sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Fazendo justiça com o BlackBerry 10 modelo Z30

Nestes tempos a oferta de smartphones é grande como nunca foi. Coincidência ou não este texto está sendo escrito no dia seguinte ao lançamento do iPhone 6 e iPhone 6 Plus, que obviamente são produtos de conhecida qualidade, mas não exatamente tão inéditos em seu posicionamento. Eu explico. Sou usuário do BlackBerry Z10, o primeiro modelo com o sistema operacional BlackBerry 10 há mais de um ano. Há cerca de 3 meses recebi para testes o modelo Z30 de 5 polegadas, que foi lançado no exterior há alguns meses. Minha análise vai ser muito baseada na comparação com o Z10 que tanto conheço, mas há pontos independentes importantes para serem destacados.


Figura 01 – visão frontal do BlackBerry  Z30

A BlackBerry percebeu há um bom tempo o que o mercado vinha desejando, ou seja, ter modelos com telas maiores. O Z10, o primeiro da fase BB10 tem tela 4.2 polegadas e é bem leve. Mas ficou claro que parte dos consumidores, principalmente aqueles que consomem muito conteúdo no smartphone, usam muita navegação em sites e por decorrência fazem muita leitura, preferem dispositivo com tela maior. Vários fabricantes de aparelhos essencialmente pessoais como LG, Samsung, etc. já têm há um bom tempo opções assim, como a BlackBerry com o Z30. A Apple apenas agora entrou neste segmento com o iPhone 6 Plus, travestido com uma aura de grande novidade, que na verdade não é bem assim, como os fatos mostram.


Figura 02 –BlackBerry Z10 e Z30 lado a lado

Visão Geral do Z30 e comparação com o Z10

As diferenças em relação ao Z10 começam com o tamanho, mas não é apenas isso. Não é apenas legibilidade que o Z30 (170 gramas) difere do Z10 (135 gramas). O teclado virtual é maior. Isso no início me atrapalhou. Por estar acostumado com o teclado do Z10 no começo eu tropeçava bastante em letras erradas. Mas é fácil se acostumar com coisas boas e logo me adaptei ao novo tamanho.


Figura 03 – comparando os teclados virtuais do Z10 e Z30

É “chover no molhado”, mas o Z10 e o Z30 quebraram um paradigma em termos de BlackBerry, pois sempre os teclados físicos de outros modelos do fabricante eram tidos como insuperáveis na usabilidade, conforto e precisão no uso. Eu mesmo ao ensaiar os primeiros passos com o teclado virtual (por toques) cheguei a duvidar da eficiência. Ajudou muito o sistema preditivo e que aprende com o usuário. É sensacional. Conforme as letras vão sendo digitadas diversas alternativas de palavras são oferecidas sobre as letras e a “mais provável” aparece na barra de espaço. Assim se a “adivinhação” foi certa, ao teclar espaço a palavra entra no texto, já é inserido o espaço e a próxima palavra já pode ser digitada. Se for uma das outras palavras “adivinhadas” basta deslizar o dedo sobre a palavra em direção à tela que ela aparece digitada. Muito simples e muito prático.


Figura 04 – teclado preditivo do BlackBerry  Z10 e Z30

Mas o que me impressiona muito é a capacidade de adaptação deste teclado preditivo. Ele trabalha baseado no contexto. Se estou respondendo um e-mail as sugestões de palavras que surgem estão relacionadas com termos do próprio e-mail, algo bastante lógico e inteligente. Assim responder e-mail, SMS, WhatsApp, BBM, Skype, etc. fica bastante facilitado. No exemplo da figura acima, pelo título do e-mail a palavra “aplicativos” (no plural) já foi identificada e sugerida.

O título deste texto fala em “fazer justiça”. Eu não falei isso sem motivo. O sistema operacional BlackBerry 10 é ótimo e merece destaque em diversas áreas. Muitas pessoas criticam porque “não é Android nem iOS”, que são de fato sistemas operacionais que dominam o mercado hoje em dia. Por isso eu falo que as pessoas de mente mais aberta deveriam se permitir experimentar o BB 10 e não apenas se influenciarem pela “moda” ou pelo efeito “boiada” (vai para onde todos os outros vão). Iriam se surpreender.

Aplicativos

Uma crítica que é feita ao BlackBerry  diz respeito à quantidade de aplicativos. Isso seria verdade? Ou é apenas uma falácia que é repetida aqui e ali? Vou ser bem pragmático nessa análise.  Quando a antiga RIM (que se tornou BlackBerry) optou por uma ruptura com o passado adotando o novo sistema operacional baseado no sistema QNX ela sabia que teria que renovar toda sua base de aplicativos. Mas isso foi antecipado com a disponibilidade de seu tablet Playbook que debutou o novo sistema BB 10. Assim a comunidade de desenvolvedores já começou a criar a base de aplicativos para o tablet, que já iriam funcionar no smartphone. Isso deu certo e quando o Z10 foi lançado a quantidade e aplicativos já era bastante significativa.

Nos meus primeiros dias com o Z10 eu senti falta do Waze e do Instagram. De resto, os aplicativos que eu uso todos estão disponíveis. Depois de um tempo descobri que o Skype já estava operacional e havia um “client Instagram” que olhava mas não publicava fotos, algo bastante chato. Mas era o começo.


Figura 05 – Aplicativos no BlackBerry  World

Mas os meses foram passando e a comunidade de desenvolvedores se apropriou das ricas APIs de desenvolvimento de aplicativos nativos e também aplicativos Android. Como pode ser isso? Ao ser lançado em janeiro de 2013 o BB 10 contava com 70.000 aplicativos nativos e perto de 28.000 aplicativos portados do Android. Sim existe um SDK (software development kit) que permite “encapar” um aplicativo Android com uma camada de compatibilidade e assim muito rapidamente portar o aplicativo Android para o BB 10, ou seja, para o Z10, Q10 (modelo com teclado físico) e o Z30.

Isso tudo me traz aos dia de hoje, testando o Z30. O termo “testando” não é apropriado. Eu transferi tudo que tinha no meu Z10 para o Z30, aplicativos, chip micro SD de 16 GB, simcard da VIVO e estou usando no dia a dia o Z30 há 3 meses. Não há teste melhor do que este. Em uso contínuo e fazendo tudo que precisamos ao longo do dia. Eu não tenho nada contra os testes de smartphone que se baseiam em benchmarks sintéticos, testes de performance de vídeo, velocidade de processador, etc. Mas o que conta mesmo para mim é a adaptabilidade e a completa adequação às tarefas rotineiras, com boa experiência e desempenho.

Hoje em dia já uso os aplicativos que no ano passado me faltaram. Uso o Skype, o Waze, o Instagram (iGrann – completo com todas as funções inclusive publicação), Viber, WhatsApp, ITAU, SpeedTest e até o EasyTaxi! Sem contar os óbvios Facebook, Twitter, Foursquare, Linkedin, etc. Se ainda faltam aplicativos, não posso precisar, mas para o MEU perfil de uso tenho todos!! Ou melhor, faltou um. Não existe o WiFi Analyser, um ótimo aplicativo Android para descobrir redes sem fio, canais sendo usados, medir intensidade de sinal, muito útil para configurar e aprimorar instalações de WiFi. É o único que me faltou.

Em pesquisa realizada em comunidades de desenvolvedores e também da própria empresa cheguei à informação da existência de 235.000 aplicativos no BlackBerry World em abril de 2014 (eram 98.000 em janeiro de 2013). Como já se passaram 5 meses com certeza esta quantidade possivelmente já superou 250.000 indo na direção dos 300.000 aplicativos.

Um pouco mais do smartphone

Bem como o Z10, o Z30 é compatível com o sistema de 4G do Brasil. Quando ativei o serviço 4G (VIVO) percebi a diferença na fluidez e no uso de certas aplicações. Em São Paulo percebi que existe cerca de 70% de cobertura 4G, pelo menos nas regiões que eu transito habitualmente. Assim a presença do 4G é para mim um atributo bem importante.

A despeito da diferença do tamanho das telas entre o Z10 e Z30 existem outras diferenças. Com resolução de 768 x 1280 a tela do Z10 é IPS LCD e do Z30 usa tecnologia AMOLED com resolução de 720 x 1280. Por isso o Z30 tem um brilho diferente e parece ter cores mais naturais. Telas de OLED tendem a gastar menos energia, mesmo que de tamanho maior. Além disso, o Z30 usa com frequência telas com fundo preto, pois em telas OLED o branco usa mais energia. Por fim o Z10 mostra 4 fileiras 4 de ícones nas telas para acionar os aplicativos enquanto o Z30 apresenta 5 fileiras de 4 ícones.

O processador do Z30 é pouca coisa mais rápido. Ambos usam o processador dualcore Qualcomm Snapdragon S4, o Z10 de 1500 Mhz e o Z30 de 1700 Mhz. Em nenhum deles sinto falta de velocidade no processamento. O uso é fluente e sem pausas ou esperas indesejáveis. Mesmo usando aplicativos portados do Android (que recebem a tal camada de compatibilidade) rodam muito bem (como o Skype e Waze). Mas apesar da diferença de frequência dos processadores ser mínima (1500 Mhz e 1700 Mhz – 13%) eu posso perceber que o Z30 carrega mais rápido, entre estar desligado e pronto para ser usado. Acredito que o Z30 tenha alguma otimização no hardware uma vez que a versão do sistema operacional BB 10 é a mesma em ambos os aparelhos, a 10.2.1.2977.


Figura 06 – visão lateral e traseira do BlackBerry  Z30

Ambos têm câmera principal de 8 MP, câmera frontal de 2 MP e gravam filmes em 1080p (1920x1080) 30 frames por segundo. Também compartilham um recurso na câmera que ainda não vi nos outros smartphones, o recurso “Time Shift”. É um modo de tirar fotos no qual diversas imagens são registradas e ao escolher a foto, se a pessoa saiu, por exemplo, de olho fechado, uma área da tela é escolhida (a face) e é feita a montagem daquela foto com a face (ou olhos) de outra foto na qual os olhos estão abertos. Muito prático e muito útil!! A qualidade das fotos é muito boa, tanto com ou sem flash. Tenho usado apenas sua câmera em todas as minhas necessidades pessoais e profissionais.

Ambos têm 2 GB de memória RAM, conector mini HDMI, WiFi de 2.4 Ghz e 5.0 Ghz (padrões 802.11g, 802.11n e 802.11a), recurso de Hotspot 3G ou 4G, Bluetooth, GPS, NFC (para pagamentos móveis), 16 GB de armazenamento interno e ao contrário de toda a família de iPhones, tem slot para cartão micro SD de até 64 GB. Assim elevar a capacidade de 16 GB agregando mais 64 GB custa perto de R$ 160, bem diferente dos aparelhos da Apple. O preço de um iPhone 5s com 16 Gb é R$ 2.199 e de um 5s com 64 GB R$ 3.599 – preço extraído do site www.americanas.com em 12/09/2014 e condição para pagamento em 10 vezes). O que te parece pagar R$ 1.400 a mais por um chip de memória de R$ 160? Já tinha pensado nisso? O equipamento da Apple é muito bom, não contesto isso, mas eu discordo totalmente desta forma de cobrança pela memória interna a mais lacrada dentro do aparelho.

Quanto à bateria aqui há diferenças sensíveis. A bateria do Z10 é de 1800 mAh (13 dias em standby) enquanto a do Z30 é de 2880 mAh (16 dias em standby). Isso por si só já justifica minha percepção de que o Z30 tem mais autonomia. Raras foram as ocasiões dias que precisei recarregar o Z30 antes do final do dia, poucos mesmo. Somente em dias de uso desenfreado e muito intenso. A despeito de seu tamanho maior sua bateria de alta capacidade dá conta do recado. Já o Z10 preciso reforçar a carga cerca de um 30% a 40% dos dias. E como desfrutei de ambos por muito tempo posso afirmar que o modelo de uso foi equivalente e totalmente comparável. Por outro lado a bateria do Z10 é removível e pode ser substituída (eu tenho uma bateria reserva que me ajuda eventualmente com o Z10 em emergências), mas isso não pode ser feito com o Z30. Ou ela é trocada em uma assistência técnica, ou não se troca e ela vai acabar com o final da vida útil do aparelho.

Uma última diferença entre o Z10 e o Z30 é a qualidade do som. Pelo tamanho maior o alto-falante do Z30 é melhor resolvido. Tem maior volume e precisão na reprodução de música, vídeos, etc.

O BlackBerry  Hub – essencial e diferente

Compartilhado por ambos os modelos o BlackBerry  HUB é um atributo único do BB 10 que me fascina e facilita demais minha vida na operação do aparelho. É na apresentação visual e na usabilidade que ele me encanta. O conceito do HUB é ter um único ponto de interação para todas as formas de comunicação. Seja ligação telefônica recebida (ou perdida), e-mail, BBM, SMS, mensagem Skype, WhatsApp, Facebook, Linkedin, Twitter, Foursquare... qualquer coisa, elas ficam cronologicamente ordenadas (a mais nova no topo) e acessível a um deslizar de dedo para a esquerda (operação que faz aparece o hub em qualquer circunstância).



Figura 07 – BlackBerry  Hub - todas as mensagens em um só lugar

Além disso, não importa que aplicativo esteja sendo usado e não importa por que canal chegou uma mensagem, uma única e pequena linha no topo superior da tela mostra por 2 ou3 segundos o ícone da origem (WhatsApp, SMS, e-mail, etc.), o nome do remetente (com miniatura de foto – se disponível) e o título da mensagem. Em outros smartphones uma luz se acende, um alerta sonoro é acionado (como também no BlackBerry ), mas no Z10 u Z30 sem sair do aplicativo já sabemos quem fez contato conosco. E se quisermos ler a mensagem, basta acionar o hub deslizando o dedo para a direita abrir a mensagem completa. Isso é muito prático e muito produtivo. Claro que no hub os e-mails podem ser vistos por grupos (tipo de mensagem ou por conta – Gmail, Hotmail, Exchange, outros e-mails) como mostrado na figura 08 abaixo. É fator de destaque de produtividade e facilidade de uso. Se eu tiver que usar um smartphone que não tenha este recurso, esta usabilidade, vou estranhar muito!!


Figura 08 – BlackBerry  Hub – vendo todas ou escolhendo a origem

Existe ainda o conceito de Priority Hub. Para cada tipo de mensagem (SMS, WhatsApp, Facebook, etc.), ou para diferentes contas de e-mail certos remetentes ou determinados assuntos podem ser definidos como prioritários. Assim para visualização e acesso rápido daquelas mensagens o usuário aciona o Priority Hub e já pode de uma só vez ver tudo que mais lhe interessa e é mais importante para si.


Figura 09 – BlackBerry  Priority Hub – só o mais importante – pessoa ou conversa

 
Figura 10 – Adicionando pessoa ou conversas ao BlackBerry  Priority Hub (clique para ampliar)



BYOD e Gerenciamento

Até aqui falamos apenas e tão somente das características e da usabilidade do Z30. Porém não pode ser esquecido o lado que sempre esteve presente no DNA da BlackBerry , o gerenciamento dos aparelhos. As pessoas se esquecem rápido das coisas. Muito antes de toda essa onda de smartphones assolar o mundo e se tornar objeto prosaico do dia a dia a RIM (Research In Motion – antigo nome da empresa BlackBerry) já era soberana no gerenciamento de telefones em ambiente empresarial, definição, atribuição e uso de políticas corporativas, etc. Se a empresa nasceu assim, é importante frisar que nada disso foi esquecido. Muito pelo contrário. O conhecido BES (BlackBerry Enterprise Server) sistema usado para todo este gerenciamento cresceu e se transformou para permitir gerenciar a realidade do BYOD, ou seja, controlar todos os dispositivos dos usuários no ambiente da empresa.

Para ser breve e citando apenas o mais relevante recurso da plataforma, o BlackBerry  BALANCE permite definir duas partições em um dispositivo BB 10 atribuindo uma como corporativa e outra como pessoal. Dessa forma o mesmo aparelho passa a ter dupla personalidade e que não se misturam nem se comunicam. Assim o que é pessoal fica em um lado e o que é corporativo do outro lado. Não há como passar e-mails, arquivos, fotos, nem mesmo copiar e colar textos de um lado para o outro. Tudo isso em uma interface muito simples, pois embora todas as notificações de mensagens pessoais ou corporativas possam ser vistas em um único local, no BlackBerry Hub, elas estão guardadas em locais separados.

A solução de BYOD da BlackBerry  contempla inclusive possibilidade de gerenciamento de dispositivos iOS, Android com funcionalidade semelhante ao do BALANCE (feita por software) nestas outras plataformas. Assim a expertise de tantos anos da empresa está à disposição para que a base de dispositivos móveis de propriedade da empresa ou de seus colaboradores seja gerenciada por sua ferramenta de EMM (Enterprise Mobile Management). Veja uma breve apresentação no vídeo abaixo.
     

Há alguns dias a Blackberry adquiriu a Movirtu, um fornecedor de soluções virtuais de identidade para operadoras móveis que permite a ativação de vários números em um único aparelho. Isso vai permitir um gerenciamento mais otimizado em ambientes que adotam os aparelhos dos funcionários nas redes da empresa (BYOD) e que oferecem aparelhos corporativos com uso pessoal (COPE). Os novos recursos de SIM virtual serão oferecidos pela BlackBerry através de operadoras móveis para fornecer aos clientes identidades múltiplas com base na oferta de serviços. A BlackBerry vai oferecer suporte às operadoras para implementação da tecnologia Movirtu para os sistemas operacionais dos principais smartphones, não apenas para seus dispositivos BB 10.

Conclusão

A injustiça que eu aponto no título desta avaliação está associada ao comportamento massificado dos consumidores considerarem apenas iOS e Android como alternativas para seus smartphones. O atual BlackBerry 10 e o Windows Phone (também uma alternativa competente) estão menos presentes nas cabeças das pessoas ao analisar as opções. O sistema operacional BlackBerry 10 é muito seguro, robusto e em determinados fontes de pesquisa que descobri é citado como “o Android melhor que o Android” (força de expressão porque o sistema não tem nada a ver com Android).

Eu posso apontar um defeito da plataforma BlackBerry  10. O único que posso citar como “grave”. É minha opinião que seu lançamento aconteceu pelo menos um ano e meio a dois depois da melhor ocasião. Tivesse sido diferente eu acredito que haveria hoje em dia ao menos um equilíbrio maior entre as plataformas existentes. Seria melhor para todos por ter mais concorrência, mais opções e menor tentativa controle de mercado. E também posso citar como ponto a ser melhorado a quantidade de aplicativos. Se BlackBerry está chegando aos 300.000 aplicativos os concorrentes estão perto ou acima dos 800.00. Há uma diferença numérica grande. Mas não só quantidade é que vale. Importante é existir aquilo que o usuário necessita.
    

Figura 11 – universo geral de aplicativos para todos os smartphones

Mas destaco que o Z30 é um dispositivo impecável, seguindo os passos de seu irmão menor, o Z10. É já com saudades que o embalo para devolução para o fabricante. Eu como usuário do Z10 não tinha ainda usado diuturnamente um dispositivo de maior tamanho. Como tudo na vida há os dois lados. Um pouco mais pesado, um pouco mais espesso, ocupa mais espaço no bolso da calça, mas com diferenciada experiência para leitura e uso dos aplicativos.  Gostei muito.

A durabilidade da bateria, aprimorada por ter maior capacidade, é suficiente para uso o dia todo (em regime de normal). Tem ótimas câmeras (diferencial Time Shift para retoque das fotos), expansibilidade (micro SD de até 64 GB – ao contrário do iPhone) e aplicativos em quantidade suficiente uma vez que o que eu preciso eu tenho no Z10 ou Z30. A possibilidade de ser gerenciado de forma extremamente segura pelos recursos do BES e BALANCE com “dupla personalidade” (pessoal e corporativa) é de grande destaque.

Finalizando, não me agrada ser questionado ao comentar com amigos e conhecidos que uso o smartphone BlackBerry – “você não tem iPhone?” ou “você não prefere um Android como o Galaxy S5?” e que ao verem o Z10 ou o Z30 ficam todos curiosos e dizem “isso não tem cara de BlackBerry!!”. Pois é! Que a justiça seja feita. Não posso afirmar que o Z10 e Z30 são os melhores aparelhos do mercado porque já entendi que o modelo de uso e a adaptação de cada pessoa a cada aparelho é ainda mais importante neste julgamento. Mas que uma mente mais aberta que permita considerar BB 10 e mesmo Windows Phone além de iOS e Android, isso está faltando entre a grande maioria dos consumidores. Testem e formem sua opinião. Falar sem testar não tem significado. Para mim o Z30 está testado e aprovado.



Figura 12 – Visão do tamanho do Z30 em minha mão – despedida oficial (clique para ampliar)

34 comentários:

  1. Como um atraso "dinossauro" ainda usuário de Blackberry Curve fiquei contente de ler a opinião de um especialista apontando que há uma sobrevida possível para o Blackberry, que já foi, sem dúvida alguma, a melhor solução corporativa.

    Isso me anima a também fazer um teste. A Vivo já me ofereceu o Z10 e eu, desanimado com as insistências notícias a respeito da perda de roadmap de desenvolvimento da blackberry, não me animei.

    Será que reencontraram o rumo ?

    Abs

    Celso Gonzalez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Celso!!! O Curve é um aparelho da geração anterior, usa outro sistema operacional. O BB10, o novo sistema é de fato muito bom. Há roadmap e continuidade planejada. O Z10 e o Z30 são aparelhos que no mínimo merecem atenção, pois como eu destaquei no texto o defeito deles foi terem sido lançados atrasados em relação aos outros ótimos smatphones que o mercado oferece. Não tenho como saber se a empresa Blackberry permanecer independente ou se vai ser vendida, mas que hoje eles têm produto que enfrenta os concorrentes, eles têm e ainda contam com todo o ferramental de gerenciamento corporativo que fez sua fama no passado. Abraços

      Excluir
    2. Caros amigos sou usuario do Blackberry a muitos e muitos anos, atualmente tenho um Z 10, ocorre que após atualizar a ultima versao do sistema operacional , ele ficou mais rapido , mas esquenta muito e a bateria acaba muito rápido , deixo minha internet ligada 24 horas , mas não sou um usuario enlouquecido, comprei outra bateria e o consumo continua, tanto que as vezes usa as duas num dia só. Alguém pode me informar o que ocorre. Grato

      Excluir
  2. Xandó: acabei de ler um review do Balckberry Passport. Ele retoma o teclado físico e, segundo o review, com muita propriedade. Há elogios rasgados ao sistema operacional. A única crítica é quanto ao formato (idêntico ao passaporte americano) que oferece uma tela suficiente mas não se adapta a qualquer tamanho de mão.

    Infelizmente as operadoras brasileiras não oferecem os pacotes blackberry que, no passado, eram os mais úteis para quem viaja com frequência ao exterior.

    Celso Gonzaslez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celso, boa tarde. Eu pesquisei isso MUITO, mas MUITO MESMO, antes de adquirir meu Z30. Hoje, como disse o Flavio, o sistema é outro, completamente remodelado e perfeitamente adaptado às novas tendências das operadoras, tanto é que você não precisa mais de plano específico para usar um BB destes novos. Pode usar sem problema qualquer plano 3G ou 4G de qualquer operadora. Peguei o chip de minha operadora do antigo aparelho e simplesmente o coloquei no Z30 e tudo já funciona perfeitamente. Pra estes novos BB10 não é mais necessário aquele pacote BIS, que os antigos BB usavam.

      Excluir
  3. Parabéns! Realmente simples e direto, muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Eu estou em processo para adesão do BBZ30, gosto de telefones menos vulgares..hehehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Z30 é mesmo bem elegante, além de robusto e eficiente.

      Excluir
  5. Olá, sou usuário do BlackBerry a seis anos e ainda não encontrei um aparelho com tamanha facilidade e com interface tão intuitiva quanto o OS 10, já tive 05 aparelhos durante estes anos e atualmente uso o Z30. Agenda inteligente, organização de mensagens por aplicativos fenomenal, compartilhamento de imagens rapidíssima e dinâmica... Sem contar com uma bateria de quase 3000 mAh... demais. Eu uso BlackBerry porque me sinto tranquilo em lidar com ele, mais que isso o aparelho parece uma extensão das minhas atividades, na qual o exploro de todas as maneiras... 100 App essenciais... 100% aprovado. E com emulação dos aplicativos Androids então, é o Matador. Ouse vá de BlackBerry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Glauco muito legal o seu testemunho! Obrigado por trazer para a discussão o seu caso de sucesso! Abs

      Excluir
    2. Caro Glauco. Gostei do seu testemunho. Gostaria de saber onde vc adquiriu seu aparelho. Eu uso a VIVO, é o mesmo que o seu? Abraço, Viviane

      Excluir
  6. Olá Flávio, achei muito legal o que você escreveu e acho que realmente falta que as pessoas tenham um pouco mais de personalidade e escolham o sistema que mais lhe agrada sem preconceitos. Tenho 24 anos, sou médico e pensava que para atender minhas necessidades profissionais e pessoais só serviria android ou IOS. Por curiosidade acabei comprando o Z10 e achei incrível, muito intuitivo o sistema operacional, me sinto seguro usando o aparelho, no que se refere a privacidade, e também tenho todos os apps que preciso.Atualmente não pretendo mudar de sistema operacional e vendo a qualidade dos aparelhos e OS até agora não entendo porque tantas pessoas se colocam na dependência de 2 sistemas, muitos bons devo dize, porém tendo opções tão boas quanto (Windows, BlackBerry)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo é importante ver que como você, "existe vida além de iOS e Android". Obrigado por sua participação!

      Excluir
  7. Olá Flávio, excelente review, o melhor em língua portuguesa que encontrei, parabéns pela seriedade e conhecimento! Uma questão, porém: apesar de ser usuário do BB há anos, atualmente com o bold 9900, não encontrei uma informação de como saber se o Z30 realmente é compatível com o 4G brasileiro. O site oficial da Blackberry no Brasil realmente deixa a desejar; sequer este modelo, lançado no final de 2013, consta na lista de aparelhos. Há uma boa quantidade de ofertas no Mercado Livre, porém, todos sabemos que as informações são conflitantes. Há alguma forma de ter certeza de comprar o modelo correto par ao 4G no brasil? De resto, é compra certa, ainda mais agora que - ontem, por sinal - a BB lançou o upgrade do sistema para 10.3, aberto para o Z30 também. Obrigado, e parabéns novamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro AM muito obrigado por suas gentis e encorajadoras palavras sobre o meu trabalho! Eu te garanto que o Z30 funciona com o 4G brasileiro porque até hoje eu o utilizo e estou com o plano 4G da VIVO e usando de fato o 4G.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Meus mais sinceros parabéns ao review Flavio, como o AM disse "O melhor em língua portuguesa que encontrei" e ainda ressalto que até mesmo em inglês não pude achar um review tão bom. Sou usuário BlackBerry a bastante tempo, e cheguei a ter um nos anos dourados da empresa. Nos últimos anos estive com um HTC utilizando sistema android, mas o BlackBerry sempre junto como garantia (meu bold 9780 sempre me salva quando o android trava), agora adquiri um Z30 depois de muita pesquisa, cheguei até a baixar o emulador do OS 10.03.1 no computador enquanto meu Z30 não chega... A propósito ele chega agora no dia 17-03, estou bem entusiasmado. Como usuário fiel e entusiasta espero que BlackBerry consiga sua fatia de mercado mais uma vez, o lançamento dos últimos dispositivos como Z10, Z30, Passport entre outros foi um passo muito importante.

    Mais uma vez parabéns pelo review de qualidade, que venham outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Carlos muito obrigado mesmo por suas encorajadoras palavras!! Depois não deixe de contar aqui as suas próprias impressões sobre o Z30! Abraços

      Excluir
  10. Adquiri a 1 ano um z10 porém vive reiniciando mesmo com todas atualizações em dia o z30 tem esse problema?

    ResponderExcluir
  11. Adoro a BlackBerry! Tenho o Z10 realmente vejo muita qualidade. Mas como nem tudo é perfeito ele deixou a desejar na bateria que não dura metade do dia mesmo com pouco uso e tbm não encontro os aplicativos que quero. Mas tenho os principais. Isso já me agrada. Estou louca pra comprar o Z30... apaixonada s2... Parabéns pela matéria... excelente!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Flavio, sempre quis ter um BlackBerry, e agora tenho a oportunidade de adquirir o Z30, depois de seu review, ainda mais. Sabias palavras, mutia gente vai nessa onda de "MODA IPHONE", até hoje só tive android, infelizmente, agora posso mudar o jogo, fico feliz que mais pessoas tenham conhecimento da grandiosidade desse aparelho, assim fica mais fácil na hora das dúvidas. Abraços, estou aguardando a chegada do meu !!!

    ResponderExcluir
  13. Flávio, você continua utilizando seu Z30? Continua gostando do BB10?
    Se você utiliza o BBM, segue meu PIN para conversarmos e add em nossa comunidade Blackberry 2BE959B3
    Aguardo seu retorno.
    Abs,
    Juarez

    ResponderExcluir
  14. Galera, tenho uma pergunta. Existe uma versão brasileira do dispositivo ou apenas versões importadas? Se sim, onde comprar?

    Vlw.

    ResponderExcluir
  15. Ricardo, infelizmente não existem lojas físicas que vendam BlackBerry por aqui. Tu consegue, raramente, no Pontofrio, magazineluiza e ou trazendo do USA por algum amigo...existe um site que importa e é autorizado BlackBerry, inclusive, dando garantia de um ano para defeitos de fabricação...verifica lá com eles : www.vendasblackberry.com.br
    Boa sorte!
    Abs,
    Juarez

    ResponderExcluir
  16. Pessoal, assim como o Juarez Zardo disse, ao que me parece essa "vendasblackberry" aparenta ser uma loja séria. Onde vocês compraram seus Blacks? Eu também estou pensando seriamente em adquirir um mas estou meio receoso quanto às lojas disponíveis.

    Estes vendidos no Ponto Frio, Casas Bahia, Extra e afins parecem em sua grande maioria vir de uma tal de "Opentronic"... que por sinal possui muitas reclamações de aparelhos ruins.

    Alguém já comprou na "vendasblackberry"? É boa mesmo?
    Achei outra: blackberryshop. Boa também?

    Valeu, pessoal.
    Até.

    ResponderExcluir
  17. Ralph, conheço algumas pessoas que compraram com eles e só falam bem...eu comprei pelo Pontofrio e não tive problemas...o vendasblackberry tem Facebook tb acompanha eles por lá...fala com o Glauco que é o vendedor...diz q indiquei eles, ou baixa o app BBM e passa teu pin que passo para ele te contatar...abs

    ResponderExcluir
  18. Boa noite ! Notei que na Ponto Frio existem 02 preços para o Z30 com uma grande diferença. A única diferença que notei foi o fato de um ter a borda preta e outro a borda cinza, fora isso existe alguma diferença no hardware ?

    ResponderExcluir
  19. Vamos lá. Sou usuário BlackBerry há mais de 10 anos. Desde 2013, quando saiu o sistema BB10 acompanho a evolução da BlackBerry. Aqui no Brasil posso garantir duas coisas: a "vendasblackberry" (procure o Rodrigo) e a assistência técnica "blackbooster" (procure o Toni). No vendasblackberry comprei mais de 4 smartphones e nunca tive qualquer tipo de problema. Inclusive, a confiança foi tamanha que quando fiquei sem aparelho, mandaram o Classic antes mesmo de eu efetuar o pagamento. Na assistência técnica "blackbooster" o Toni fez um serviço impecável no meu Z30 devolvendo a "fala".

    Bem, dito isto, para quem quiser comprar um smartphone BB10 tenho uma excelente indicação; o Z30. Saliento que este é um telefone para quem não faz muito o uso de aplicativos como o Tinder ou o Facebook, somente os confere esporadicamente, mas faz ativo uso do e-mail (sistema excelente) e o Twitter. Para quem gosta de apps mais "ativos", recomendo o IOS.

    Atualmente há um grande problema na BlackBerry, a preferência pelo Android e, consequentemente, o fim do BB10. Acho um crime, pois certamente foi o melhor sistema operacional que tive (e olha que já tive Android 6.0, IOS 9.2 e Windows 10 mobile). De longe o BB10 faz mais e melhor que os concorrentes e até hoje não sei quais foram os reais motivos do Chen (atual presidente da BlackBerry) de optar pelo concorrente.

    No mais, é um excelente aparelho que, certamente, o deixará extremamente mal acostumado com a interface e as comodidades que somente ele lhe proporciona.

    ResponderExcluir
  20. gostaria de saber se Z30 vai parar o whasapp e o face no final do ano 2016?

    ResponderExcluir
  21. Por favor, tenho um BBZ30 e não consigo usar o Waze. Dá uma msg de problemas com o servidor de rotas. Alguem sabe como resolver isso?

    ResponderExcluir
  22. O BB Z30, POSSUI BOA RECEPÇÃO DE ANTENA?

    ResponderExcluir