terça-feira, 30 de setembro de 2014

Vídeo - Existirá um carro elétrico ou híbrido em seu caminho?


No programa sobre Tecnologia Automotiva que foi ao ar pelo site http://www.vidamoderna.com.br conversamos eu e Guido sobre as características e possibilidades do uso de carros elétricos e híbridos em futuro próximo. Demos boas risadas ao falar sobre o barulhos dos carros de Formula-E, nova categoria de competições sobre carros elétricos, mencionamos os veículos lunares, o fantástico Tesla esportivo incrivelmente rápido e conectado bem como citamos muitos modelos já existentes no mercado brasileiro e internacional com destaque para o Ford FUSION híbrido que tive oportunidade de testar por mim mesmo. O vídeo deste interessante e divertido programa está abaixo. Logo em seguida está um resumo da introdução feita no vídeo comentando sobre a origem do carro elétrico.

Clique aqui para ver o vídeo, parte 1 e parte 2.



  

Parte 1 


Parte 2





No final do século XIX dois gênios da ciência travaram uma batalha que ficou conhecida como a batalha das correntes elétricas. Falo de Thomas Edson (o da lâmpada e tantas outras invenções) e Nicola Tesla um fulano extremamente brilhante. Resumidamente Tesla foi quem inventou o motor elétrico e seu “inverso” o gerador de eletricidade. Tesla era tão excêntrico que em determinado momento rasgou o documento que lhe dava royalties sobre cada motor elétrico produzido no mundo quando percebeu que isso no momento estava atrapalhando sua disseminação. Ele e suas 15 próximas gerações seriam bilionários... Mas isso é outra história que um dia podemos contar em detalhes.

Nesta mesma época o magnata do petróleo John Rockfeller ao perceber que a eletricidade iria atrapalhar seu principal negócio, ele faturava alto com querosene de iluminação que era usado em lampiões nas casas e nos postes das ruas ficou furioso e armou uma reação. Edson e Tesla brigavam para ver quem iria prover a eletricidade, em corrente alternada ou corrente contínua e Rockfeller ordenou que seus pesquisadores achassem uma nova forma de uso do petróleo, de forma abundante e que gerasse forte dependência como fora o querosene.

Ao mesmo tempo Tesla trabalhava na criação de um gerador de energia magnética induzida que era capaz de transmitir eletricidade sem fio! Algo revolucionário até nos dias de hoje. Tesla imaginava ruas com postes com seu indutor alimentando os motores elétricos, inclusive de carros, sem precisar de baterias. Mas de repente toda pesquisa parou porque seu financiador o perguntou “como podemos cobrar por esta energia que trafega pelo ar?”. Tesla disse que não tinha pensado nisso, apenas no uso seus princípios científicos. Parou tudo na hora e o mundo perdeu essa incrível oportunidade. Ainda hoje pode ser visitada o que sobrou da usina por indução eletromagnética de Tesla em Long Island a 100 Km de Manhatan em Nova Iorque.

No processo de refino do petróleo sobrava um líquido de cor amarelo avermelhado, que não prestava para iluminação por queimar rápido demais e toneladas disso eram jogadas fora. Já se conhecia na época o princípio do motor a explosão, mas não havia um carburante que fosse viável técnica e economicamente. Mas Rockfeller descobriu que aquele líquido desperdiçado, que hoje nós conhecemos como GASOLINA era a solução perfeita para o problema.
Chegaram a existir carros elétricos nessa época, mas eles tinham um problema que de certa forma foi seu calcanhar de Aquiles até hoje, a autonomia. Se hoje bateria elétrica ainda é problema para nossos smartphones, tablets ou notebooks imagine na época!!

Mas naquela época isso não era tão crítico porque as estradas eram poucas e precárias, viagens eram feitas em carruagens ou cavalo e nem eram tão longas. Mas quando os parceiros de Rockfeller que desenvolviam o carro a gasolina, dentre os quais anos mais tarde o próprio Henry Ford, perceberam que bastava ter um tanque com muitos litros daquele líquido para que a autonomia fosse sensivelmente ampliada...
Até 1915 ainda havia carros elétricos, mas com o estrondoso sucesso do Ford T, tanto mecânico como pelo seu custo o elétrico perdeu seu espaço.  Podemos avançar a história até os dias atuais e começarmos nossa conversa.


Com estão hoje os carros híbridos e elétricos? Assista : parte 1 e parte 2.

Ford Fusion Híbrido




Nenhum comentário:

Postar um comentário