segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Lenovo Kart Experience – Deixando Thiago Camilo para trás!


Fiquei muito satisfeito com o resultado da "Corrida do Milhão" de Stock Car neste dia 07/08/2011 vencida pelo ótimo piloto Thiago Camilo. Mas isso fez reviver minha experiência um ano atrás. Na ocasião a LENOVO, conhecido fabricante de PCs e Notebooks, fez o lançamento do modelo ThinkPad Edge e proporcionou aos convidados uma incrível corrida no kartódromo de Aldeia da Serra.

Para mim foi especial pois quem orientou os neófitos pilotos e também correu junto foi nada mais, nada menos Thiago Camilo, o vencedor da corrida do milhão. E eu tive o imenso prazer de disputar com ele curva a curva, freada a freada. Foi um momento especial que trago de volta para os leitores de meu blog. 


Vista aérea do Kartódromo da Aldeia da Serra perto de São Paulo

No primeiro momento a Lenovo apresentou o ThinkPad Edge. Na sequência aconteceu uma corrida de kart com 14 jornalistas convidados. E é sobre esta experiência única que quero falar! Quem leu meu texto “Pode jogar com todos menos com o Xandó” sabe o quanto sou aficionado por simuladores de corridas. Nas pistas virtuais pode-se dizer que “mando bem”, embora com muito menos frequência que tempos atrás. Mas sabendo da importância do conhecimento da pista, procurei me informar. Nos dois dias que antecederam à corrida eu assisti a vídeos que achei no Youtube de pessoas andando forte na pista. Inicialmente eu me preocupei em decorar a pista, que é fácil, apenas sete curvas. Em um segundo momento eu passei a observar nos vídeos onde se acelerava “cravado”, onde era feita a frenagem… Enfim, fiz a lição de casa necessária.

Diagrama do circuito em detalhes, curva a curva
O piloto de Stock Car Tiago Camilo, que já foi campeão da Stock Light e vice campeão da Stock foi um convidado especial para o evento. Ele nos deu várias dicas e entrou primeiro na pista para nos mostrar o caminho das pedras, ou melhor, onde a pista é limpa e mais emborrachada, as melhores trajetórias…


Convém eu contar que andara de kart apenas uma única vez na vida. Isso foi há doze anos. Um grupo de amigos fechou uma pista “indor” em São Paulo por duas baterias seguidas. Na ocasião andei razoavelmente bem, fiquei em quarto lugar, mas tive um sério problema. No meio da segunda bateria tive que parar o kart em um canto da pista para vomitar. Fiquei super enjoado. O kart “gruda” no chão e a força “G” nas curvas me deixou mareado… Essa era toda a minha experiência de pista “real”. Já na virtual, muitas e muitas horas de pista.


Voltando à corrida, o Tiago Camilo saiu na frente e todos o seguiram para a tomada de tempo para a classificação. Foi óoooootimo eu ter assistido aos vídeos, pois me senti 100% “em casa” logo na primeira volta. Foram dez minutos de qualificação. Não forcei muito. Eu tinha conversado com o Tiago Camilo antes de ir para a pista. Eu tinha visto que nas curvas um e dois não precisava frear, apenas aliviar o pé um pouquinho. Ele me disse que não precisava aliviar, era para cravar pé no fundo. Na qualificação não fiz isso, diminuia nestas curvas. Até porque na teoria o pneu precisa ganhar temperatura para melhor aderência e o dia estava frio e recém parara de chover.


Entre os quinze corredores (os 14 jornalistas mais o Tiago Camilo), fiquei em terceiro lugar, um jornalista em segundo e o Tiago em primeiro (claro – o cara anda muito!!!).


Na largada já fiquei em segundo, pois estava por dentro e aliviei bem perto da curva. Obviamente o Tiago Camilo estava ali para ensinar e para se divertir. Ele largou na frente, mas claramente estava “pegando leve”. Os dois primeiros passaram por ele. Uma hora dei uma erradinha e caí para 3º. Passei o Tiago que estava só se divertindo e comecei a perseguir o primeiro colocado. O Tiago que estava em 3º começou a me empurrar literalmente! Como eu tinha uma saída de curva mais lenta, ele nas retas dava “totós” na traseira do meu kart fazendo aumentar a minha velocidade. Em poucas voltas estava colado no primeiro e consegui ultrapassá-lo.


Neste momento da corrida curva um e curva dois já tinham virado reta para mim, era pé no fundo como o meu mestre havia ensinado. A partir daí foi só curtição! O Tiago me passava, eu o passava, eu pensava em fechar a porta ele me passava por fora, por dentro… Fomos trocando de posição muitas vezes. Eu não tinha malícia e traquejo de piloto que sabe fechar a porta na hora certa. Por isso essa moleza. Já estávamos virando muito rápido.

Visão da curva 1 do circuito – pé no fundo
Em certo momento eu saí da curva dois (pé no fundo) e dei uma erradinha, fui mais longe que devia na zebra. Corrigi e o kart fez um pequeno pêndulo para a direita. Atravessei na pista arrastando de lado as quatro rodas, apontando a frente do kart para a grama. Não sei como consegui com atos de puro reflexo endireitar o brinquedo para o lado certo (curva leve para a esquerda). Também não sei como ele não me bateu, pois na saída da curva dois ele costumava estar grudado em mim.


Quando começaram a aparecer retardatários ficou complicado. Eu não sabia por que lado passá-los. Nessa hora o Tiago Camilo já na minha frente abriu, ou melhor, eu perdi ritmo e fiquei para trás. No trato com os retardatários ele era um “Senna” (audacioso e habilidoso) e eu um “Prost” (cauteloso e lento com os retardatários). Um jornalista me passou, mas eu o persegui por mais três ou quatro curvas e consegui devolver a ultrapassagem na tomada da curva um. Uma delícia!!! Percebi que ele freava um pouquinho e eu já fazia daquela curva uma reta como tinha aprendido com Mestre Camilo.


Algum tempo depois o Tiago Camilo também foi retido por retardatários em uma tomada de curva e eu me aproximei. Ele também estava “pegando leve”. Eu percebia que pilotava melhor quando o seguia. Parece que andava mais rápido do que quando ia à frente. Nada como ver como se faz com quem entende. Eu consegui ficar perto dele nas três últimas curvas da volta e bem na curva que antecede a da reta de chegada havia um retardatário andando beeeeem lento . Ele foi por fora e passou fácil o fulano, mas perdeu velocidade. Eu fui por dentro. De repente o retardatário me fechou (ele não me viu) e eu fui obrigado a cortar um pedaço da curva (passei com as quatro rodas na zebra). Assim acabei ultrapassando o Tiago Camilo. Mas logo no começo da reta eu tirei o pé do acelerador e fiz sinal para ele passar, devolvendo a posição. Ele emparelhou comigo e fez sinal para eu seguir na frente. Além de um pilotasso, um super cavalheiro nas pistas.


No final já eu estava mais “malandro”, sabendo fechar a porta, espalhando nas saídas das curvas na direção certa… Assim rolou mais uma deliciosa sessão de “passa e leva” do Tiago (que gente boa esse cara). Não fazia idéia que a corrida estava quase no final. Não senti o tempo passar! Escorreguei demais em uma curva e ele me passou. Uma volta depois acabou a corrida! Cheguei a 0.5 seg dele.
Na hora do podium acabei indo para o primeiro lugar, pois o Camilo era “convidado” (e que convidado) . Foi uma curtição total!! Meu melhor tempo foi na 6ª volta (a corrida teve 22 voltas). Isso porque nas outras ficou aquele incrível “passa um passa outro” que faz a gente perder algum tempo. Fiz 55.49 seg a melhor volta, 0.27 seg pior que a melhor volta do Tiago (55.22). O 3º colocado chegou a 8 segundos de mim e o 4º colocado a 35 segundos. O último colocado chegou cinco voltas atrás. Uma curiosidade, o recorde dessa pista é do Felipe Massa obtido no dia 2/2/2008, ele fez a volta em 52.28. Resumindo eu fui 3 segundos mais lento. Para mim motivo para comemorar!!!


Gente que experiência!! Como disse, eu só tinha andando de kart uma única vez na vida em um kart indoor e há muito tempo. Acho que ter estudado a pista na véspera e minha experiência “virtual” com corridas ajudou bastante. Agora eu sei o porquê estes pilotos correm. A adrenalina que corre nas veias é DEMAIS! Foram 20 minutos de prova que pareceram apenas 5 minutos!! E que legal ter “disputado” com o Tiago Camilo, uma HONRA para mim. Ficamos praticamente a corrida toda engalfinhados. Claro que ele “aliviou”, mas mais do que isso, ele foi sensacional. Sua postura dentro e fora da pista, ensinando, ajudando, fazendo a corrida se tornar divertida e emocionante! O título deste texto foi proposital e obviamente provocativo. Não o deixei para trás. Ele ganhou a corrida, mas tive o prazer de disputar com ele e isso teve saber de vitória para mim!


Foi para mim uma experiência INESQUECÍVEL!! Agradeço à Lenovo pela oportunidade. Foi sensacional a idéia de associar a tecnologia e a velocidade de seus produtos com a velocidade e emoção do kart. Foi realmente uma LENOVO DRIVE EXPERIENCE!!

PS : este texto foi originalmente publicado na minha sessão de colunas no site FORUMPCs

Indumentária pronta, vamos para a pista!

Recebendo meu troféu de 1º colocado

Comemorando minha vitória com o Tiago Camilo

2 comentários:

  1. Essa tua historia é muito legal também...
    fora que tinha um tremendo casca grossa com você
    Nós somos seres comuns, mas com um tesão danado por velocidade, e com essa oportunidade unica que você teve...só posso dizer parabéns confrade.

    ResponderExcluir
  2. Oi Andrextroi!!! Que legal que você veio visitar meu blog. A visita de um confrade é algo especial!! Foi um momento único. Minha expressão e sorriso no pódio dizem tudo!! O Tiagão é grandão, alto, mas magro e acelera MUITO!! Que delícia de corrida!!

    Obrigado!!

    Abração

    ResponderExcluir