quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Intel e Microsoft comemoram os 33 anos do PC

O PC faz 33 anos de idade. Já está bem longe aqueles dias que um computador pessoal, o IBM PC custava aqui no Brasil o preço de um automóvel de categoria acima de um carro popular (quase R$ 30.000 em valores atuais). Não posso mentir nem esconder a idade e por isso confesso que observei esta história desde o começo. Profissionalmente somente em 1985 usei os tais PC e PC-AT, os maiorais de sua época e de lá para cá assisto de camarote a evolução dessa indústria tendo crescido profissionalmente com ela.

O que mudou nestes 33 anos? A conhecida “Lei de Moore” tem sido implacável e a cada dois anos os processadores dobram de capacidade, diminuem seu tamanho e consomem cada vez menos energia. A tal “Lei de Moore” foi por muitos anos um fenômeno que se observava com naturalidade. Mas de alguns anos para cá a INTEL tem como questão de honra fazê-la seguir sendo cumprida e isso é mais um fator de estímulo para que investimentos da ordem de bilhões de dólares sejam feitos anualmente e faça chegar ao mercado processadores mais avançados. Este movimento todo foi responsável pela viabilidade de tantos dispositivos, estações de trabalho, servidores, laptops, notebooks, ultrabooks, tablets e também mais recentemente smartphones com processador Intel.

Uma visão rápida de quanto de evolução aconteceu nestes 33 anos: o primeiro processador, o Intel 4004 quando comparado com um processador de atual geração, o de 2014 é 4.000 vezes mais rápido, consome 5.000 vezes menos energia e o tamanho do transistor utilizado teve seu preço unitário (por transistor) reduzido em 50.000 vezes. Se uma casa encolhesse na mesma medida que os transistores, não seria possível vê-la sem a ajuda de um microscópio. Para ver um processador de 22nm ao olho nu, seria necessário aumentá-lo além do tamanho de uma casa. Mais de 6 milhões de transistores tri-gate de 22nm poderiam caber no ponto ao final desta sentença.


figura 01 – processador Intel 4004 dos anos 70  com 2300 de transistores

figura 02 – o processador Intel de geração atual com bilhões de transistores

Para ilustrar de uma outra forma mais palpável o quanto as coisas mudaram vejam o breve vídeo abaixo. Foi capturado no Microsoft Tech Center hoje mesmo. Trata-se de um computador dos anos 80, tela de fósforo verde, rodando o jogo “Prince of Persia”, um clássico desta época. Eu me lembro de minha reação de total estupor ao ver na época este jogo por sua imensa qualidade e pelos gráficos incríveis. Comparado com o que temos hoje parece uma piada, mas foi dessa forma que tudo começou. Prince of Persia, Karateka, Microsoft Decathlon,... jogos que como sempre impulsionaram a indústria de PCs pois demandam a máquina ao limite.


figura 03 – tela de abertura do jogo Prince of Persia



Por outro lado nesta época e por um bom tempo o software que rodava no PC era o MS-DOS, interface caractere que exigia do usuário o conhecimento, memorização e digitação comando a comando. Mas ainda nos anos 80 surgiu a primeira versão do Windows o sistema com interface gráfica que tornou tudo muito mais fácil. Apesar de apenas na versão 3.0 de 1989/90 o Windows ter de fato “decolado” no mercado não tem como eu me esquecer do impagável vídeo do ex-presidente da Microsoft, Steve Balmer, promovendo o Windows 1.0 em 1986 como se fosse um eletrodoméstico de uma forma muito engraçada. Divirtam-se com o vídeo.



Mas o Windows evoluiu muito mais.
Muito mais mesmo. Hoje em dia temos a versão 8.1 que já usa uma interface que aproxima o usuário de smartphones e tablets do sistema operacional. Obviamente o motivo disso é este mesmo, tornar o sistema compatível e homogêneo em todas as plataformas. Coincidente no dia de hoje foi divulgado que a base do Windows 8.1 suplantou em números mundiais a do ancião Windows XP. O sistema dominante é o Windows 7 com cerca de 60% do mercado que é razoavelmente conservador nos upgrades a ponto de ainda haver cerca de 12% a 13% de PCs com Windows XP. Por fim o Windows 8.1 está integrado com recursos de nuvem para armazenamento de arquivos e aquisição e instalação de programas

A Microsoft tem se movimentado muito no sentido de aproveitar em seu sistema toda esta evolução do hardware proporcionada principalmente pela Intel. Muitos formatos distintos apareceram e seguem aparecendo. Em 2013 entre PCs e Tablets o mercado mundial foi de 529 milhões de unidades. Mas hoje em dia os notebooks conversíveis (notebook que vira tablet) é uma nova tendência. Controle por toque na tela já é recurso indispensável por parte dos usuários que acostumados com seus smartphones mudaram a forma de interagir com o dispositivo e sistema operacional.


figura 04 – Windows 8.1 multiplataforma – PC e smartphone


Assim só nos resta felicitar e comemorar os 33 anos do PC e agradecer dois dos mais importantes integrantes dessa indústria, a Intel e a Microsoft por toda agilidade e dinamismo deste fascinante mercado! Por mim eu pretendo ver com meus próprios olhos os próximos 33 anos (66 anos) e mais ainda, os 100 anos dos PCS!! Como serão os PC daqui a 33 anos? O futuro nos reserva esta surpresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário