resgatar a história pois se trata de algo interessante e também pitoresco. Poderia ter ocorrido com qualquer pessoa como irei explicar. Fique ligado nessa história se tem notebook ou se pretende ter um. Eu tive um HP Pavillion, Pentium III 1.06 Ghz que me atendia muitíssimo bem na sua época (meados de 2004).

Um belo dia a tecla “G” parou de funcionar… era um incômodo. Para me virar eu fazia COPY/PASTE de outro “g” já digitado. Às vezes desligando o notebook e ligando de novo a tecla voltava a funcionar. Cheguei a religar 10 vezes uma ocasião e mesmo assim não tive sucesso. Depois disso começou a piorar, pois outras teclas também pararam de funcionar como “F8″, “H”, “P” etc. Eu cheguei a carregar comigo um teclado externo na minha mochila do notebook. Era bizarro e ridículo além de muito desconfortável.

Um dia resolvi consertar o problema e procurei por uma assistência técnica da HP. Na ocasião eles falaram que pelo volume de serviços eu teria que esperar entre 7 e 10 dias úteis para obter o orçamento. Fiquei muito bravo, pois ficaria sem o notebook por quase 15 dias só para saber se dava para consertar e quanto custaria!!! Achei demais. Argumentei que até revisão de carro pode ser feita com hora marcada e que era inviável deixar o notebook lá por tanto tempo. Disseram que mesmo sabendo que só veriam o computador na véspera desse prazo, era assim que trabalhavam, tinha que deixar meu notebook à toa por lá. Acabei desistindo, ou melhor, iria esperar uma ocasião mais apropriada para isso.

Após esta tentativa infrutífera comecei a freqüentar o Fórum de suporte da HP, ótimo por sinal. Os usuários se ajudam bastante e às vezes alguém da HP aparece por lá para complementar algumas informações. Acabei encontrando um usuário que citava um problema muito parecido com o meu. 

Trocamos algumas mensagens no fórum e um dia ele apareceu com uma URL “mágica”. Acreditem vocês, este problema de teclado em notebooks era recorrente em diversos modelos da HP e também de algumas outras marcas. Nesta o Mr. Schwinger, um respeitável professor da Harvard University havia explicado o problema, sua causa e melhor do que isso, elaborara uma guia passo a passo para resolver o problema!!!


   Início do procedimento do Professor Schwinger

Notem na foto acima que de propósito a ferramenta sendo utilizada é um prosaico canivete. É uma grande pena que o site já não esteja mais no ar (era uma página da Universidade de Harvard) Era um primor em simplicidade e eficácia o roteiro do professor.

Mas qual a causa do problema? Simples! O “flat cable” que une o teclado à placa mãe do notebook tem um conector que foi fabricado usando materiais distintos. Estes materiais têm coeficientes de dilatação bem diferentes. Ao longo de muitos meses o “esquenta- esfria” do notebook provoca movimentos micrométricos do conector. Este com o tempo começa a se soltar causando mau contato e a parada gradativa de funcionamento de algumas teclas. A solução do Mr. Schwinger? Tire o encaixe e encaixe de novo o flat cable do teclado (vide a foto abaixo).

   Professor Schwinger mostrando como encaixar o flat-cable do teclado   

Segui passo a passo suas instruções e … DEU CERTO!! Meu teclado voltou à vida, perfeito!! Algumas semanas depois vendi este notebook para comprar outro equipamento. Vendi sem nenhuma dor na consciência e com a certeza de que mesmo se a pessoa usasse o notebook tão intensamente como eu só voltaria a ter problemas após outros dois anos.

Embora o site do nobre professor cite muitas dezenas de modelos da HP descobri depois que o componente problemático, o conector do teclado, por ser fabricado por um terceiro, pode ser causa de problemas análogos em notebooks de outras marcas. Como a HP foi “homenageada” pelo Professor Schwinger é muito provável que tenha trocado o componente em seus projetos mais atuais. De fato não vi isso acontecer mais. Mas como cautela e canja de galinha não faz mal para ninguém, não custa contar a história para todos!!

Fica só uma última curiosidade. O que me teria dito a assistência técnica da HP se tivesse deixado o meu notebook aos seus cuidados?? Quanto teria custado para mim esta operação?


PS : este texto foi originalmente publicado na minha sessão de colunas no FORUMPCs

2 comentários:

  1. APOIIS ACONTECEU COM MIGO TECLA G E DEPOIS FICOU ROLANDO A BARRA DE ROLAGENS NO NAVEGADOR PRA SIMA E PRA BAIXO SOZINHO E ESTOU EU TENTANDO RECONECTAR JÁ QUE UM LADO DO CONECTOR QUEBOU UMA PONTINHA E A TELA QUE FICA ENTRE AS TECLAS SAIU DO LUGAR MEU PAAAI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rawyn, que bom que o meu caso pode te ajudar. Depois conta se deu tudo certo!! Abraços

      Excluir