quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Tablet Tectoy Veloce TT5000i - acessível e veloz com processador Intel

A grande onda de aquisição de tablets já passou. Ou seja, arrefeceu aquela busca desenfreada por dispositivos “de mão” para acesso à Internet, melhores que os smartphones e que tornaram realidade o conceito apresentado pela Intel vários anos atrás, o MID (mobile Internet device). Se hoje em dia a demanda já não é como antes, embora ainda bastante grande, existe a vantagem da maturidade do mercado. O consumidor aprendeu e sabe melhor o que quer e o que esperar.

No começo muitos fabricantes visando rápida penetração no mercado lançaram equipamentos de qualidade duvidosa e preço baixo, mas que frustraram muitos consumidores. Nessa nova onda de tablets, por conta do avanço da tecnologia, já é possível criar um produto de custo acessível e com os recursos necessários e bom desempenho.

A fabricante TecToy disponibilizou para teste o seu produto TT5000i, também chamado sugestivamente de Veloce, que tem como grandes atrativos na minha visão 3 pontos: bom tamanho e peso (7 polegadas, apenas 266 gramas e 0,93 cm de espessura), preço acessível (R$ 399) e usa processador Intel Atom dual core de 1.2 Ghz (capaz de executar 4 tarefas ao mesmo tempo). Este produto marca o início da parceria da TecToy com a Intel.

A utilização do processador Intel® Atom™ Z2520de 1.2GHz garante ao Veloce rapidez para navegar na web, rodar aplicativos e eficiência no consumo de energia. “A alta qualidade de processamento pode ser traduzida em uma melhor experiência de utilização do produto para o consumidor. E o novo tablet da Tectoy chega ao mercado com a tecnologia Intel Atom, criada para especialmente para dispositivos móveis. É isso que o consumidor que compra um tablet espera de um dispositivo confiável. O Veloce, além de contar com uma resolução gráfica que impressiona, roda aplicativos e executa tarefas de modo muito ágil”, afirma David Gonzalez, diretor geral da Intel para o Brasil.


O Veloce possui duas câmeras (frontal e traseira), bateria interna recarregável de 2800mAh, alto falante interno e conexões micro USB, micro SD Card e fone de ouvido.  Utiliza o sistema operacional Android 4.2 (ainda sem previsão para upgrade) e 1GB de memória RAM. Sua conectividade é via WiFi padrão “n” (2.4 Ghz). Também pode se conectar com outros dispositivos via bluetooth. Merece destaque sua tela de 7’’ com tecnologia IPS, que oferece bastante nitidez, bom brilho e cores. É um diferencial do produto, principalmente nessa faixa de preço porque é característica importante para assistir a vídeos em alta resolução. Não dispõe de conector para simcard 3G ou 4G para conexão a Internet fora do WiFi, mas isso não surpreende nem preocupa, pois não é algo esperado para equipamentos dessa faixa de preço.
 
Durante o tempo que fiquei com o Tablet (4 semanas) fiz bastante uso de funções de navegação e redes sociais (talentos natos deste tipo de dispositivo). Eu já testei tablets dessa faixa de preço tempos atrás e tinha ficado bastante decepcionado com a velocidade de uso.  A navegação nas páginas era bem lenta. Não por causa da Internet e sim porque a simples operação de navegar para cima e para baixo em uma tela já carregada e mesmo o tempo de montagem das telas e imagens, era uma decepção. A experiência com o Veloce foi exatamente ao contrário. Isso por si só já me fez aprovar sua usabilidade.

As câmeras presentes têm boa qualidade embora em situações de baixa luz, não tem como fazer milagre, as imagens ficam um pouco granuladas e imprecisas. Com boa luz obtive boas fotos, mas há espaço para melhoria. Tenho uma crítica a um fato relacionado à navegação em alguns sites. Como a resolução da tela e 1024x600 alguns sites que esperam resolução mínima 1024x768 assumem que o formato de apresentação do site é para dispositivos móveis como smartphones. Isso faz com que, por exemplo, UOL ou qualquer blog do BLOGGER seja mostrado de forma muito estreita e com dados resumidos, sendo que não seria necessário usar o modo “mobile” para estes e vários outros sites.



A bateria do Veloce é de 2.800 mAh, a mesma capacidade de meu BlackBerry Z30 (smartphone de 5 polegadas). Ao ver esta especificação não fiquei muito animado, pois há no mercado tablets de 7 polegadas com baterias maiores do que essa. Mas há um componente extra neste tablet, o processador Atom que vem sendo aprimorado para baixo consumo de energia há algumas gerações.  Fez-se a diferença. No meu modelo de uso moderado, com algumas pausas, consegui usar o Veloce por mais de 10 horas. Em regime de uso contínuo foram 7 horas entre acesso à Internet, consulta a redes sociais e visualização de vídeos no Youtube e reprodução de músicas (não tudo ao mesmo tempo). É um comportamento que supera as expectativas.
 

O acabamento do produto é simples, mas bem cuidado. Está disponível na cor branca apenas e tem aparência agradável, bem como sua empunhadura e resposta tátil. Submeti o dispositivo a testes rápidos informais com outras pessoas e todas elas destacaram a velocidade de navegação como elemento que as surpreendeu. A duração da bateria além do preço e agilidade no uso são destaques. É uma real alternativa para quem não quer gastar muito e ainda assim estar bem servido para seu uso de Internet móvel. O Veloce bem como outros tablets da Tectoy, podem ser encontrados nas grandes redes varejistas do Brasil e tem a garantia da Tectoy, empresa com mais de 26 anos de mercado.

Um comentário:

  1. É bom ver q a TecToy sobreviveu ao fiasco da Sega e conseguiu se reinventar.

    ResponderExcluir