terça-feira, 23 de setembro de 2014

Desvendando as siglas automotivas - vídeos partes 1 e 2 - Sopa de letrinhas

Seguem abaixo os links para os vídeos dos programas sobre "a sopa de letrinhas" que tenta desvendar as siglas de tecnologias que existem no mercado automotivo. Os programas foram transmitidos ao vivo pelo site http://www.vidamoderna.com.br . Segue também um rápido glossário dos termos discutidos no programa, nas partes 1 e 2 devidamente atualizado. Foram conversas muito interessantes, descontraídas e produtivas. Espero que gostem!!

Parte 1 (resolução HD disponível)


Parte 2 (resolução HD disponível)



GLOSSÁRIO


ABS 
ANTILOCK BRAKING SYSTEM: é o sistema antitravamento de freios obrigatório no Brasil desde janeiro deste ano. Evita, na frenagem brusca, que as rodas se travem, o carro escorregue e o motorista perca o controle.

ACC 
ADAPTIVE CRUISE CONTROL: é o "piloto automático" ou controle de cruzeiro adaptativo. Sistema difundido em carros premium, controla automaticamente velocidade e distância para outros veículos de acordo com a definição do motorista, que não precisa acelerar ou frear, apenas usar o volante.

ACS
ACTIVE CITY STOP: evita o risco de colisão traseira em velocidades de até 50 km/h. O sistema conta com sensores sofisticados de luz e proximidade, que escaneiam a pista à frente 50 vezes por segundo. Assim, ajudam a reduzir a severidade de colisões traseiras e, em alguns casos, podem evitar totalmente um acidente.

APS
ACOUSTIC PARKING SYSTEM: é o famoso "sensor de estacionamento", que usa sistema de ultrassom, além de bipes e alarmes para auxiliar o motorista na marcha à ré em manobras e balizas.

iPAS (APGS)
PARK ASSIST SYSTEM ou Advanced Park Guidance System: 2003/2004 (Toyota Prius)
Carro estaciona sozinho. Ford Focus estacionando no topo de um prédio. Sonar e câmeras.

ASR
ANTI SLIP REGULATOR: identifica o sistema que impede que as rodas da tração escorreguem (derrapem), auxiliando o condutor em acelerações ou em casos de emergência. É uma forma de controle de tração.

AWD, 4WD, FWD e RWD
ALL WHEEL DRIVE; FOUR WHEEL DRIVE; FRONT WHEEL DRIVE; REAR WHEEL DRIVE: expressões usadas pelas montadoras para identificar o eixo de tração do automóvel. AWD e 4WD significam que o veículo tem tração nas quatro rodas; FWD é para carros com tração dianteira; RWD, para modelos com tração traseira.

BA, BAS, EBA ou AFU
(EMERGENCY) BRAKE ASSIST (SYSTEM); ASSISTANCE AU FREINAGE D'URGENCE: também ligado ao ABS, aumenta a pressão sobre os freios em frenagens de emergência e pode até brecar o veículo automaticamente e com mais intensidade. É acionado, por exemplo, quando o sistema percebe que o tempo de reação do motorista em relação aos pedais de acelerador e freio saiu do padrão.

CVT
CONTINUOUSLY VARIABLE TRANSMISSION: representa o conjunto de transmissão capaz de simular uma quantidade infinita de relações de marcha, uma vez que funciona com sistema de duas polias de tamanhos diferentes interligadas por uma correia metálica em vez de engrenagens de tamanho fixo.

EAS, ESC e ESP
ELECTRONIC ACTUATION SYSTEM; ELECTRONIC STABILITY CONTROL; ELECTRONIC STABILITY PROGRAM: siglas diferentes, mesmo sistema eletrônico, que se vale do controle de travamento dos freios (ABS) para manter a mesma carga de tração e sentido em todas as rodas, de modo a deixar o carro estável.

EBD
ELECTRONIC BRAKEFORCE DISTRIBUITION: sistema diretamente ligado aos freios com ABS, varia automaticamente a quantidade de força aplicada a cada um dos freios (geralmente com mais carga para as rodas com maior tração) para ampliar o poder de frenagem.

HLA
HILL LAUNCH ASSIST : assistente de partida em rampa. O motorista deve parar completamente o veículo e manter o pedal do freio pressionado. Se o sensor do HLA detectar que o carro está em uma rampa, o sistema será ativado automaticamente. Quando o pé sair do pedal do freio, o veículo permanecerá na rampa por um tempo entre dois e três segundos, que pode ser estendido caso esteja em processo de partida. Toda vez que o motorista for arrancar com o carro em uma inclinação superior a quatro graus, o HLA é acionado, e, por cerca de três segundos, evita que o veículo desça. Esse tempo é suficiente para que o pedal do freio seja liberado e o pé passe para o acelerador. Os freios são liberados automaticamente após o motor desenvolver a ação necessária para evitar a descida.
A saída acontece normalmente, pois os freios são liberados de forma automática. O HLA atua com o veículo voltado para baixo, caso a marcha ré esteja engatada, ou para cima, caso o câmbio tenha selecionado uma marcha à frente. Se o motor é acelerado em excesso, o sistema é desativado.

HUD
HEAD-UP DISPLAY: Instrumento desenvolvido inicialmente para utilização em aviões de combate, ainda nos anos 1960, o HUD projeta informações do painel de instrumentos no para-brisa (ou em uma tela à frente deste), para que o condutor não tenha de desviar os olhos da área principal da pista. No Brasil, existe em carros como o Chevrolet Camaro, Peugeot 3008, modelos da Audi e BMW, por exemplo.

LKS
LINE KEEPING SYSTEM: tem a função de não permitir que o motorista saia de sua faixa na estrada, mostrando por exemplo sinais de sonolência. Uma câmera digital é montada no parabrisa, e detecta se o carro está saindo de sua faixa sem acionar a seta. Quando isso acontece, um aviso aparece no painel e o volante vibra simulando que o carro está passando em cima de “olhos de gato”. Se o motorista não reagir a tempo, o carro faz com que o volante vire no sentido contrário, levando o carro de volta a sua posição correta. O motorista pode bloquear este sistema a qualquer momento, através de movimentos na direção, aceleração ou frenagem.

PAS ou SAS
POWER ASSISTED STEERING; STEERING ASSIST SYSTEM: sigla que algumas fabricantes utilizam para identificar o sistema de assistência à direção, com atuadores de ação hidráulica e/ou elétrica, que adicionam energia ao mecanismo de direção para que o motorista faça menos esforço para girar o volante.

TCS
TRACTION CONTROL SYSTEM: sigla utilizada para identificar o controle de tração do automóvel, que serve para corrigir possíveis "patinadas" dos pneus -- na prática, sensores acionam o freio apenas da roda que perdeu aderência.

TPM
TIRE PRESSURE MONITORING: parece outra coisa, mas no cenário automotivo é o monitoramento da pressão dos pneus, desenvolvido como medida de segurança e já utilizado por automóveis de luxo.

TWI

Tread Wear Indicator:  o indicador de desgaste da banda de rodagem, um dos limites para o uso dos pneus de moto. um filete de borracha disposto transversalmente aos sulcos em alguns pontos da banda de rodagem. Quando a altura dos gomos atingir o TWI está na hora de trocar o pneu.








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